sábado, 18 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito. - (Mt 12,14-21)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 18 DE JULHO de 2020 (sábado) 200º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
O QUE VOCÊ VIVEU NINGUÉM ROUBA.
(Gabriel García Marquez)


 DATAS COMEMORATIVAS 
  DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA
 DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE MARIAL VICENTINA
 DIA MUNDIAL DOS VETERANOS DE GUERRA
 DIA ESTADUAL DO TROVADOR   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Almeida - Ibiassucê - Itamari - Santaluz (Bahia) Anadia (Alagoas) Luiz Alves (Santa Catarina) Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) Fronteira (Minas Gerais) Cristalina (Goiás) Altos (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  IZABEL CRISTINA CONESSA CHICARELI (IRMÃ querida–Garça /SP)RAFAEL BARBOSA SOSSOLOTE (sobrinho-Garça /SP)PRISCILA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)MARIA LUCIA DA SILVA MARTINO (professora Garça /SP)YOKO YAMADA TASHIRO (Lions Clube de Araçatuba /SP)DIEGO JURADO (Lions Clube de Tupã /SP)VICTOR SANTANA (LEO Clube de Junqueirópolis /SP) LISLAYNE DA SILVA (Murutinga do Sul /SP)VANESSA HELENA DE ALMEIDA GONÇALEZ (Garça /SP)VALTER MIYASHIRO MAEDA (Garça /SP)MARTHA MARIA DA CONCEIÇÃO DE MORAES (Garça /SP)LAURICE FERREIRA DOS SANTOS (Marilia /SP)CLEUSA MACIEL DEGRANDI (São Paulo /SP)RENATA `RE`MIRANDA FERNANDES (Garça/SP)ROSANGELAPERES SELLANI (Barcelona /Espanha) MIRIAN CESTARO MIGLIAT RODRIGUES (Garça/SP)JOÃO FRANCISCO FRABETTI VIEIRA (Garça/SP) ENZO BONFIM (Garça/SP) FERNANDA PRAXEDES BONFIM (Garça/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MIRTES SIDNÉIA MARQUES e JAYME GALVÃO DE OLIVEIRAó1975ó45 ANOS (Garseg- Garça /SP)OLGA MARIA DÁGOLA COIMBRA e LUIZ DE TOLEDO COIMBRAó1959ó61 ANOS (Lions Clube de Marilia /SP)


 SANTO DO DIA 
■ SANTA MARIA MADALENA POSTEL
SANTO ARNOLFO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Os opressores deixam o povo na miséria e, não raro, chegam a insultar a Deus, o qual, porém, a qualquer momento pode reverter essa situação. O Senhor ouça o clamor dos aflitos e, sem tardar, venha em seu auxílio. 
– Oração 
PAI, MEU ÚNICO DESEJO É ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, PARA QUE, COMO JESUS, EU SAIBA DISCERNIR, EM CADA CIRCUNSTÂNCIA, A MELHOR MANEIRA DE AGIR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 18 de julho de 2020  Sábado da 15ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 

1ª Leitura (Mq 2,1-5) – Cobiçam campos, e tomam-nos com violência, cobiçam casas, e roubam-nas.  Leitura da Profecia de Miquéias:

1“Ai dos que tramam a iniquidade e se ocupam de maldades ainda em seus leitos! Ao amanhecer do dia, executam tudo o que está em poder de suas mãos. 2Cobiçam campos, e tomam-nos com violência, cobiçam casas, e roubam-nas. Oprimem o dono e sua casa, o proprietário e seus bens. 3Isto diz o Senhor: “Eis que tenciono enviar sobre esta geração perversa uma desgraça de onde não livrareis vossos pescoços; não podereis andar de cabeça erguida, porque serão tempos desastrosos.
4Naquele dia, sereis assunto de uma alegoria, de uma canção triste que diz: ‘Fomos inteiramente devastados; a parte de meu povo que passou a outro por ninguém lhe será restituída; os nossos campos são repartidos entre infiéis’. 5Por isso, não terás na assembleia do Senhor quem meça com cordel as porções consignadas por sorte”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 9b
O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.


– 18 de julho de 2020  Sábado da 15ª Semana Do Tempo Comum
E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito. - (Mt 12,14-21)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança” 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Sejamos a presença amorosa de Jesus na vida das pessoas”
Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos
(Mateus 12,14-15)
Os fariseus que representam a religião do rigorismo se reúnem para matar Jesus. Cuidado, porque é a religião que torna as pessoas cegas, leva-as a querer eliminar aquilo que as incomoda, a combater aquilo que lhes causa incômodo. Por isso, nos dias de hoje, quando vivemos uma religião hipócrita e farisaica, onde nos colocamos acima da Lei e, muitas vezes, até de Deus, estamos percebendo como uns querem eliminar o outro pela acusação, porque não pensam, não rezam nem fazem como eles.

Retiremo-nos dessas discussões, desse tipo de acusação, não atiremos coisas boas aos cães nem pérolas aos porcos. Façamos como Jesus: não percamos tempo com discussões religiosas, políticas, ideológicas, vãs e inúteis. Não percamos tempo com esse mundo farisaico, não julguemos ninguém por ser fariseu, para que esse fariseu não sejamos nós.

Precisamos fazer como Jesus: retirarmo-nos, porque as multidões estão sedentas e carentes de Deus, as pessoas estão sedentas de serem evangelizadas, amadas, mas estão perdendo tempo com aquilo que não as leva a nada. Na verdade, leva sim… Leva à divisão, à acusação, às brigas e discussões. Não percamos tempo com essas coisas! Precisamos ter o Espírito de Jesus, que não se deixou incomodar, Ele simplesmente se retirou.

“Tudo que precisamos é ser canal da presença de Deus na vida das pessoas”

Retiremo-nos de grupos, de discussões nas redes sociais, de grupos que provocam mais discórdia do que amor a Jesus e ao próximo. O amor não tem distinção, o amor não é de centro, de direita, de esquerda nem de canto nenhum; o amor é para com todos.

Precisamos ser presença amorosa de Jesus na vida das pessoas, como Ele mesmo foi, como Ele mesmo não se deixou seduzir por quem O puxava para cá e para lá. Ele se deixou conduzir pelo Espírito do Pai.

Esse Espírito deve estar em nós, para que nós também sejamos ungidos por Ele. Esse mesmo Espírito que ungiu, conduziu e levou Jesus para cuidar das multidões.

Há uma multidão faminta, sedenta e desejosa de Deus, precisando de amor, misericórdia e cuidado. Seremos o canal da cura de Deus, e não seremos instrumentos nem instrumentalizados para levar as pessoas para a discórdia, para a desunião e para os conflitos tão comuns nos nossos tempos. Tudo que precisamos é ser canal da presença de Deus na vida das pessoas.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Ao estabelecer o Reino de Deus, Jesus se coloca a favor do povo, oferecendo-lhe gratuitamente acolhida, ensinamento e curas. Os fariseus, ao invés, oprimem o povo em vista de manter os próprios privilégios. Rejeitam Jesus e seu projeto de libertação e vida. Então, com pauta definida, reúnem-se para tramar a morte de Jesus. Citando passagem de Isaías (Is 42,1-4), o evangelista Mateus oferece uma síntese sobre o Messias. Ele é o servo escolhido por Deus, o Filho amado, o ungido pelo Espírito, que traz a luz e o julgamento a todos os povos. Jesus não cessa de proclamar a Boa-Nova do Reino, mas muitos não ouvem a sua pregação. Cresce, cada vez mais, a rejeição de líderes religiosos e políticos, familiares, multidões e cidades. A pressão dos adversários aumenta.

ORAÇÃO
Ó Jesus Messias, és a manifestação histórica do servo anônimo descrito pelo profeta Isaías. Movido pelo Espírito Santo, curas a todos os que te seguem e te mostras solidário e misericordioso com os sofredores. Não corres atrás das aclamações populares; o que fazes é para agradar ao Pai. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 12,14-21 - Aqui está a esperança para todos!

Oração Inicial
Olhemos para o jeito de Jesus e compreendamos sua predileção pelos pobres , doentes e todos os que estão à margem da vida. Ele espera que nossas atitudes se assemelhem às dele. Oremos: Jesus manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao vosso.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Deus nos surpreende sempre. Ao meditar este Evangelho de hoje quais são as surpresas da Deus para você?

“O livro do Gênesis diz que Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Há traços de Deus em nós. Muitas vezes, por miopia, tentamos criar um deus à nossa imagem e semelhança. Atribuímos a ele os nossos defeitos. Gostamos de falar de Deus como sendo o grande juiz e temos medo dos castigos divinos. O Antigo Testamento, em parte, fortalece essa ideia. Jesus vem revelar o rosto misericordioso de Deus, dizendo que ele é Amor, que ele é Pai. Os fariseus estão planejando eliminá-lo. Ele responde curando a todos e busca em Isaías duas comparações para entender seu jeito de agir. Ele não quebrará a caniço rachado nem apagará o pavio que ainda fumega. Esta é a atitude dele: não condena, mas acolhe e perdoa porque ama.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para mim? Qual palavra mais chamou minha atenção durante a leitura? De que modo o Evangelho fortalece a minha caminhada de fé? Quais questionamentos a Palavra me faz hoje? Quais respostas ela me apresenta?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado(a), por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração e conte-lhe tudo o que deseja, tudo o que está em seu coração.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
De que forma a Palavra de Deus estará presente em seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

BÊNÇÃO

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.