domingo, 19 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? – (Lc 1,39-45)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 19 DE DEZEMBRO de 2021 (domingo) 353 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO TEMA OS CONTRÁRIOS DA VIDA. NO DESCONFORTO DA ALMA, GRANDES MUDANÇAS SÃO GESTADAS."

(Padre Fábio de Melo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A COOPERAÇÃO SUL-SUL

DIA do Executivo Público

DIA DO ESTADO DO PARANÁ

DIA DA INSPEÇÃO EM VÔO REALIZADA NO BRASIL

DIA da Fundação do Paraná Clube de Curitiba

DIA da Fundação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itati (Rio Grande do Sul) Maracaí - Nazaré Paulista (São Paulo) Araxá - Cordisburgo - Glaucilândia (Minas Gerais) Nilo Peçanha (Bahia) Avelino Lopes - Bocaina - São João da Serra - São José do Piauí (Piauí) Armazém - Garopaba - Lebon Régis - Rio dos Cedros - Siderópolis (Santa Catarina) Coronel João Pessoa - Rafael Godeiro (Rio Grande do Norte) Barra do Jacaré Guapirama - Jardim Alegre - Lunardelli (Paraná) Atalaia do Norte - Careiro - Juruá - Nova Olinda do Norte - Novo Aripuanã - Novo Ayrão - Tocantins (Amazonas) Alto Boa Vista - Canabrava do NorteCarlinda - Nova Guarita - Nova Marilândia - Nova Maringá - Nova Ubiratã - Querência - Santa Carmem (Mato Grosso) Sítio Novo - Tasso Fragoso (Maranhão) Ipueiras (Tocantins) Gurinhém (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FATIMA APARECIDA SERAFIM NUNES (Professora - Lions Clube de Garça /SP)JOÃO VITOR MONTEIRO NANDES (filho do Bruno Macrocontábil Conessa - Garça /SP)  JACY MANSANO (EQ 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP)LIGIA Ap. CARDOSO DI DONATO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MAIRA SILVA DE OLIVEIRA SANTOS  (Lions Clube de Valparaíso /SP)  ALEXANDRINA ISABEL SILVA  (Lions Clube de Iacri /SP)  ALESSANDRA Z. GOMES SILVA (DLC6-Lions Clube de Santa Fé do Sul Cibernético /SP) INES MOLINA MARTINS BUZO (Mirandopolis /SP) GILBERTO GARCIA (Advogado - Garça /SP) GILBERTO GARCIA (Advogado - Garça /SP) MAISA PARUSSOLO (Garça /SP)MARIA REGINA SANTOS (Garça /SP) JULIO RODRIGO DE BARROS (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VANDA SANTOS FRAIONI e MANOEL FRAIONIó1981ó40 ANOSó(Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU ESTORILó1990ó31 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO Papa URBANO V

■ SANTo Anastácio

■ São Nemésio

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Bendita és tu entre as mulheres – Lc 1,39-45

 

 

Céus deixai cair o orvalho; nuvens, chovei o justo; abra-se a terra e brote o Salvador! (Is 45,8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Graças ao sim daquela que acreditou nas promessas divinas, reunimo-nos para contemplar na Eucaristia a face luminosa do Senhor, que nos santifica. Na liturgia e na vida, proclamamos Maria bendita entre as mulheres e Jesus o bendito fruto do seu ventre. Alegremo-nos com Maria e Isabel pela vinda próxima do Filho de Deus, a nossa paz.

 

– Oração 

 

PAI, A EXEMPLO DE ISABEL, ANSEIO CONHECER A VERDADEIRA IDENTIDADE DE MARIA QUE, NA SUA HUMILDADE, TORNOU-SE O SER HUMANO ABENÇOADO POR EXCELÊNCIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 Últimos dias antes do Natal - 19 de dezembro do Advento 4º Domingo do Advento

– Liturgia da Palavra 

Aquele que cumpriu plenamente a vontade divina e foi prometido desde toda a eternidade vem a nós. A exemplo das santas mulheres, acolhamos o Senhor, presente em sua Palavra. 

 

1ª Leitura (Mq 5,1-4a) – De ti há de sair aquele que dominará em Israel.  Leitura da Profecia de Miquéias

 

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, 4e ele mesmo será a paz”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 80 (79)

 

Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!

 

 

2ª Leitura (Hb 10,5-10) – Eis que eu venho para fazer a tua vontade.  Leitura da Carta aos Hebreus

 

Irmãos, 5ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: ‘Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade'”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei -, 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício para estabelecer o segundo. 10É graças a essa vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Últimos dias antes do Natal - 19 de dezembro do Advento 4º Domingo do Advento

– Evangelho do dia 

 

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?  (Lc 1,39-45)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis a serva do Senhor; / cumpra-se em mim a tua palavra! (Lc 1,38) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 9Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A missão de Maria é levar Jesus ao seu coração”

 

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”

(Lucas 1,42).

Hoje, contemplamos, na Liturgia, Maria escolhida para ser toda de Deus, mas que se coloca à disposição para ser toda do próximo. Aquela que é cuidada por Deus sai para cuidar do outro.

 

Não adianta querermos servir a Deus somente querendo que Ele cuide de nós, pois quem é cuidado por Deus cuida dos seus irmãos, coloca-se à disposição, coloca-se em missão. Não foi a gravidez que parou Maria, pelo contrário, se ela já era serva, ela se torna, agora, como grávida, missionária, como aquela que leva o Salvador.

