domingo, 17 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ DESEJAMOS QUE TENHA UMA Feliz Páscoa!! Ele devia ressuscitar dos mortos. – (Jo 20,1-9)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 17 DE abril de 2022 (DOMINGO) 107º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O RIO ATINGE SEUS OBJETIVOS PORQUE APRENDEU A CONTORNAR OBSTÁCULOS.”

(Lao-Tse)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA da Páscoa

DIA NACIONAL DA BOTÂNICA

DIA NACIONAL de Conscientização da Hemofilia

DIA INTERNACIONAL DO HEMOFILICOS

DIA NACIONAL de Luta Pela Reforma Agrária

DIA Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo

DIA NACIONAL DO VENDEDOR-BALCONISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

DIA do Camponês

DIA do Terceiro MunDO

DIA do Lojista de CD

DIA da Independência da Síria

DIA MUNDIAL do Malbec

DIA do Blá Blá Blá

DIA da Fundação da Gravadora Gospel Musile Records em São Paulo-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jarinu (São Paulo) São Sebastião do Alto (Rio de Janeiro) Bacabal (Bahia) Manaus (Amazonas) Bacabal (Maranhão) Maripá - São José das Palmeiras (Paraná) Santa Leopoldina (Espírito Santo) Arroio do Padre - Santa Margarida do Sul - Taquara (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIANA CASALECCHI (prima Agudos/SP) NELSON ANANIAS (primo Brasília /DF) GUILHERME SERAFIM (Garça /SP) Giorgia  Maria Crema  Sav (Lions Clube de Bauru Sul /SP)REGINA CÉLIA JUNQUEIRA MACHADO (Lions Clube de Adamantina /SP) Gustavo  GÂNDARA  Gai (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) JOSÉ GOMES DUBA DAS CHAGAS (PDG-DLC6-CCG-Lions Clube de Franca Centro /SP) VÂNIA APARECIDA FRANCHI  QUINHONEIRO (Lions Clube de Tupã /SP) ELIDA MARIA  DA FONSECA COSTA FARIAS (Bauru /SP) SONIA MARIA VALSECHI DE SOUZA (Garça /SP) DULCIRENE BEGHINE BATISTÃO (Dentista Garça /SP)  TABATA REGINA DAINEZE DE OLIVEIRA (Garça /SP)  MAURO MONTAVANELLI (Garça /SP)  MARCIO DE OLIVEIRA (Garça /SP) DARCILEI FERREIRA BONATO (Centro Farma Garça /SP)  MARA ADRIANA ZUIM GARCIA (Bauru /SP)CASSIA REGINA DA SILVA CASCONE (Marilia /SP) AMAURI CAMARGO MONACO (São Paulo /SP)  CAROLINE PELEGRINI DE ANDRADE (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA RODRIGUES BIZULLI e ANTONIO REYNALDO BIZULLIó1993ó29 ANOS (EQ 08 ENS MÂE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)MARIA IMACULADA EGEA PLATERO e JOÃO MODESTO PLATEROó1971ó51 ANOS (pais da minha sobrinha Alessandra do Johnny – São Paulo /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Beato Battista Mantovano

SANTA Catarina Tekakwitha

SantO Alberico

SantO Aniceto

SÃO Roberto

SÃO Simeão

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A ressurreição de Jesus, centro da fé cristã, é o sinal de vitória do bem contra o mal. Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa!: O outro discípulo entrou, viu e creu – Jo 20,1-9

 

 

Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia! (Sl 138,18.5s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com imensa alegria, reunimo-nos para celebrar a Páscoa da Ressurreição. Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos, aleluia. Jesus, que passou pelo mundo fazendo o bem, permanece conosco para sempre, a morte já não tem poder sobre ele. Na Eucaristia encontramos a força para testemunhar a vida nova do Ressuscitado.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, POIS O SENHOR RESSUSCITADO NOS QUER TODOS REUNIDOS EM SEU NOME.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, por vosso Filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 17 de abril de 2022 - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

– Liturgia da Palavra 

  Ressuscitados com Cristo, ouçamos a Palavra de Deus, fazendo, com Maria Madalena e os dícipulos, a experiência da pedra removida e do túmulo vazio.

 

 

1ª Leitura (At 10,34a.37-43) – Comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, porque Deus estava com ele. 39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados'”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 118(117)

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós:

alegremo-nos e nele exultemos!

 

 

2ª Leitura (Cl 3,1-4) – Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

 

Irmãos, 1se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 17 de abril de 2022 - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

– Evangelho do dia 

 

Ele devia ressuscitar dos mortos.  (Jo 20,1-9)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Louvor e honra a vós, Senhor Jesus Ressuscitado.

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

DOMINGO DA PÁSCOA – C

 

“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: - Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo... Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou”

(João 20,1-3.8).

 

Jesus, quando amanhece o primeiro Domingo de um novo tempo na história, a primeira imagem foi de um túmulo vazio.

Madalena viu o túmulo sem a pedra que o vedava e ficou espantada e temerosa de que seu corpo tivesse sido roubado.

Pedro e João correram e também constataram que o túmulo estava vazio, com os panos que cobriam o seu corpo, colocados de lado.

Mas, foi João quem viu e acreditou, porque se recordou de tudo o que o senhor havia anunciado aos discípulos sobre sua morte e ressurreição.

Certamente, ele se lembrou também da experiência da transfiguração sobre o Tabor, da ressurreição de Lázaro e das promessas de que Deus não permitiria que o justo sofresse a corrupção.

 

Senhor, apenas um túmulo vazio não é fonte de fé para ninguém.

 

Para celebrar a Páscoa, como proclamação de que o senhor ressuscitou verdadeiramente, é preciso conhecer e crer na sua Palavra.

 

Em seguida, é fundamental reunir-se em comunidade de fé, assim como fizeram os discípulos, após terem se dispersado diante do seu sofrimento e morte.

O senhor sempre lhes apareceu como Ressuscitado, quando estavam novamente reunidos em comunidade.

Assim, a fé na Ressurreição diante de um túmulo vazio depende do acolhimento da Palavra de Deus e da vida em comunidade fraterna.

Somente desse modo o túmulo vazio se torna sinal de um acontecimento maior, da sua vitória sobre o mal e a morte.

 

Senhor, ao celebrar a sua Páscoa, que façamos a experiência de Santa Maria Madalena e de São Pedro, mas principalmente, que acreditemos como São João acreditou.

 

Maria santíssima ajude-nos a fazer de todo Domingo uma experiência de encontro de fé com seu Filho Ressuscitado, assim como a senhora certamente fez naquela manhã da Ressurreição. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Primeiro dia da semana nos remete ao Gênesis, quando descreve a criação. A partir da ressurreição de Jesus, nasce nova criação, nova humanidade. Maria Madalena madruga para se dirigir ao túmulo e constata que o corpo já não se encontra lá. Assustada, volta para dar a notícia aos discípulos. Pedro e o outro discípulo correm ao sepulcro e confirmaram o anúncio de Maria. Os dois veem as mesmas coisas, mas têm percepções diferentes. Pela posição das faixas e do pano, creem e concluem que Jesus não é mais prisioneiro das mortalhas e seu corpo não foi roubado, o túmulo fora apenas lugar de descanso do corpo de Jesus. Naquele primeiro dia da semana, aconteceu algo extraordinário que somente quem tem fé e muito amor consegue descobrir e crer. O discípulo amado nos dá o testemunho de que é possível crer e apostar na superação dos sinais de morte, para que a vida resplandeça em toda sua beleza e plenitude. É possível desatar as amarras que não deixam a vida florescer. A ressurreição de Jesus é a certeza de que é possível promover a vida, colaborando para que a nova humanidade aconteça. Deus é amigo da vida, por isso ressuscita seu filho Jesus, libertando-o das trevas da morte. A ausência do cadáver é sinal de alegria e nova vida.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 20, 1-9 - Quem ama acredita, o amor dá créditos

 

Oração Inicial


Oremos: Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito santo. Amém.

1. Leitura (Verdade)

Observe o horário em que se dá o encontro? O que Maria Madalena vê e o que faz? O que ela diz aos discípulos? O que acontece com eles ao ouvir o testemunho de Maria Madalena?

 

“Para os discípulos, a morte de Jesus tinha sido o fundo do poço. O seu mundo tinha desmoronado. Um mundo de maldades e interesses mesquinhos esmagara o servo de Deus. Nós passamos por muitas situações assim, situações-limite. E quando parece que não há mais esperança, nos damos conta da ação de Deus: ele está ao lado dos injustiçados, toma partido deles, não permite que seus servos sejam derrotados pelo mal. Jesus Ressuscitado é a prova disso. Deus ressuscitou Jesus. Ele não deixou que a injustiça, a violência e a maldade tivessem a última palavra. Madalena nos representa. Ela estava buscando Jesus entre os mortos. Os discípulos demoraram a assimilar essa realidade maravilhosa. Cristo ressuscitou!”

 

2. Meditação (Caminho)

“Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.”(Carta de São Paulo aos Colossenses 3,1-4).

Com quem me identifico: com Madalena, Simão Pedro ou com o outro discípulo? Recusar a fé na ressurreição é perder a própria vida. “Minha vida está escondida com Cristo em Deus”; sinto em mim o pulsar de sua vida ressuscitada? Tenho medo de ressuscitar ou não ressuscitar? Como está minha fé na ressurreição?

 

 

3.Oração (Vida)

Nesta Páscoa, renove. Mude sua vida para uma vida nova.

Enquanto você pensa, aproveite e faça com fé a Oração da Ressurreição para renovar sua vida, liberte sua mente de pensamentos pequenos.

Oração da Ressurreição “Deus, nosso Pai, cremos na ressurreição da carne, pois tudo caminha para a definitiva comunhão convosco. É para a vida, não para a morte, que fomos criados, pois como sementes que se guardam na palha, nós nos guardamos para a ressurreição.

Temos certeza de que vós nos ressuscitareis no último dia, pois na vida dos vossos santos tais promessas se confirmaram. O vosso reino já está acontecendo no meio de nós, porque cada vez mais aumenta no homem a sede, a fome de justiça e de verdade e a indignação contra toda forma de mentiras.

Temos certeza de que todos os nossos medos serão vencidos; toda dor e sofrimento serão mitigados, porque vosso Anjo, nosso Defensor, nos escudará contra todo mal.

Cremos que vós sois o Deus vivo e verdadeiro, porque os tronos caem, os impérios se sucedem, os prepotentes se calam, os espertos e velhacos tropeçarão e ficarão mudos, mas vós permaneceis conosco para sempre. Que nos proteja na Nova Vida hoje e sempre.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Maria, João, Madalena e as santas mulheres são os nossos modelos nesta jornada de compaixão e de reparação. São os únicos amigos fiéis do Coração de Jesus. Unir-me-ei a eles hoje e todos os dias. Procurarei o meu Jesus como Madalena, todas as vezes que tiver perdido a sua presença sensível. Não desanimarei nunca na minha fé, na minha confiança e no meu amor.

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

– Que o Deus todo-poderoso vos abençoe nesta solenidade pascal e vos proteja contra todo pecado.

– Aquele que nos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho vos enriqueça com o dom da imortalidade.

– E vós que, transcorridos os dias da paixão do Senhor, celebrais com alegria a festa da Páscoa, possais chegar exultantes à festa das eternas alegrias.

– Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo. Amém!