quinta-feira, 19 de março de 2020

ERA UMA VEZ.... Padre Valdo!


Pe. Valdo Bartolomeu de Santana
Pároco da Paróquia 
Santo Antônio de Junqueirópolis
O PEIXE E O MAR
"Lança-te mar adentro; lançai vossas redes para a pesca"
Lc 5,4

Uma vez pediram a um peixe para falar do mar.
            - Fala-nos do mar – disseram-lhe.
            - Dizem que é muito grande o mar – respondeu o peixe. – Dizem que sem ele morreríamos. Não sou o peixe mais indicado para vos falar do mar. Eu, do mar, o que conheço bem são só estes dez metros à superfície. É só deles que vos posso falar. É aqui que passo o meu tempo, quase sempre distraído. Ando de um lado para o outro, à procura de comida ou simplesmente às voltas com o meu cardume. No meu cardume não se fala do mar. Fala-se das algas, das rochas, das marés, dos peixes grandes e perigosos, dos peixes pequenos e saborosos e de que temperatura fará amanhã. O meu cardume é assim: eles vão e eu vou atrás deles.
            - Mas tu, que és peixe, nunca sentiste o mar?
            - Creio que o sinto, às vezes, passar por minhas guelras. Umas vezes o sinto, outras não. Às vezes o sinto, quando não me distraio com outras coisas. Fecho os olhos e fico sentindo o mar. Isso tudo de noite, claro, para que os outros não veja. Diriam que sou louco por dar tempo ao mar.
            - Conheces o mar, portanto. Pode falar-nos do mar?
            - Sei que é grande e profundo, mas não vos quero enganar. Sei de peixes que já desceram ao fundo do mar. Quando os ouvi falar, percebi que não conheço o mar. Perguntai a eles, que vos saberão falar do mar. Eu nunca desci muito fundo. Bem, talvez uma ou duas vezes... Um dia as ondas eram tão fortes que eu tive de me deixar levar muito fundo, para não morrer. Nunca tinha estado lá e nunca esquecerei que lá estive. Apenas vos sei falar bem da superfície do mar...
            - Foi ruim, quando desceste? Por que voltaste à superfície?
            - Não foi ruim. Foi muito bom. Havia muita paz, muito silencio. Era como se lá fosse a minha casa, como se ali eu estivesse inteiro.
            - Por que não voltaste lá para o fundo? Por preguiça?
            - Às vezes acho que é preguiça, outras acho que é medo.
            - Medo? Mas tu não disseste que era bom? Medo de quê?
            - Medo do desconhecido, medo de me perder. Aqui à superfície já estou habituado. Adquiri um certo estatuto para mim mesmo. Controlo as coisas ou, pelo menos, tenho a sensação de as controlar. Lá embaixo não sei bem o que pode me acontecer. Estou todo nas mãos do mar.
            - Tiveste medo quando chegaste ao fundo do mar?
            - Não tive medo algum. Era tudo muito simples... E no entanto agora tenho medo... Mas eu não cheguei ao fundo do mar! Apenas estive menos à superfície.
            - E que dizem os outros, os que lá estiveram?
            - Dizem coisas que eu não entendo. Dizem que é preciso ir para saber. E dizem que não há nada mais importante na vida de um peixe.
            - E explicam como se vai?
            - Ai é que está. Explicam que não se chega lá por esforço, que só podemos fazer esforço em deixar-nos ir. Que é só o mar que nos leva ao mar.
            Então veio uma corrente mais forte que o fez descer. O peixe tentou lutar contra ela com todas as forças que tinha, à medida que via distanciarem-se as coisas da superfície. Talvez para sempre... Mas depois fechou os olhos, confiou e já sem medo deixou-se ir. Bibliografia: O Príncipe e a Lavadeira, de Nuno Tovar de Lemos, sj. Paulinas, pg 33-35

Reflexão. O Senhor nos convida a sair da superfície e avançar para águas mais profundas, se quisermos, de fato, conhecermos o mar, mergulharmos no Senhor.
            Crie coragem, faça a experiência e viverás.

padrevaldo7@gmail.com


–■COMECE O DIA FELIZ!■–José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. - (Mt 5,17-19)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A R Ç O MÊS  D A  F R A T E R N I D A D E
 GARÇA/SP, 19 DE MARÇO de 2020 (quinta-feira) 078º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
É MUITO MAIS FÁCIL CONSERVAR O CARÁTER DO QUE RECOBRÁ-LO.
(Thomas Paine)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA do CARPINTEIRO e DO MARCENEIRO
DIA DO FUNCIONÁRIO PUBLICO MUNICIPAL
DIA MUNDIAL DO ARTESÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arandu – Aspásia - Barra Bonita - Caiuá - Corumbataí - Cravinhos - Flora Rica - João Ramalho - Meridiano - Ribeirão Pires - São José do Rio Pardo - São José do Rio Preto - Vitória Brasil (São Paulo) Guia Lopes da Laguna - Ribas do Rio Pardo (Mato Grosso do Sul) Cedro de São João (Sergipe) São José (Santa Catarina) Gavião (Bahia) Niquelândia - Planaltina (Goiás) Bragança (Pará) Itajubá - Nova Era - Passabém - Vargem Alegre (Minas Gerais) Rio Bonito do Iguaçu - Rio Branco do Ivaí - Saudade do Iguaçu (Paraná) Vila Bela da Santíssima Trindade (Mato Grosso)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ELIS ÂNGELA VERGÍLIO BONASSA (Lions Clube de Garça/SP)MARIA DOS SANTOS SERAFIM (Garça /SP)  GUSTAVO CEZAR HENRIQUE DA SILVA (diretor ACIG-Rede Postão de Garça /SP) JOSÉ LUIZ MARQUES (Vereador Garça/SP)PAULO ANDRÉ BERTONE FANECO (Vereador Garça/SP)MATEUS SOLER MARTINS (Goiânia/GO)SILVIA HELENA ABIDO DE MELO (Garça Construções -Garça /SP)ILDA TAKAKO KIKUTI KOYOMA (SK Consultoria -Garça /SP) BRUNO SASSO (Garça/SP) DOUGLAS RODRIGUES (São Paulo /SP) ROSE CARLA BORGES MARINI (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VILMA RAID FERNANDES E JARBAS FERNANDES SOARES ó1965ó55 ANOSó(Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE AGUDOSó1964ó56 ANOSó(Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
SÃO JOSÉ
José (Palestina, séc.1º) assumiu a missão de acompanhar e proteger sua esposa, Maria, e o seu filho adotivo Jesus. Foi o homem justo e fiel que Deus pôs como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja e protetor de todas as famílias.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eis o servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou a sua casa (Lc 12,42).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Humilde, justo e fiel a Deus, José assumiu na fé a missão de ser esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Em comunhão com toda a Igreja, celebremos nosso padroeiro universal e peçamos sua proteção para as famílias do mundo inteiro.
– Oração 
PAI, DAI-ME SER COMO JOSÉ, SERVO OBEDIENTE, TEMENTE À SUA PALAVRA E DANDO BOM TESTEMUNHO JUNTO À MINHA FAMÍLIA, NO MEU LAR, NA SOCIEDADE E SEJA CONSTRUTOR DO SEU REINO, ENFIM SEJA BOM OPERÁRIO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
19 de março de 2020 5ª-feira da 3ª Semana da Quaresma São José, esposo de Nossa Senhora . Solenidade
■ Deus estabeleceu aliança coma casa de Davi, linhagem à qual pertencia são josé e da qual nos veio o rei por excelência, Jesus. Firmados na fé e na esperança, acolhamos a Palavra do Senhor.

1ª Leitura (2Sm 7,4-5.12-14.16) O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. (Lc 1,32)  Leitura do segundo livro de Samuel:

Naqueles dias, 4a Palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5a“Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 88(89),
Eis que a sua descendência durará eternamente.

2ª Leitura (Rm 4,13.16-18.22) Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na fé.  Leitura da carta de são Paulo aos Romanos:

Irmãos, 13não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apóia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua prosperidade”. 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça..
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
19 de março de 2020 5ª-feira da 3ª Semana da Quaresma São José, esposo de Nossa Senhora . Solenidade
José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.  - (Mt 5,17-19)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo palavra de Deus!
- Felizes os que habitam vossa casa, para sempre eles hão de louvar!  (Sl 83,5) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.  21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
José, operário do Reino de Deus, rogai por nós!”
José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque Ela concebeu pela ação do Espírito Santo”
(Mateus 1,20)
Hoje, temos a alegria de celebrar São José, o pai adotivo de Jesus, o esposo da Virgem Maria, o patrono e guardião de toda a Santa Igreja. Modelo de homem, modelo daqueles que são servidores do Evangelho.

Olho para José e vejo o homem justo, temente a Deus e fiel ao Senhor em todas as coisas. José até quando não compreendeu, temeu, obedeceu, baixou a cabeça para procurar compreender o que era de Deus. José, o homem servidor, não colocou seus interesses, sua vontade acima de nada, mas se colocou como servidor de Deus para todas as situações.

José, operário do Reino de Deus, não só o operário trabalhador com as suas mãos humanas, como o bom carpinteiro que era, mas foi o operário fundamental para ser a presença de pai, a presença humana, presença de homem na vida do menino, do adolescente e do jovem Jesus.

José, o companheiro de Maria, o esposo, o amigo, aquele que esteve ao lado para cobrir as fragilidades em uma época e sociedade onde a mulher era um ser muito frágil. Ali estava José, companheiro para todas as horas, mesmo quando não compreendeu o segredo belo e profundo entre Maria e Deus, ele, simplesmente, baixou a cabeça e obedeceu.

Queremos São José em nossas casas, em nossas famílias, na Igreja; queremos José guardião da humanidade e da sociedade”

Olhemos para José, o homem temente a Deus, a ele foi confiado os tesouros mais preciosos do Reino dos Céus. A José foi confiada a paternidade de Jesus, o Filho eterno de Deus.

José cuidou, amou, protegeu, ensinou e educou Jesus. A José foi confiado o cuidado de Maria, a Mãe de Jesus, a esposa do Espírito Santo, a serva fiel do Senhor.

Olhemos para José, aquele que se guardou para Deus e guardou tudo o que tinha para o Senhor. Ele não guardou nada para si, não reteve nada para ele, não se deixou levar pelas suas vontades, mas procurou em tudo fazer a vontade do Pai.

Queremos José em nossas casas, em nossas famílias, na igreja; queremos José guardião da humanidade e da sociedade. Queremos José, guardião de nossos lares.       

Rezemos: “Dê-nos, Senhor, mais homens como José, servos, obedientes, tementes a Sua Palavra. Coloque, no coração dos homens, o desejo de olharmos para José e sermos fiéis. Bons homens em nossas casas, em nossos lares, em nossas famílias, na sociedade, construtores do Reino dos Céus, bons operários da messe eterna. São José, valei-nos!”.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - A dignidade do trabalho
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— festa de são José, consideramos teologicamente a realidade do trabalho. A “Bíblia" mostra como o trabalho pertence à condição originaria do homem. Quando o Criador plasmou o homem a sua imagem e semelhança, o convidou para trabalhar a terra... E o mesmo Filho de Deus, fazendo-se semelhante em todo a nós, dedicou muitos anos as atividades manuais (era o “filho do carpinteiro”).


O trabalho é fundamental para o desenvolvimento do homem e da sociedade. Deve se organizar “sempre" no pleno respeito da dignidade humana e ao serviço do bem comum: o homem é sujeito e protagonista do trabalho. Ao mesmo tempo, é indispensável que o homem não se deixe dominar pelo trabalho, que não o idolatre, pretendendo achar nele o sentido último e definitivo da vida.

—É necessário viver uma espiritualidade que ajude os crentes a se santificar através do seu trabalho, imitando a são José, que cada dia abasteceu com suas mãos as necessidades da Sagrada Família.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Último patriarca a receber comunicações via sonhos e declarado patrono da Igreja universal por Pio IX, São José é pai adotivo e guarda do menino Jesus, tendo sido colocado como chefe da Família de Nazaré. Ele estabelece a ligação de Jesus à descendência de Davi. Os evangelhos pouco falam de José. As poucas menções revelam que ele era carpinteiro, descendente da tribo de Davi, homem justo. Foi uma figura silenciosa, mas muito presente na infância e adolescência de Jesus. O episódio do encontro de Jesus no Templo é o evangelho proposto para esta solenidade. O relato mostra José acompanhando sua família até Jerusalém, mas o centro da narrativa é Jesus. Mesmo tendo pais terrenos, Jesus mostra, desde pequeno, sua relação filial com Deus, seu Pai. Interrogado pela mãe, ele responde que deve se preocupar com as coisas do seu Pai. Seguir a vontade de Deus pode significar ir além dos limitados horizontes da família. Jesus volta com sua família e convive com ela até o dia em que assumirá sua missão profética e missionária..

ORAÇÃO
Ó Jesus adolescente, aos doutores da Lei escutas com atenção e interrogas com inteligência, no Templo de Jerusalém. És aprendiz, mas, acima de tudo, és Mestre, porque falas a respeito das realidades do teu Pai celeste. Dá-nos, Senhor, abertura de coração para acolher e praticar teus ensinamentos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: I. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,14-23 - Não basta admirar. É preciso fé!

Saudação
Passo a passo, a caminho com Jesus,
Estamos na quinta-feira da 3ª semana da quaresma 
quando, hoje,  contemplamos a maior verdade:
 nossa opção por Jesus, a seu favor.
Vamos fazer esta descoberta passo a passo com Jesus,
em Lc 11,14-23.
Vamos nos preparando, nos reunindo em uma grande ciranda (nomes: Estão chegando para rezar conosco: o Wesley, o Sebastião,Elga, de Águas Claras; a Maria Eleusa de Vicente Pires,  a Clara do Lago Sul, a Luiza do P Sul, a Renata e a Rosineide da Asa Norte, e você que pode me enviar seu nome e entrará em nossa ciranda:whatsApp (61)9311-8826)
E vamos rezando juntos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho, tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra, à tua oração,
à tua ação em mim para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai. Amém.

Pedimos a graça de fazer uma experiência mais profunda da vida do Espírito para poder perceber as pulsações desta vida eterna no nosso próprio interior.
Agora, respirando suavemente, olhamos
através da imaginação,para dentro do nosso coração.
E vamos repetindo a oração:
“Senhor Jesus, tem piedade de nós".

E  Ele, o Senhor da nossa vida, nos diz

MÚSICA 1 - Põe teu coração no meu - Pe. Zezinho,scj
3’34”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 11,14-23 , e observamos pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus.
Jesus estava expulsando de certo homem um demônio que não o deixava falar. Quando o demônio saiu, o homem começou a falar. A multidão ficou admirada, mas alguns disseram:
- É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
- O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês.
- Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele.
- Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
Refletindo
Um exorcismo e a expulsão de um demônio que era mudo causou admiração na multidão. A admiração era frequente diante dos milagres, mas não significava ainda, atitude de fé. Alguns até atribuem o exorcismo a um pacto com Belzebu! São os que têm reservas fundamentadas em dois aspectos: a dificuldade em compreender a origem e o poder de Jesus e a necessidade do sinal. Conhecendo seus pensamentos, Jesus fala da destruição da família e do país dividido. Diz ainda que quem não é a seu favor é contra ele e quem não o ajuda a reunir, ajuntar, está espalhando. Da pregação de Jesus, entendemos também que uniremos quando nos amamos e dividiremos quando nos apegamos a nós mesmos e não nos preocupamos com o próximo
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? O que o texto diz para nós, hoje?
Promovemos a comunhão na nossa família, no  trabalho, na Igreja?

Meditando com a Igreja

Os bispos, em Aparecida, na V Conferência, falaram da comunhão entre os cristãos: “A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela “nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão”. Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa.” (DAp 156).
Temos a tentação de contradizer, dividir, criticar, colocar obstáculos? Qual é a nossa comunidade concreta? Como vivemos nesta comunidade?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos,com o Papa Francisco a

ORAÇÃO à MÃE DO DIVINO AMOR (Papa Francisco)

Ó Maria, tu sempre brilhas em nosso caminho 

como sinal de salvação e de esperança.
Nós nos entregamos a ti, saúde dos enfermos
que na cruz foi associada à dor de Jesus,
mantendo firme a sua fé.
Tu, salvação do povo romano, sabes do que precisamos
e temos certeza de que garantirás, como em Caná da Galileia
que a alegria e a festa possam retornar, após este momento
de provação.
Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformamos com a 
vontade do Pai, a fazer o que Jesus nos disser,
Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas 

dores, para nos levar através da cruz a alegria da ressurreição. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de comunhão, de promoção da união de todos por onde passo. Para isso recebamos a

BÊNÇÃO DO CARDEAL SÉRGIO DA ROCHA (com BG):

Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Continue na companhia do cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília,  que reza conosco a saudação do Anjo,  o Angelus.
Encerra
Carregar a cruz passo a passo com Jesus é uma questão de amor. E São Paulo entende disto.