terça-feira, 23 de outubro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar - (Lc 12,35-38)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES  
 GARÇA/SP, 23 DE OUTUBRO DE 2018 (terça-feira) 296º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
FELIZ DE QUEM ATRAVESSA A VIDA INTEIRA TENDO MIL RAZÕES PARA VIVER.
(Dom Hélder Câmara)

 Datas Comemorativas 
DIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA
DIA DO AVIADOR
DIA DO AVIÃO BRASILEIRO
DIA DA AEROFILATELIA
DIA DE SANTOS DUMONT
DIA DO ALERTA SOBRE O USO NOCIVO DO ÁLCOOL
DIA DO RÁDIOAMADOR
DIA DO APOSENTADO DO BANCO CENTRAL
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Tobias Barreto - Frei Paulo - Nossa Senhora das Dores (Sergipe) Alvorada do Norte - Montes Claros de Goiás - Mozarlândia - Santa Bárbara de Goiás - Santa Terezinha de Goiás (Goiás) Monte do Carmos - Paraíso do Tocantins - Santa Fé do Araguaia - Colinas do Tocantins (Tocantins) Independência - Victor Graeff (Rio Grande do Sul) Xapuri (Acre) São Romão (Minas Gerais) Oeiras do Pará (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUcy – LUcInéia SOUZA SilvA (Lions Clube de Garça/SP) Isabel Cristina Melani (Lions Clube de VALINHOS /SP) ENÉAS PINTO DE CARVALHO FILHO (Enéas Sport - Garça/SP) )ErlON orTegA (Serve Todos-Garça/SP) LEANDRO DA SILVA MOTTA (Marilia/SP) Elizabete Soares (Garça /SP) MARIA HELENA DE PRINCE BIGESCHI (Tupã/SP) EDSON STÉFANI (São Bernardo do Campo/SP) Nilma muniz loureiro (Bauru/SP) EDSON ARANTES DO NASCIMENTO “PELÉ” (São Paulo/SP) Everaldo Abreu (Postão-Garça /SP)Joao Paulo JP Ferreira (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO DE CAPISTRANO
João (Itália, 1386-1456) , após ter sido feito prisioneiro em razão de contendas políticas, abandonou a antiga vida e integrou-se ao ideal franciscano, dando importante testemunho missionário.
SÃO GUIDO MARIA CONFORTI

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).
Felizes os que vivem atentos e vigilantes às necessidades dos outros e abertos à graça de Deus, que nos cumula de paz e destrói os muros da inimizade e da separação.
Oração
PAI, SOMENTE EM TI QUERO CENTRAR AS MINHAS OPÇÕES MAIS PROFUNDAS, PARA NÃO PERMITIR QUE O EGOÍSMO TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO E ME AFASTE DE TI.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
23/10/2018 Terça-feira da 29ª Semana do Tempo Comum
O centro da vida cristã é Jesus, que nos torna concidadãos dos santos e, vendo-nos fiéis no seu serviço, nos integra ao banquete e à felicidade do seu Reino.

1ª Leitura (Ef 2,12-22) – Ele é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos, 12naquele tempo, éreis sem Messias, privados de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13Mas, agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro da separação: a inimizade. 15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai. 19Assim, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial  84 (85)
O Senhor anunciará a paz para o seu povo.


Evangelho do dia
23/10/2018 Terça-feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar - (Lc 12,35-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Estejamos sempre atentos e vigilantes com a nossa vida
Que Deus nos dê a graça de vivermos sempre mais vigilantes, atentos e cuidadosos!

“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas” (Lucas 12,35).

Os rins cingidos significam que devemos estar atentos, vigilantes. Distraímo-nos com muita facilidade, até porque vivemos na sociedade da distração. Olhe o exemplo de um motorista, já que, cada vez mais, as pessoas estão na estrada dirigindo.

Por mais que seja uma estrada conhecida, que passemos por ela todos os dias e que ela tenha pouco ou muito movimento, toda atenção é necessária de um lado e de outro, saber o que vem por trás, o que vem pela frente.

