sexta-feira, 10 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Pode um cego guiar outro cego? – (Lc 6,39-42)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 10 DE SETEMBRO de 2021 (sexta-feira) 253 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

É IMPOSSÍVEL GOVERNAR BEM O MUNDO SEM DEUS E SEM A BÍBLIA.

(George Washington)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

DIA MUNDIAL DE VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS

DIA DO GORDO

DIA NACIONAL DO JORNALISTA

DIA DO BRIGADEIRO

DIA DO CANTOR GOSPEL

DIA DA SERESTA
DIA DO VINHO DO PORTO

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL DO BRASIL (GAZETA DO RIO DE JANEIRO)

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DO BRASIL

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA BATISTA NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rancharia - Sud Mennucci (São Paulo) Alagoa Nova (Paraíba) Areado - Capelinha - Raul Soares (Minas Gerais) Butiá - Campina das Missões - Cândido Godói - Formigueiro - Portão - Salvador do Sul - São Marcos - Tuparendi - São José do Ouro (Rio Grande do Sul) Imbuia (Santa Catarina) Macuco (Rio de Janeiro) Nova Colinas (Maranhão) Santa Mônica - Mamborê (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARLI MINETO (IPDG-Lions Clube de MACATUBA /SP)  ANDREA PALARO FRASCARELI (Lions Clube de Pederneiras /SP) MAÍSA DUARTE T. A. POMPILIO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) JANE CRISTINA RODRIGUES (Lions Clube de JUNQUEIROPOLIS /SP) ERNANI BELLUZZI (Médico-Garça /SP) DÉBORA MUCCILLO (Itaú Seguros São Paulo /SP) EDSON MARTINS DELALIBERA (Garça /SP) RENALDO TAKEO KORIN (Guaracai /SP) SILVAN RODNEY PEREIRA PEREIRA (Curitiba /PR) PATRÍCIA YAMACUTI (Birigui /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VANIA DA SILVA PEREIRA e DIEGO NUNES DE SOUZAó2016ó05 ANOS (EQ 13 ENS de SCHOENSTATT-Setor de Garça/SP)ó REJANE MUCCILLO DE SOUZA FREITAS e HELIO DE FREITAS (Garça / SP) óCLAUDIA DE CARVALHO SOUZA PARDINHO e MARCIO PEREIRA PARDINHO (Garça / SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO NICOLAU TOLENTINO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O cisco ou a trave no olho atrapalham – Lc 6,39-42

 

 

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Outrora perseguidor dos cristãos, Paulo expressa gratidão àquele que lhe deu força e o designou para seu serviço: Cristo Jesus, nosso Senhor. A luz da fé eduque nosso olhar, para sabermos acatar os apelos do Senhor.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE BENEVOLENTE COMPREENSÃO, DÁ-ME UM CORAÇÃO QUE SAIBA SOLIDARIZAR-SE COM AS FRAQUEZAS DO PRÓXIMO, SEM CAIR NA TENTAÇÃO DE TORNAR-ME SEU JUIZ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 10 de setembro de 20216ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Por vezes somos apressados em querer apontar os defeitos alheios. O Senhor nos recomenda a prudência e pde que antes nos empenhamos em corrigir os nosso próprios. 

 

1ª Leitura (1Tm 1,1-2.12-14) – Eu, que antes blasfemava, encontrei misericórdia.  Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo::

 

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2a Timóteo, verdadeiro filho na fé: a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 12Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, 13a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. 14Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 15(16)

 

O Senhor é a porção da minha herança!

 

 

– 10 de setembro de 20216ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Pode um cego guiar outro cego?   (Lc 6,39-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Reparemos primeiro em nossa própria vida”

 

Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?”

(Lucas 6,41).

Não há coisa mais cruel para a nossa vida do que cairmos na hipocrisia, e a hipocrisia é sermos cegos guiando outros cegos, e não só cairmos no buraco, como também levarmos o outro para o buraco.

 

Como é necessário, a cada dia, purificar o nosso próprio coração. E o que é purificar o coração senão purificar a própria visão interior? A capacidade de nos olharmos e nos vermos, de reconhecermos o que, de fato, somos.

 

É uma tristeza ficarmos vendo o problema dos outros, o defeito dos outros, os erros dos outros e não nos enxergarmos, não nos apercebermos e não nos voltarmos para o nosso interior, para percebermos que o que queremos mudar no outro não mudamos nem em nós; queremos que o outro seja assim, mas não nos dedicamos para cuidar nem do nosso próprio interior.

 

Que mal fazemos para a nossa própria vida quando estamos trazendo para todos o erro dos outros, os defeitos das pessoas, quando estamos naquelas práticas da vida cotidiana de comentar e de reparar a vida dos outros.

 

“Que Deus nos liberte de toda a hipocrisia, da forma de olhar a vida, para que olhemos primeiro para o nosso interior”

 

“Hipócrita”, Jesus está dizendo a cada um de nós. Reparemos a nossa vida, olhemos para dentro de nós. Por que estamos olhando o cisco do olho do outro e não percebemos a trave em nosso olho? Porque, na verdade, a trave nos cega, é uma grande ilusão que está à frente do olho, do coração e que não nos permite enxergar a nossa vida como precisa ser enxergada.

