sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"João é a lâmpada que arde e brilha.” - (Jo 5,33-36)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 16 DE DEZEMBRO DE 2016 (sexta-feira) 351º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
NINGUÉM AMA HOJE, COMO ONTEM, PORQUE O AMOR NÃO CONHECE ROTINA.
(Dom Paulo Evaristo Arns 1921-2016)


Datas Comemorativas
DIA DO RESERVISTA
DIA DO Teatro Amador
DIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caicó (Rio Grande do Norte) Osório (Rio Grande do Sul) Santana (Bahia) Juranda - São Carlos do Ivaí  (Paraná) Descanso (Santa Catarina) Rio Verde de Mato Grosso (Mato Grosso do Sul) Barra de São Miguel (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   DORIVAL CHICARELLI (Lions Clube de GARÇA /SP) ROBERTO BARROS ARANHA (sobrinho Bauru /SP) Padre MARCOS CESÁRIO DA SILVA (Sacerdote Diocese de Marilia/SP) MATHEUS JOSÉ CUZATO MANCUSO (Psicologo Garça /SP) ALETHEIA TEIXEIRA RODRIGUES (Bauru /SP) ELAINE RAQUEL NORONHA (Big Mart - Garça /SP) Luiz Henrique Cardoso (Bicicletaria Cardoso - Garça /SP) JAIRO JOSÉ DE CASTRO (Plastitronic - Garça /SP) OSVALDO SATOSHI SHINYASHIKI (Omy Folheados - Garça /SP) MARCELO DE OLIVEIRA FAGUNDES (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA CAVALCANTI e WILLIAM PEREIRA CAVALCANTIó2011ó05 ANOSó (Garça /SP) MARLY PEREIRA DE AMORIM e NIEL CORREIA DE AMORIMó1989ó27 ANOSó(Equipe 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP) ALESSANDRA A SIMÃO DA CRUZ e RICARDO ´RIBÓ´DA CRUZó2000ó16 ANOSó(Hidrodex - Garça /SP)ANA MARIA GUILHERME GONÇALVES e JOÃO GONÇALVES ó( Lions Clube de Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIMó1988ó28 ANOS (Distrito LC 8)

Santo do Dia
SANTA Adelaide
São José Moscati


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Somos igreja reunida na casa do Senhor e da comunidade. Nela celebramos e buscamos luz para nossa vida, a fim de dar testemunho da verdade de Cristo a todos os povos.
Oração
PAI, RECONHEÇO JESUS COMO MANIFESTAÇÃO DE TUA IMENSA MISERICÓRDIA PELA HUMANIDADE. DÁ-ME TUA LUZ PARA QUE EU O ACOLHA COMO MESSIAS SALVADOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Nós vos pedimos, ó Deus todo poderoso, que a vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda do vosso Filho, possamos obtere a vossa ajuda nesta vida e na outra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sexta-feira 16/12/2016 – 3ª Semana do Advento
Glorifiquemos o Senhor, pois nos reúne na mesma fé para ouvir sua palavra a qual nos convida à pratica da justiça e anuncia a chegada da salvação na pessoa do Senhor Jesus.


1ª Leitura (Is 56,1-3a.6-8) "Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Isto diz o Senhor: “Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se”. 2Feliz do homem que assim proceder e que nisso perseverar, observando o sábado, sem o profanar, preservando suas mãos de fazer o mal. 3aNão diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: “Por certo o Senhor me excluirá de seu povo”. 6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo 7— a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. 8Diz o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel: “Ainda reunirei com eles outros, além dos que já estão reunidos”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 66 (67)
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

