sábado, 26 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. - (Lc 9,43b-45)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 26 DE SETEMBRO de 2020 (sábado) 270º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ME ESFORÇO PARA SER MELHOR A CADA DIA. POIS BONDADE TAMBÉM SE APRENDE.

(Cora Coralina)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA NACIONAL DOS SURDOS

DIA DOS PRIMOS

DIA MUNDIAL DA CONTRACEPÇÃO

DIA MUNDIAL DO LEITE NA ESCOLA

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

DIA DO EX-FUMANTE

DIA DO COELHO

DIA DE SEM MORTES NA ESTRADA

DIA CONTROLADOR DE PRAGAS

DIA DA ELIMINAÇÃO TOTAL DAS ARMAS NUCLEARES

SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Vargem Grande do Sul (São Paulo) Rio Brilhante (Mato Grosso do Sul) Nossa Senhora da Glória (Sergipe)Ubatã (Bahia) Braço do Trombudo - Cerro Negro - Cocal do Sul - Mirim Doce - Monte Carlo - Nova Itaberaba - Passo de Torres - Sul Brasil (Santa Catarina) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ana luisa sasso pires (neta Zuleide e Abílio-Garça/SP) CLAUDIA MARIA FURLANETO dos santoS (GARPET- Lions Clube de Garça/SP) ITALINA FORNI GRAVATIM  (Garça/SP) SONIA MARIA LOPES  (Advogada Garça/SP) Maercio Baraldi Donato (INSS Garça /SP) WELINTON GONÇALVES MOREIRA (Panificadora Santo Antonio Garça /SP) EUGENIO ANDRECIOLI (Curitiba/PR) FLORIPES DE CASTILHO MONICO  (Bauru/SP) Fabricio Rodrigues (Marilia /SP) RODRIGO COSTA (Prefeitura de Álvaro de Carvalho - Garça/SP) Silvia ReginA Frabetti Vieira (Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros - Escola Agrícola de Garça /SP) natalia Rodrigues (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE IACRI ó1987ó33 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: PATRULHA JUVENIL DE GARÇA ó1972ó48 ANOS (Garça/SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO COSME E DAMIÃO

Cosme e Damião (Arábia, séc. IV), segundo a tradição, eram médicos que dedicaram a vida à cura dos mais necessitados e à difusão da fé cristã. Foram presos e mortos sob Diocleciano por recusarem negar a fé.

Beato Paulo VI

 

Muitos cristãos desejam uma Igreja poderosa, amparada por estatísticas crescentes. O Reino de Deus é diferente e precisa ser refeito cada dia.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A liturgia nos propõe caminharmos sempre com o Senhor, sem nos apegarmos a forças e seguranças materiais e mesmo sem compreender seus planos, até que “o sopro de vida volte a Deus, que o concedeu”. 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE CONSIDERAR A PAIXÃO DE JESUS A PARTIR DE TEU MODO DE PENSAR. SÓ ENTÃO COMPREENDEREI QUE SE TRATOU DA PROVA MÁXIMA DE FIDELIDADE A TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 26 de setembro de 2020 sábado da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Não compreendemos nem explicamos a obra criadora de Deus, entretanto sentimos profundo desejo de eternidade. Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a resposta aos nossos anseios. 

 

1ª Leitura (Ecle 11,9-12,8) – Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que volte o pó à terra e o sopro de vida volte a Deus.  Leitura do Livro do Eclesiastes:

 

11,9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos: fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 

 

10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”; — 2antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; — 6antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, — 7antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 90(89)

Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

 

 

– 26 de setembro de 2020 sábado da 25ª Semana Do Tempo Comum

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. - (Lc 9,43b-45)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A verdadeira glória é a que vem da cruz”

Então Jesus disse a seus discípulos: ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens’

(Lucas 9,43b-44)

Jesus está enfatizando uma verdade, uma realidade que Ele vai encarar e que já assumiu no Seu coração: a verdade de não ser aceito, de ser rejeitado e, sobretudo, de ser entregue por causa daquilo que Ele trouxe, o Reino de Deus. Ele vai ser rejeitado, maltratado, julgado, condenado, crucificado e morto.

 

Ele começa a preparar os Seus discípulos para que possam compreender isso, mas os discípulos não podiam compreender ou não entraram no significado de tamanho mistério. Porque, na verdade, é aquele olhar que temos do triunfo. Para nós a vida em Deus é sempre triunfante, até escutamos alguns chavões: “Quem está em Deus não passa pelo mal”. “Quem está em Deus não experimenta derrotas”. “Quem está em Deus não tem sofrimentos”. “Quem está em Deus não tem doenças”. Não é verdade, isso é ilusão, isso é uma visão distorcida do Reino de Deus.

 

Quem está em Deus passa por aquilo que os humanos passam, porque Jesus, o Filho de Deus, o servo de Deus experimentou as maldições humanas na Sua própria carne, rejeitado, maltratado, crucificado, zombado e foi de todas as formas humilhado. 

 

“Toda a glória que não passa pela cruz é mundana, é do espírito do mundo”

 

Quando passarmos pelas humilhações da vida, não as tratemos como castigo de Deus, como desprezo de Deus ou qualquer coisa que a mentalidade mundana dentro da fé criou, de forma alguma.

 

Abramos a mente e o coração porque os discípulos não se abriram para compreender e, por isso, abandonaram o Mestre quando passaram pelas provações, pelas privações, quando viram tudo que acontecia a Ele.

 

Muitos de nós abandonam Jesus quando estão doentes, enfermos, quando são caluniados, injustiçados, dizendo: “Eu não mereço isso”. E Jesus merecia o que passou, sofreu e viveu? De forma alguma. Mas sobre toda cruz vivida em Deus, vem o triunfo da glória. Toda a glória que não passa pela cruz é mundana, é do espírito do mundo.

 

O mundo tem a sua glória, as glórias mundanas estão aí, estão coroando e exaltando. As glórias mundanas são para quem é orgulhoso, soberbo, vaidoso, mas são glórias que não salvam, mas levam o ser humano a se perder no emaranhado de confusões, sentimentos e de tantas coisas da vida.

 

A verdadeira glória é a que vem da cruz e dela não se envergonhou Jesus. Pelo contrário, abraçou, foi todo humilhado e desprezado, nem aparência humana tinha, mas é essa glória que Ele abraçou a glória da rejeição, a glória de ser rejeitado, mas ser coerente com aquilo que era o Reino dos Céus.

 

Peçamos a Deus a ciência divina para abraçarmos a nossa cruz de cada dia e não para buscarmos as glórias humanas. A glória que nos interessa é aquela que vem do coração de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Era geral a admiração por Jesus e sua obra. Beneficiava o povo com ensinamentos, curas de doenças, perdão dos pecados e reintegração social dos marginalizados. Jesus era um homem de Deus. Como admitir que ele seria capturado e condenado pelas autoridades de Jerusalém, e terminaria pregado numa cruz? Isso não cabia na cabeça dos discípulos. Por isso, Jesus replica o que já anunciara outras vezes: “O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens” A morte de Jesus na cruz nos introduz na esfera dos planos de Deus, mistério que escapa à nossa compreensão. Após a ressurreição, Jesus dirá aos discípulos de Emaús: “Era preciso que o Messias sofresse tudo isso e entrasse na sua glória” (Lc 24,25-26). O cristão é aquele que segue Cristo, primeiro nos sofrimentos, depois na glória.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, tuas poderosas obras causavam grande admiração em teus discípulos. Por isso, não compreendiam que serias entregue “nas mãos dos homens”. Voltas a explicar-lhes que, para nos salvar, tu te submeteste aos limites humanos. Pelo mau uso da liberdade é que os homens te crucificaram. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 9,43-45 – Jesus fala de sua Paixão

 

Oração Inicial

Prepare-se para a Leitura Orante rezando com este canto:


Abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual tema perpassa o diálogo?

 

“As multidões aclamavam Jesus, e os apóstolos, naturalmente, participavam deste entusiasmo. Eles vibravam com as palavras e o poder de Jesus, mas eram incapazes de aceitar o discurso do sofrimento como parte da identidade e da missão de Jesus. A fé deles continua frágil e eles têm medo de conhecer toda a verdade; por isso, não fazem perguntas a Jesus.

 

O projeto messiânico dos apóstolos era povoado por sonhos de poder e grandeza nacional. E este conceito só seria abandonado definitivamente com a vinda do Espírito Santo. Esta tentação ainda hoje afeta muitos cristãos. Desejam uma Igreja poderosa, amparada por estatísticas crescentes. O Reino de Deus é diferente e precisa ser refeito cada dia.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Em minha vida, meu trabalho, meu relacionamento com as pessoas, como vivo os ensinamentos de Jesus? Quais sentimentos o texto despertou em mim?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Retome as experiências vividas com a Palavra de Deus durante esta semana. Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.


Oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos.


Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Não desanimar diante da lenta caminhada das comunidades, mas propor-se a colaborar para que o Evangelho chegue a todos como Palavra de Salvação.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.