 

A missão de Maria é ser portadora da graça, a missão de Maria é levar seu Filho Jesus aos corações, e é por isso que ela não colocou nenhum empecilho, muito pelo contrário, ela tirou os empecilhos da frente, ela tirou as dificuldades e subiu àquela região montanhosa de uma forma apressada, quer dizer, totalmente impulsionada pela graça para ir ao encontro de Isabel, sua parenta, que estava grávida, necessitando também de cuidados, de ajuda; e ali estava Maria. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança que estava no seu ventre pulou, exultou e também Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

 

“Maria coloca-se à disposição para ser toda do próximo”

 

A mulher cheia do Espírito Santo, o homem cheio do Espírito Santo proclamam as verdades de Deus, não falam pela sua intuição humana, mas falam movidos pela graça divina. É por isso que Isabel nos trouxe verdades da fé. A primeira delas: “Bendita és tu, Maria, entre todas as mulheres, e bendito é o fruto que vem do teu ventre”. Porque ela foi a primeira a reconhecer que aquele que vinha de Maria era o Salvador, o Divino Salvador de todos nós. E bendita era Maria entre todas as mulheres, porque ela gerou o Divino Salvador.

 

Cada mulher tem um lugar singular no coração de Deus; a mulher que é mãe, a mulher que é consagrada, a mulher que é solteira, viúva, enfim, o ser mulher é uma graça. Mas olhemos para aquela que é bendita entre todas as mulheres, porque sobre ela repousou uma graça única e singular: gerar no seu ventre o Divino Salvador. O Divino Salvador é bendito, e bendita é ela que deixou que o seu ventre, que o seu seio, que todo o seu ser fosse morada de Deus.

 

Isabel, toda encantada com a visita de Maria – “Como posso ter a graça de receber a mãe do meu Salvador?” –, proclama outra bem-aventurança de Maria: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Bem-aventurada es tu, Maria, porque tiveste fé, porque acreditaste nos desígnios e nas promessas de Deus, por isso tu és bendita, porque acreditaste na obra redentora de Deus e te colocaste como instrumento nas mãos do Senhor. Por isso a Liturgia de hoje se volta para o ventre bendito daquela que nos trouxe o Bendito Salvador!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Somente quem vive mergulhado na esfera amorosa de Deus sente-se impulsionado a servir generosamente seus semelhantes. É o que acontece com Maria de Nazaré. Amada de Deus, com a firme decisão de cumprir a vontade dele, Maria se põe a caminho rumo à casa de Isabel. Para isso, deixa o aconchego de sua família, enfrenta obstáculos, levando no ventre o filho Jesus, obra do Espírito Santo. Isabel também vive uma fase especial: está grávida de João, o precursor do Messias. Trata-se, para ela, de um inesperado presente de Deus, já que é idosa e estéril. Para Deus, contudo, nada é impossível. Imbuídas do Espírito Santo, as duas gestantes expressam exultação, trocam recíprocas gentilezas e bendizem o Senhor Deus, que transforma a vida das pessoas e dinamiza, de modo admirável, a história da salvação.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, bendito fruto do ventre de Maria, dá-nos coração hospitaleiro para te acolher e portas abertas para socorrer a quem necessita de ajuda. Concede-nos, também, a capacidade de sair do nosso acanhado mundo e ir ao encontro dos marginalizados, carentes de pão material e de pão espiritual. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,39-45 - Maria visita Isabel

 

Oração Inicial


Liturgia 4ª semana do Advento. Ó Pai, aproximam-se os dias de nossa redenção; a vinda de Jesus Cristo, vosso Filho. Concedei ao vosso povo a alegria da salvação, na certeza de vosso amor redentor. Fazei-nos caminhar com firmeza, junto com Maria e José, no caminho de Jesus, com o coração agradecido por tão grande dádiva.

 

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o texto quantas vezes julgar necessário, destacando as principais figuras que desempenham um papel importante no Advento.

 

“No mundo da Bíblia, os homens são quase sempre os protagonistas. O Evangelho de hoje abre as portas para duas mulheres: Isabel e Maria. Elas fazem parte do universo de Deus, Senhor do Impossível. Embora muitas indicações parecessem dizer o contrário – idade e virgindade –, elas abraçam a proposta de Deus. Isabel proclama uma nova bem-aventurança em relação a Maria: “Feliz aquela que acreditou”. Maria é a grande missionária e consigo carrega Jesus. Ela é também a mulher do serviço, e cumpre aquilo que seu Filho colocaria como síntese da Lei e dos profetas: o amor-serviço. O Espírito Santo de Deus conduz a história humana, mas essa história tem um final marcado, um final feliz. Deus continua caminhando com o seu povo.”

 

2. Meditação (Caminho)

No Evangelho que acabamos de ler, vimos que Maria escutou o Senhor. E eu? O que escutou do Senhor? Identifique a sua voz e escute-o. Estou preparado(a) para acolher o Senhor que é sempre novo, surpreendente?

 

 3.Oração (Vida)

Senhor, ajuda-me a entender tuas maravilhas!

“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Depois de ter ouvido a Palavra do Senhor, Maria colocou-se à disposição de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor”. E você? O que você gostaria de dizer ao Senhor? Aproxime-se dele e faça a sua oração. Pode se inspirar nessa canção.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

É preciso que nos tornemos sempre mais coerentes com as palavras que pronunciamos: “Seja feita a tua vontade aqui na terra como no céu”. Como você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.