terça-feira, 19 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ 'Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse. – (Jo 20,11-18)


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 19 DE abril de 2022 (terça-feira) 109º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NO AMOR, UM MAIS UM É IGUAL A UM.”

(Jean-Paul Sartre)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO INDIO

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DIA da Bicicleta

DIA Mundial dos Fundos Mútuos de Investimento

DIA NACIONAL DO POETA

DIA do Psicomotricista

DIA da Fundação da Telefonica S/A na Espanha

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bilac - Santo Expedito (São Paulo) Maracás - Pau Brasil (Bahia) Camaquã (Rio Grande do Sul) São Fidélis (Rio de Janeiro) Vitória do Mearim (Maranhão) Assis Brasil (Pará) Escada (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA (Macrocontábil Conessa–Lions Clube de Garça/SP) BRENO SASSO (neto Zuleide e Abílio-Garça /SP)GISLENE GALVÃO BOSQUÊ (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) IRMÃ IVONI LOURDES FRITZEN (Conselheira Espiritual EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) CAIQUE TOZATO (Garça /SP) PDG HAIRTON SANTIAGO (DLC6-Lions Clube de José Bonifácio  /SP) VALDIR ALBURGUETE (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) ROBSON PARREIRA (DLC11-Lions Clube de Cordeiro /RJ)JOSÉ ALFREDO MARTINELLI MARTINO (Garça/SP) ANTONIO CARLOS MACEDO (Garça /SP)  IRIS SILVA SANTIAGO (Garça /SP) GABRIELA FATORETO (Garça /SP) GILMAR DOS SANTOS (Garça /SP)SILVIO ZILLIO (Orthometric Marilia/SP) JULIET TOLARE SILVA (Vera Cruz /SP)  PE. MILTON AFONSO DO NASCIMENTO (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jóquei de Marília/SP) PE. JOSÉ MANOEL BELO DE OLIVEIRA (Missionário Redentorista-São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEÍRO MILÊNIOó2001ó21 ANOS(Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA EMA DA SAXÔNIA

SANTO Alfege

SÃO EXPEDITO

SÃO LEÃO IX

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Maria Madalena foi anunciar: Eu vi o Senhor. O encontro pessoal com Jesus nos faz testemunhas dele: Quem procuras? – Jo 20,11-18

 

 

Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Eclo 15,3s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Pelo batismo recebemos o dom do Espírito Santo e o perdão dos pecados. Neste tempo pascal, renovemos nossos compromissos batismais, depositando nossa fé no Cristo ressuscitado.

 

– Oração 

 

PAI, ENSINA-ME A TER UM RELACIONAMENTO CONVENIENTE COM O RESSUSCITADO, RECONHECENDO QUE ELE QUER FAZER DE MIM UMA TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhai o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 19 de abril de 2022 - 3ª-feira na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Os que buscam abertamente o amor de Jesus ressuscitado experimentam transbordante alegria e coragem que os impulsionam a testemunhar a bondade e a fidelidade do Senhor.

 

 

1ª Leitura (At 2,36-41) – Convertei-vos; e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. 37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 33(32)

 

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

 

 

– 19 de abril de 2022 - 3ª-feira na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

'Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse.  (Jo 20,11-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isso, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1ª Terça-feira Páscoa – C

 

“Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: - Mulher, por que choras? A quem procuras?... Maria disse: - Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar. Então Jesus disse: - Maria! Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabuni’ (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: - Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”

(João 20,14-16).

 

Jesus, Maria Madalena foi a primeira a fazer a experiência pascal de um encontro com o senhor, na manhã da sua Ressurreição.

Ela o amava de todo coração e era uma discípula fiel, que não o abandonou e permaneceu junto com sua mãe, aos pés da cruz.

Estava desconsolada ao lado do túmulo vazio, e jamais teria condições de imaginar que o senhor estaria vivo.

A sua morte lhe causou tamanha dor, que não conseguiu reconhecê-lo presente e ressuscitado ao seu lado.

Somente quando ouviu ser chamada carinhosamente pelo nome, ela percebeu que era o senhor e exclamou cheia de alegria: ‘Mestre’.

O senhor então lhe disse que já não poderia mais ficar nesta terra, e que nem ela nem ninguém deveria segurá-lo.

Deveria voltar para o Pai, porque havia encerrado sua missão.

 

Senhor, as palavras que disse à Maria Madalena são lindas e nos dão a certeza de que a sua Ressurreição é um dom para todos nós: “Subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

Assim, Maria Madalena tornou-se a primeira testemunha da sua Ressurreição, enviada pelo senhor para anunciar aos outros discípulos: “Eu vi o Senhor!”

