quarta-feira, 24 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. – (Jo 8,31-42)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 24 DE MARÇO de 2021 (quarta-feira) 083 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A QUALIDADE NÃO RESIDE NAS COISAS NEM NAS PESSOAS, MAS NAS RELAÇÕES ENTRE ELAS.”

(Rachel Regis)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE

DIA INTERNACIONAL DO EMPREENDEDOR

DIA INTERNACIONAL PARA O DIREITO À VERDADE EM RELAÇÃO ÀS GRAVES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS E À DIGNIDADE DAS VÍTIMAS

DIA de União dos Povos Latino-Americanos

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araras - Cabreúva - Ibiúna - Monte Mor - Viradouro (São Paulo) Arroio Grande - Candiota (Rio Grande do Sul) São José de Princesa (Paraíba) Virginópolis (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JOSÉ CASALECCHI  (primo BAURU /SP) JOSÉ ANTONIO RAMALHO PANE  (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) CAMILA APARECIDA (Garça /SP)CARLOS HENRIQUE LIMA SEVERINO (Bauru/SP)ARY DA SILVA BRAGA (Mogi Mirim /SP)ADRIANO SPIGOLON (Garça /SP)JOÃO BRIZOLA JULIÃO (Garça /SP)JANIA MARCELINA (Valparaíso /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE FLORIDA PAULISTA AMIZADEó2001ó20 ANOSó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

SANTA CATARINA DA SUÉCIA

OSCAR ROMERO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Aquele que me enviou é verdadeiro - Jo 8,21-30

Jesus afirma e não deixa de afirmar sua identidade com Deus. Ele atribui a si mesmo o nome do Deus de Israel. Muitos creram nele.

 

- Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento salvais!  (Sl 17,48)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com arrogância, o rei desafia o Deus todo-poderoso, ao passo que os três jovens o invocam com humildade e são atendidos. Renovemos nossa fé na paternal bondade de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, LIBERTA-ME POR TUA PALAVRA DE VERDADE QUE AFASTA O EGOÍSMO DO CORAÇÃO, E CAPACITA-ME A AMAR MEU SEMELHANTE, COMO AMOR TOTAL, A EXEMPLO DE JESUS.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 24 de março de 2021 4ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Aos que já creem nele, Jesus pede um passo a mais: que assimilem sua palavra e se tornem de fato seis discípulos; então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. 

 

1ª Leitura (Dn 3,14-20.24.49.91-92.95) – Enviou seu anjo e libertou seus servos.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

Naqueles dias, 14o rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?” 16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “Não há necessidade de respondermos sobre isto: 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”. 19A estas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume; 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente. 24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49aMas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros. 91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente, e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”. 95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro deus que não fosse o seu Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Dn 3

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 

– 24 de março de 2021 4ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. (Jo 8,31-42)

 

Honra e glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

- Felizes os que observam a Palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”  34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.

Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Palavra do Senhor nos liberta do poder do mal”

“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” 

(João 8,31-32)

A primeira coisa é que precisamos permanecer na Palavra de Jesus e para permanecermos nela precisamos ouvi-Lo, precisamos dar atenção, precisamos nos voltar para a Palavra a cada dia da nossa vida. Não podemos ignorar a Palavra, não podemos deixar de nos alimentar dela, não podemos deixar de ter foco na Palavra de Jesus.

 

Somos cheios de palavras, palavras do mundo, nossas palavras, temos, inclusive, uma mania de termos palavra para tudo. É preciso ouvir e se guiar pela Palavra de Jesus e, ao mesmo tempo, permanecer nela, porque eu escuto, a acho bonita, mas eu não permaneço; saio dela, me volto para a minha palavra e a do mundo. Porque, se a Palavra d’Ele me grava amor no coração, vem outras palavras do mundo que falam do egoísmo, de uns contra os outros e deixo essa Palavra de Jesus para permanecer na palavra do mundo.

 

Temos que permanecer na Palavra d’Ele, porque, se nós permanecermos na Sua Palavra, seremos de verdade seus discípulos. Depois, se permanecermos na Palavra d’Ele, conheceremos a verdade.

 

“A Palavra de Jesus nos liberta do orgulho, da soberba, do ressentimento, da mágoa, do rancor e do poder do mal”

 

Sei que muitos estão usando com chacota essa Palavra de Jesus, estão usando para discursos políticos e ideológicos, estão usando a Palavra de Jesus para corroborar suas verdades que não são verdades. A verdade não é a verdade de cada um, a verdade é a verdade de Deus, é a verdade sublime, é aquele que conhece Jesus não da boca para fora, e sim que tenha intimidade com Jesus e com a Sua Palavra.