Evangelho do dia
Sexta-feira 16/12/2016 – 3ª Semana do Advento
"João é a lâmpada que arde e brilha. - (Jo 5,33-36)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde visitar-nos, ó Senhor, em grande paz e segurança, para que nos alegremos ante vós com reto coração!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Testemunhemos ao mundo a justiça de Deus
Se assumirmos nossas responsabilidades no mundo, cumpriremos a justiça de Deus!
“Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se” (Isaías 56, 1).
A liturgia que acompanhamos, neste tempo do Advento, traz para o dia de hoje duas palavras-chave: justiça e testemunho. Por quê? Porque Deus quer que testemunhemos para o mundo Sua justiça. E o que é a justiça de Deus? Se não procuramos ser justos e retos em tudo aquilo que fazemos, procuremos o que é justo.
A primeira coisa fundamental, para que a justiça de Deus se cumpra é preciso cumprir nossos deveres e obrigações. Você sabe que todo mundo têm suas tarefas na vida; até nossas crianças têm, os pais ensinam as tarefas que elas precisam fazer. É difícil pensar numa criança que não aprende, desde pequena, a ter responsabilidades; a tarefa de arrumar sua cama, seu próprio quarto, a tarefa de ajudar a limpar a casa e assim por diante.
É muito importante que seja assim, que nossas crianças aprendam, cresçam dessa forma, sabendo que, no mundo, todos nós temos responsabilidades! Se assumirmos nossas responsabilidades no mundo, estaremos cumprindo a justiça de Deus.
O pai precisa ser pai, precisa cumprir suas obrigações de pai; o mesmo digo da mãe, do esposo, da esposa e até de mim, que sou padre. Cada um sabe que, no mundo, têm tarefas para realizar, obrigações a cumprir.
Eu digo a você, que está no seu trabalho, onde quer que você esteja, saiba que ser justo é cumprir com suas responsabilidades, desde a hora em que você chega até a hora que você sai. Esse negócio de ficar matando serviço, enrolando, isso não é justo nem correto. Mesmo que os outros sejam injustos, não podemos justificar as coisas erradas que somos tentados a fazer ou que, muitas vezes, fazemos a partir do erro dos outros.
O erro do outro já é uma injustiça, mas se somarmos nosso erro com o do outro, o erro ficará enorme demais. Não podemos ser coniventes, não podemos colaborar, não podemos corroborar com o erro que o outro pratica.
Se não conseguirmos ser justos com os pobres, se as políticas governamentais e as ações deste mundo não conseguem cumprir o que precisam fazer com os outros, isso não justifica a nossa falta de caridade, de cuidado e atenção para com os pobres e necessitados.
É muito importante que cada um de nós tenha consciência disso, não basta somente uma consciência religiosa: “Eu rezo muito! Sou temente a Deus! Eu vou à Missa! Eu cumpro minhas obrigações religiosas!”.
Quem cumpre suas obrigações religiosas precisa fazer com mais zelo e presteza suas responsabilidades no mundo! Não justifica sermos irresponsáveis no trânsito, no trabalho e naquilo que nos é confiado.
Testemunhar é, acima de tudo, cumprir com maior zelo o que nos é confiado. Esse é o testemunho que temos de dar ao mundo! Temos de fazer as obras que manifestam que Deus está em nós, e se queremos fazer obras, não pensemos somente em coisas grandiosas, não fiquemos só pensando em milagres e curas.
O milagre que o mundo precisa é de pessoas responsáveis, corretas, honestas, justas naquilo que fazem. Todo mundo olha para a corrupção do mundo, mas ninguém quer olhar para a sua própria corrupção. Queremos olhar as coisas erradas que há no mundo, que são muitas!, não podemos fechar os olhos para elas, não podemos deixar de corrigir nossas injustiças de cada dia.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Jo 5, 33-36
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
João não é o Messias, ele veio para dar testemunho do Messias, ele é a lâmpada que vem para anunciar a verdadeira luz que vem a esse mundo.
E João foi fiel à sua missão, ele deu testemunho da verdade, mostrando a presença do Filho de Deus no meio dos homens.
Porém, nem todos estavam atentos à mensagem de João e abriram seus corações para a mensagem de Jesus.
Por isso é que Jesus realiza as suas obras: para que, por meio delas, aqueles que não o reconheceram pelo testemunho de João pudessem reconhecê-lo.
É por isso que as obras de Jesus são um grande sinal de que ele é o Messias, o Filho de Deus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Nossa presença é um testemunho de Deus ou de nossa vaidade pessoal?
- Procuramos fazer nossa parte sendo luz para o próximo?
- Ou em vez de anunciar Jesus anunciamos a nós mesmos?
- João Batista deu seu testemunho anunciando Jesus, a luz do mundo.
- Ajudamos a iluminar os caminhos de nossos irmãos?
- Como?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente, e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz.” Faça a leitura do texto, grifando os verbos utilizados e os personagens que aparecem durante a narrativa. Repita a leitura quantas vezes julgar necessário, para melhor compreender o texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Qual palavra ou expressão mais o(a) tocou? Atualize a Palavra, trazendo-a para sua vida, e escute o que o Senhor lhe diz. Se você sentir necessidade, leia novamente o texto e faça a sua meditação.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor a sua oração e aproxime-se dele sem medo. Apresente-lhe também as necessidades do povo de Deus e agradeça-lhe sua vida e tudo o que Ele lhe concede.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra tudo o que o Senhor o(a) convida a viver neste dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.