sexta-feira, 13 de outubro de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. – (Lc 11,15-26)

 



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 13 DE OUTUBRO de 2023 (sexta-feira) 286º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SORRISO ENRIQUECE OS RECEBEDORES SEM EMPOBRECER OS DOADORES.

(Mário Quintana)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO FISIOTERAPEUTA

DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

DIA MUNDIAL DO OVO MÓVEL 2ªSEXTA

DIA MUNDIAL DO ESCRITOR

DIA INTERNACIONAL DO TERNO

DIA MUNDIAL DE CUIDADOS PALIATIVOS E HOSPICE

DIA DO CÉTICO

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A TROMBOSE

DIA DO DINHEIRO

DIA DO ENFERMEIRO VETERINÁRIO

DIA DO MAQUIADOR

DIA DO PEREGRINO

DIA DO NECROPSISTA / TÉCNICO EM NECROPSIA

DIA DA REDUÇÃO DOS DESASTRES NATURAIS

DIA DE LEVAR SEU URSO DE PELÚCIA PARA O TRABALHO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL) EM ARAPIRACA

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (12 a 18/10)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto Feliz (São Paulo) Curvelo - Lavras - Rio Pardo de Minas (Minas Gerais) Serraria - Poço de José Moura (Paraíba) Angicos  (Rio Grande do Norte) União dos Palmares - Viçosa (Alagoas) Carmo (Rio de Janeiro) Porto Belo - Treze Tílias (Santa Catarina))

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Tatiana ananias (prima-BB-Brasília /DF) Teresa Perez Prado (Lions Clube de Suzano /SP) MaURiCIO DE SOUZa (DLC6-PDG Lions Clube de Batatais /SP) JOSIANE MANCUSO MARIANO (Sicredi-Garça /SP) MARIA FRANCISCA TEIXEIRA BOGAMIL (Três Lagoas /MS) FABIO DIAS (superintende da ACIG–Garça /SP) NAGILA FREIRE DA SILVA (Bastos /SP) TINO CRUZ  (Garça /SP )CARLOS SILVA JUNIOR  (Personal Trainer-Garça /SP )LETÍCIA GUZZI  (Valparaíso /SP ) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: PADRE RAFAEL LOPES CIUFFAó2018ó05 ANO (Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima de Adamantina /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO DANIEL e COMPANHEIROS

SANTO EDUARDO O CONFESSOR

SANTa Caledôni

■ SÃO Congano

■ SÃo Fausto de Córdova

■ SÃo Geraldo de Saint-Cirgues

■ SÃo Januário de Córdova

■ SÃO Leobono

■ SÃO Lubêncio

■ SÃO Marcial

■ SÃo Rômulo de Sanremo

■ SÃO Simberto
■ SÃO Teófilo de Antioquia

■ SÃo Venâncio de Tours

BEATA ALEXANDRINA MARIA DA COSTA

BEATO Aquilino

BEATO Cipriano

BEATO Crisanto

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

QUEM NÃO ESTÁ COMIGO ESTÁ CONTRA MIMLc 11,15-26 - A favor ou contra Jesus?

 

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Toda calamidade pode transformar-se em alerta e ocasião para avaliarmos nosso caminho espiritual, pois o Senhor “julgará o mundo com justiça, e as nações há de julgar com equidade”. Estamos construindo nossa vida em Deus, ou deixamos nosso coração dividido e vulnerável ao mal?  

 

– Oração 

 

“PAI, AFASTA DE MEU CORAÇÃO TODOS OS PRECONCEITOS QUE ME IMPEDEM DE ACOLHER JESUS CRISTO COMO TEU ENVIADO PARA TRAZER AO MUNDO A SALVAÇÃO E A LIBERTAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de outubro de 2023 sexta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus faz triunfar no mundo o Reino de Deus. A Palavra divina nos convida, pois, a colaborar com sua obra, unindo-nos, no mesmo espírito de oração e conversão, para apressar o advento do “dia do Senhor”, de julgamento e plena alegria.

 

 

1ª Leitura (Jl 1,13-15;2,1-2) – Está chegando o dia do Senhor. É um dia de escuridão fechada. Leitura da Profecia de Joel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações. 14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia, congregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15“Ai de nós neste dia!” O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade. 2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, que está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 9A(9)

 

O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.

1. Senhor, de coração vos darei graças, / as vossas maravilhas cantarei! / Em vós exultarei de alegria, / cantarei ao vosso nome, Deus altíssimo! – R.

O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.

2. Repreendestes as nações, e os maus perdestes, / apagastes o seu nome para sempre. / Os maus caíram no buraco que cavaram, / nos próprios laços foram presos os seus pés. – R.

O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.

3. Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, / preparou o tribunal do julgamento; / julgará o mundo inteiro com justiça, / e as nações há de julgar com equidade. – R.

O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.

