sábado, 24 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nascimento de João Batista. - (Lc 1,57-66.80)




 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 24 DE JUNHO DE 2017 (sábado) 175º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO SE SONHA SOZINHO É APENAS UM SONHO. QUANDO SE SONHA JUNTOS É O COMEÇO DA REALIDADE.”
 (Cervantes)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
 DIA NACIONAL DE COMBATE AO AVC OU ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
 DIA NACIONAL DO BACAMARTEIRO
 DIA NACIONAL DO CIGANO
 DIA NACIONAL DA ARAUCÁIA
 DIA MUNDIAL DOS DISCOS VOADORES
 DIA INTERNACIONAL CONTRA A POLUIÇÃO ELETROMAGNÉTICA
 DIA DO PARAMÉDICO
 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DE IDOSOS
 DIA DE DATA FESTIVA DA FAB [Força Aérea brasileira]
 DIA DAS EMPRESAS GRÁFICAS
 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre - Alvares Florence - Américo de Campos - Atibaia - Balbinos - Clementina - Gastão Vidigal - Glicério - Joanópolis - José Bonifácio - Lucélia - Mirandópolis - Nhandeara - Populina - Rio Claro - Salto de Pirapora - Santa Albertina - Santa Fé do Sul - São João da Boa Vista - São João das Duas PontesSão João de Iracema - São João do Pau D'Alho (São Paulo) Alvinópolis Arceburgo - Caratinga - Itamarandiba - Itamogi - São João Batista do Glória (Minas Gerais) Passa e Fica (Rio Grande do Norte) Buriti Alegre - Goianésia (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GERSON BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas-Garça/SP) OSVALDO SICILIANO JUNIOR (Agropecuária Novo Mundo-Garça/SP) DÁPHINIS SANTANDER (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SPDIONISIO CANELADA (Lions Clube de Pederneiras/SP) LÉA RAHAL BERRIL MERCADANTE (Lions Clube de Bauru /SP) ANDRÉ POLICINANI DE LUCAS (Garça /SP) GUILHERME HERMANN MAHLER (Garça/SP) MARCO ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO (Garça/SP) CILEIDE FERREIRA FURTADO (Garça /SP)

 Santo do Dia 
NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
O nascimento de João Batista anuncia a chegada dos tempos messiânicos, quando a esterilidade se torna fecundidade e a nudez, exuberância profética. Demos graças ao Senhor que, na liturgia, nos dá força para anunciar, a exemplo de João, a salvação que se realiza em Jesus.
 Oração
SENHOR JESUS, QUE A FIGURA DE JOÃO BATISTA INSPIRE MINHA TAREFA DE PREPARAR OS CORAÇÕES PARA RECEBER-TE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
ó Deus, que suscitastes são João Batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz.. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Sábado da 11ª Semana    do Tempo Comum - 24/06/2017Solenidade da NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
Somos povo consagrado ao Senhor, que nos amou desde sempre e nos convida a nos amarmos uns aos outros a exemplo de Jesus, manso e humilde de coração.

1ª Leitura (Is 49,1-6) – Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra. (2º canto do Servo do Senhor) Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.
4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus dará recompensa”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória.
6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 138 (139)
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

