domingo, 14 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ele reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. – (Mc 13, 24-32)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 14 DE novembro de 2021 (domingo) 318 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O SEGREDO DA GENIALIDADE É CARREGAR O ESPÍRITO DA INFÂNCIA NA MATURIDADE."

(Thomas Huxley)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO DIABETES

DIA NACIONAL DO DIABETES

DIA INTERNACIONAL DO VENDEDOR AMBULANTE

DIA DA ALFABETIZAÇÃO

DIA DO ANIVERSÁRIO DO MEC

DIA DO(S) BANDEIRANTE(S)

DIA DOS LANCEIROS NEGROS

DIA DO TRAVA-LÍNGUAS

DIA DAS LEÔNIDAS

DIA DOS POBRES

DIA DO ENFERMEIRO DA SALA DE CIRURGIA

DIA DO DIÁCONO BATISTA

DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS

Dia do Início da Semana da Conciência Negra

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lorena - Santana de Parnaíba - Serra Azul (São Paulo) Almas - Araguaçu - Araguaína - Brejinho de Nazaré - Dueré - Gurupi - Novo Acordo - Ponte Alta do Bom Jesus - Ponte Alta do Tocantin - Xambioá (Tocantins) Caracol (Mato Grosso do Sul) São Martinho - Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul) Cruz (Ceará) Bandeirantes - Capanema - Contenda - Florestópolis - Guaíra - Guaraniaçu - Japira - Pinhalão - Santa Amélia - Santo Antônio do Sudoeste - São Sebastião da Amoreira - Tijucas do Sul - Marialva (Paraná) Alexânia  - Amorinópolis - Aporé - Araçu - Aragoiânia - Avelinópolis - Barro Alto - Brazabrantes - Cabeceiras - Carmo do Rio Verde - Caturaí - Damianópolis - Damolândia - Davinópolis - Divinópolis de Goiás - Estrela do Norte - Flores de Goiás - Goianápolis - Hidrolina - Iaciara - Israelândia - Itaguaru - Itajá - Itapirapuã - Joviânia - Jussara - Mambaí - Maurilândia - Moiporá - Mossâmedes - Mutunópolis - Nova América - Nova Roma - Panamá - Porangatu - Portelândia - Santa Rosa de Goiás - São Miguel do Araguaia - São Simão - Serranópolis - Turvânia - Varjão - Nova Veneza (Goiás) São Martinho (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA LUCIA CASSOLA DE BARROS (Eq 04 ENS de LOURDES Setor de Garça–Lions Clube de Garça/SP) ISABELA BRITO CHICARELLI (sobrinha neta-filha Rosangela/Marcelo 8º niver-Garça /SP) André Collis Cunha (Farmais Garça - Farma G-Garça/SP) HELIANA ALVES MOREIRA GALHASE (Catequista Garça/SP) VANESCA MIRANDA SPARAPAN DE BARROS (Garça /SP) EDUArDO SCarPELLi (Lions Clube de TUPÃ Curumin /SP) LaUANE FaNtINi (Leo Clube de Fernandopólis /SP)LidiANE FaustInoNi (Lions Clube de IACRI /SP)Rita de Cassia meNeses (Lions Clube de Caucaia /CE)  LILIANE GUANAES (Garça /SP) Alex Sander Lobo de Oliveira (Garça/SP) JOAQUIM MARQUES (Garça/SP) LUCINEI AP. PEREIRA TURCO (Garça /SP)  Claudinei Michelan (Advogado - Garça /SP) Ariadne Tramontina Morais (São Paulo /SP) Padre JOélio Oliveira BRITO (CSS-Marilia /SP) JaRDEL roDriGUES LEItE  (Aspirante Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARA CRISTINA BARROS ZANETA e JOSÉ ALÉCIO ZANETTIó(Vera Cruz/SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PENÁPOLISó1965ó56 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora do Brasil

SÃO SERAPIÃO

SÃO Leopoldo

SÃO JOSÉ PIGNATELLI

SantO Alberico de Utreque

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Faze-me justiça contra o meu adversário! – Lc 18,1-8

 

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em tempos de angústia, a Eucaristia nos convida a perceber os sinais do Reino entre nós. Necessitamos estar sempre alertas para não sermos surpreendidos pelas adversidades. O Senhor, nosso refúgio, se revela na assembleia reunida e nos acontecimentos cotidianos. Em comunhão com o papa Francisco, celebremos o 5º Dia Mundial dos Pobres.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME POBRE E SIMPLES DIANTE DE TI, DE MODO QUE MINHAS SÚPLICAS SEJAM ATENDIDAS, POIS JAMAIS DEIXAS DE ATENDER A QUEM SE VOLTA PARA TI NA HUMILDADE DE CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 14 de novembro de 2021 33º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Santificados por Cristo em meio às tribulações, os sábios e virtuosos serão reunidos por ele e brilharão para sempre como as estrelas no céu. Acolhamos a Palavra que não passa. 

 

1ª Leitura (Dn 12, 1-3) – Nesse tempo, teu povo será salvo.  Leitura da profecia de Daniel:

 

1“Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no livro. 2Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.”   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 15(16)

 

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 

 

2ª Leitura (Hb 10, 11-14.18) – Com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica.  Leitura da carta aos Hebreus:

 

11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 14 de novembro de 2021 33º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Ele reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.  (Mc 13, 24-32)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 É preciso vigiar e ficar de prontidão; / em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não! (Lc 21,36)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isso aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A segunda vinda do Senhor deve alegrar o nosso coração”

 

Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra”

(Marcos 13,26-27).

