terça-feira, 10 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Ensinava como quem tem autoridade.” - (Mc 1,21b-28)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
J A N E I R O
GARÇA/SP, 10 DE JANEIRO DE 2017 (terça-feira) 10º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
FAÇAMOS DE CADA HOMEM UM PRÓXIMO E DE CADA PRÓXIMO UM IRMÃO.
(Leonardo Boff)


Datas Comemorativas
–■ NÃO HÁ DATA COMEMORATIVA NO DIA DE HOJE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aliança do Tocantins - Lagoa do Tocantins (Tocantins) Fernando Falcão (Maranhão) São José do Bonfim - São José do Sabugi (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PEDRO HENRIQUE PLATERO SILVA (São Paulo /SP)DIEGO OTAVIO PAVARINE (Garça /SP)MARCELO BOSQUÊ (Garça /SP)MACIEL ROVERSI FILHO (Lions Clube de Duartina /SP)APARECIDA PASIN TUROLA (Lions Clube de Vera Cruz /SP)MARIA DE LOURDES BONACASADA BIN (Lions Clube de Pirajuí /SP)SUMARA SIMÕES BAPTISTA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)VILMA APARECIDA FERREIRA (Garça /SP)

Santo do Dia
SANTA LÉONIE DE SALES AVIAT
SANTO ALDO
SÃO GUILHERME DE BOURGES
FREI GONÇALO DE AMARANTE


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Coroado de glória e honra após provar a morte, Jesus nos santifica e livra de todo mal, o qual se manifesta nas situações que escravizam e alienam o ser humano.
Oração
SENHOR JESUS, AFASTA PARA LONGE DE MIM O MAL QUE ME IMPEDE DE SER LIVRE E DE FAZER-ME SERVIDOR DO REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Terça-feira 10/01/20171ª Semana        do Tempo Comum
A graça de Deus foi alcançada por Jesus em favor de todos. Ele, a quem todas as coisas se submetem, ensina-nos a nos libertarmos do poder do mal.


1ª Leitura (Hb 2,5-12) "Convinha que por meio dos sofrimentos levasse o iniciador da salvação deles à consumação. Leitura da Carta aos Hebreus:

5Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. 6A este respeito, porém, houve quem afirmasse: “O que é o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares?
7Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, 8e todas as coisas puseste debaixo de seus pés”. Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte.
10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, como os santificados são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, 12dizendo: “Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembleia te louvarei”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 8
Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

