quinta-feira, 2 de junho de 2022

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–Para que eles cheguem à unidade perfeita. – (Jo 17,20-26)

 

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 02 DE JUNHO de 2022 (Quinta-feira) 153º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É MAIS FÁCIL OBTER O QUE SE DESEJA COM UM SORRISO DO QUE À PONTA DA ESPADA.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO TURISMO RESPONSÁVEL

 DIA NACIONAL DE COMBATE À CEFALÉIA OU DOR DE CABEÇA

 DIA INTERNACIONAL DO PÓLEN

 DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS

 DIA NACIONAL DA MARCHA PARA JESUS

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Resende Costa (Minas Gerais) Tupanatinga (Pernambuco) Tomazina (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA PRANDO ROBERTO (Garça /SP) MARCELO SARTÓRI (Garça/SP) JONAS BONASSA (Radialista Adamantina/SP) ALTAMIRO BATISTA BORGES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) PASCOAL BIANCO (Colégio Lúmen Garça/SP) ELIAS ARACATI PAIVA (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. MARCELO HENRIQUE GONZALEZ DIAS ó2017ó05 ANO (Vigário Paroquial de São Pedro de Paulicéia e Nossa Senhora das Mercês/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TUPÃó1962ó60 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

DIA MUNDIAL DO TURISMO RESPONSÁVEL

 DIA NACIONAL DE COMBATE À CEFALÉIA OU DOR DE CABEÇA

 DIA INTERNACIONAL DO PÓLEN

 DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS

 DIA NACIONAL DA MARCHA PARA JESUS

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Resende Costa (Minas Gerais) Tupanatinga (Pernambuco) Tomazina (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA PRANDO ROBERTO (Garça /SP) MARCELO SARTÓRI (Garça/SP) JONAS BONASSA (Radialista Adamantina/SP) LAURINDO POLTRONIERI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) ALTAMIRO CAMPOS BATISTA(Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) JOSUÉ SILVA ABREU (Lions Clube de Belo Horizonte /MG) PASCOAL BIANCO (Colégio Lúmen Garça/SP) ELIAS ARACATI PAIVA (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. MARCELO HENRIQUE GONZALEZ DIAS ó2017ó05 ANO (Vigário Paroquial de São Pedro de Paulicéia e Nossa Senhora das Mercês/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TUPÃó1962ó60 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A unidade da Igreja provém da unidade do Pai e do Filho, é reflexo da unidade de Deus. Dessa unidade depende a fé do povo: Tu, Pai, estás em mim, e eu em ti – Jo 17,20-26

 

Eis os santos que venceram graças ao sangue do Cordeiro. Preferiram morrer a renegar o Cristo; por isso reinam com ele para sempre, aleluia (Ap 12,11).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

No ano de 1886, por ordem do rei da Uganda, Carlos Lwanga e seus 21 companheiros cristãos foram condenados à fogueira. Na homilia de canonização, em 1964, o papa São Paulo 6º afirmava: “E não queremos esquecer os outros que, pertencendo à confissão anglicana, também enfrentaram a morte pelo nome de Cristo”.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE COMUNHÃO, NÃO PERMITAS QUE SE ROMPAM OS LAÇOS QUE ME LIGAM A TODOS OS MEUS IRMÃOS E IRMÃS, E FAÇA-ME COMPREENDER O VALOR DA UNIDADE PROCLAMADA POR JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso Espírito nos transforme com a força dos seus dons, dando-nos um coração capaz de agradar-vos e de aceitar a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de junho de 2022 5ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 22,30, 23,6-11) – É preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 13o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do augusto imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 16(15)

 

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 

 

– 02 de junho de 2022 5ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Para que eles cheguem à unidade perfeita.  (Jo 17,20-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito Santo, o Paráclito, / haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado (Jo 14,26). 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

7ª QUINTA-FEIRA PÁSCOA – C:

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 

João 17,20-26: Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim”.

 

Jesus, a sua preocupação pelos discípulos, não se limitava apenas aos que conviveram com o senhor.

Seu olhar se estendeu a todos nós, que hoje acreditamos no senhor, ao pronunciar essa longa oração, pouco antes de sua paixão e morte.

E a sua súplica insistente ao Pai era para que todos fôssemos um.

