domingo, 22 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Assentar-se-á em seu trono glorioso e separará uns dos outros. - (Mt 25,31-46)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 22 DE NOVEMBRO de 2020 (domingo) 326º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

LONGO É O CAMINHO ENSINADO PELA TEORIA. CURTO E EFICAZ, O DO EXEMPLO.

(Sêneca)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

DIA DA MÚSICA

DIA INTERNACIONAL DO MÚSICO

DIA NACIONAL DE LUTA PELA PESCA ARTESANAL

DIA NACIONAL DE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

DIA OFICIAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL

DIA DO FABRICANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

DIA DO RECICLADOR

DIA DE DAR UMA VOLTA

DIA DO EMPRESÁRIO JUNIOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Álvaro de Carvalho - Monte Castelo (São Paulo) Niterói (Rio de Janeiro) Iguaraçu (Paraná) Araguainha (Mato Grosso) Cruzeiro do Sul  (Rio Grande do Sul) Barro - Capistrano - Chaval - Frecheirinha - Iracema -Itatira - Jati - Marco - Monsenhor Tabosa - São Luís do Curu (Ceará) Campo Maior (Piauí) Cândido Mendes - Peritoró  (Maranhão) Ji-Paraná  (Rondônia) Lagoa - Santa Cecília do Pavão (Paraíba) Naviraí (Mato Grosso do Sul) Piracanjuba (Goiás) Lages (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CLAUDIA VIANNA (Lions Clube de Vera Cruz Paulista/SP) WOLNEY BRANCO (Lions Clube de Lins/SP)RENATO  CESAR  DE FREITAS (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) MARCIA CRISTINA OLIVEIRA PEREZ (Magia Boutique Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1959ó61ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTA CECÍLIA

Cecília (Itália, séc. III), padroeira da música e dos músicos por ter cantado ao Senhor no momento do martírio, foi uma mulher de grande caridade para com os necessitados. De famália nobre e rica, obteve, com suas virtudes, a conversão do esposo. É a padroeira da música e de todos  os músicos, e foi uma jovem de vida humilde.

TOMÁS REGGIO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 25,31-46

Que possamos aprofundar a nossa fé na realeza de Cristo e nos dispor a colaborar para que o Reino de amor, justiça, paz e fraternidade

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos (Ap 5,12; 1,6 (aqui seria 13))

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Deus, que quer ser tudo em todos, nos reúne nesta solenidade de Cristo, Rei do Universo. Jesus, nosso rei e pastor, nos conduz pelos caminhos do cuidado e do amor pela vida, e a ele se submetem todos os poderes do mundo. Celebremos esta Eucaristia com alegria e em comunhão com os leigos e leigas comprometidos com o reinado de nosso Senhor.

– Oração 

 

PAI, COLOCA NO MEU CORAÇÃO UM AMOR ENTRANHADO PELOS QUE SÃO TEUS PREFERIDOS. É POR MEIO DELES QUE CHEGAREI A TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de novembro de 2020 34º Domingo Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Do Tempo Comum a

– Liturgia da Palavra 

Servindo a Jesus, nosso rei, encontramos a vida plena e recebemos a herança do Reino. Abramos o coração para acolher sua Palavra, fonte dfe felicidade e de todo bem. 

 

1ª Leitura (Ez 34,11-12.15-17) – Quanto a vós minhas ovelhas: farei justiça entre uma ovelha e outra.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão.

15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar — oráculo do Senhor Deus. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito.

17Quanto a vós, minhas ovelhas — assim diz o Senhor Deus —, eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 23(22)

O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.

 

 

2ª Leitura (1Cor 15,20-26.28) – Entregará a realeza a Deus-Pai, para que Deus seja tudo em todos.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 20Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte, e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.

22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte.

28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 22 de novembro de 2020 34º Domingo Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Assentar-se-á em seu trono glorioso e separará uns dos outros. - (Mt 25,31-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o reino que vem, seja bendito; ao que vem e a seu reino, o louvor! (Mc 11,10)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.

32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’

40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’

41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.

44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’

45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’

46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino de Deus acontece quando cuidamos dos necessitados”

“Então, o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!’” 

 (Mateus 12,49-50)

Celebramos, hoje, a Solenidade de Cristo Rei do Universo e queremos reconhecer o senhorio de Jesus, queremos proclamá-Lo como Rei e Senhor da nossa vida. Queremos também olhar para todas as realidades presentes e futuras. No presente, queremos reconhecer Jesus, o Senhor da nossa casa, da nossa família e da nossa história.

 

Queremos também reconhecer que o fim de todas as coisas é o reinado universal do Senhor Jesus, onde todos se voltarão para Ele; e Jesus, como o bom Rei, separará os que pertencem e os que não pertencem ao Seu Reino.

 

É óbvio que aqueles que deixarem Jesus reinar na sua vida durante a vida, reinarão com o Senhor, e aqueles que não assumiram ou não permitiram o senhorio de Jesus acontecer na sua vida, não participarão do Reino eterno do Senhor Jesus.

 

O Reino do Senhor — onde Ele mesmo vai chamar para estar à Sua direita os benditos do Pai, para receber a herança que está preparada desde à criação do mundo —  será daqueles que foram a misericórdia de Deus para com o Seu próximo.