Evangelho do dia
Terça-feira 10/01/20171ª Semana        do Tempo Comum
"Ensinava como quem tem autoridade. - (Mc 1,21b-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”! 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Nossa vida precisa de autoridade
A grande autoridade que devemos exercer, em primeiro lugar, é conosco, com nossa própria vida!
“Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei” (Marcos 1,22).
A autoridade de Jesus vem da Sua vida; não vêm de cargos, posições e títulos.
As pessoas querem, muitas vezes, submeter-se aos títulos, mas não se submetem à verdadeira autoridade que vem da moral, daquilo que elas vivem. A grande autoridade é aquela que se submete a viver aquilo que é cobrado. Ninguém pode viver a disciplina se não a tem, ninguém pode cobrar obediência se não é obediente, ninguém pode cobrar do outro que seja verdadeiro se não é verdadeiro.
A grande desordem das nossas casas é que, às vezes, os pais querem cobrar o que não vivem. O esposo quer cobrar da esposa aquilo que não está vivendo. Queremos cobrar dos nossos um relacionamento mútuo; queremos cobrar nas nossas amizades aquilo que, muitas vezes, não somos recíprocos em viver.
Enfim, há uma autoridade a ser recuperada e essa autoridade é vivida na pessoa de Jesus. Ele vive primeiro tudo o que ensina e pratica; Ele não é conhecedor de leis nem teorias, porque quem dominava o conhecimento em Israel era quem tinha o conhecimento, por isso eram chamados de mestres e doutores da Lei. Mas eram homens cheios de profundas contradições, muitos não viviam nem a metade ou quase nada daquilo que ensinavam e cobravam com rigor dos outros.
Pense bem antes de cobrar, de exigir e ser duro com os outros. Pense na forma como você vive sua própria vida, pois quem vive a vida corretamente sabe do esforço que é para viver, por isso tem sabedoria até na forma de cobrar.
Precisamos aprender a ser autoridade, mas aqui “autoridade” não é de autoritarismo, é, acima de tudo, termos domínio sobre aquilo que falamos, exigimos e cobramos dos outros.
Jesus tem autoridade naquilo que fala, e os demônios tremem e correm d’Ele. A ação de Jesus é justamente expulsar aquele que provoca as desordens dentro do nosso coração e do nosso interior. Este homem possuído pelo espírito maligno grita: “O que vieste fazer conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir?”. Os demônios sabem: “ Eu sei quem Tu és: Tu és o Santo de Deus!”. Jesus, ordenou e o intimou: “Cala-te!” (cf. Marcos 1,24).
Não podemos deixar os demônios falarem, não podemos deixar os demônios gritarem, não podemos deixar que eles ordenem a nossa vida.
A grande autoridade que devemos exercer, em primeiro lugar, é conosco, com nossa própria vida; dominar a nossa vontade, o nosso mau humor, a nossa amargura, aquela vontade de falar tudo o que vem na cabeça, na mente. Essa é a grande autoridade que temos de exercer. Tenho vontade de fazer alguma coisa errada, mas não vou fazer o que está errado. Tenho vontade de brigar, mas não vou brigar. Tenho vontade de pegar alguém, mas não vou pegar.
Essa é a autoridade que Jesus quer nos revestir, em primeiro lugar; autoridade do autodomínio, do autocontrole, de vencer as forças terríveis e malignas que, muitas vezes, estão fazendo a nossa vida interior sucumbir.
Os demônios sabem quem é Jesus e correm d’Ele. Precisamos saber quem é Jesus e correr para os Seus braços, para que Ele cuide de nós!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO  "Reflexão - Mc 1, 21b-28
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br )
 
Jesus tem como costume ensinar nas sinagogas e o conhecimento da fé é a maior arma que o cristão tem para vencer o mal e o pecado, pois não só nos mostra o caminho para chegarmos até Deus e o valor da verdade para nós, além de nos revelar o amor que Deus tem por nós e a necessidade que temos de corresponder a esse amor por uma vida santa para que possamos vencer toda sorte de mal que venha a acontecer em nossas vidas e sentirmos o poder amoroso de Deus que se faz presente na vida de todas as pessoas que acolhem o que Jesus veio revelar a respeito de Deus e do seu Reino.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Temos oportunidade de falar de Deus?
- Sua presença é sempre presença de quem tem fé?
- Há situações nas quais somos constrangidos e sentimos dificuldade para demonstrar que somos de Cristo?
- Tenho consciência de que muitas vezes os caminhos de Deus são diferentes daqueles que imagino?
 - O que Jesus nos sugere e vale para sempre? É... pedir sua ajuda!

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Nesta primeira semana do Tempo Comum, recordamos que a presença de Jesus Cristo no mundo traz sempre vida nova.
Apresentemo-nos a Ele, pedindo-lhe as graças necessárias para colocar em prática a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
E que o Espírito Santo nos ilumine com sua luz.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho, vemos que Jesus cura um homem de um espírito mau. O demônio reconhece Jesus como Filho de Deus, mas não adere à proposta de Cristo. Ao fazer a leitura do Evangelho, recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. Leia a Palavra quantas vezes julgar necessário, destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção e identifique sua mensagem central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Você identificou o que o Senhor queria lhe dizer? Leia novamente o Evangelho, caso ainda não tenha identificado. Procure escutar a voz do Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Medite sobre essa Palavra, dialogue com ela.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Diante de Jesus e de sua Palavra, faça a sua oração. Apresente ao Senhor as suas intenções, as pessoas que lhe pediram orações e tudo aquilo que o Evangelho despertou em seu coração.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.