segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Espírito impuro, sai desse homem! - (Mc 5,1-20)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 03 DE FEVEREIRO DE 2019 (domingo) 034º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ DEVER MAIS URGENTE DO QUE O DE AGRADECER.
(Napoleon Hill)

 Datas Comemorativas 
■ DIA MUNDIAL CONTRA O CANCÊR
DIA DAS MISSÕES PORTUGUESAS
DIA DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL
DIA DO ORGULHO ZUMBI

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dois Córregos (São Paulo) Santa Bárbara (Minas Gerais) Garanhuns (Pernambuco) Jacuípe (Alagoas) Presidente Castelo Branco (Santa Catarina) Macapá (Amapá) Tauá (Ceará)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Henrique Tosoni (Lions Clube de Vera Cruz /SP)SILVIA FRANCO ZANCOPÉ (ABC International-Marilia /SP) VALTER ERNANDES RODRIGUES (Oleoquimica Brasil - Garça/SP)MARTA DE CÁSSIA NASSIF CABREIRA (Podóloga - Garça/SP)SERGIO RINALDI (Garmotos-Garça/SP)ANTONIO ROBERTO JUNIOR (Garça/SP)LUIZA DIAS BARBOSA (Garça/SP)LUCAS MOTANHEZ (Valparaíso /SP)PAULO PEREIRA (Garça/SP)Carlos Oliveira (Garça/SP)LUIZ ANTONIO MENEGUETTI (Campinas/SP)Julio Cezar de Carvalho Filho (Garça/SP) Marcia Abreu TeXEira (Garça/SP)Francisco SANTOS Gomes (MARILIA /SP) Priscila Moraes (Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO JOÃO DE BRITO
SANTO André Corsini
SANTA Joana de Valois
SANTA Catarina de Ricci
SANTO Gilberto

- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).
■ Pela fé, os líderes do povo e os profetas praticaram a justiça e foram porta-vozes de Deus. Pelo seu poder, Jesus destrói o mal que escraviza e desumaniza. Esta Eucaristia nos ajude a ser promotores da dignidade humana. 
– Oração 
“PAI, FAZE-ME ANUNCIADOR DA COMPAIXÃO QUE TENS POR MIM, A QUAL SE MANIFESTA NA LIBERTAÇÃO DE MEU EGOÍSMO E NA ABERTURA DO MEU CORAÇÃO PARA O SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 4ª Semana      Do Tempo Comum - 04 de fevereiro de 2019 
Em Jesus, os cristãos veem a plena realização das promessas de Deus; nele também encontram a força e o caminho para vencer a alienação e a morte que agem no mundo. 

1ª Leitura (Hb 11,32-40) – Estes, pela fé, conquistaram reinos. Deus estava prevendo, para nós, algo melhor.  Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 32que mais devo dizer? Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. 33Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões, 34extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros. 35Mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram esquartejados, ou recusaram o resgate, para chegar a uma ressurreição melhor. 36Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes, as prisões. 37Foram apedrejados, foram serrados, ou morreram a golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com pele de carneiro ou pelos de cabra; oprimidos e atribulados, sofreram privações. 38Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra. 39E, no entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não obtiveram a realização da promessa. 40Pois Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Por isso não convinha que eles chegassem à plena realização sem nós.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 30 (31)
Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

Evangelho do dia
– 2ª-feira da 4ª Semana      Do Tempo Comum - 04 de fevereiro de 2019
Espírito impuro, sai desse homem! - (Mc 5,1-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Não deixemos que os espíritos impuros tomem conta de nós”
Que Jesus nos liberte de todos os espíritos impuros que rondam pelos ares!
Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região(Marcos 5,9-10).
Ficamos assustados, assombrados, com o Evangelho de hoje. Porque, Jesus estava saindo da barca e, quando Ele saiu, quem foi ao encontro d’Ele era um homem possuído por um espírito impuro, e ele tinha saído do cemitério.
Podemos pensar que um espírito impuro é apenas uma impureza, igual quando temos uma impureza no corpo e não cuidamos. Mas, no Evangelho, aquele espírito impuro estava destruindo a vida daquele homem. Esse espírito impuro, inclusive, pelo nome já diz o que faz. Quando Jesus pergunta: “Qual o seu nome?”; ele diz: “Legião”, ele parece ser um demônio só, mas são muitos. E, de diversas formas, atormentavam a vida daquele homem.
Quando o espírito impuro entra em nós, o estrago é grande. Pois, o espírito impuro invade a mente, o pensamento, o sentimento, a vontade. Ele nos estraga aos poucos, até tomar conta de nós, porque ele é assim: tudo suja e vê maldade em tudo.  
Quando o espírito impuro está em nós, e já que boca fala do que vem do coração, então, o coração, que está cheio de impureza, vê tudo e fala tudo com o olhar da maldade. Só vê o mal nos outros, está sempre falando mal dos outros, só vê problemas em tudo, só existe maldade, coisas ruins e tragédias no mundo.
Não é para fazermos “vista grossa”, mas quando o Espírito do Senhor está em nós, então, proclamamos Deus para o mundo terrível. Agora, quando o espírito impuro, imundo está em nós, proclamamos coisas terríveis para o mundo.
A forma do maligno entrar em nossa vida, é nos tornando pessoas impuras e maldosas. Pessoas que onde chegam, semeiam a maldade nas situações e, quando abrem a boca, saem sempre coisas trágicas e terríveis.
E o espírito impuro, que atormentava a vida daquele homem, é o pior, porque agia nos pensamentos. E nossos pensamentos estão também assim, dispersos, atormentados, estamos cheios de devaneios dentro de nós. Esses pensamentos nos atormentam dia e noite, tiram a nossa paz e o nosso sono. E, quando pensamos no outro, só vemos coisas negativas, malignas, tanto do outro como da nossa vida.
O espírito impuro invade os corações e cria tormentos, pois nos dá maus sentimentos, nos enche de ressentimentos, mágoas e rancores. Esses são os piores demônios para a vida humana, e eles não querem sair dela. Mas, Jesus não dá trégua aos espíritos impuros, nós que nos afastamos d’Ele, porque nos acostumamos a viver com esses espíritos. Porém, depois que eles destroem a nossa vida, nós precisamos do Mestre.
Não deixemos que os espíritos impuros tomem conta de nós. Que eles possam ir para o lugar deles, onde é sujo e imundo, mas que não venham a nós. Que Jesus nos liberte de todos os espíritos impuros que rondam pelos ares..
Deus abençoe você!