 

 

 

– 13 de outubro de 2023 sexta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.  (Lc 11,15-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Agora o príncipe deste mundo / há de ser lançado fora; / quando eu for elevado da terra, / atrairei para mim todo ser (Jo 12,31s). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

13/10/23          27ª Sexta-feira TC – A

 

Lucas 11, 15-17.20.23: “Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: - É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu... Jesus disse-lhes: - Todo reino dividido contra si mesmo será destruído... Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus...Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.”

 

Jesus, o senhor enfrentou opositores tão maldosos, que para acusá-lo, eram capazes de atribuir ao demônio uma obra que somente Deus poderia realizar.

Porque, toda ação diabólica é aquela que cria ódio, condena, divide e mata, enquanto a ação divina é aquela que cura, reconcilia, une e gera vida e amor.

O senhor foi aquele que acolhia, curava, perdoava, fazia reviver e reintegrar-se na comunidade, a começar dos enfermos e dos pequeninos.

Num tempo em que muitas doenças eram tidas como possessões do demônio, o senhor os expulsava, porque curava cegos, surdos, mudos, paralíticos, devolvendo-lhes a dignidade de ter vez e voz dentro da sociedade, e de participar novamente da sua comunidade.

Contudo, muitos, além de atribuir seus milagres ao poder do demônio, ainda exigiam do senhor sinais mais espetaculares do que atender aos pobres e enfermos.

Senhor, nós não queremos pertencer àqueles que só sabem causar medo e dispersar, pela sua intolerância e fanatismo, pela sua arrogância e ganância. Que seu Espírito nos faça estar sempre com o senhor, reconhecendo como sinais vivos da sua presença todas aquelas pessoas que se empenham em recolher, reconciliar e unir.

Livre-nos do espírito dos seus opositores e que saibamos estar atentos àquelas pessoas, cujas ações são diabólicas, porque só provocam divisões e ódios, injustiças e violências, deixando mudos, ou seja, sem vez e sem voz, os pobres e os aflitos deste mundo.

Não permita jamais que cometamos o pecado grave contra o Espírito Santo, que atribui ao mal ou ao demônio aquilo que é feito com amor em favor da vida do próximo.

 

Santa Maria, Mãe de Deus, juntos com a senhora queremos louvar e engrandecer o seu Filho por todas as maravilhas que têm realizado pela nossa salvação, principalmente quando não nos deixa cair em tentação e nos livra do mal. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus é acusado de expulsar demônios, mediante o poder do chefe dos demônios. Um disparate sem cabimento. Como poderiam as forças do mal lutar contra si mesmas? Jesus deixa claro que ele combate o mal mediante o poder de Deus, sinal de que o Reino de Deus já chegou. É uma resposta àquele que pedia um sinal do céu. Com a chegada do “mais forte” (Jesus), as forças malignas se afastam. E diante de Jesus, é necessário tomar posição: a favor dele, ou contra. Quem se põe contra Jesus, torna-se seu inimigo, apoiando uma ideologia contrária ao plano de Deus. Se a pessoa libertada não dá sua adesão a Jesus e prefere manter-se neutra ou contra, sua situação será pior que antes. É uma predição do triste fim de quem não dá plena adesão a Jesus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,15-26 - A favor ou contra Jesus?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Jesus vai ao encontro dos oprimidos e os liberta; dos doentes e os cura; dos pecadores e os perdoa; mas a Ele pedem sinais extraordinários e não percebem a magnitude de sua misericórdia.

Oração: Pai querido confio em ti e a ti me entrego. Nutra meu espírito com teu amor, por tua compaixão cura-me e conserva a minha vida.

1. Leitura (Verdade)

A questão do poder, ao longo da história da humanidade, nunca foi bem entendida. Ainda hoje passamos a compreender verdadeiramente as pessoas quando estas recebem algum encargo. O poder é fascinante e desconhece a humildade. Jesus usa o poder de forma simples e autêntica. A legitimidade do poder está no serviço.

 

Quem exerce algum cargo é porque pode servir melhor. Jesus foi acusado de utilizar o poder de Belzebu, o chefe dos demônios, para expulsar os demônios. Jamais o mal é capaz de expulsar o próprio mal. Somente o bem tem a capacidade de amenizar e neutralizar a força do mal. Diante de Jesus, o mal fica desconfortável e acaba sendo expulso. O segredo é aumentar o bem, pois é a arma contra o mal

2. Meditação (Caminho)

Tenha fé em Deus, que nos ampara em todas as situações e nunca nos abandona. Ele nos conhece intimamente e tem o remédio certo para tratar nossas dores, nos libertar e nos fazer encontrar o equilíbrio e a harmonia.

 

Algumas pessoas acusam Jesus de expulsar o mal pelo poder do demônio, outros querem de Jesus um sinal do céu. Ele mesmo, Jesus, o Filho de Deus, é este sinal, com seu agir misericordioso, revelando a face amorosa do Pai.

Faça uma revisão de suas atitudes e veja seu posicionamento frente a prática de Jesus. De que lado você está?

 

3.Oração (Vida)

Apresente, confiante, a sua oração ao Senhor. Ele acolhe os nossos pedidos feitos com fé e sinceridade de coração. Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.

Conclua com esta oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

– que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP