segunda-feira, 18 de novembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! - (Lc 18,35-43)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
 GARÇA/SP, 18 DE NOVEMBRO de 2019 (segunda-feira) 322º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TENHA CUIDADO PARA QUE A SUA VIDA NÃO TRANSCORRA CONTRÁRIO AO TESTEMUNHO DE SUA BOCA.
(Santo Agostinho)


 Datas Comemorativas 
DIA DA CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
 DIA MUNDIAL DOS POBRES
DIA DA OAB
DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR
DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO
DIA NACIONAL DO EXERCÍCIO FÍSICO
DIA NACIONAL DO NOTÁRIO E DO REGISTRADOR OU TABELIÃO
DIA MUNDIAL DA DPOC (DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA)
DIA DO ANIVERSÁRIO DE MICKEY MOUSE
SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Agudos do Sul - Floresta - Ivatuba - Janiópolis (Paraná) São Benedito (Ceará) Baía da Traição - Conde - Princesa Isabel (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ARY ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos-Garça/SP) GIULIA CRISTINA PALADIN BERTO (sobrinha da Alessandra-Garça/SP) José Roberto Moreti (Pai do Juninho-Garça/SP) DOUGLAS LUIZ FRASSON (Garça/SP) CARLOS AUGUSTO MURARI MARQUES (Garça/SP) Luciana Pizzoni (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) JULIO CESAR DEGRANDE (Lions Clube de Lucélia/SP) Izabel Aparecida Moreira (Lions Clube de Tupi Paulista/SP)MARLENE APARECIDA MADEIRA (Garça/SP) RODRIGO ALEXANDRE MARTINS (Porto Seguro/BA)  Ali Dahrouj (Garça /SP) Vera LUCIA Belido (Garça /SP) Edilaine Loureiro (Cambé /PR) Claudinet Gimenez (Campinas /SP) ANa CaROLINA Scaramucci Rivaben (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GISLEINE (Gisa) VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS E WAGNER LUIZ DOS SANTOSó2006ó13 ANOSó(RCG Tecnologia Ltda.–Deusa Alimentos-Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO FREDIANO
BEATOS DOMINGOS, JORGE, ISABEL FERNANDES E INÁCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Jesus liberta da cegueira que impede de reconhecer e rejeitar os ídolos, os quais corrompem a identidade e a dignidade humana. A exemplo do cego de Jericó, peçamos ao Senhor que tenha piedade de nós e o glorifiquemos por todo o bem que realiza em nossa vida.
– Oração 
PAI, INFUNDE EM MIM UMA FÉ PROFUNDA COMO A DO POBRE CEGO, CUJO DESEJO DE SER CURADO POR JESUS LEVOU-O A SE ABRIR PARA A VERDADEIRA VISÃO QUE LEVA À SALVAÇÃO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
18/11/2019Segunda-feira da 33ª Semana do Tempo Comum
As forças e mentalidades opressivas cegam as pessoas e buscam silenciar os que desejam se fazer ouvir. A fé em Jesus nos abre os olhos e nos conduz à salvação.

1ª Leitura (1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64) Nascerá para vós o sol da justiça.  Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

Naqueles dias, 10brotou uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono no ano cento e trinta e sete da era dos gregos. 11Naqueles dias, apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: “Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas, pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram”. 12Estas palavras agradaram, 13e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos. 14Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios. 15Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal. 41Então o rei Antíoco publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares. 42Todos os pagãos acataram a ordem do rei 43e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. 54No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares. 53Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo, depois de rasgados. 57Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados. 64Uma cólera terrível se abateu sobre Israel.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 118/119
Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!

– Evangelho do dia 
 18/11/2019Segunda-feira da 33ª Semana do Tempo Comum
É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! - (Lc 18,35-43)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Jesus é a Luz da nossa vida”
 Jesus perguntou: ‘Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo’. Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou’”
(Lucas 18,41-42).
Veja o drama desse cego, ele não era um cego de nascença, mas por circunstâncias da vida foi ficando cego. Ele queria novamente enxergar a luz. Ele precisava da luz para guiar os seus passos; e ele foi atrás de Jesus, foi clamar por Jesus. Ele vai dizer: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”.

Não é um grito de desespero, é um grito de fé. É um clamor de esperança; de confiança; esse é o clamor que deve sair e bradar dos nossos corações, a nossa confiança em Deus em primeiro lugar. Não é cedermos ao desespero, ao desânimo, ao cansaço e as fadigas da vida.

Que a nossa fé leve-nos a clamar e a buscar em Jesus aquilo que nós precisamos, porque, o que necessitamos a cada dia é enxergarmos de novo ou enxergarmos o que não enxergamos até agora, porque, muitas vezes, estamos cegos.

“Precisamos da luz para viver e para enxergar a graça de Deus, para enxergar a mão de Deus conduzindo os nossos passos.”

Acredite que, a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa não é perder a visão da luz do sol; o pior que pode  acontecer é ficar cega à graça, é não enxergar a luz de Deus, a ação e a direção de Deus.

É sabermos responder a cada dia pelo questionamento: “O que fazemos da nossa vida a cada dia”. Quando nos encontramos perdidos nas situações da vida, precisamos de luz, e não é a luz do imediatismo, não é a luz que responde às nossas ansiedades para o momento do agora, mas é a luz para viver e para enxergar a graça de Deus, é a luz para enxergar a mão de Deus conduzindo os nossos passos.

