quinta-feira, 22 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não vim trazer a paz mas a divisão. - (Lc 12,49-53)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 22 DE OUTUBRO de 2020 (quinta-feira) 295º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“DEVERÍAMOS OLHAR DEMORADAMENTE PARA NÓS PRÓPRIOS ANTES DE PENSARMOS EM JULGAR OS OUTROS."

(Jean Molière)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DO PÁRA-QUEDISTA

DIA NACIONAL DO ENÓLOGO

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E ATENÇÃO À GAGUEIRA

DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK ÍFILIS

 DIA DA PRAÇA

 DIA DO PROTESTO CONTRA O USO DO ELETROCHOQUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Moji-Mirim (São Paulo) Solonópole (Ceará) São Francisco do Oeste (Rio Grande do Norte) Sete de Setembro - Vacaria (Rio Grande do Sul) Braço do Norte (Santa Catarina) Oratórios - Varjão de Minas - Veredinha (Minas Gerais) Arapuã - Cambira - Santana do Itararé - Serranópolis do Iguaçu (Paraná) Ibicaraí (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LETICIA ALVES RODA (filha da Etienne/Paulo-São Paulo/SP) FLAVIA RIBEIRO CONESSA (m/sobrinha-Marilia/SP) Anselmo Pereira Araujo Netto (primo-Brasília /DF) MARIA DE Fatima Ramos Santos (Equipe 05 Nossa Senhora de FATIMA do Setor de Garça /SP)  MARINA GELAMo Semenssato (Garça /SP) DANIELLA Sahade Brunatti (Imobiliária Vale do Sol - Garça/SP) MARIA LYGIA SGANZERLA LEITE DE MORAIS (Garça/SP) MIGUEL JOSIAS MOREIRA (MOREIRAS BUFFET - Garça/SP)Claudinei Brito (Garça /SP) VANDERLEI MANTOVAN (Lions Clube de FLORIDA PAULISTA/SP) .

. . Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARIA LUCIA C. ALVES SARTORI e FRANCISCO “CHICO” P. SARTORIó1988ó32 ANOSó( Equipe 09 Nossa Senhora AUXILIADORA do Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

SÃO JOÃO PAULO II

SÃO DONATO

CONTARDO FERRINI

SANTO ABÉRCIO DE HIERÁPOLIS

BEATO JOSÉ TIMÓTEO GIACCARDO

SANTA Maria Salomé

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 12,49-53

A vida cristã não transcorre na calmaria e na rotina. É preciso ter coragem para as escolhas. Uma destas escolhas passa pelo universo familiar.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Insondáveis são os planos de Deus. Ele, porém, nos permite conhecê-los quando abrimos a mente e o coração à chama da fé recebida no batismo. Deixemo-nos tocar pela profundeza do amor divino.

– Oração 

 

PAI, QUE O BATISMO DE JESUS, POR SUA MORTE DE CRUZ, PURIFIQUE-ME DE TODO PECADO E DE TODA MALDADE, COMO UM FOGO ARDENTE, ABRINDO O MEU CORAÇÃO TOTALMENTE PARA TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22  de outubro de 2020 5ª feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O apóstolo reza a fim de que seus destinatários estejam enraizados no amor de Deus, Jesus traz o fogo do Espírito que é o amor, e provoca uma reviravolta nas relações humanas. 

 

1ª Leitura (Ef 3,14-21) – Que estejais enraizados e fundados no amor, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

 Irmãos, 14eu dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20Àquele que tudo pode realizar super abundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(32)

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

 

 

– 22  de outubro de 2020 5ª feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

Não vim trazer a paz mas a divisão. - (Lc 12,49-53)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eu tudo considero como perda e como lixo / a fim de ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três;53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus veio lançar o fogo do Espírito sobre nós”

Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!”

(Lucas 12,49-50)

“Deus é bom”, “Deus é justo”, “Deus é fiel”, “Deus é misericordioso”. Essas afirmações parecem até redundantes, mas esses adjetivos aos quais nos referimos a Ele revelam a natureza d’Ele e, ao mesmo tempo, a forma como Ele se relaciona conosco.

 

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo veio lançar o fogo do amor, o fogo do Espírito sobre toda a face da Terra. E o desejo de Jesus, a ansiedade de Jesus – aqui se fala da boa ansiedade – é para que esse batismo, que renova e transforma o mundo, esteja cada vez mais acontecendo e irradiando sobre todo o Universo.

 

É preciso que tomemos ciência e consciência desta realidade: é fogo que Deus veio lançar sobre a Terra, é o fogo que queima, que incendeia, que acende, são chamas vivas, é o fogo da graça.

 

Quando fomos batizados, a água derramada sobre a nossa cabeça foi a água do Espírito, que lava, purifica e renova… O Espírito, que foi derramado sobre nós, veio sobre a forma de fogo. Pensa em uma chama acesa, uma chama que está sempre iluminando, incendiando e irradiando a graça, é essa chama que a graça de Deus acendeu em nossos corações, é esse fogo que precisa estar sempre aceso dentro de nós, nos queimando, nos fazendo arder por dentro de amor, de paixão por tudo aquilo que o fogo é.

 

O fogo é símbolo do amor e da paixão, é o amor pelo Evangelho, paixão por Jesus e pelo Reino de Deus. Deixamos que não a água do Espírito, mas a água do mundo apagasse esse fogo em nós, fosse tirando essa chama acesa de dentro de nós, de todo fulgor e esplendor que o fogo do Senhor sempre teve em nossa vida. Vai se juntando decepções, mágoas, frustrações, inquietações, medos, pavores, temores, e isso vai encobrindo e abafando o fogo da graça de Deus em nós. Ao invés de estarmos acesos, estamos apagados; ao invés de estarmos iluminados, estamos na escuridão. 

 

“Quando fomos batizados, a água derramada sobre a nossa cabeça foi a água do Espírito”

 

Nós, muitas vezes, ao invés de estarmos levando a graça, estamos comentando e levando até desgraça à vida uns dos outros. Que fogo está aceso em nós? Cadê o nosso ânimo de falarmos e proclamarmos Jesus?

 

Se você pega os torcedores de time de futebol, o time, às vezes, nem está tão bem, tem torcedor de time lá da terceira divisão que tem uma loucura por causa do seu time até perdendo. Os fãs dos ídolos deste mundo falam com entusiasmo dos seus ídolos. Cadê o nosso amor por Jesus? Cadê o nosso amor pelo Evangelho? Cadê a nossa paixão pelo Reino de Deus?

 

Por que estamos deixando que esse fogo se apague? Por que não estamos incendiando primeiro o nosso coração? Por que não estamos irradiando esse fogo na casa, na família, no lar, nos irmãos, nos amigos? Por que estamos deixando a nossa alma ficar deprimida e depressiva? Por que estamos levando cada vez mais azedume e amargura nos ambientes onde estamos e não estamos levando o fogo do Evangelho, o nosso amor por Jesus? 

 

Jesus veio lançar fogo sobre a terra. Que Ele lance muito fogo sobre o nosso coração e a nossa vida! Não é fogo de palha, é fogo do Espírito. Que Ele esteja incendiando a nossa alma e o nosso coração, para levarmos Jesus com paixão aos corações, a começar do nosso próprio coração, da nossa casa e da nossa família.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Vida, dinamismo, transformação pessoal e social são valores que certamente estavam no pensamento de Jesus quando ele disse que veio “lançar fogo sobre a terra”. Na linguagem dos profetas, fogo é sinal de julgamento definitivo de Deus. Por sua morte e ressurreição (“batismo”), Jesus mostrou qual é o projeto de Deus. Tal projeto levará a uma decisão, que provocará divisões até mesmo na família. O fogo simboliza também o Espírito Santo (cf. At 2,3-4). Ele é a força renovadora que cura, liberta as pessoas e transforma as relações humanas. Diante das mudanças suscitadas pelo Espírito, as pessoas se posicionam a favor de Jesus ou contra ele. O velho Simeão já havia profetizado: “Este menino será causa de queda e reerguimento de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição” (Lc 2,34).

 

ORAÇÃO

Ó Mestre Jesus, com teu fogo abrasador, purifica-nos de nossos pecados. Tua morte na cruz provoca divisões até entre os familiares. Já dizia Simeão que serias um sinal de contradição. Ajuda-nos, Senhor, a assimilar tua mensagem e revigora nossa adesão ao teu Reino de justiça e fraternidade. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 12,49-53 - Porta aberta que acolhe e envia em missão

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Memória Litúrgica de São João Paulo II. Neste início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que hoje a Palavra nos apresenta. Rezemos a oração composta por São João Paulo II
Oração “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? A quem Jesus está instruindo? Qual é o seu ensinamento? Qual é o significado do fogo, no contexto do relato bíblico? Por que Jesus diz que veio trazer a divisão? Qual é o significado da divisão, no contexto da narrativa?
“Com duas imagens, Jesus descreve aspectos de sua missão: o fogo do julgamento que sua vida inaugura e o batismo de morte que consumará o projeto de Deus. São imagens fortes e que incluem luta. A vida cristã não transcorre na calmaria e na rotina. É preciso ter coragem para as escolhas. Uma destas escolhas passa pelo universo familiar. Os familiares, por vezes, têm projetos tradicionais e que não dão espaço para as coisas de Deus. Ele experimentou isso em sua própria família, que pretendia direcioná-lo. Para ela, Jesus anuncia uma nova família, que surge da Palavra. A contradição marca sua vida, desde o começo. Mas ele caminha com decisão, e a cruz – passagem obrigatória – não será a última palavra.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Qual palavra deste Evangelho encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Diante dos desafios sou corajoso (a) ou vou pela lei do menor esforço?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento do diálogo com o Senhor, momento de fazer a sua oração e de dar uma resposta ao que Ele lhe revelou por meio de sua Palavra. Silencie o coração e faça a sua prece, a sua oração. Agradeça ao Senhor o grande amor que Ele tem por você.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Avaliar nossas atitudes à luz do Batismo e formular o propósito para este dia.

 

Bênção

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

“.” ()