Próximos do fim do ano litúrgico, contemplamos as realidades finais da nossa vida, e não só da nossa vida pessoal, individual, mas de toda a coletividade do universo, do planeta Terra onde nós estamos. A verdade final é esta: o Filho do Homem virá em Sua glória.

 

A parusia, a segunda vinda de Jesus, é uma realidade de fé, não é uma fantasia. Professamos, a cada domingo, na Liturgia: “Creio em Jesus Cristo que há de vir para julgar os vivos e os mortos”, cremos na segunda vinda de Jesus, esperamos a segunda vinda do Senhor, clamamos com toda a Igreja: “Maranathá! Vem Senhor Jesus!”. Esse é o anseio da esposa que clama pelo seu esposo, essa é a nossa fé, a nossa esperança, a nossa expectativa.

 

“Só tem medo da vinda do Senhor aquele que não vive para Ele”

 

O Senhor não virá para destruir, pelo contrário, o Senhor virá para salvar, o Senhor não virá para espalhar o aniquilamento; Ele vem para realizar a salvação final de toda a humanidade, por isso nós aguardamos o Senhor na feliz expectativa daquele que vem.

 

Só é triste, tenso, preocupado, só tem medo da vinda do Senhor aquele que não vive para Ele, aquele que vive para o pecado, aquele que não vive apegado ao Senhor, aquele que não vive junto ao seu Senhor, porque poderá ou deverá ser deixado de lado.

 

Nós que andamos com o Senhor, nós que procuramos ou devemos procurar levar a vida em Deus, esse será o dia da felicidade eterna, como os profetas já anunciavam tanto no Antigo Testamento: o dia do Senhor. Ainda que o dia d’Ele tenha um aspecto de vingança – claro, é vingança contra o mal, contra o maligno, é vingança contra tudo aquilo que destruiu a beleza da Terra –, será o dia do Reino definitivo instaurado no meio de nós.

 

Por isso, aguardemos a bendita esperança do dia do Senhor, mas não caiamos nas ilusões e nas fantasias criadas em muitas mentalidades. Quanto a esse dia, ninguém sabe quando será, nem o dia, nem a hora nem o momento. Não importa se é hoje, se é daqui a cem ou a mil anos; o que importa é que, se for hoje ou amanhã, estou me preparando; e mais do que me preparando, o verbo tem sair do gerúndio, preciso estar preparado para esperar o meu Senhor que está chegando, está sempre vindo ao nosso encontro. Esse feliz dia da vinda do Senhor deve sempre alegrar o nosso coração e apressar a nossa conversão.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Estamos diante de um gênero literário bíblico denominado apocalíptico, bastante comum nos escritos do Antigo Testamento. Tem linguagem própria, que não deve ser levada ao pé da letra. Pois bem, a linguagem simbólica aqui usada está a serviço de uma ideia-base: este mundo não é eterno, terá fim, do mesmo modo que a humanidade redimida por Cristo, o qual voltará com poder e glória no fim dos tempos, para reunir o povo que Deus lhe deu (cf. Hb 2,13). A imagem da figueira é um convite à vigilância e à esperança, que nos tiram da inércia e da indiferença espiritual e nos projetam para o futuro glorioso. Nosso tempo de vida na terra é ocasião para praticarmos obras de justiça e fraternidade. Mantenhamos, pois, uma esperança libertadora, enquanto seguimos construindo e expandindo o Reino de Deus.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, com linguagem figurada nos mostras que a injustiça não triunfará, nem os poderes opressores terão a última palavra. Virás “com poder e glória” para reunires “dos confins de toda a terra” os teus eleitos. Não importa saber o dia, o que conta é que tua palavra se realizará. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam

Oração Inicial
Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno, no caminho de contato com o Pai, o amor verdadeiro.

 

A Palavra nos convida à esperança no Deus libertador que tem um projeto definitivo para a humanidade. É preciso estar vigilante e revestir-nos de esperança, para não desanimarmos na prática do bem.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com bastante atenção, detendo-se nos versículos que mais chamam sua atenção. Observe o contexto do relato evangélico. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o tema central de sua mensagem? O que esse relato nos ensina?

 

“O cristão é um peregrino nesta terra. Não é um cidadão, mas um exilado que marcha para a verdadeira pátria. Considera a terra não como uma habitação permanente, mas como uma etapa da viagem. Por isso, não constrói aqui uma casa de pedra sólida, mas apenas uma tenda, como faz o viajante no deserto. Com a Ressurreição de Jesus, começa um tempo novo. Mesmo atento às realidades terrenas, o cristão tem os olhos fixos no futuro. É o tempo da Igreja. O mal é sempre ameaçador, mas o Filho do Homem, um dia, virá para reunir seus eleitos. Os sinais de Deus estão acontecendo. É importante tentar entendê-los. A liturgia deste domingo não assinala o fim, mas o começo. Nossa atitude não é de temor, mas de amor.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida?

Coloque-se diante da Palavra e esteja atento(a) ao que o Senhor diz ao seu coração. Estou atento(a) aos sinais de Deus em minha vida?

O Senhor espera responsabilidade de nossa parte.

3.Oração (Vida)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angustias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.