Não podemos perder o referencial. Se por acaso tivermos perdido e, de fato, não encontrarmos o sentido da vida, precisamos fazer como esse cego e gritar a cada dia: “Filho de Davi, tem piedade de mim”. E movidos pela fé, ela irá abrir os nossos olhos, a mão de Jesus irá nos tocar para que, primeiro, possamos enxergá-Lo.

Quando enxergamos a Jesus, a mão d’Ele entra em nossa vida. É Ele mesmo quem nos diz: “Eu sou a Luz do mundo, quem Me segue não caminhará nas trevas”.

Deus abençoe você!
– Reflexão - A “Vida” eterna, a “desconhecida realidade conhecida” 
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje consideremos nossa própria vida refletida em Bartimeu: como ele, fatigados e "sem vista", assim estamos diante da Vida. Suspeitamos que esta vida terrenal não seja, na realidade, a Vida. E como ele, nos abrimos com Jesus, pedindo-lhe "ver", porque ao homem que está concentrado em si mesmo, deixa escapar a Vida eterna.

A vida do homem, por culpa do pecado, está destinada a um árduo trabalho e a um sofrimento intolerável, de modo que a imortalidade seria aqui mais uma carga que um bem… Há momentos, no entanto, em que, de repente, percebemos "algo" de como deve ser a "Vida". Por contraste, o que cotidianamente chamamos "vida", na realidade, não o é.

—Desejamos a "Vida" mesma, a verdadeira, mas não conhecemos isso para o que nos sentimos impulsados. Não podemos deixar de atendê-la, mesmo sabendo que tudo o que podemos experimentar não é o que desejamos. Esta "realidade" desconhecida é a verdadeira esperança que nos anima. A "Vida" eterna é esta "desconhecida realidade conhecida".

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
No século IV, Constantino fez edificar, em Roma, uma basílica dedicada ao glorioso mártir São Pedro e uma construção de menores dimensões dedicada a São Paulo.
A basílica atual (São Paulo fora dos Muros), erigida no mesmo lugar da anterior, data do ano 1854.
As duas igrejas, cuja dedicação hoje celebramos, nos recordam que Pedro e Paulo são considerados as colunas da Igreja de Cristo.
O Prefácio da festa dos dois apóstolos apresenta os traços principais de cada um deles: “Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da Salvação.
Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em   http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 18,35-43 - Um "itinerário de luz"


Oração Inicial
Senhor Jesus, como este cego que o Evangelho me apresenta eu também suplico a cura da minha cegueira. Cegueira essa que me impede de te conhecer e reconhecer nos incontáveis acontecimentos de minha vida. “Senhor que eu veja!” Que eu veja teu imenso amor por mim e por meus irmãos e irmãs de caminhada. Que eu seja agradecido(a) por todos os gestos de amor que derramas sobre mim e sobre a humanidade que te busca, como que, as apalpadelas. Rezo com o salmista: “Senhor meu Deus, tu és meu Deus; eu te procuro com ardor e todo o meu ser te deseja. Eu tenho sede de ti, como uma terra seca e sem água. Quero ver-te no Templo, quero ver como és poderoso e glorioso.” (Sl 63,2-3).
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) “São inúmeros os cegos que um dia encontraram Jesus, assim como surdos, mudos e paralíticos. As curas são sinais de libertação. Depois de curados, eles seguem Jesus. O cego do texto de hoje estava no lugar certo, no momento certo e com a postura certa. Ele não quer permanecer à margem do caminho e à margem da sociedade. A comunidade nada faz por ele e, mesmo, pretende que ele se cale. Este cego enxerga, comenta Santo Agostinho, pois reconhece em Jesus, por primeiro, um descendente de Davi. E sua oração é maravilhosa: “Senhor, que eu veja de novo!”. Ele recuperou a visão física e qualificou a visão da fé. A narrativa termina dizendo que ele começou a seguir Jesus e a glorificar a Deus.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O Cego à beira do caminho é excluído da sociedade religiosa ou não tem clareza sobre quem é Jesus. É possível supor que houve um tempo em que ele estava inserido na comunidade, mas por algum motivo foi excluído ou ele via Jesus, mas, não sabia bem quem ele era, pois, o Evangelho diz claramente que ele quer ver “de novo”. “Ver de novo”, pode significar, então, que ele voltou a ser incluído na comunidade, como também, pode significar que ele começou a ver Jesus de outra forma, sob outro aspecto, como por exemplo, o verdadeiro caminho para se chegar a Deus Pai. Ele passou a ver Jesus como o enviado de Deus para nos orientar no caminho da salvação. Ver de novo o que a gente não viu bem ou não tem tanta certeza é muito importante para não erar o caminho, assim, como o foi para esse cego de que nos fala o Evangelho de Lucas no capítulo 18, 35-43. Termina dizendo que o cego se levantou e dando glória a Deus foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso também, começaram a louvar a Deus. Diz muito bem o ditado: “ A palavra comove, mas, o exemplo arrasta”.
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Querido Jesus faça-me ver de novo. Quero ser inserido(a) entre os que te conhecem como o Filho de Deus e te seguem no caminho do bem, da verdade e da vida. Faça Senhor que te vendo com a fé mais pura e seguindo-te com o amor mais ardente eu também possa arrastar outros para ti. Quero ver as pessoas e os acontecimentos com a visão de Deus.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Fecho meus olhos da carne e abro bem os olhos do espírito, para contemplar-te Senhor Jesus, como um cego(a) a quem concedeste a graça de enxergar de novo, de ver-te com o olhar amoroso da fé e colocar-me a caminho para atrair outros para ti.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.