 

Se permanecermos na Sua Palavra, nós conheceremos a Sua Palavra que é a verdade. E essa verdade, que é a Palavra, nos liberta da mentira, da ilusão, da fantasia, do engano, da hipocrisia e das maldades. A Palavra de Jesus nos liberta do poder da ira, da divisão e da separação. A Palavra de Jesus nos liberta do orgulho, da soberba, do ressentimento, da mágoa, do rancor e do poder do mal.

 

Se queremos ser libertos de tudo que nos engana e nos ilude na vida, é preciso permanecer na Palavra. A verdade que nos liberta é a verdade de Jesus.

 

Cuidado! Porque, em nome de discursos políticos e ideológicos, em nome de convicções pessoais, as pessoas querem plantar as suas verdades, inclusive, verdades com estopins religiosos. Aqui é a verdade libertadora que só Jesus nos dá.

 

“Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres”. Livres do poder do mal, livres daquilo que nos prende e nos aprisiona, livres daquilo que nos mantém reféns… Seremos livres para o louvor e para a glória de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As controvérsias entre Jesus e os judeus que tinham acreditado nele continuam. No texto de hoje, a discussão é em torno da liberdade/escravidão e filiação/paternidade. Jesus convida seus adversários a aderirem às suas palavras, para que assim sejam libertados. Eles reagem dizendo que nunca foram escravos de ninguém e alegam, inclusive, que são da descendência de Abraão. O pecado escraviza, diz Jesus, ressaltando que eles não podem esquecer que, ao longo da história, foram escravos dos impérios vizinhos. Diante da declaração de que são fi lhos de Abraão, o Mestre recorda-lhes que, sendo fi lhos de Abraão, deveriam praticar as obras dele. Os filhos, em geral, aprendem a se comportar e a fazer vendo o próprio pai. A verdade liberta quando rompemos com uma ordem injusta que impede a experiência do amor de Deus.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, disseste aos teus conterrâneos: “Se Deus fosse mesmo o Pai de vocês, vocês me amariam, porque eu saí de Deus e estou aqui; não vim por mim mesmo, foi ele que me enviou”. Dá-nos compreender tua preciosa mensagem, a fim de nos aproximarmos cada vez mais de ti. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 8,31-42 - "A verdade os libertará"

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:

 

- A todos nós que nos encontramos neste ambiente digital,

paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Jesus Mestre, que dissestes:

"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,

eu aí estarei no meio deles",

ficai conosco, aqui reunidos,

pela grande rede da internet,

para melhor meditar e

 comungar com a vossa Palavra.

Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Jo 8,31-48, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

 

Então Jesus disse para os que creram nele:

- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

Eles responderam:

- Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?

Jesus disse a eles:

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês.

- O nosso pai é Abraão! - responderam eles.

Então Jesus disse:

- Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez.

Eles responderam:

- Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus!

Jesus disse a eles:

- Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.

 

Refletindo

Este fato, descrito por João, aconteceu depois do perdão à mulher adúltera. Jesus se apresenta como Filho Pai que é Deus: "Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou". Os judeus se dizem filhos de outro pai: Abraão. A adesão a Jesus é difícil para as autoridades religiosas. Jesus tenta dialogar com eles no sentido de que ser filho de Abraão é parecer-se com ele, ou seja, estarem comprometidos com a justiça que promove e sustenta a vida e, não, tentam eliminá-la.

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje?

 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, nos ajudam a refletir sobre o compromisso com Jesus Cristo: “Necessitamos desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo. A Igreja necessita de uma forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atrativo testemunho de unidade “para que o mundo creia” (Jo 17,21). “(DAp 362)

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com toda Igreja,

 

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,

criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo

como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir

a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver

as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,

sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão

expressa no cuidado fraterno,

próprio de quem reconhece no próximo

o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos

construtores de uma nova sociedade,

reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos

em comunidades eclesiais missionárias,

que, compadecidas,

vejam, se aproximem e cuidem

daqueles que sofrem,

a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida,

e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado,

no Espírito, Senhor que dá a vida

 

Amém!

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar orienta-nos para deixar-nos iluminar e marcar nossos passos e decisões pela verdade que é Jesus. Assim fazemos o Oferecimento do Dia.

 

Bênção

 

Bênção do Cardeal Sérgio da Rocha

 

Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade.

Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida.

Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém..