sábado, 28 de agosto de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria. – (Mt 25,14-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 28 DE AGOSTO de 2021 (sábado) 240 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O TOLO EXIBE O PODER USURPADO. O SÁBIO ESCONDE O PODER RECEBIDO.

(Adiel de Andermo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO LEOÍSMO

DIA NACIONAL DO VOLUNTÁRIO

DIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS

DIA DA AVICULTURA NACIONAL

DIA DA AVICULTURA

DIA DO AVICULTOR

DIA DO LEGIONÁRIO

DIA NACIONAL DO FILÓSOFO

DIA DA MARCHA PELOS DIREITOS CIVIS

DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA

DIA NACIONAL DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO ESCALPELAMENTO

DIA NACIONAL EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO REGIME MILITAR DE 1964 A 1985   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itararé - TUPI PAULISTA (São Paulo) Ipu - Palmácia (Ceará) Araguari (Minas Gerais) Capela - Itabaianinha (Sergipe) Moju (Pará) Guaramirim (Santa Catarina) Augusto Severo (Rio Grande do Norte) Lagoa da Canoa - Belém (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PIETRA PERES DOS SANTOS (filhota CCLL Maikel/Fabio do Lions Clube Universitário de Garça /SP)ODETE TECHI ZANOTI (mãe do CL Marcelo - Garça /SP)IVETE ARRUDA MARCONDES (Lions Clube de Mirandópolis /SP)  ELAINE APARECIDA GIAMPIETRO CASARIN (Lions Clube de Bauru Sul /SP)REGINA MARA BARRENHA CHIQUETTO (Lions Clube de Votuporanga Brisas Suaves /SP) ANA TÉRCIA BELTRAME (Lions Clube de Governador Valadares-Belo Horizonte /MG) GERALDO JOSÉ SPADIM DOS SANTOS (EQ 02 ENS do PERPETUO SOCORRO-Setor de Garça / SP)RONALDO FELIX (EQ 14 ENS da PAZ-Setor de Garça / SP) MARILI RIBEIRO BARBOSA INÁCIO (Drogaria São Carlos - Garça /SP)SUSANA MEGUMI MAWATARI (Garça /SP) BENEDITO DONIZETI ROSA (Bar do DITO-Garça / SP) GUSTAVO HENRIQUE FERRARI MARTINS (Garça /SP)ELIANA PIOTO MEDEIROS (Garça /SP) MARIA AMELIA CARBONIERI SILVA (São Paulo /SP) JOSIANE RODILHA GARCIA (Garça /SP) GUSTAVO  SANTANA  PROENÇA (Cassilândia /MS) DELBIO DI DONATO (São Paulo /SP)FREI JOSÉ RICARDO TERÊNCIO, OFM (SCE das Equipes 06-N.SRA. do Sagrado Coração e 12-N.SRA da Sabedoria-Vigário Paroquial do Santuário Nossa Senhora de Lourdes de Garça /SP)

 Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARIANA / MGó1981ó41 ANOS 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO AGOSTINHO

Agostinho (Argélia, 354-430), filho de pai pagão e mãe cristã, espírito afoito e sedento de verdade, transitou por diversas correntes filosóficas e seitas até chegar ao cristianismo, graças às orações da mãe, Mônica. Foi bispo de Hipona e é um dos maiores doutores e padres da Igreja.  

SANTO ALEXANDRE DE CONSTANTINOPLA

SÃO MOISÉS, O ETÍOPE

SANTO HERMES

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A parábola dos talentos – Mt 25,14-30

29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado.

 

- No meio da Igreja, o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória (Eclo 15,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354 e faleceu em Hipona, na mesma região, em 430. Nesta cidade foi aclamado bispo pelo povo, ministério em que se revelou zeloso, vigilante, pai dos pobres e mestre insuperável de espiritualidade. Seu pensamento iluminou quase todos os pensadores dos séculos posteriores. Entre suas obras imortais, emergem sua autobiografia, Confissões, e A cidade de Deus. Com esse doutor da Igreja, aprendamos a valorizar a cultura, sem descuidar da prática da caridade.

 

– Oração 

 

PAI, TRANSFORMA-ME EM DISCÍPULO RESPONSÁVEL QUE SABE APROVEITAR CADA CIRCUNSTÂNCIA PARA FAZER FRUTIFICAR OS DONS QUE ME CONCEDES, COLOCANDO-OS A SERVIÇO DO MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 28 de agosto de 2021aábado da 21ª Semana Do Tempo ComumSANTO AGOSTINHO - BISPO E DOUTOR

– Liturgia da Palavra 

Todos independentemente do estado de vida, somos chamados à santidade. O seguimento de Jesus exige prudência, vigilância e insistência. 

 

1ª Leitura (1Ts 4,9-11) – Aprendestes de Deus mesmo a amar-vos uns aos outros.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Tessalonicenses.:

 

Irmãos, 9não é preciso escrever-vos a respeito do amor fraterno, pois já aprendestes de Deus mesmo a amar-vos uns aos outros. 10É o que já estais fazendo com todos os irmãos, em toda a Macedônia. Só podemos exortar-vos, irmãos, a progredirdes sempre mais. 11Procurai viver, com tranquilidade, dedicando-vos aos vossos afazeres e trabalhando com as próprias mãos, como recomendamos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor julgará as nações com justiça.

 

 

– 28 de agosto de 2021aábado da 21ª Semana Do Tempo ComumSANTO AGOSTINHO - BISPO E DOUTOR

– Evangelho do dia 

 

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.  (Mt 25,14-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14“Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Usemos bem os talentos que recebemos de Deus”

 

Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade

(Mateus 25,14-15).

