terça-feira, 13 de dezembro de 2022

😃COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ João veio, e os pecadores creram nele. – (Mt 21,28-32)

  


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 13 DE DEZEMBRO de 2022 (terça-feira) 347º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A PRIMEIRA LEI DO HOMEM DEVE SER O RESPEITO DE SI MESMO.”

(Pitágoras)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CEGO - DIA DO dEficiênte Visual

DIA NACIONAL DO ÓTICO - DO Oculista

DIA NACIONAL DO FORRÓ

DIA NACIONAL DA Vaquejada

DIA DO Perito de Engenharia

DIA DO Engenheiro Avaliador

DIA DO PEDREIRO

DIA DO MARINHEIRO

DIA DO LAPIDADOR

DIA NACIONAL DO NADISMO

DIA do Sorvete

DIA do Violino

DIA DE EWÁ - SENHORA DAS POSSIBILIDADES

DIA AFRICANO DA TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

DIA DA FUNDAÇÃO DA LIVRARIA SARAIVA EM SÃO PAULO-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaiçara - Ibirá - Luís Antônio - Ourinhos - Palmeira D'Oeste - Pedro de Toledo (São Paulo) Agua Azul do Norte - Brasil Novo - Breu Branco - Cachoeira do Arari - Eldorado dos Carajás - Goianésia do Pará - Ipixuna do Pará - Jacareacanga - Novo Progresso - Novo Repartimento - Pau D'Arco - Santa Bárbara do Pará - Santa Luzia do Pará - Terra Santa - Trairão - Ulianópolis (Pará) Itá (Santa Catarina) Luziânia (Goiás) Marliéria - Pequeri  (Minas Gerais) Santa Luzia do Norte (Alagoas) Carambeí - Cruzmaltina - Diamante do Norte - Japurá - Porto Barreiro - Salto do Lontra - Tamarana (Paraná) Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul) Anapurus - Humberto de Campos (Maranhão) Serra Grande (Paraíba) Pau D'Arco (Tocantins) Rio Branco - Salto do Céu (Mato Grosso) Jaguaré (Espírito Santo)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROSEMEIRE ALVES LAGANARO (prima - SABESP – São Paulo /SP) LUCIO MAURO ZANATA DOS SANTOS (DBG – Bebidas São José - Garça /SP)JOÃO JOANA LOURENÇO (Garça /SP) João Luiz Corrêa Leite de Moraes  (Garça/SP) OSVALMIR  CARRASCO  MELATI   (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARIA DO CARMO ALVES FORTI (DLC3- PDG-Lions Clube de Monte Mor /SP) JOsé Martines Castaldeli (Lions Clube de Bauru Norte /SP) Ângela Maria Tuccillo (Garça / SP) REINALDO Cezar de oliveira  (Garça /SP) JeroNymo Bigarelli Neto  (Agudos /SP)

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  APARECIDA (CIDA) TRAMONTINA ARAUJO E carlos ROBERTO DE ARAUJOó1976ó46 ANOSó(meus primos - BRASILIA /DF) MARCELA REIS E RODRIGO LUIZ ó2008ó14 ANOSó(ela=>Paróquia São Pedro–ele=>Motoppar Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA LUZIA

■ Luzia (Itália, 283-304), cujo nome evoca a luz, foi denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador Diocleciano provavelmente em Siracusa. Faz parte das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto, universalmente difundido, é atestado desde o século V.

■ SANTA ODÍLIA da Alsácia

■ Santa Otília

■ Santa Joana Frémiot de Chantal

■ Santo Aristão

■ Santo Antíoco

■ Santo Autberto

■ Santo Auxêncio da Armênia

■ Santo Eugênio da Armênia

■ Santo Eustrácio da Armênia

■ Santo Orestes

■ São Judoco

■ São Mardário

■ São Pedro Cho Hwaso e 5 Companheiros

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

Neste Evangelho Jesus lembra-nos que é preciso uma decisão interior sincera para dispor-se ao seu convite de amor. - Não vos arrependestes, para crer nele - Mt 21,28-32

 

Vem, esposa de Cristo, receber a coroa que o Senhor te preparou para a eternidade.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Luzia viveu no final do século 3º e início do século 4º, na Itália. Virgem e mártir, defendeu a fé em Cristo em meio às perseguições. É considerada protetora dos males dos olhos, e seu nome está inscrito na 1ª Oração Eucarística. A seu exemplo, ofereçamos ao Senhor todas as coisas como sinal de amor e aprendamos a viver em total fidelidade ao Reino de Deus.

 

– Oração 

 

“PAI, QUERO SER PARA TI UM FILHO QUE ESCUTA A TUA PALAVRA E SE ESFORÇA PARA CUMPRI-LA COM SINCERIDADE. QUE A MINHA RESPOSTA A TEU APELO NÃO SEJA PURA FORMALIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que a intercessão da gloriosa virgem santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar, um dia, a sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de dezembro de 2022 terça-feira da 3ª Semana do Advento Santa Luzia, virgem e mártir, Memória

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

O Reino de Deus não é daqueles que se julgam justos, mas dos que acreditam em Jesus e se convertem, dispondo-se a trilhar um caminho fundado na verdade e na autêntica justiça.

 

 

1ª Leitura (Sf 3,1-2.9-13) – A salvação messiânica é prometida a todos os pobres. Leitura da Profecia de Sofonias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor: 1“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor nem se aproximou de seu Deus. 9Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços. 10Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas. 11Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias. 12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 34(33)

 

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

–        13 de dezembro de 2022 terça-feira da 3ª Semana do Advento Santa Luzia, virgem e mártir, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

João veio, e os pecadores creram nele.  (Mt 21,28-32)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde, ó Senhor, não tardeis mais; / fazei o povo acabar com os seus crimes.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

13/12/22        3ª TERÇA-FEIRA ADVENTO A:

Santa Luzia, mártir (Itália, séc. 3-4)

 

Mateus 21,28-31: “Disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo:  - - Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: - O primeiro”.

 

Jesus, a parábola que o senhor contou às autoridades religiosas do seu povo nos questiona até hoje.

Sua pregação insistia na importância de fazer a vontade do Pai e foi essa vontade que conduziu todos os seus atos, até a doação total de si mesmo na cruz.

Tudo o que o senhor nos ensinou, foi exatamente o que realizou durante os poucos anos da sua presença visível no meio de nós.

Por isso, podia convidar os seus discípulos a seguirem os seus passos.

 Foi assim que o senhor se confrontou com os sacerdotes e anciãos do povo, que conheciam a Bíblia e inúmeras regras religiosas, e as ensinavam e exigiam do povo.

Mas, não era capazes de praticar. Diziam sim com a boca, e não com as suas obras.

Senhor, nós somos cristãos e católicos.

Conhecemos bem os dez Mandamentos e os sete Sacramentos.

Gostamos de ser fiéis a certas devoções e repetimos muitas vezes a Deus Pai: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”.

No entanto, quando somos enviados para trabalhar na sua vinha, ou seja, em nossa vida social, o nosso modo de agir não raro contradiz as nossas afirmações de fé.

Por isso, o senhor afirma que agrada mais a seu Pai aqueles que dizem não à fé, mas praticam a justiça, a honestidade, a solidariedade e a humildade, do que aqueles que dizem sim à fé, mas suas ações são atos de egoísmo, de arrogância, de ganância, de injustiças e de desonestidades.

Senhor, livre-nos de sermos mentirosos diante de Deus e incoerentes com a nossa fé.

Fortaleça-nos com o seu Espírito de pureza, de disponibilidade e de sinceridade, para que a nossa fé se manifeste em nossas obras, e as nossas obras sejam iluminadas pela nossa fé.

 

Mãe santíssima, quando a senhora disse o seu ‘Sim’ ao anjo Gabriel, assumiu a vontade do Pai para sempre. E o seu ‘Sim’ continuou valendo, desde as primeiras comunidades até hoje, como a discípula e a missionária mais perfeita do seu Filho na obra da Redenção. Ajude-nos a seguir o seu exemplo, até porque de nós Deus Pai tem pedido muito pouco, em vista de tudo o que nos tem concedido. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus não perde a ocasião para dar um recado sob medida aos sumos sacerdotes e anciãos, líderes religiosos de Israel. Sumos sacerdotes e anciãos formam o grupo governante em Jerusalém. Conhecem as leis, as Escrituras sagradas, mas são indiferentes e até mesmo contrários à pregação de Jesus, o Messias. Esses líderes religiosos se consideram obedientes a Deus, mas desprezam a pessoa e a mensagem do Filho de Deus. São representados pelo filho que disse sim, mas não cumpriu a vontade do pai. Cobradores de impostos e prostitutas, por sua vez, desprezados pelas autoridades religiosas, correspondem ao primeiro filho. Arrependidos de sua vida passada, já experimentam a presença salvadora de Deus manifestada em Jesus, para quem João havia preparado o caminho.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 21,28-32 - Coerência entre o dizer e o agir

 

Oração Inicial

 

Estamos vivenciando tempo do advento. Tempo de nos prepararmos bem para acolher o Senhor, que vem para salvar as nações! O nosso espírito se enche de uma alegre esperança, pois ele vem para restaurar a todos com a sua graça. Adorar o Cristo presente neste mistério de amor, no contexto do advento, é um convite a abrirmos nossos olhos, nossos ouvidos e nossos corações para a manifestação gloriosa de Deus na história da humanidade e na história de cada um de nós. Experimentemos a sua presença amorosa entre nós. Acolhamos, no silêncio interior, o mistério exposto diante de nossos olhos.

 

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Neste tempo de oração com a Palavra, abramo-nos para receber essa bênção, que o Senhor oferece também a nós por meio de seu Espírito.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Neste Evangelho Jesus lembra-nos que é preciso uma decisão interior sincera para dispor-se ao seu convite de amor.

 

“Todos somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor. E não como escravos ou empregados, mas como filhos. Filhos são herdeiros, a vinha é nossa também. Na parábola, o pai disse a cada um dos filhos que fosse trabalhar na vinha. Todos os filhos estão convocados para a vinha. Um filho – representando os religiosamente mais engajados e cumpridores da Lei – disse que ia, mas não foi. O outro filho – representando os que a Lei e o pecado marginalizavam –, mesmo dizendo que não ia, foi. É o que está acontecendo no ministério de Jesus. Os mais fiéis não acolheram a mensagem do Reino. Os pecadores se aproximaram, se converteram, se integraram. É uma grande chamada de atenção para nós e para nosso tempo.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus, creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença.

Confirmo a fé de que estou na presença de Deus e de que Ele deseja encontrar-se comigo. Sinto-me acolhido/a. Abro meu coração para este encontro.

Como quero responder ao convite do Senhor para trabalhar em sua vinha?

Digo “sim”, mas depois não cumpro ou me esforço para cumprir o que está ao meu alcance?

3.Oração (Vida)

Ó verbo, esplendor do Pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso Evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações. Quando vierdes como um juiz, entre os esplendores do céu, acolhei-nos à vossa direita na assembleia dos bem-aventurados. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como no princípio agora e sempre. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplação é saber como aderir de coração e mente ao Senhor, que por sua palavra nos transforma em novas criaturas, disponíveis a cumprir a vontade de Deus. “sabendo estas coisas, vós sereis abençoados se as colocardes em prática” (Jo 13,17).

 

Bênção

 

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.

Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.

Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.

A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.