2ª Leitura (At 13,22-26) – Antes que Jesus chegasse, João pregou um batismo de conversão. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Sábado da 11ª Semana    do Tempo Comum - 24/06/2017Solenidade da NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
Nascimento de João Batista. - (Lc 1,57-66.80)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Lc 1,76).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
   57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Retiremos do nosso coração todas as vaidades
João é um referencial para nossa sociedade tão cercada por vaidades humanas!
O que virá a ser este menino? De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel”
 (Lucas 1,66.80)
Celebramos, hoje, com toda a Igreja, o nascimento de João Batista, o filho de Zacarias e Isabel, esse casal estéril, idoso, mas temente a Deus, consagrado e entregue ao amor divino. Por isso, Deus os abençoou e permitiu a fecundidade mesmo em idade avançada. Mesmo que a condição genética não fosse a melhor, eles conceberam um filho e este foi consagrado ao Senhor Nosso Deus.
É Jesus quem vai nos dizer: “Entre os nascidos de mulher não houve ninguém maior do que João Batista; contudo, o menor no Reino dos Céus será maior do que ele” (Mateus 11,11). Por que João é maior? Por causa da sua humildade, da vida discreta e humilde que ele vivia. É João quem dizia: “Convém que ele cresça e eu diminua”. João veio antes para preparar os caminhos para o Senhor, para abrir as portas para que Ele passasse, mas para ele nenhuma glória, nenhum reconhecimento humano. João era um homem despojado, penitente; ele penitenciava o seu coração, para não ser levado pelo gosto das vaidades.
Ao longo da vida, vamos crescendo e nos tornando pessoas vaidosas. A nossa vaidade já começa no ventre de nossa mãe. Nossas mães nos dão muito amor e ternura, mas, muitas vezes, alimentam nossas vaidades, querem que nós sejamos as crianças mais lindas, querem que nós sejamos melhores que os outros em tantas coisas. Crescemos na vida alimentando o orgulho, o sentido da competitividade do mundo em que vivemos. Crescemos e nos deixamos ludibriar pelas vaidades do mundo.
João, o Batista, aquele que vai batizar, é para nós o exemplo da humildade, do serviço, da entrega e da abnegação por causa do Reino de Deus. João nasceu, viveu e morreu sem vaidades. Ele nasceu todo de Deus, viveu para Deus e morreu em Deus. João é para nossa sociedade, tão cercada por vaidades humanas, um referencial; nela, a humildade de coração e o despojamento se fazem necessários.
Celebremos o nascimento de João Batista. E já que se tem o costume de acender fogueiras para celebrar o nascimento de João, aproveitemos as fogueiras para queimar todos os sentimentos de vaidades humanas que estão em nosso coração.
Deus abençoe você!
 Reflexão - O Nascimento de São João Batista (escolhidos por Deus)
 Direitos reservados: Rev. D. Joan MARTÍNEZ Porcel
(Barcelona, Espanha)  
Hoje celebramos o nascimento do Batista. São João é um homem de grandes contrastes: Vive o silêncio do deserto, mas desde ai move as massas; é humilde para reconhecer que ele somente é a voz —não é a Palavra— mas, é capaz de acusar e denunciar as injustiças inclusive aos mesmos reis. Silencioso e humilde, é também corajoso e decidido até derramar seu sangue.
João Batista é um grande homem! Talvez o segredo de sua grandeza esteja em sua consciência de saber-se escolhido por Deus. Toda sua infância e juventude estiveram marcadas pela consciência de sua missão. Dar testemunho; e o faz batizando a Cristo no Jordão, preparando para o Senhor um povo bem disposto e, no final de sua vida, derramando seu sangue em favor da verdade.
—Todos nós, pelo batismo, fomos escolhidos e enviados a dar testemunho do Senhor. Num ambiente de indiferença, São João é modelo e ajuda para nós.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- João Batista é a “voz no deserto!” Você tem muitas oportunidades de ser a voz de Deus no contexto em que vive?
- Você cumpre com amor as tarefas que Deus lhe dá?
- Tem consciência de que Deus está presente nas tribulações de sua vida?
- Você procura levar sempre a Boa Nova do Evangelho?
 - Em que ambientes atua?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,57-66.80 - Nascimento de João Batista
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, 
com todos que se encontram neste ambiente virtual:
Creio, meu Deus, que estou diante de ti. 
Que me vês e escutas as minhas orações. 
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. 
Tu me deste tudo: eu te agradeço. 
Foste tão ofendido por mim: eu te peço perdão de todo o coração. 
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Lc 1,57-66.80, e observo pessoas, palavras, relações, lugares
Meditando
São João Batista, primo de Jesus, é o único santo que tem duas festas no calendário litúrgico. Hoje celebramos seu nascimento e no dia 29 de agosto, o seu martírio.
Zacarias, que estivera mudo desde o anúncio do nascimento de seu filho, começou a falar, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. João Batista recebeu de Deus a vocação de profeta e sua primeira profecia foi, abrir a boca do pai Zacarias. O profeta fala de Deus e faz com que os outros também falem.
A fogueira das festas juninas nos lembra o nascimento de João Batista que anunciou Jesus, "Luz que ilumina as nações".
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Pela graça do Batismo cada um de nós é profeta. Todos os batizados têm a missão de abrir a boca como Zacarias, como João Batista para apontar o Messias, Jesus Cristo. Esta é também a minha missão.  
Meditando
Os bispos na V Conferência, em Aparecida, disseram: 
"Nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras." (DAp 30).
Somos, portanto, profetas de boas novas.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo ou canto o
"Benedictus" (Bendito) - Pe. Zezinho,scj
Bendito seja o Senhor
Deus de Israel, Deus de Israel
Que compreendeu nossa dor
E nos amou, e nos visitou

Hoje uma luz irradia

Da casa do eleito Davi
Como anunciou que o faria
Pelos profetas daqui
Que um dia nos livraria
Desta tristeza e desta agonia de quem
De quem não tem o destino nas mãos
De quem não tem o destino nas mãos

Hoje nos nasce um menino 

A quem chamamos João
Toma nas mãos o destino
Dele e da nossa nação

Meu menino, meu pequenino

Deus que te manda e jeito de anjo te dá
Manda dizer que contigo estará
Manda dizer que contigo estará

Nasce uma nova esperança

Que nosso povo nutriu
Desde a feliz aliança
Que ao nosso Deus nos uniu

Meu menino, meu pequenino

Tens o destino de preceder o Senhor
Farás caminho pro libertador
Farás caminho pro libertador

CD Cantigas ao som da Bíblia, faixa 8 - Paulinas COMEP
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é iluminado pelo testemunho de João Batista e pelas palavras dos Bispos em Aparecida: "Bento XVI nos recorda que: "o discípulo, fundamentado assim na rocha da Palavra de Deus, sente-se motivado a levar a Boa Nova da salvação a seus irmãos. Discipulado e missão são como os dois lados de uma mesma moeda: quando o discípulo está enamorado de Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele salva (cf. At 4,12)." (DAp 146.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo