domingo, 25 de agosto de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - Padre Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Porta Estreita”

Conversão que modifica
           Vivemos uma batalha para conservar o corpo numa bela medida. Achamos que não ficamos velhos e teremos aquele corpo! Batalha dolorosa de poucos resultados. Mas Jesus nos coloca diante dos olhos uma portinha estreita que vai exigir esforço de uma terapia espiritual que nos leve a ter as condições de passar pela porta estreita. “Muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lc 13,24). Que porta estreita é essa?  Jesus explica que “muitos tentarão entrar e não conseguirão... começareis a bater dizendo: Senhor, abre-nos a porta!.. Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim vós que praticais a injustiça”. Vejamos o porquê: ‘Vós direis; nós comemos e bebemos diante de Ti e Tu ensinastes em nossas praças”. Não basta a religião exterior. E diz Jesus: “Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça” (Lc 13,22ss). Podemos entender que Jesus é a porta. Lembramos que diz “Eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10,1-10). A religião tem atos exteriores, muitas obras, mas tudo tem que ser fundado Nele e em sua Palavra. Mesmo que falemos de Jesus, Ele é entrada para o Reino de Deus. Vejamos nossas comunidades, povo cristão, as associações e os movimentos que fazem muitas coisas, mas deixam de lado o evangelho e a pessoa de Jesus. Pelo nosso mal proceder, podemos estar “fora de forma” para fazer esse exercício espiritual de entrar. Se olharmos, veremos como Jesus e seu Evangelho estão distantes de nós e de nossas comunidades. A porta é Jesus e seu evangelho do amor. Há grupos que não fazem o mínimo de caridade... Será que passarão na porta? A porta do inferno é larga.
Proclamar a salvação
              Continuando, Jesus diz algo que não combina com nosso modo de compreender a fé: “Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul e, tomarão lugar à mesa do Reino de Deus” (Lc 13,28). Poderão passar nessa porta e sentar para o banquete. Jesus faz eco à profecia de Isaias que anuncia a grande abertura a todos os povos. Isso não fazia parte da mentalidade do povo judeu: “Eu virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória” (Is 66,18). Há uma promessa: “Porei no meio deles um sinal e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros aos povos... para as terras distantes e para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram a minha glória” (Id 19). O profeta diz que, como os filhos, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. Vai a um extremo absurdo: “Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas” (Id 21). Para os judeus, os sacerdotes e levitas eram escolhidos só da família de Aarão e tribo de Levi. Tudo isso vem como fruto da proclamação da salvação. Muitos na Igreja ainda têm mentalidade fechada aos povos. O Oriente está respondendo ao Evangelho.
Deixar-se educar
           Distante de nossa mentalidade atual que já dá seus frutos mudando certos termos. A Carta aos Hebreus diz claramente que não se trata de castigo, mas de educação: “É para vossa educação que sofreis”: Aqui podemos entender que as dificuldades para viver a fé geravam sofrimentos que a purificavam. “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando Ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga a quem aceita como filho” (Hb 12,5-7). Tentando uma tradução, podemos pensar que a comunidade precisa refletir sobre sua situação, meditar, fazer revisões sinceras e buscar caminhos melhores sem viver amargurados porque nossas idéias nem sempre vencem. É preciso um exercício de abertura à revisão e correção dos planos e da própria vida.
Leituras Isaías 66,18-21;Salmo 116; Hebreus 12,5-7.11-13.
Ficha nº 1886 - Homilia do 21º Domingo Comum (25.08.19)

1. Nós em nossas comunidades estamos distantes de Jesus e de seu Evangelho
2. Muitos na Igreja ainda têm mentalidade fechada aos povos.
3. A comunidade precisa refletir sobre sua situação, fazer revisões e buscar nos caminhos.

                                              Academia de emagrecimento espiritual

           A gente fica feliz quando dá uma ajeitada nas gordurinhas e fica com o corpo bonito depois de um tempo de academia. É muito sofrimento. Não fazemos penitência e Deus nos tira de outro lado em nosso esforço de pegar forma.
           Assim também é o momento de pensarmos em olhar a balança da vida eterna. Aqui Jesus fala de porta. Na Idade Média havia um mosteiro que tinha na sala de refeições uma porta tão estreita que, se exagerasse na comida, não passava. Pode não ser verdade, mas temos que fazer o mesmo, queimando nossas gorduras espirituais e fazendo os exercícios que nos dão resistência e força espirituais. Ninguém vai ao Céu de graça. Tem que malhar.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos(Lc 13,22-30)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 25 DE AGOSTO de 2019 (domingo) 237º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SÓ OS OLHOS QUE CHORAM SABEM VER.
(Teixeira de Pascoaes)


 Datas Comemorativas 
 DIA DO SOLDADO
DIA DO EXÉRCITO – DIA DE DUQUE DE CAXIAS
DIA NACIONAL DA CARETA
DIA DO FEIRANTE
DIA DA LEGALIDADE
DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS
DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)
SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barretos - Buritama (São Paulo) Chapecó - Herval D'Oeste - Joaçaba - Luzerna (Santa Catarina) Miracema do Tocantins (Tocantins) Jaramataia - Joaquim Gomes (Alagoas) Nazário (Goiás)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:   DANIELA VALENCIO CONESSA (m/prima - Garça / SP)JOÃO BATISTA NETO DE OLIVEIRA (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) HENRY DOUGLAS SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) MANOEL FRAIONI (SAAE-Garça /SP) SORAIA ABIDO (Garça /SP) MARCO AURÉLIO DRAPÉ (Garça /SP) ALESSANDRO PASSAMAI  (Garça /SP)CESAR CARVALHAL ALTAFIM  (Vera Cruz /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Fr. LUCAS LISI RODRIGUES, OFMó2017ó02 ANOS (Cidadão Garcense-Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia /SP)

 Santo do Dia 
SÃO LUÍS IX
SÃO JOSÉ CALAZANS
SANTA PATRÍCIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Reunidos para a celebração da páscoa semanal, somos convidados a nos deixarmos educar pelo Senhor, abrindo o coração para o dom da sua salvação. Honramos a Eucaristia, com a qual nos alimentamos na presença de Deus e dos irmãos, sempre que lhe permitimos produzir em nós frutos de paz e justiça e trilhamos o caminho da porta estreita, que conduz ao banquete do Reino. Celebremos em comunhão com os catequistas e com todos os servidores da comunidade. 
– Oração 
PAI, CONDUZE-ME PELO VERDADEIRO CAMINHO DA SALVAÇÃO QUE PASSA PELO SERVIÇO MISERICORDIOSO E GRATUITO A QUEM CARECE DE MEU AMOR.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Domingo da 21ª Semana do Tempo Comum 25 de agosto de 2019
A Palavra de Deus nos chama a formar um povo santo, que experimenta a glória do Senhor, vive segundo seus ensinamentos e assim se habilita a participar do banquete festivo do Reino. Ela nos aponta o caminho da salvação.

1ª Leitura - (Is 66,18-21) – Leitura do Livro do profeta Isaías:

Assim diz o Senhor: 18Eu, que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória. 19Porei no meio deles um sinal e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros para os povos de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, para as terras distantes e para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram minha glória. Esses enviados anunciarão às nações minha glória 20e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém, como oferenda ao Senhor, irmãos vossos, a cavalo, em carros e liteiras, montados em mulas e dromedários — diz o Senhor — e, como os filhos de Israel, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. 21Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  116(117)
Proclamai o Evangelho a toda criatura!

2ª Leitura - (Hb 12,5-7.11-13) – Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos: 5Já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige?11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Evangelho do dia
Domingo da 21ª Semana do Tempo Comum 25 de agosto de 2019
- (Lc 13,22-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida; / ninguém chega ao Pai senão por mim (Jo 14,6).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 
24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Reino de Deus é de quem se esforça”
 Jesus respondeu: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”
(Lucas 13,24).
O Reino de Deus é para quem se esforça. Sabemos que o esforço é a força interior que fazemos conosco. Precisamos de muita força para vencer, inclusive, vencer as más inclinações da alma e do coração que vamos adquirindo ao longo da vida.
Se Deus nos criou inclinados para Ele, já o mal nos inclinou para o pecado, para o erro, para a ignorância e para a maldade. É todo um esforço primeiro da graça de Deus, é a graça de Deus que vem em nosso socorro para nos endireitar e nos colocar no caminho reto.
Há forças dentro de nós, desejos, concupiscências, as ditas más inclinações que nos alargam para esse mundo fasto, cheios de prazeres e facilidades. E estamos em busca das facilidades, dos caminhos mais fáceis e dos prazeres gratuitos da vida, mas não estamos nos esforçando para disciplinar a nossa alma e o nosso coração para que estejam em Deus.
O Reino de Deus é feito de duas realidades, a primeira delas é a graça de Deus que vem ao nosso socorro e auxílio, a graça de Deus que é oferecida para nos santificar. A segunda parte é a nossa resposta para essa graça. A resposta para a graça exige um esforço da nossa parte. Por isso, o Reino de Deus é para aquele que faz todo o esforço possível para entrar pela porta estreita.
“O Reino de Deus é de quem se esforça e de quem faz sacrifício para ser melhor, para ser justo e santo.”
A porta estreita é aquela que é apertada. E nos apertamos nos sufocamos para conseguir passar por ela. Não nos acostumemos com aquelas portas largas cheias de facilidades que a vida nos oferece. Muitos entram por ela porque está aberta e escancarada, mas ela conduz muitas almas e corações para os abismos que, muitas vezes, não têm volta os abismos que levam as pessoas a se perderem. E como se perdem no mundo de hoje com as facilidades!
Olhemos para o mundo das drogas, o mundo das bebidas alcoólicas, o mundo do sexo fácil, do amor livre, é tudo muito fácil. Para alguns basta dizer: “Eu quero”, então as coisas acontecem.
Olhemos para a realidade dos prazeres desenfreados e do dinheiro fácil. Não trilhemos o caminho das facilidades, trilhemos o caminho do esforço, da luta, do sacrifício pessoal, das virtudes que, muitas vezes, leva a doer a alma, mas santifica o coração, coloca-nos no caminho para o Reino dos Céus.
A partir das nossas crianças e dos nossos adolescentes não indiquemos os caminhos fáceis da vida a eles. Tem valor na vida aquilo que é conseguido com esforço e sacrifício, por isso, o Reino de Deus é de quem se esforça e de quem faz sacrifício para ser melhor, para ser justo e santo, e para estar no caminho da salvação.
Deus abençoe você!
– Reflexão - “Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (2º mandamento do Decálogo)
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, consideramos o 2º Mandamento da Lei de Deus: “Não pronunciarás o nome de Deus em vão”. Na verdade, devemos respeitar o nome do Senhor. Jesus reprova aos escribas e fariseus o fato de abusarem do nome de Deus, dado que — mediante uma casuística complexa que tinham inventado — sabiam encontrar subterfúgios para usar o juramento de modo retorcido (sempre em benefício próprio!).

Deus revelou-nos o seu Santo Nome — como um dom— devemos guardá-lo na memória, num silêncio de adoração amorosa. Porém, de nenhuma palavra se tem abusado mais do que da palavra “Deus”. Um só exemplo: no cinto dos uniformes do exército nazi estava gravada a frase “Deus connosco”. Aparentemente, o nome de Deus era honrado, mas —na realidade— era gravemente profanado para os seus próprios fins. Essas profanações do seu nome vão desfigurando o rosto de Deus, até o tornar irreconhecível.

—Meu Deus, quero adorar-te invocando muitas vezes o teu Nome “três vezes Santo”, e desejo elevar o teu doce nome de Deus-Homem: Jesus!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Enquanto Jesus continua sua viagem a Jerusalém, onde acontecerá o julgamento, a condenação e a ressurreição, alguém, preocupado com a salvação, pergunta-lhe se são muitos ou poucos os que se salvam. O Mestre não responde à questão, mas procura mostrar o caminho que leva à salvação. Ele orienta seus seguidores sobre o que é necessário para “passar pela porta” e participar do seu Reino. A “porta estreita” não pode ser vista como fim em si mesma: traz a lembrança da “cruz de Cristo”, único ingresso para participar do “banquete messiânico”. Muitos tentam entrar pela porta, mas não conseguem, porque não seguem a prática da justiça. Eis a chave que abre as portas para o Reino de Deus. Quem injustamente vai acumulando bens e riquezas não conseguirá passar pela porta, pois ela é estreita e não permite passar grandes volumes. Não adianta dizer que rezou bastante, que ouviu as palavras do Mestre ou participou de refeições com ele. Jesus procura mostrar que a salvação não depende do fator étnico ou religioso. A salvação é proposta para todos. Para isso, porém, é necessária a vivência da justiça, que provoca relações de fraternidade e de partilha, base de uma nova sociedade..

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br// 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 13,22-30 - O que significa entrar pela porta estreita

Oração Inicial
Liturgia do 21º domingo do Tempo Comum.
Dia da Vocação Leiga e Dia Nacional do Catequista.
No início de nossa oração, peçamos ao Espírito Santo que venha com o fogo de seu amor renovar em nós os dons da sabedoria e do entendimento: “Divino Espírito Santo, vinde a nós e ficai conosco. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, vemos que alguém se aproxima de Jesus e pergunta: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” (Lc 13,23). O que Jesus responde? A que Ele se refere? Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário para compreendê-lo bem, destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção e identifique sua mensagem central.
“A pergunta do anônimo é sobre o número dos que se salvam, com a consequente exclusão de outros. Aos discípulos, conscientes desse dom, de viverem essa graça por uma vida coerente com o dom recebido, a consciência desse dom se exprime pelo esforço de ‘entrar pela porta estreita’. Essa porta se opõe à iniquidade. No evangelho segundo João, Jesus se diz ‘a porta das ovelhas’ (Jo 10,7.9). É por Jesus que se alcança a salvação. Toda a vida terrestre de Jesus, incluída sua paixão e morte, e sua vida gloriosa é que abrem para os fiéis a porta que dá acesso ao Reino de Deus. Os que praticam a iniquidade são aqueles que resistem em fazer a vontade de Deus; os que, pela dureza do coração, não reconhecem Jesus como enviado do Pai, rejeitam a sua mensagem e, por isso, perseguem Jesus. Deus não faz distinção de pessoas, por esse motivo, a humanidade inteira é destinatária da salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo. Os que por primeiro foram chamados, uma referência aos membros do povo eleito de Deus, são os que resistem a participar do banquete do Cordeiro. Mas os últimos, referência aos pagãos, têm lugar assegurado, desde que aceitem a condição de que no Reino se entra pela porta estreita” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? O que mais lhe chamou atenção no Evangelho? Foi um versículo específico? Algo que Jesus disse? Se sentir necessidade, leia o texto novamente, deixando-se tocar por ele.
“Quanto tempo temos para uma mudança de vida? Claro, nunca saberemos! Por isso, a importância de fazer de cada dia uma oportunidade de conversão. O espírito de vigilância constante é uma condição para não sermos surpreendidos com essa imagem da porta que se fecha. O Evangelho nos lembra de que essa vigilância exige um esforço muito grande da parte de cada um. Deus não nos salva sem nossa colaboração. Precisamos fazer nossa parte e confiar na ação do Espírito Santo que vem em socorro da nossa fraqueza. A porta estreita é uma vida de fidelidade ao Senhor, de oração permanente, de sacrifícios. Sem essas disposições, não conseguiremos a tão sonhada vida em Cristo” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento de oração? Deixe que a sua vida se renove com a Palavra de Deus e apresente a Ele suas preces e intenções.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual atitude você deseja colocar em prática durante este dia? A Palavra de Deus se torna vida em nossa vida quando a colocamos em prática.

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.