Essa parábola do homem que ia viajar para o estrangeiro — e, antes de viajar, pegou os bens que tinha e deu para os seus empregados, de acordo com a capacidade de cada um, para que cuidassem dos seus bens e na volta os seus bens tivessem sido cuidados e até, muitas vezes, crescido os bens que aquele homem tinha —, nos mostra o que é a nossa vida.

 

Todos nós temos capacidade, vamos sair, por favor, desse complexo de inferioridade, vamos sair desse sentimento que nós temos de querer diminuir nós mesmos. Todos nós temos capacidades!

 

Eu fico olhando, inclusive, pessoas que nasceram com limites da natureza, sejam limites psicológicos, limites físicos… Quando essas pessoas se dispõem a superar, elas dão show em nós que nos achamos “normais”, “capazes”, achamos que fisicamente nós somos completos. Elas, no limite que têm, ultrapassam seus próprios limites, e nós ficamos, muitas vezes, fechados, entristecidos, nos fechamos numa depressão porque não sabemos sair dos nossos próprios limites.

 

“Deixe que realmente o pouco ou o muito talento que você tem seja usado”

 

Não podemos ser esse servo mau e preguiçoso que recebeu um talento e o enterrou, porque fez pouco-caso. Não podemos ser assim! Primeiro, não podemos ser um servo mau, pois esse é aquele que não administra bem a sua própria vida, aquele que, na verdade, está pegando o talento, a capacidade enterrando e vivendo a vida de uma forma ociosa e preguiçosa.

 

Eu sei que muitas situações não dependem de nós, pessoas ficam desempregadas e não querem estar desempregadas, o problema é que é toda uma questão mais ampla. Mas eu sempre digo que uma pessoa pode ficar desempregada, mas desocupada jamais.

 

Eu vi pessoas que quando estavam desempregadas conseguiram transformar a vida, conseguiram se levantar… “Mas eu sou uma pessoa talentosa, eu estudei tantos anos para ser um engenheiro, para ser isso e aquilo, não vou fazer outra coisa”, aí você não vai fazer outra coisa, vai enterrar o seu talento e vai ficar simplesmente murmurando, reclamando, azedando a vida; e realmente a sua vida vai se tornar uma vida dura, cruel e amarga de se viver.

 

Não faça isso, saia para fora, deixe a criatividade fluir, deixe que realmente o pouco ou o muito talento que você tem seja usado, mas não deixe ele paralisado. Invente, crie, o Espírito criador está à nossa disposição quando nos pomos a trabalhar, a fazer, a criar, a sair do nosso comodismo, a sair da reclamação, da murmuração, do azedume para fazer a graça acontecer. Não enterremos os nossos talentos, todos nós temos; uns usam bem, outros não usam e outros usam até muito mal os próprios talentos da vida, mas cada um vai dar conta do dom que recebeu.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O proprietário representa Deus. Os dois primeiros servos, na prestação de contas, apresentam os lucros, isto é, as boas obras. O terceiro servo representa a pessoa, ou a comunidade, que vive fechada em si mesma, faz as coisas em benefício próprio, de modo egoísta. Deixou passar em branco o tempo, não fez nenhum esforço para praticar a justiça e obras de caridade. O que teria para apresentar a Deus? Só desculpas sem cabimento. São João da Cruz diz que “no entardecer da vida seremos julgados sobre o amor”. Este “servo mau”, omisso e mesquinho na administração de suas qualidades, não ouvirá o feliz convite: “Entre para participar da alegria de seu senhor”. De que modo aproveito cada momento da minha vida? A comunidade está fazendo o Reino de Deus crescer?

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, a cada um de nós confias dons e habilidades para que os façamos frutificar, durante a vida. No final da jornada terrena, tu nos pedirás contas do bem realizado. Livra-nos, Senhor, da preguiça e da indiferença e ajuda-nos a transformar o mundo com a prática dos valores do Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 25,14-30 - Vigilância dinâmica

 

Oração Inicial
Hoje celebramos o dia de Santo Agostinho que, após uma vida perversa, aos 35 anos foi batizado, seguiu o sacerdócio e como bispo missionário evangelizou na África.

 

Peçamos ao Espírito Santo a graça de nos alimentarmos sempre da Palavra de Deus.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho deste dia, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e identifique os personagens que surgem durante a narrativa e o cenário em que interagem. Que mensagem Jesus transmite? Qual é o contexto da narrativa? O que os personagens fazem? Qual é o tema central do texto?

 

“O talento era uma moeda de grande valor. Um talento de prata equivalia a seis mil denários. O valor apresentado na parábola é inimaginável. Não basta estrar preparado, esperando passivamente a manifestação de Jesus. É preciso arriscar-se e lançar-se à ação para que os dons recebidos frutifiquem e cresçam. Jesus confiou à comunidade cristã a revelação da vontade de Deus e a chave do Reino. Na parábola não aparece a figura de alguém que foi infeliz com o trabalho e acabou perdendo tudo. A única atitude negativa é daquele que enterrou o tesouro. Foi egoísta e não quis partilhar. Todos temos talentos e talentos diferentes. O compromisso é partilhá-los, isto é, colocá-los a serviço da comunidade e do Reino.”

 

2. Meditação (Caminho)

Deus tem seus caminhos e sua pedagogia em sua misericórdia. Não importa quantos talentos e quantas oportunidades ele nos dá, mas o como fazemos frutificar o que nos foi confiado. Confronte sua vida com essa parábola do Evangelho.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Viver intensamente cada dia é estar de acordo com o ensinamento de Cristo. Qual atitude você quer trabalhar neste dia?

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.