terça-feira, 2 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. – (Mt 14,22-36)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 02 DE AGOSTO de 2022 (terça-feira) 213º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O PROBLEMA É QUE, SE VOCÊ NÃO ARRISCA NADA, O RISCO É AINDA MAIOR.

(Erica Jong)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO NORDESTINO

 DIA DA CULTURA NORDESTINA

 DIA DO MICO-LEÃO-DOURADO

 DIA DA NATAÇÃO BRASILEIRA

 DIA DOS ROSACRUZES

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO PRESIDENTE JOÃO SUASSUNA EM CAMPINA GRANDE-PB

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ

 DIA DO INÍCIO DA CULTURA NORDESTINA

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barra de São Miguel (Alagoas) Coari (Amazonas) Una (Bahia) Guiratinga (Mato Grosso) Morada Nova (Ceará) São João da Urtiga (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA CLARA FERREIRA (filhote da Edna e Evandro Lions Clube de GARÇA /SP) FLAVIO HENRIQUE MENDES (Médico–Ex-Presidente Conselho Governadores-Lions Clube de Lins/SP)EUNICE  PEREIRA  CASTILHO (Lions Clube de Macatuba /SP)LUCIANA ESPARZA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)NILTON CÉSAR RODRIGUES DE OLIVEIRA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)CEONES GOMES (LEO Clube de Tupi Paulista /SP)NATAN MATTOS (LEO Clube de Tupã /SP)CLAUDIA DA FONSECA SPADIN DOS SANTOS (Equipe 02 ENS de APARECIDA Setor de Garça /SP)MARACLEI NAHAS CURY ELIAS (Marilia /SP)OSIAS MARTINS (Marilia /SP)HALEX DOUGLAS (Garça /SP)NENO COSTA (ENS-Londrina /PR)RENATA COSTA TEODORO  (Londrina /PR) ADRIANA ZAMBONI CHAVES ZAGO (Dentista Garça /SP)FAUSTINO FERNANDES RANIERI (Garça /SP)THAIS ZACCARELLI (Garça /SP)PEDRO JORGE ABIDO GALDINO DE CARVALHO (Maringá /PR)ALINE RODRIGUES (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TANIA COSTA e NENO COSTA ó1980ó42 ANOS (ENS-Londrina /PR)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DOS ANJOS

■ SANTO EUSÉBIO DE VERCELLI

■ EUSÉBIO DE VERCELLI (Itália, 300-371), bispo de Vercelli, testemunhou a fé na divindade de Cristo e por isso sofreu o exílio. Instaurou nova forma de vida em comum com os sacerdotes, animando-os no espírito de fraternidade e mútua edificação.  

SANTO ESTEVÃO I

SANTA CENTOLA

SÃO BETÁRIO

SÃO PEDRO JUSTINO MARIA RUSSOLÍLLO

SÃO MÁXIMO DA ITÁLIA

SÃO PEDRO DE PALÊNCIA

SÃO RUTÍLIO

SÃO SERENO

ZEFERINO GIMENEZ MALLA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Não tenhais medo!” Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida, depositando nossa confiança no Senhor:- Subiu à montanha, a sós, para orar – Mt 14,22-36

 

Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Enquanto os seres humanos odeiam e destroem, Deus constrói e renova, agindo por amor. Para colaborar com a obra divina, temos de amar como Jesus Cristo, confiantes em seu auxílio sempre presente em nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, APROXIMA-ME DE JESUS DE QUEM BROTA A SALVAÇÃO E A VIDA, PARA QUE EU POSSA SER CURADO DO EGOÍSMO QUE ME IMPEDE DE FAZER O BEM AO PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Manifestai, Ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de junho de 2022 terça-feira da 18ª Semana Tempo Comum Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, Memória  

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus sacia a fome da multidão, ora, desafia e fortalece a fé dos discípulos, cura doentes. Ama de modo concreto e dinâmico, para edificar uma sociedade feliz que pertença a Deus.

 

 

1ª Leitura (Jr 30,1-2.12-15.18-22) – Eu te tratei com rudeza por causa do teu endurecimento no pecado. Mudarei a sorte das tendas de Jacó.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Palavra que foi dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Escreve para ti, num livro, todas as palavras que te falei. 12Isto diz o Senhor: Incurável é tua ferida, maligna tua chaga; 13não há quem conheça teu diagnóstico; uma úlcera tem remédio, mas em ti não se produz cicatrização. 14Todos os teus amigos te esqueceram, não te procuram mais; eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo, como um castigo cruel: por causa do grande número de maldades que te fez endurecer no pecado. 15Por que gritas em teu sofrimento? É insanável a tua dor. Eu te tratei com rudeza por causa das tuas inúmeras maldades e por causa do teu endurecimento no pecado. 18Isto diz o Senhor: Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão de suas moradias, a cidade ressurgirá das suas ruínas e a fortaleza terá lugar para suas fundações; 19de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos. Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão, hei de glorificá-los, eles não serão humilhados. 20Teus filhos serão felizes como outrora, e sua Comunidade, estável na minha presença; e agirei contra todos os que os molestarem. 21Para chefe será escolhido um dos seus, e o soberano sairá do seu meio; eu o incitarei, e ele se aproximará de mim. Quem dará a vida em penhor da sua aproximação de mim? – diz o Senhor. 22Sereis meu povo e eu serei vosso Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 102(101)

 

O Senhor olhou a terra do alto céu.

 

 

– 02 de junho de 2022 terça-feira da 18ª Semana Tempo Comum Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.  (Mt 14,22-36)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Mestre, tu és o Filho de Deus, / és rei de Israel! (Jo 1,49) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, por cima das águas26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! ” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem! ” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! ” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste? ” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. 33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus! ” 34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que tocaram, ficaram curados. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

02/08/22 18ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Mateus 14,25-27.29-32: “Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: - É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: - Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!...  Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: - Senhor, salva-me! Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: - Homem fraco na fé, por que duvidaste? Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: - Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”

 

Jesus, a barca dos discípulos, sem a sua presença, sempre se via ameaçada pelos ventos e pelas ondas.

Para eles, o mar era sempre perigoso, porque imaginavam que nele habitavam monstros e fantasmas.

Assim, quando o senhor se aproximou, caminhando sobre as águas, eles se apavoraram.

 Mas, o senhor os tranquilizou, dizendo-lhes, como muitas vezes diz a nós também: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

Pedro quis caminhar ao seu encontro, para ter a certeza de que era o senhor mesmo.

Sua fé, porém, era muita pequena, e gritou pelo senhor para não morrer afogado.

O senhor o segurou e chamou-lhe a atenção, porque deveria ter confiado que o senhor, estando por perto, não permitiria que nem ele nem ninguém se perdesse.

Senhor, a barca sempre serviu de figura para a sua Igreja, onde a missão de Pedro e dos discípulos é levar a barca com segurança até a outra margem da vida, ou seja, a salvação eterna. O mar representa o mundo, onde a barca da sua Igreja navega, muitas vezes ameaçada pelos ventos e pelas ondas da história humana, que tentam fazê-la afundar.

Há quem fique apavorado, e perca a fé no senhor e no seu poder de caminhar sobre as ondas do mar do mundo.

Há quem tente sair da barca e caminhar por conta própria, arriscando-se a jamais atingir a outra margem.

 

Senhor, aumente a nossa fé e a nossa certeza de que o senhor é o senhor da nossa história, capaz de acalmar a violência dos ventos e das ondas dos acontecimentos dos nossos dias. Liberte-nos do medo e da insegurança que tantas vezes toma conta de nós, e não permita jamais que abandonemos a barca da sua Igreja.

Que repitamos sempre como seus discípulos: “Verdadeiramente, o senhor é o Filho de Deus!”

 

Maria santíssima, nós a invocamos como estrela do mar, e lhe suplicamos que guie o barco da nossa vida e da vida do nosso povo, porque desejamos chegar à outra margem, onde a senhora já participa da glória e da comunhão da Trindade santa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

São muitas as tormentas, que agitam o mar da vida dos seguidores de Jesus, lhes trazendo medo e pavor. Porém, diante de todas elas, o Mestre se faz presença constante, aplacando todas as tempestades que querem levar seus discípulos ao desânimo e inconstância. Depois de se fazer profunda experiência de fé com o Mestre, é preciso passar para outra margem, ir ao encontro de quem mais precisa e mostrar que a força de Jesus é bem maior que as ventanias das injustiças e calamidades. A comunidade unida é sinal visível da vivência autêntica do Evangelho.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 14,22-36 - Quando a fé vacila

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Os discípulos, em meio às ondas agitadas pelo mar, não reconhecem o Senhor, que vai até eles caminhando sobre as águas, e ficam apavorados. Mas, aos poucos, tomam consciência da presença de Jesus, sempre solidário e protetor, e acolhem suas palavras encorajadoras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida, depositando nossa confiança no Senhor.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e identifique o contexto da narrativa. Qual mensagem o evangelista deseja transmitir? Além de “noite” e “escuridão”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?

 

“A travessia estava difícil. O vento era contrário e as ondas estavam fortes. É a barca dos discípulos atravessando o mar da Galileia. De madrugada, Jesus vem ao encontro deles andando sobre o mar. Pensaram que fosse um fantasma. Pedro pediu para ir ao seu encontro andando sobre as águas. Começou a caminhar sobre as águas, mas teve medo e afundou. Nos momentos mais difíceis, a Igreja experimenta a presença de Jesus Ressuscitado que vem ao seu encontro, serenando o vento contrário. A experiência da barca de Pedro é também a das famílias dos cristãos. Nas noites escuras, em que a barca está ameaçada, manifesta-se a presença do Cristo Ressuscitado em favor da restauração, do livramento”

 

2. Meditação (Caminho)

Quais são as águas agitadas que você precisa enfrentar? Jesus está no barco com você? Você reconhece o Senhor, que se aproxima do seu barco, e confia em suas palavras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”?

 

Para reconhecermos a presença do Senhor Ressuscitado nos momentos difíceis da vida, necessitamos de muita fé. Mas nós não precisamos temer, pois o Ressuscitado está no nosso meio, está junto de nós. Que possamos sempre acolher as palavras encorajadoras de Jesus: “Sou eu. Não tenhais medo!”, sobretudo nos momentos de dificuldade e temor. Deus é amor. Ele afasta o medo.

 

3.Oração (Vida)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angustias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Os apóstolos e nós também fazemos a experiência de que confiar no Senhor nos dá paz e segurança. Você encontra sintonia com esta Palavra? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.