quinta-feira, 6 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.” - (Jo 8,51-59)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 06 DE ABRIL DE 2017 (quinta-feira) 96º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
É PRECISO TENTAR SER FELIZ, NEM QUE SEJA APENAS PARA DAR O EXEMPLO.
(Jacques Prevert)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
DIA INTERNACIONAL DO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO E A PAZ
DIA DO DESCOBRIMENTO DO POLO NORTE
Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedra Bela (São Paulo) Ibiraci (Minas Gerais) Clevelândia (Paraná) Rosário (Maaranhão) Boquira (Bahia) Santana do São Francisco (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: IrMÃ VERA LUCIA VALSECHI (Garça /SP) ANTONIO CARLOS BITTAR (PCC DMLC-Lions Clube de Mirassol /SP) MAURICIO ELOY RODRIGUES MALTA SILVA (PDG LC1– Lions Clube Rio de Janeiro Princesa do Leme)LUCIANA LAMEIRÃO MACHADO (Lions Clube Rio de Janeiro Sernambetiba) NÁDIA MUNIZ (Biblioteca Municipal de Garça/SP) MARIA CRISTINA SCARTEZINI GUIRADO (Garça /SP) MARIANO PEREIRA DE ARAUJO NETTO (Garça /SP) ROSEMARI BAPTISTA ALCÂNTARA (Garça /SP) FÁBIO HENRIQUE VARONELLI (Garça /SP) GUSTAVO AFFONSO ARONE (Duartina /SP)


Santo do Dia
SÃO MARCELINO
JULIANA DE LIÈGE
BEM AVENTURADA “PIERINA MOROSINI” italiana (1931-1957)  


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
A promessa de Deus começa com Abraão, o pai na fé, e culmina com a vinda de Jesus, a suprema manifestação do Pai e o cumpridor perfeito do projeto divino.
 Oração
PAI, COLOCA-ME EM SINTONIA COM AS PALAVRAS E O MODO DE PENSAR DE TEU FILHO JESUS, PARA QUE EU POSSA COMPREENDER SEUS ENSINAMENTOS, SEM DETURPÁ-LO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos dos nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Quinta-feira da 5ª Semana da Quaresma - 06/04/2017
A aliança que Deus fez com Abrão continua nos confirmando na fé. Guarde-nos no coração a palavra do Senhor, a qual nos garante a vida sem fim.


1ª Leitura (Gn 17,3-9) – “Farei de ti o pai de uma multidão de nações. Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.
6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 104 (105)
O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Evangelho do dia
Quinta-feira da 5ª Semana da Quaresma - 06/04/2017
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia. - (Jo 8,51-59)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”
54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deixemo-nos incomodar pela Palavra de Deus
Deixemo-nos ser incomodados pela Palavra de Deus, porque ela tem a missão de transformar a vida de cada um de nós!
Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte  (João 8,51).
Veja, se alguém guardar a Palavra de Jesus, jamais verá a morte. Eu creio que nós estamos entendendo que “guardar” não é pegar a Palavra, dobrar e colocá-la dentro do nosso guarda-roupa, da nossa escrivaninha. Guardar quer dizer, acima de tudo, observar, trazer a Palavra para dentro do coração e exprimi-la na vida.
Estamos em busca de um sentido para a vida, de uma realização, estamos em busca, realmente, de trazer felicidade para nossa vida. E não há vida plena se não for a vida em Jesus!
Pode parecer meio teórico dizer: “E como permanecer em Jesus?”. Ter a vida em Jesus é guardar Sua palavra, é conhecer, mergulhar e aprofundar-se nela; é transformá-las nas palavras de Jesus, assumir aquilo que falamos, pensamos, agimos, a forma que vemos o mundo, as coisas, as situações, as relações e tudo aquilo que estamos realizando de acordo com a Palavra de Jesus.
Esse mundo tem sede de palavras de vida eterna, tem sede de renovação! A Palavra de Jesus provoca inquietação naqueles que a acolhem; o coração começa a se renovar, a transformar-se e mudar.
O que acontece com o nosso coração quando, docilmente, acolhemos a Palavra de Deus? As trevas correm de nós, coisas que estão ruminando de negativo dentro do nosso coração vão saindo pela força que a Palavra de Deus exerce dentro de nós. Mas a Palavra de Deus também provoca, por outro lado, indignação daqueles que não a acolhem, não estão de acordo com ela.
Alguns judeus, na narração do Evangelho de hoje, estão indignados, porque Jesus diz que aquele que permanecer n’Ele terá vida. Eles querem até apedrejar Jesus, querem levá-Lo à morte por causa de Suas palavras.
As palavras de Jesus provocam bênçãos para aqueles que a acolhem e perturbação e ira para quem as rejeita. Não precisamos ir muito longe, porque, muitas vezes, queremos ser provocados pela Palavra de Deus. Quando ela vem contradizer nosso comportamento, nossa maneira de pensar, agir e falar algo, também rangemos por dentro, arrumamos desculpas ou oposição a essa Palavra.
É preciso abrir o coração para, docilmente, acolhermos e sermos conduzidos por essa Palavra! Mas, atenção, não acolha a Palavra apenas na conveniência, naquilo que lhe convém e com o que está de acordo, que não o incomoda.
Deixemos ser incomodado pela Palavra de Deus, porque ela tem a missão de transformar sua vida!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Jo 8, 51-59
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
O nosso Deus é o Deus da vida e da vida em abundância.
Ele é causa de alegria para todos os que verdadeiramente creem nele e em Jesus ele manifesta todo o amor que tem por nós. Assim sendo, Jesus, que é o Filho do Deus vivo, veio nos ensinar o caminho da verdadeira vida, por isso nos diz que quem guarda a sua palavra jamais verá a morte.
E como todos nós desejamos a vida e nos alegramos com ela, Jesus também é a causa de nossa alegria, assim como foi a causa para Abraão exultar de alegria ao ver o seu dia, ao reconhecer o seu Deus como o Deus da vida.
Aos que não acreditam nas verdades do Reino de Deus e rejeitam os valores evangélicos, só resta a revolta, a tristeza e a morte.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que se pode fazer para divulgar a vida da Igreja? (Você também é Igreja!)
- Os pontos negativos que surgem atrapalham muito?
- Viver o Batismo recebido implica em que fatores?
- Que tipo de testemunho de vida mais lhe agrada?
- Qual deve ser nossa atitude quando vemos alguém que é injustiçado ou caluniado?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Jesus é presença de vida, e não de morte.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Enviai, Senhor, o vosso Espírito Santo, e tudo será criado, e renovareis a face da terra” (3x). Amém.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” Guardar a Palavra de Jesus é viver o mandamento do amor. Leia o texto quantas vezes julgar necessário, destacando o que mais lhe chamar atenção. Reflita sobre o que leu e procure identificar o tema central do texto. Que mensagem Jesus transmite por meio desse Evangelho?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho, com calma e atenção, e medite-o. Ouça aquilo que o Senhor quer lhe dizer, deixe-se tocar pela Palavra. Jesus, o Mestre Divino, está ao seu lado e deseja falar com você. Ouça-o.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o ato de falar com Deus, e é nisso que se concentra este passo da leitura orante. Aproxime-se de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e faça a sua oração sem medo. Apresente ao Senhor tudo que deseja que Ele transforme em sua vida e sinta o seu amor.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual compromisso você assume hoje com o Senhor?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.