segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

F E L I Z A N O N O V O–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Reino dos Céus está próximo. – (Mt 4,12-17.23-25)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 03 DE JANEIRO de 2022 (segunda-feira) 003º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UM AMIGO ME CHAMOU PARA CUIDAR DA DOR DELE. GUARDEI A MINHA NO BOLSO, E FUI."

(Clarice Lispector)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO LEONISMO GAÚCHO

DIA DO JUIZ DE MENORES

DIA do Festival do Sono

DIA Estadual (SP) do Fusca

DIA da Fundação da Azul Linhas Aéreas em São Paulo-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananindeua (Pará) Itapoã (Distrito Federal)  Jardim (Ceará)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ODILON VIEIRA JUNIOR (Andradina /SP)ELVIRA CAZUKO IRYN (empresária–Julio Mesquita/SP)MÁRCIO PROPHETA SORMANI BORTOLUCCI (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)RAFAEL DE OLIVEIRA DEMORI (Lions Clube de Heculândia /SP) CLEBERT JOSE VIEIRA (IPDG-DLC4-Lions Clube de Belo Horizonte Itacolomi /MG) OSCAR EDUARDO RAMPAZZO (Garça /SP)MERCEDES POLISINANI DOS SANTOS (Garça /SP)DIVA APARECIDA GIMENEZ VALÉRIO (São Paulo /SP)ANDRÉA CRISTINA ALVES RINALDI (Garça /SP)GUSTAVO MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP) JANAÍNA “NINA” BELIDO (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE LUCIANO PONTESó2004ó18 ANOSó(Pároco das Paróquias São Judas Tadeu de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA GENOVEVA, A VIRGEM

SANTO ANTERO, O PAPA

SÃO CIRÍACO ELIAS CHAVARA

SÃO JOSÉ MARIA TOMASI

SÃO TELÉSFORO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O povo que estava nas trevas viu uma grande luz – Mt 4,12-17.23-25

 

 

Raiou para nós um dia de bênção: vinde, nações, e adorai o Senhor; grande luz desceu sobre a terra!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O que Deus Pai espera de nós é que, pelo Espírito, “creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros”. Para isso, cabe-nos acolher o apelo de Jesus: “Convertei-vos”.

 

– Oração 

 

DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, CONDUZ-ME NO CAMINHO DA CONVERSÃO PARA QUE MINHA VIDA SEJA UM DOM A SERVIÇO DOS IRMÃOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Nós vos pedimos, ó Deus, que o esplendor da vossa glória ilumine os nossos corações para que, passando pelas trevas deste mundo, cheguemos à pátria da luz que não se extingue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                 03 de janeiro de 2022 - segunda-feira - Tempo do Natal depois da Epifania

– Liturgia da Palavra 

Em sua missão libertadora, Jesus curava “todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos”. Porque somos de Deus, escutemos sua Palavra que é luz em meio às trevas. 

 

1ª Leitura (1Jo 3,22-4-6) – Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

Caríssimos: 22qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu. 4,1Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. 2Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; 3e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.4Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo. 5Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos. 6Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 2

 

Eu te darei por tua herança os povos todos.

 

 

– 03 de janeiro de 2022 - Segunda-feira - Tempo do Natal depois da Epifania

– Evangelho do dia 

 

O Reino dos Céus está próximo.  (Mt 4,12-17.23-25)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Na­zaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A luz de Deus dissipa as trevas do seu coração”

 

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”

(Mateus 4,16).

Esse povo sou e é você, é o povo de Deus. São muitas pessoas, são muitos corações que Deus desejou que a Sua luz brilhasse sobre eles. Nós estávamos imersos nas trevas, esta é a expressão: “imersos nas trevas”. A tradução de “imersão” quer dizer: sentados. Quando o coração do ser humano se senta nas trevas, se acomoda a um certo estilo de vida, a um jeito de se comportar, a posturas e escolhas. Quando faço das trevas a minha casa, sento-me, acomodo-me, quando gasto o meu tempo com coisas mundanas, com o pecado, com algo que não me constrói nem como filho de Deus nem como pessoa, é aí, nesse momento, que eu e você precisamos da luz de Cristo, precisamos que brilhe sobre nós a luz de Cristo.