– Reflexão - O demônio é um “número”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus fala-nos do "adversário" de Deus. A besta, o poder adverso, não tem um nome, mas um número: "666 é o seu número", diz o vidente no "Apocalipse". Desta vez, apresentou-se a si próprio como "legião". É um número e converte as pessoas em número.

Um sinal? Embora o demônio seja "indemonstrável", aqueles que viveram o mundo dos campos de concentração sabem o que isso significa: o seu horror baseia-se precisamente no facto de que apaga o rosto, cancela a história, transforma os homens em números, peças sobressalentes de uma grande máquina. Cada um é uma função e mais nada. E, se só existem funções, então o homem também não é mais nada. O que não é função não é nada. A besta é número e converte em número.

—Senhor, porque tens um nome e me dás um nome e me chamas pelo meu nome, não sou para Ti uma função numa maquinaria cósmica. Sou teu filho!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
O possesso indomável (ninguém conseguia dominá-lo) e meio morto (cemitério, túmulos) é figura da escravidão (correntes e algemas).
Com essa personagem, Marcos descreve a situação dos escravos que, por falta de alternativa, acabavam por destruir a si mesmos (machucando-se com pedras), sem com isso abalar a estrutura do poder econômico, assentado sobre a escravidão.
O porco, no judaísmo, era figura do poder estrangeiro opressor e, na época de Jesus, representava o domínio de Roma.
Quando os oprimidos se libertam do poder opressor, este se destrói (os porcos se afogam nas águas, como o exército do faraó).
Diante do ocorrido, a classe dominante se apavora e pede que Jesus se retire, na tentativa de impedir a expansão da mensagem libertadora, que põe a pessoa humana acima do dinheiro e do poder.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor I. Patrícia Silva, fsp,
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/      
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 5,1-20 - Testemunhar o bem!
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todas as pessoas
que se encontram neste espaço virtual:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente
e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - Leio na Bíblia o texto todo, de uma vez: Mc 5, 1-20. 
Releio, devagar, versículo por versículo. Pergunto-me: O que diz o texto em si?.
Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galileia. Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes. Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras. Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele e gritou:
- Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue!
Ele disse isso porque Jesus havia mandado: "Espírito mau, saia desse homem!"
Jesus perguntou:
- Como é que você se chama?
Ele respondeu:
- O meu nome é Multidão, porque somos muitos.
E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região. Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo. Os espíritos pediram a Jesus com insistência:
- Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles!
Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido. Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo. Os que tinham visto tudo aquilo lhes contaram o que havia acontecido com o homem e com os porcos. Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles. Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência:
- Me deixe ir com o senhor!
Mas Jesus não deixou e disse:
- Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você.
Então ele foi embora e contava, na região das Dez Cidades, o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
Refletindo
Ajudando a compreender...
Jesus entrou em Gerasa, território pagão, onde cuidavam de animais impuros, conforme a concepção da época. Aí encontrou um homem que estava dominado por um espírito mau e que vivia escondendo-se no cemitério. Este homem dominado pela “Multidão” de espíritos maus é liberto por Jesus e toda impureza foi para o fundo do mar. Os moradores daquela região não agradecem a Jesus por esta purificação. O homem, antes endemoninhado, recuperou sua dignidade individual e social. Os moradores assustam-se com o poder de Jesus e se sentem incomodados. A eles pesa mais o custo do rebanho de porcos do que a cura do homem. As coisas "valem" mais do que a pessoa.  Jesus é mandado embora. O homem liberto quer segui-lo, mas Jesus não o permite. Quer que ele seja testemunha do que Deus lhe fez.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  Paro onde Deus me fala interiormente, sem pressa, aprendendo a aprofundar. 
Pergunto-me: O que o texto diz para mim? Acolho o que vier à mente, o que tocar o meu coração: desejos, luzes, apelos, lembranças, inspirações. 
Meus valores dão prioridade à ação de Deus na minha vida e na vida das demais pessoas?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram sobre este tema: 

os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.” (DAp 41 ).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Deus é o Pai que nos ama muito mais do que imaginamos. Pergunto-me: O que o texto me faz dizer a Deus? Faço oração com louvores, pedidos, ação de graças, adoração, silêncio.
Oração pelas Vocações
Rezo
Senhor Jesus, Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
vem até a minha casa, 
a minha família, 
ao meu trabalho, 
ao meu mundo.
Ilumina os cantos escuros da minha vida com a tua Verdade.
Mostra-me o Caminho certo que devo seguir.
Dá-me tua mão.
Levanta-me da morte de meus ideais, 
de meus projetos.
Restaura-me as forças com a tua Vida.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus. Vou viver este dia como discípulo e missionário de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.