 

Senhor, que possamos viver este tempo pascal com o desejo profundo de poder reconhecer a sua presença pessoal nos sinais que nos deixou: no seu Evangelho, na Eucaristia, na Comunidade reunida, no próximo, principalmente naqueles que estão sofrendo.

Antes, porém, pedimos que coloque em nosso coração um pouco do amor pelo senhor que ardia no coração de Santa Maria Madalena.

Porque, sem amor, não há Ressurreição, não há encontro, não há reconhecimento da sua presença, não há fé cristã.

 

Maria santíssima, mulher, irmã e mãe de todos nós, a mais eficaz de todos os evangelizadores, que se desdobra em milhares de títulos para cuidar de todos, principalmente dos mais necessitados, ajude-nos a celebrar a Páscoa do seu Filho bendito como um passo a mais no caminho da nossa libertação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Porque somos humanos, diante de alguns eventos, é natural que nos entristeçamos profundamente.

A morte de Jesus para aqueles que o acompanharam de perto foi um golpe muito duro. Contudo, após o momento do luto, é preciso levantar a cabeça e seguir adiante. Maria experimenta este pesar, mas, ao mesmo tempo, tem o privilégio de encontrar-se com o Mestre ressuscitado. Como a ovelha que reconhece a voz do pastor, Maria reconhece que aquele homem é Jesus quando pronuncia seu nome. A voz que lhe chega aos ouvidos atinge imediatamente o coração. Ao constatar que o Senhor vive, ela recebe imediatamente a missão – do próprio mestre – de anunciá-lo.

Esse relato apresentado por João pode ser tomado como inspirador para nós hoje.

Precisamos estar atentos às vozes que nos rodeiam.

O ressuscitado nos convoca a anunciar a vitória da vida sobre a morte.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 20,11-18 - Maria! Mestre! "Eu vi o Senhor!"

 

Oração Inicial


Maria Madalena vai ao túmulo de Jesus. Ela o procura porque o ama. Sente necessidade de sua presença e sabe, por experiência, que Ele a faz feliz. A antífona da liturgia de hoje reza: “Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, Aleluia!’ (Eclo 15,3-40)

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para que nosso coração se abrase com a presença do Ressuscitado.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.

 

“A ressurreição do Senhor é mais do que uma notícia que nos deram. Nós a experimentamos no encontro com ele. Maria Madalena observa o túmulo, triste com o “desparecimento” do corpo do falecido. Vê dois anjos e ainda continua se lamentando porque levaram o corpo dele. Vê Jesus Ressuscitado e pensa que se trata do jardineiro. Só quando Jesus a chamou pelo nome, ela o reconheceu. “Maria!” “Rabûni!” “Mestre!” É o encontro pessoal com o Senhor que faz a diferença. Nós o encontramos ressuscitado na oração, na meditação de sua Palavra, na celebração eucarística, na adoração, na visita a um pobre etc. Madalena foi anunciar: “Eu vi o Senhor”. O encontro pessoal com Jesus nos faz testemunhas dele”.

 

2. Meditação (Caminho)

A exemplo de Maria Madalena acolhamos em nossa vida o Cristo e aspiremos à verdade nascida na sua ressurreição.

“Eu vi o Senhor!”. Este é o grande testemunho de Maria Madalena.

Como manifesto minha fé pascal? Sou capaz de testemunhar o amor e o poder do Senhor nas minhas experiências de fé? Maria inclinou-se para dentro do túmulo e viu dois anjos. Eu percebo a presença de Deus nas mediações humanas, no cotidiano, nos vazios da vida, nas ausências e nas vitórias?

 

 

3.Oração (Vida)

“ Maria, nas alegrias pascais, contemplamos vossa alma como estrela luminosa da esperança.

Vossa luz foi tão forte, que nem as nuvens negras da Paixão de vosso Filho, puderam diminuir-lhe o brilho. À esta luz nós nos abrigamos, para aprender lições de fé, de firme esperança.

Dai-nos a graça, ó Mãe, de vivermos este tempo pascal, cultivando a alegria – fruto da paz, da esperança, da fé – em nossas almas e ao redor de nós.

Aumentai o nosso desejo de santificar-nos, de glorificar a Deus nesta terra, que Ele possa espelhar em nós sua beleza infinita

Ó Mãe, ensinai-nos o louvor perene à Santíssima Trindade. Que nossa vida seja uma “Glória ao Pai” contínua.

Que nosso amor cresça dia a dia, e que a exemplo das mulheres que te procuraram, sejamos mensageiras(o)de tua ressurreição. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

T “Eu vi o Senhor! E contou o que o Senhor lhe tinha dito”. Como você pretende viver, durante o dia, os apelos que o senhor lhe revelou?

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.