quarta-feira, 29 de abril de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna. - (Jo 6,35-40) ■–


 
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 29 DE ABRIL de 2020 (quarta-feira) 120º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
O MAIOR DE TODOS OS PROJETOS É TOMAR UMA DECISÃO.
(Robert Collier)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama
Dia Mundial da Realização de Desejos
–■ Dia Internacional de Imunologia
DIA Internacional da Monobanda
DIA do Crítico Teatral
DIA Internacional do Cão
Dia Internacional dos Cães de Busca e Salvamento
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos do Jordão (São Paulo) Macaé (Rio de Janeiro) AlcantilAlgodão de JandaíraAmparo - AparecidaAreia de Baraúnas -  AssunçãoAssunçãoBaraúna - Barra de Santana - Bernardino Batista - Boa Vista - Zabelê (Paraíba) Alegrete do Piauí - Baixa Grande do Ribeiro - Bom Princípio do Piauí - Canavieira (Piauí) GuaratubaPerobal - Quarto Centenário - Paranaguá (Paraná) Bela Vista de Minas  - Ipatinga - João Monlevade - Timóteo (Minas Gerais) Buriti de Goiás - Buritinópolis (Goiás) Grajaú - Traipu (Maranhão) Jauru (Mato Grosso) Cristal - Eugênio de Castro - Pinhal (Rio Grande do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:GÉSSICA MARQUES DE SOUZA (Macrocontábil Conessa Garça /SP) SUELI PEREIRA (prima- Bauru/SP)ANDRÉ ZACHARIAS (Garça /SP)  KAIO YUITI EBINUMA KASHIWAKURA (LEO Clube de Garça /SP) NATHALIA YAMACUTI (LEO Clube Bastos Solidariedade-Iacri /SP) VIRGINIA MARIA PRADELLA BALONE (Lions Clube de Marilia Augustin Soliva/SP) MERCEDES ESTEVES VIZOTTO (Garça/SP) AHMAD ABDUL LATIF HANZÉ (Lojas Reunidas Garça/SP) LUIZ RODRIGUES DA SILVA NETO (Advogado Garça/SP)  BRUNA MAGDALONI BRUNETTA (de Garça /SP)ANA MARIA ALCARÁS SARAIVA (Marilia /SP) TALITA CIRILO KOMATSU (Jundiaí /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO e MARCELO CARRASCOSSI SASSOó2006ó14 ANOS (CRIG- Garça/SP)MARISA DE FÁTIMA CARVALHAL GUERREIRO e GUSTAVO GUERREIROó1989ó31 ANOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça- Lions Clube de Garça/SP /SP)IVANILDE PEREIRA ISIDORO e JOSÉ APARECIDO ISIDOROó1995ó25 ANOS (EQ 02 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU CENTROó1956ó64 ANOS (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
SANTA Catarina de Sena
SÃO PEDRO CHANEL

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Esta é uma virgem sábia, uma das jovens prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Catarina, nascida em Sena, na Itália, no século 14 e falecida em Roma, ingressou numa fraternidade leiga dominicana, onde conciliou a vida contemplativa com incansável atividade. Revelando-se mulher de ação e de boa articulação política, conseguiu que o papa, que se achava em Avinhão, na França, voltasse a Roma. Embora fosse analfabeta, tornou-se diplomata, conselheira espiritual e ditou cartas cheias de sabedoria e ardor espiritual, sendo por isso proclamada doutora da Igreja.
– Oração 
PAI, DÁ-ME SENSIBILIDADE PARA PERCEBER QUE A PRESENÇA DE JESUS, NA NOSSA HISTÓRIA, É A GRANDE OBRA QUE REALIZASTE: DAR-NOS A VIDA ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Ó Deus, que inflamastes de amor santa Catarina de Sena na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, participar do mistério de Cristo e exultar em sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

29 de março de 2020 4ª-feira da 3ª Semana da Páscoa SANTA CATARINA DE SENA VIRGEM E DOUTORA
Liturgia da Palavra
■ Uma perseguição de vastas proporções desencadeia-se contra os cristãos. Em vez de frear a difusão do evangelho, a luta contra a Igreja favorece a expansão. Perseguidos, os cristãos preservam a fé em jesus, fonte de vida para os que creem nele.

1ª Leitura (At 8, 1b-8) Iam por toda a parte, pregando a Palavra.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estevão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 65(66)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

29 de março de 2020 4ª-feira da 3ª Semana da Páscoa SANTA CATARINA DE SENA VIRGEM E DOUTORA
Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna. - (Jo 6,35-40)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Quem vê o Filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no ultimo dia, diz Jesus (Jo 6,40).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.  38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
A eternidade começa para quem vive a vida em Jesus”
Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”
(João 6,40)
O que é a vontade de Deus para a minha vida? Que eu veja o Seu Filho e creia n’Ele, que eu leve a vida em nome de Jesus e que Ele seja tudo na minha vida.

Não podemos colocar a nossa confiança, a nossa esperança, a nossa vida e a nossa fé em mais nada, a não ser em Jesus. Estamos diante do limite da vida humana, experimentando quão frágil e limitada ela é. Tocar na fragilidade da vida humana é uma realidade que muitos de nós queremos ignorar, não queremos pensar nem encarar.

Se não encararmos agora [a fragilidade humana], vamos encará-la depois, mas termos consciência dela é importante. Não é para nos sentirmos fracassados, pelo contrário, é para termos a certeza e a convicção de que somente Aquele que nos deu a vida é capaz de dar sentido pleno a essa vida, e que Ele pode nos dar a vida eterna. 

A eternidade começa agora para quem entrega a sua vida a Jesus”

A vida terrena foi dada a todos que estão nela, mas a vida eterna só é dada àquele que crê em Jesus, o Filho de Deus.

Jesus é a vida, e todo aquele que n’Ele crê não perece, mas sua vida se torna plena. Podemos até tocar na morte ou a morte nos tocar, mas Ele há de nos ressuscitar.

A Ressurreição do último dia, na verdade, corresponde à Ressurreição do primeiro dia, porque foi no primeiro dia da semana que Jesus ressuscitou. Aquilo que seria para nós o último dia, o fim das coisas ou o fim dos tempos, torna-se, hoje, o primeiro dia da nossa vida, o primeiro dia da eternidade.

É por isso que, a cada celebração Pascal, a cada domingo, celebro a minha eternidade, porque Aquele que eu creio ressuscitou, e ninguém mais pode Lhe tirar a vida; e quando estou n’Ele, eu participo da eternidade. Não preciso esperar morrer para estar com Jesus, pois a eternidade começa, agora, para quem entrega a sua vida a Ele, para quem vive a sua vida em Jesus, para quem coloca n’Ele a sua confiança, a sua esperança e o seu coração.   

Tenhamos a vida de Deus em nós, porque Ele está no meio de nós, dando-nos a vida e levando-nos para viver a eternidade com Ele a cada dia.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - João 6: Jesus é o “Pão de Vida” porque revela o Pai
 Direitos reservados:  (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus revela que é o verdadeiro "Pão" porque conhece eternamente o Pai e descendeu para dar-nos a conhecer. A chave decisiva para a imagem de Jesus no Evangelho de João está na afirmação conclusiva do Prólogo: «Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou» (Jo 1,18).

Só quem é Deus, vê a Deus, e este é Jesus. Ele fala realmente a partir da visão do Pai, a partir do diálogo permanente com o Pai, um diálogo que é sua vida. Se Moisés pôde nos mostrar só as costas de Deus, Jesus, ao contrario, é a Palavra que procede de Deus, da contemplação viva, da unidade com Ele.

—Os dois grandes dons de Moisés a Israel—a revelação do Nome de Deus («Eu sou o que sou») e a Torá— em Cristo adquirem sua forma definitiva: Ele é o Filho; Ele é o Caminho.!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os contemporâneos de Jesus veem o milagre da multiplicação dos pães e peixes (alimento material), mas não acreditam nele, não aceitam o dom de sua pessoa: “Vocês me viram e não acreditam”. No entanto, ele afirma de si mesmo: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede”. Ao dizer “Eu sou”, Jesus assume o nome do Deus libertador do Antigo Testamento (cf. Ex 3,14). Ele é o dom de Deus para a vida da humanidade. Jesus fala de uma vida definitiva, que ele quer transmitir. A condição para receber essa vida definitiva não é a aceitação intelectual de verdades e doutrinas. Trata-se de adesão profunda à pessoa de Jesus, que nos comunica vida plena. A salvação só estará completa com a ressurreição.

ORAÇÃO
Ó Jesus, pão da vida, queremos unir-nos cada vez mais a ti, que disseste: “Desci do céu… para fazer a vontade daquele que me enviou”. Disseste também: “A vontade daquele que me enviou é que eu não perca nenhum dos que ele me tem dado, mas que eu ressuscite a todos no último dia”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,35-40 - Jesus é o Pão da vida
Preparamo-nos para a Leitura orante, colocando-nos,
com todos os que se encontram em volta da mesa da Palavra
 na presença de Deus e invocando o Espírito Santo:

Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? Lemos o texto: Jo 6,35-40, e identificamos melhor quem é Jesus.
Jesus respondeu:
- Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Mas eu já disse que vocês não creem em mim, embora estejam me vendo. Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei.
Refletindo
Jesus se define "pão" da vida para aquele que nele crê. E revela também a vontade do Pai: que ninguém se perca..
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje? Jesus é para mim pão da vida.

Meditamos
Os bispos, em Aparecida, afirmaram: “Damos graças a Deus que nos deu o dom da palavra, com a qual podemos comunicar-nos com Ele por meio de seu Filho, que é sua Palavra (cf. Jo 1,1), e entre nós. Damos graças a Ele que por seu grande amor fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15). Bendizemos a Deus que se nos dá na celebração da fé, especialmente na Eucaristia, pão de vida eterna. A ação de graças a Deus pelos numerosos e admiráveis dons que nos outorgou culmina com a celebração central da Igreja, que é a Eucaristia, alimento substancial dos discípulos e missionários.”(DAp 25).

E nós, temos a missão de oferecer este pão da vida a todas as pessoas que formos encontrando no dia de hoje. Oferecemos Jesus, o pão da vida, através de um gesto de solidariedade, através de uma palavra,  da Palavra, oferecendo um bom livro de presente. Podemos enviar esta reflexão a pessoas que temos em nossa  lista de endereços. Podemos fazer assim, como fez Jesus, a multiplicação dos pães..
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos, com o Padre Zezinho, a canção:
Daqui do meu lugar
Daqui do meu lugar, eu olho teu altar, e fico a imaginar aquele pão aquela refeição, partiste aquele pão e o deste aos teus irmãos, criaste a religião do pão do céu do pão que vem do céu, somos a igreja do pão, do pão repartido e do abraço e da paz, somos a igreja do pão, do pão repartido e do abraço e da paz,
Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar, e fico a imaginar aquela paz, aquela comunhão, viveste aquela paz, e a deste aos teus irmãos, criaste a religião do pão da paz, da paz que vem do céu. Somos a igreja da paz, da paz partilhada e do abraço e do pão, Somos a igreja da paz, da paz partilhada e do abraço e do pão.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de solidariedade para com aqueles que têm fome e sede de Deus.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!