 

Posso corrigir o meu irmão? É claro que posso! Posso ajudar meu irmão? É claro que posso, mas preciso corrigir primeiro a mim mesmo, preciso ver primeiro a mim mesmo, e não é rever com superficialidade, nem corrigir sempre com aquelas desculpas. “Porque sou frágil”; somos sim, mas o grande trabalho interior é primeiro me enxergar, me ver como sou visto, é me olhar no espelho da graça e dizer: “Nossa, quanta coisa em mim para ser vista e mudada”.

 

Quem conhece a si mesmo vai sempre olhar o outro no espelho e na graça da misericórdia, vai saber tratar o outro, os erros dos outros, o limite dos outros como foi tratado, cuidado e amado pelo próprio Deus.

 

Que Deus nos liberte de toda a hipocrisia, da forma de olhar a vida, para que olhemos primeiro para o nosso interior para nos corrigir, para sermos melhores para nós e, assim, sermos melhores também para os outros.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Tendência habitual do ser humano é apontar os defeitos alheios. Os fariseus, algumas vezes, foram chamados de cegos por Jesus. Por se acharem melhores que os outros, pensavam ter as credenciais para criticar o próximo. Muitas vezes censuraram o comportamento de Jesus e de seus discípulos. Jesus quer melhorar na vida comunitária o nível do relacionamento humano. Madre Teresa de Calcutá dizia: “Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”. Então, sigamos os conselhos do Mestre: ninguém é tão perfeito que tem condições de remexer a vida dos outros. Cuidado! A ânsia de corrigir um pequeno defeito do próximo pode significar que temos o mesmo defeito em grau bem maior! Olhemos, portanto, nossos irmãos e irmãs com o olhar puro e misericordioso do Pai celeste.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, com firmeza nos prevines contra os falsos líderes. Mais que visar ao crescimento dos outros, preocupam-se em autopromover-se. Outro perigo é criticar pequenos defeitos alheios, sem antes corrigir os próprios erros. Contigo aprendemos, ó Senhor, que a melhor medida é a misericórdia. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,39-45 - O cisco ou a trave no olho atrapalham

 

Oração Inicial
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Jesus Mestre, que dissestes:

"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,

eu aí estarei no meio deles",

ficai conosco,

aqui reunidos (pela grande rede da internet),

para melhor meditar

e comungar com a vossa Palavra.

Sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida:

transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione)

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente, o texto: Lc 6,39-42, e observamos o que Jesus Mestre diz sobre o julgamento.

 

E Jesus fez estas comparações:

- Um cego não pode guiar outro cego. Se fizer isso, os dois cairão num buraco. Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor. Porém, quando tiver terminado os estudos, o aluno ficará igual ao seu professor.

- Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: "Me deixe tirar esse cisco do seu olho", se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão. Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio.

 

Refletindo

Jesus usa neste texto uma pequena parábola: um cego guiando a outro cego. Os dois cairão no buraco. Diz que nenhum aluno é como seu professor, ou, nenhum discípulo é como seu mestre. Diz que só quando terminar seus estudos, ficará como seu professor ou mestre. Podemos entender que são cegos os que não vêem com os olhos do Mestre: Jesus.

O texto também fala do julgamento. A severidade do nosso julgamento para com o próximo – ver o cisco que está no seu olho - mostra que desconhecemos o nosso próprio limite, a nossa fragilidade e a nossa condição de pecadores diante de Deus, a nossa “trave”, bem maior do que o “cisco” do irmão. Isto, nas palavras de Jesus é hipocrisia.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Qual palavra mais me toca o coração?

Sou uma pessoa que julga, que vê o “cisco” no olho do irmão? Minha vida revela contradições? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?

 

Meditando

Mais uma vez nos falam os bispos que estiveram reunidos na Conferência de Aparecida: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35). (DAp 138).

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos

Salmo 150

Louve o Senhor tudo o que vive e que respira.

 

Louvai o Senhor Deus no santuário, / louvai-o no alto céu de seu poder! / Louvai-o por seus feitos grandiosos, / louvai-o em sua grandeza majestosa! – R.

 

Louvai-o com o toque da trombeta, / louvai-o com a harpa e com a cítara! / Louvai-o com a dança e o tambor, / louvai-o com as cordas e as flautas! – R.

 

Louvai-o com os címbalos sonoros, / louvai-o com os címbalos de júbilo! / Louve a Deus tudo o que vive e que respira, / tudo cante os louvores do Senhor! – R.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir todo julgamento. Não enxergamos nada se não vejo com os olhos do Mestre.

Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia. Esta Palavra vai fazendo parte da nossa vida, da nossa mente, como a chuva que cai e produz seus efeitos (Is 55,10-11).

 

Bênção 

 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.