E não se tratava de uma unidade qualquer, mas de uma união que fosse o sacramento da sua união com o Pai, que testemunhasse diante do mundo que o senhor fora enviado pelo Pai para nos unir como irmãos e irmãs.

Afinal, a finalidade da sua Encarnação era e é unir-nos tão profundamente à sua humanidade, para que pudéssemos participar da sua comunhão trinitária: “Eu neles e tu em mim”, para que todos sejamos um. Senhor, ainda estamos distantes de realizar pra valer a sua súplica.

Desde o início, muitos têm caído na tentação de defender verdades, que se tornaram discórdias e divisões, e deixaram de lado aquilo que constitui o essencial da sua vida e da sua mensagem: o amor imenso, que veio do Pai até nós pela sua vinda, e o amor que o senhor quer levar como resposta humana ao Pai.

Portando, é o amor que continua nos unindo ou nos dividindo, nos santificando na unidade ou nos dividindo na dispersão das religiões e das igrejas.

Senhor, continuamos com uma grande necessidade de Pentecostes, e pedimos que o Espírito Santo, fonte do amor e da unidade, se derrame sobre nós e sobre todos os cristãos, criando em nós a inquietação missionária pela unidade.

Somente assim, a obra da redenção chegará à sua plenitude.

 

Maria santíssima, a senhora, que já vive o sonho de unidade do seu Filho, interceda por nós, para que a unidade seja a meta principal de nossa fé, e todos os cristãos voltem a se reunir ao seu redor. Faça com que a comunhão fraterna e a comunhão trinitária sejam o anseio maior da nossa existência. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nossa vocação é algo muito particular e próprio; contudo, ela não nos foi dada para nós mesmos. Nossa vocação alcança sua plenitude quando é posta a serviço dos irmãos e irmãs e da comunidade. Uma vocação encerrada em si mesma não desabrocha como deveria; como no caso de uma árvore malcuidada que não produz frutos abundantes nem saborosos o suficiente. Vocação significa compromisso que, por sua vez, implica responsabilidade. Pedro, por amor ao Mestre, é chamado a alimentar as ovelhas; e nós, em nossa vocação, por amor ao Mestre, somos chamados a realizar quais atividades? Por amor (e somente por amor) somos capazes de compreender situações duras e penosas, não por comodismo ou covardia, mas porque entendemos que seguir o Mestre pode ser algo extremamente perigoso. O Espírito Santo prometido vem em nosso socorro; mantenhamos a fé!

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 17,20-26 - Jesus ora pelos que vão crer

 

Oração Inicial


Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Jesus confiou aos seus discípulos a missão de serem testemunhas da unidade, e a fé das primeiras gerações cristãs dependeu desse testemunho. Sermos testemunhas no mundo de hoje é o convite que a Palavra nos faz.

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho e observe o pedido que Jesus dirige hoje ao Pai. Quem são “aqueles que vão crer em mim”? Qual é a importância do testemunho dos discípulos?

 

“Nós somos a grande comunidade dos discípulos de Jesus, sua Igreja. Em sua oração sacerdotal, ele rezou por nós. Rezou por todos os que haveriam de crer pela pregação dos apóstolos. E fez ao Pai um pedido muito especial: que vivêssemos em unidade, que todos sejamos um só, isto é, experimentemos e expressemos o amor que une o Pai e seu enviado. Jesus sabia que, neste mundo, muita coisa joga contra a unidade. A grande comunidade cristã se encontra hoje dividida em muitas igrejas e comunidades separadas. A prece de Jesus foi que participássemos da unidade que há entre ele e o Pai. A unidade é a força que leva o mundo a crer no amor de Deus, que enviou seu Filho e nos ama como ama a ele.”    

 

2. Meditação (Caminho)

A súplica de Jesus não é somente pelos que creem, mas por aqueles que abraçarão a fé, não importa em que tempo da história.

O que é ser testemunha de Cristo no mundo de hoje? Quem lhe transmitiu a fé cristã? De quais pessoas você recorda como testemunhas dos valores cristãos?

Reze por essas pessoas e para que o testemunho dos cristãos, hoje, seja autêntico e eficaz.

 

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração. Apresente ao Senhor este apelo e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.