Distraímo-nos com aquilo que rouba a nossa atenção. Hoje, os carros têm até televisão! E com o telefone na mão, queremos dirigir e dizemos: “Eu dou conta. Eu sei fazer muitas coisas”. Até conseguimos fazer várias coisas, mas nos distraímos e a vida deles se foi, e, muitas vezes, a vida de outro também se foi.

Estar com os rins cingidos quer dizer estar, inteiramente, atentos àquilo que estamos realizando. Com as lâmpadas acesas, com o caminho e a nossa mente iluminada e guiada pela verdade, pela razão e, sobretudo, pela nossa fé.

Não nos deixemos levar pelos emocional ismos da vida, não nos deixemos levar pelas circunstâncias de fraquezas que, muitas vezes, vivemos nesta vida. É preciso sempre dar aquele chacoalhão em nós: “Acorde. Preste atenção! O que estou fazendo? O que estou pensando? O que estou sentindo? Por um segundo podemos nos distrair do essencial, mudar o rumo da nossa vida e nos perdermos ao longo da estrada. Por isso, a vigilância é em relação a tudo que realizamos nesta vida.

Muitas vezes, deixamos de crescer ou perdemos o que é essencial, porque não vigiamos o nosso coração.

Que Deus nos dê a graça de vivermos sempre mais vigilantes, atentos, cuidadosos, e que a Sua graça e o Espírito Santo sejam a luz a iluminar os caminhos da nossa vida.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Econômia e ética: exigências morais da atividade econômica
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— deveríamos nos perguntar se o mais grave de uma crise econômica é o "déficit dos cargos de trabalho” (elevada “taxa de greve”) ou, o “déficit de trabalho” (dormir-se no trabalho, com uma descendente qualidade profissional). Resposta: O déficit de responsabilidade laboral (nos mais diversos níveis profissionais e políticos) é uma das principais causas do estancamento econômico. E, o remédio é o crescimento ético, porque a atividade econômica é profundamente moral.

Os retrocessos econômicos não são alheios às crises morais (“subdesenvolvimento moral”): A carência de sobriedade e de poupança limitam a capacidade de investimentos, a preguiça, a passividade e a corrupção nas tarefas de trabalho, são um câncer mortal para a produtividade e para a inovação criativa...

—A criação é confiada por Deus ao homem para administra-la. Todos somos—em um nível ou outro— administradores do "Jardim do Éden” (que devemos conservar e cultivar). Não está demais, portanto, a advertência de Jesus: Estai atentos! Trabalhai bem! Administrai responsavelmente a obra do Pai.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL

Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saudação
O Evangelho de hoje é um apelo à vigilância e à disponibilidade e nos convida a estarmos preparados, com “o cinto amarrado e as lâmpadas acesas”, enquanto aguardamos a vinda do Senhor. Com essas disposições, acolhamos a Palavra que vai nos acompanhar ao longo do dia.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? Quais são as orientações de Jesus? Quais imagens são utilizadas? Qual é a temática central da narrativa?
“O texto do evangelho apresentado é um apelo à vigilância e à disponibilidade. Tendo presente o ‘atraso da parusia’, tema próprio a Lucas, é preciso não se deixar levar pela passividade ou pelo laxismo. É preciso empenho em realizar e manter viva a missão recebida do Senhor. ‘Cingir-se’ significa estar disponível, pronto para ir aonde quer que o Senhor nos envie. No livro do Êxodo, o ato de cingir-se está ligado à Páscoa (Ex 12,11). Corrobora com a alusão à Páscoa a exigência de manter as lâmpadas acesas, o que permite compreender que a cena acontece à noite. Efetivamente, a vida dos cristãos deve ser reflexo da Páscoa de Jesus Cristo. A disponibilidade e a vigilância, mantidas à luz da Palavra de Deus, são exigências ao discípulo. Em outros termos, o testemunho é o modo próprio de se preparar para a vinda do Senhor, que continuamente vem ao encontro do seu povo. Digno de ser observado é o fato de que o patrão, ao voltar, age como um servo” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Leia o Evangelho novamente e procure identificar a mensagem que Jesus lhe comunica. O que significa, para você, viver a vigilância e a disponibilidade? Você está disponível ao convite que o Senhor lhe faz em sua Palavra e procura concretizar em sua vida os seus ensinamentos?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheia a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.