 

“Quando a luz de Deus brilha sobre nós, conseguimos identificar as trevas do nosso coração”

 

Você pode identificar na sua vida, hoje, onde é que você está paralisado, sentado, quais são essas trevas da sua vida que, hoje, precisam da luz de Cristo.

 

Esse povo que sou eu, que é você, diz a Palavra, esse povo viu uma grande luz, a luz que é Cristo, a luz que é o Senhor na Sua obra redentora de toda a humanidade, a luz que faz as coisas serem aquilo que são. Quando você ilumina um ambiente, você consegue ver cada coisa na sua identidade, você consegue identificar cada coisa. Sabemos que a luz foi o primeiro ato do Criador: “Faça-se a luz!”(Gênesis 1,3), porque Deus sabe que: quando a luz d’Ele brilha sobre nós, conseguimos identificar as trevas do nosso coração e conseguimos enxergar onde estamos e para onde devemos caminhar.

 

Que a luz de Cristo, ao brilhar na nossa vida neste tempo favorável da Igreja, possa nos recordar quem nós somos, possa nos recordar onde nós estamos, porque, talvez, identifiquemos dentro de nós tantas situações de trevas, mas essa luz também nos recorda da nossa filiação, nós temos um Pai amoroso que quer com que cada um dos seus filhos conheça a verdade, viva na verdade e se estabeleça definitivamente no Seu coração na vida eterna.

 

Somos esse povo para o qual brilhou essa luz, para quem a luz de Cristo apareceu e dissipou definitivamente todas as trevas do nosso coração.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A luz simboliza vida, beleza, retidão moral e tudo o que há de bom. A luz também representa o divino: Deus é luz! Jesus é a luz do mundo, que veio para iluminar as trevas do pecado. A ausência de luz simboliza a morte, o pecado e o mal. Quando Jesus começou a pregar o Evangelho na Galileia, o evangelista Mateus nos diz que a luz surgiu sobre a “Galileia das nações”. Os habitantes dessa região ainda “estavam assentados na região sombria da morte”, pois não conheciam o verdadeiro Deus, e se sujeitavam às superstições, imoralidades e à falta de esperança das religiões pagãs. Com a sua pregação, Jesus ilumina a todos com a luz do seu ensinamento, convida à conversão e anuncia o Reino de Deus. Jesus conforta as pessoas com sua mensagem sobre o Deus, Pai amoroso que acolhe a todos e cura de todo tipo de enfermidade. Hoje, Jesus continua curando nossas doenças, físicas e espirituais. Basta que estejamos abertos à sua Palavra de amor.

 

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 4,12-17.23-25 – “Arrependam-se... O Reino do Céu está perto”

 

Oração Inicial


Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos faz compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revela. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

 

Coloco-me na presença de Deus e abro meu coração para entender sua Palavra e rezo pedindo as luzes do Espírito Santo e deixo-me conduzir pelo Senhor. Rezo: “Senhor Jesus Cristo, envia como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele me conceda vida e me ensine a plenitude da verdade. Que nele encontre a salvação, felicidade e a plenitude do amor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e identifique a mensagem que o evangelista deseja transmitir. Em que consiste a Boa-Nova de Jesus, ou seja o Reino de Deus?

 

“A maior parte do ministério público de Jesus foi na Galileia, ao norte de Israel, uma região muito sofrida e discriminada. Voltando da Judeia, depois de João Batista ter sido preso, ele foi morar em Cafarnaum, uma cidade à beira do grande lago. O povo de toda aquela região começou a ser impactado com sua mensagem. Jesus anunciava a chegada do Reino de Deus e convidava todos à conversão, isto é, à adesão a essa Boa Notícia. Suas palavras eram confirmadas por muitas curas e milagres. O mal e a doença estavam sendo vencidos: um sinal de que Deus estava reinando. De todo canto, começou a chegar gente para conhecer Jesus. O Reino de Deus vai avançando na história como vitória sobre o mal, a injustiça, o pecado.”

2. Meditação (Caminho)

De que modo você interpreta a frase: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”?

Qual convite o texto lhe faz hoje?

De que forma o testemunho de João Batista o(a) tem ajudado na vivência da sua fé?

 

3.Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação nos mantenha caminhando sempre no caminho de Jesus. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.