 

“O Reino de Deus acontece quando o pobre é cuidado, quando a fome é saciada, quando o necessitado é acolhido”

 

O Reino de Deus é daqueles que exercem a misericórdia, a caridade e o amor para com o seu próximo. O Reino de Deus não é feito só de orações, a oração é fundamental e essencial, mas a oração que não se reveste de obras de misericórdia, não faz parte do Reino de Jesus.

 

As obras de misericórdia são estas: cuidar dos mais necessitados. Jesus está naquele que está com fome, com sede, naquele que está nu, que está na prisão, naquele que está renegado em nossas ruas, naquele que está doente e enfermo.

 

Muitas vezes, nós que somos igreja, não reconhecemos Jesus nessas pessoas, não temos tempo, desprezamos, não cuidamos, não devotamos amor; até nutrimos muitas vezes ódio, nojo, rejeição e desprezo. Estamos desprezando Jesus que está neles.

 

Não podemos deixar ninguém ao nosso lado passar fome e necessidades. Não se constrói o Reino de Deus apenas para alguns privilegiados, porque alguns querem justificar a sua bonança: “Porque tem muito”; “Porque Deus me deu”. Se foi Deus que te deu, Ele te deu para repartir, para compartilhar, para que você possa cuidar daqueles que não têm. Como nos diz São João Crisóstomo: ‘Tudo que temos em nossa casa pertence aos pobres’.

 

Infelizmente, está se formando uma mentalidade cristã totalmente deturpada, onde as pessoas querem acumular, ter e acreditar que a bênção de Deus está no possuir quando, na verdade, a bênção de Deus está no dividir, está no saber partilhar e compartilhar o pão que temos em nossa casa, a começar por nossas crianças que precisam saber repartir os presentes que ganham a nós adultos que precisamos vencer o nosso egoísmo para encontrarmos o Senhor Jesus no meio dos mais pobres e sofridos.

 

O Reino de Deus não começa nos nossos banquetes, o Reino de Deus acontece quando o pobre é cuidado, quando a fome é saciada, quando o necessitado é acolhido, quando o doente é cuidado.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O evangelho do domingo de Cristo Rei é a conclusão do discurso escatológico de Mateus. Ele descreve com imagens solenes a vinda de Jesus, Rei e Messias. Segundo esse relato, o julgamento final não se concentrará na realização de grandes e excepcionais obras, mas se dará com base na prática ou não das obras de misericórdia corporal elencadas. Mateus herdou os termos “castigo eterno” e “vida eterna” da literatura apocalíptica. Os herdeiros do Reino de Deus serão os que praticaram a justiça em favor dos pequeninos: dos que não têm o que comer nem o que beber, são excluídos por qualquer motivo, estão sem roupa, doentes e cativos por defenderem os valores do evangelho. Servindo-os, estaremos servindo o próprio Cristo, pois Jesus se identifica com cada um deles. O encontro com o Senhor que tarda não se dará por meio de ritos e celebrações, rezas e louvores – que podem servir para aliviar a consciência -, mas acontecerá quando formos capazes de nos empenhar em favor da promoção dos empobrecidos.

ORAÇÃO

Ó Jesus, Rei do universo, tua mensagem nos mostra que a injustiça um dia terá fim, e que serão recompensados os que se esforçam para cumprir a vontade de Deus. Vem, Senhor, alimentar nossa esperança de entrarmos na tua glória para vivermos em comunhão contigo para sempre. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Venham! ... Afastem-se!... (Evangelho do Domingo de Cristo Rei)

 

Oração Inicial

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Neste último domingo do ano litúrgico, Jesus nos lembra de que o seu Reino não é deste mundo.
E o Evangelho nos traz um convite: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”

Que possamos, ao longo do dia, aprofundar a nossa fé na realeza de Cristo e nos dispor a colaborar para que o Reino de amor, justiça, paz e fraternidade que Jesus veio implantar se realize entre nós.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? Como Jesus apresenta o seu Reino? Destaque as palavras que mais chamaram sua atenção durante a leitura.

“Baseado na imagem dos teatros antigos e na visão do profeta Daniel, nos é apresentado o “fim dos tempos”. “Começou a sessão e os livros foram abertos”, lembra Daniel. Na realidade, a coisa é mais simples. Com a morte fica decidido o destino a partir das escolhas feitas em vida.

Depois, num dia não sabido, a história humana terá um fim. Cristo, Rio do Universo, entregará ao Pai a humanidade reconciliada. Até lá os discípulos de Jesus caminham em meio às provações. Se num vestibular soubéssemos as perguntas que iriam cair, com grande empenho nos prepararíamos. Nós já sabemos a única pergunta que será feita: “Fui pobre, peregrino, doente, e você me socorreu?”. No fim da vida seremos julgados num único quesito: o amor.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você hoje? Como você vive os valores do Reino anunciados por Jesus? Você é promotor(a) da paz, da fraternidade e da justiça? Tem colaborado para que o amor reine na sua vida, na sua família, no seu trabalho? Promove a vida dos seus irmãos e irmãs? Utiliza-se do poder, da indiferença e do egoísmo para alcançar seus objetivos?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade.

Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.

Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no Caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O serviço, a doação, a solidariedade e a comunhão com nossos irmãos necessitados são frutos da ação de Deus acontecendo no coração humano. De que maneira esta passagem o(a) compromete? O que ela lhe pede?

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.