quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Era uma vez... Padre Valdo


Padre Valdo Bartolomeu de Santana
Pároco da Paroquia 
Santo Antonio de Junqueirópolis 
 A  ÁGUIA   E   O   FALCÃO

“Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres”. Gl 5,1

Era uma vez... Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do cacique, uma das mais formosas mulheres da tribo, que chegaram de mãos dadas até a tenda do velho feiticeiro da tribo...

E o velho, ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
- Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada... tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia e apenas com uma rede e tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia.
- E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono e, lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias e, somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim.

No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.
- E agora, o que faremos? - perguntou o jovem. As matamos e depois bebemos a honra de seu sangue? Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne? - propôs a jovem.
- Não! - disse o feiticeiro. Apanhem as aves e as amarrem entre si pelas patas com essas fitas de couro... quando as tiverem amarradas, soltem-nas, para que voem livres...

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado, e soltaram os pássaros...
A águia e o falcão tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno.
Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucar.

E o sábio disse:
- Jamais esqueçam o que estão vendo... este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão... se estiverem amarrados uns ao outro, ainda que por amor, só sobreviverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar-se um ao outro... se quiserem que o amor entre vocês perdure...Voem juntos, mas jamais amarrados.

                Reflexão. Toda relação de amizade e amor deve levar sempre à vida, à liberdade                          
                                 e nunca à posse e opressão.
                                 Pense nisso.

padre.valdo@uol.com.br


–■COMECE O DIA FELIZ!■– "Eu o vi e dou testemunho” - (João 1,19-28)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 03 DE JANEIRO DE 2019 (quinta-feira) 003º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
VIVER É ACALENTAR SONHOS E ESPERANÇAS, FAZENDO DA FÉ A NOSSA INSPIRAÇÃO MAIOR. É BUSCAR NAS PEQUENAS COISAS, UM GRANDE MOTIVO PARA SER FELIZ!
(Mario Quintana)

 Datas Comemorativas 
DIA DO LEONISMO GAÚCHO
DIA DO JUIZ DE MENORES
DIA Estadual (SP) do Fusca
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananindeua (Pará) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ODILON VIEIRA JUNIOR (Lions Clube de Valparaíso/SP)MÁRCIO PROPHETA SORMANI BORTOLUCCI (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)OSCAR EDUARDO RAMPAZZO (Garça /SP)ELVIRA CAZUKO IRYN (empresária–Julio Mesquita/SP)DIVA APARECIDA GIMENEZ VALÉRIO (Garça /SP)ANDRÉA CRISTINA ALVES RINALDI (Garça /SP)HIDEO WAKI (Marilia /SP) ROSA TEREZA DE SOUZA REIS (empresária–Garça/SP) SEBASTIÃO ANTONIO BUENO BRANDÃO (Garça/SP) ROBERTO SAAB (Médico-Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE LUCIANO PONTESó2004ó14 ANOSó(Reitor do Seminário Propedêutico de Marília e Vigário Paroquial de Santa Antonieta de Marília /SP)

 Santo do Dia 
SANTA GENOVEVA

- No princípio e antes dos séculos, o Verbo era deus, e dignou-se a nascer para salvar o mundo (Jo 1,11).
■ O grande presente que recebemos de Deus é sermos adotados por ele como filhos e filhas amados. Batizados em nome de Jesus, procuramos conhece-lo cada vez mais e testemunhar sua salvação. 
– Oração 
PAI, TU ENVIASTE JESUS COM A MISSÃO DE NOS INTRODUZIR NO REINO DA FRATERNIDADE. DÁ-ME A GRAÇA DE RECONHECÊ-LO E FAZER-ME SEGUIDOR DELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, iniciastes maravilhosamente a redenção do vosso povo. Concedei a vossos servos e servas uma fé tão firme, que nos deixemos conduzir por ele e cheguemos à glória prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

Leituras
Quinta-feira Antes da Epifânia - Tempo de NATAL - 03 de janeiro de 2019
A ação do pecado na nossa vida é obsdtáculo para fazermos experiência com o Senhor. Cabe-nos, pois, sempre esperar nele, o Cordeiro que liberta e salva a humanidade.

1ª Leitura (1Jo 2,29–3,6) – Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.   Leitura da primeira carta de são João:

Caríssimos: 29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 97 (98)
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus..

Evangelho do dia
Quinta-feira Antes da Epifânia - Tempo de NATAL - 03 de janeiro de 2019
"Eu o vi e dou testemunho- (João 1,19-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram (Jo 1,14.12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Busquemos ser justos uns com os outros”
É tempo de buscarmos o que é justo, de sermos justos uns com os outros, reparar as injustiças que estão ao nosso lado!
Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele” 
(1João 2,29).
Estamos vivendo o tempo do Natal! Neste tempo, refletimos a presença de Deus dentro de nós. A Palavra está nos dizendo que Ele é justo, e permanece n’Ele aquele que pratica a justiça, aquele que nasceu d’Ele como Ele nasceu no meio de nós e nos trouxe a justiça. Quem nasce d’Ele se torna também uma pessoa justa.

Se formos refletir, de fato, a vida humana, com toda a beleza que podemos encontrar nela; temos de reconhecer que vivemos num mundo injusto, que a vida humana é cercada de muitas injustiças para todos os lados, sejam as mais conhecidas e descabidas injustiças sociais que levam uns a viverem o extremo de uma vida recheada de conceitos avarentos – em que desperdiçam dinheiro e tudo o que têm, gastam de forma extravagante –, a outros que vivem uma extrema pobreza.

É possível ver, no mundo em que vivemos uma pessoa gastar, numa noite, o que filhos de Deus, muitas vezes, não conseguem ter a vida inteira. É o extremo da injustiça humana. É possível ver festas, como vimos agora no fim de ano, em que se comia e bebia de tudo, depois, muitas coisas foram para o lixo; enquanto outros filhos de Deus vivendo a extrema pobreza e a profunda miséria.

As injustiças não são só de ordem social, mas nas relações humanas. Há muitas coisas desonestas, há muitas corrupções na forma de agir e falar no meio de nós. Não me volto apenas para as grandes injustiças e corrupções, mas também as que são vividas e praticadas no meio de nós.

Não há nada mais injusto do que falar mal dos outros, difamar o nome do outro, caluniar, perseguir o outro, querer ser mais do que o outro e diminuir a pessoa do outro. Há a grande injustiça dos homens em não reconhecer Deus como Senhor e Salvador. Há grandes injustiças penetradas nos nossos comportamentos e na nossa forma de agir com o outro.

Podemos ter nos decepcionado com alguém, mas isso não nos dá o direito de diminuirmos aquela pessoa para os outros, porque a decepção foi nossa, não significa que todos irão se decepcionar com aquela pessoa.

Quem nasceu de Deus precisa ser justo. Vivemos num mundo onde todos queremos justiça, mas a nossa justiça vem do nosso ser justiceiro, não vem daquela justiça de ser justo, honesto, correto e, ao mesmo tempo, provinda de uma verdade que é alicerçada na humildade que vem do coração de Deus.

É tempo que buscarmos o que é justo, sermos justos uns com os outros, repararmos as injustiças que estão ao nosso lado e fazermos a nossa parte para não tornar o mundo e a vida mais injustiça, mas dar o melhor de nós para dizer: Eu semeie a justiça, pratiquei a justiça e vivi uma vida justa na presença de Deus.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Jesus Cristo, “mistério de recapitulação”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— seguindo aos Pais da Igreja, podemos usar a imagem do estábulo ao cosmos, ferido e desfigurado por causa do pecado. Jesus, cujo ser é “mistério da recapitulação”, não reabilita um palácio qualquer. Ele veio para restituir beleza e dignidade à criação: por isso os anjos “brincam” de gozo.

A Terra fica restabelecida porque se abre a Deus, e recebe novamente a sua verdadeira luz. E, na sintonia, entre a vontade humana e a vontade divina, recupera sua genuína dignidade. O Natal é a festa da criação renovada (“recapitulada”, reordenada a Deus). O canto dos anjos na Noite santa compreende-se desde este contexto: trata-se da expressão da alegria porque o alto e o baixo, céu e terra, encontram-se novamente unidos; porque o homem uniu-se novamente a Deus.

—Jesus, graças a Ti, agora anjos e homens cantamos juntos e, deste jeito, a beleza do cosmos se expressa na beleza do canto de louvor.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- João Batista chama Jesus de Cordeiro de Deus porque de Deus procede. O que faço para me apresentar como filho de Deus?
- Consagro minha vida a Deus? Em que circunstâncias?
- João Batista me indicaria como verdadeiro filho de Deus?
 - João Batista preparou os caminhos para a vinda de Jesus. Meu testemunho de vida prepara alguém para me seguir? Sirvo de exemplo?
- Posso aceitar ser indicado como um verdadeiro filho de Deus?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 1,29-34 - João testemunha que Jesus é o Salvador
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:

Jesus Mestre,
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
 para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o Evangelho do Dia - Jo 1,29-34 
No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse:

- Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: "Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia." Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é.

João continuou:
- Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. Eu não sabia quem ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse: "Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. Esse é quem batiza com o Espírito Santo." E eu vi isso e por esse motivo tenho declarado que ele é o Filho de Deus.
Refletindo
Vendo Jesus que vem em sua direção, João testemunha, reconhecendo Jesus com três títulos: Cordeiro de Deus, "Quem batiza com o Espírito Santo" e  Filho de Deus. É o Cordeiro de Deus que tem a missão do sacrifício para a expiação dos pecados.  É o que batiza com o Espírito Santo, despertando uma vida nova.  É o Filho de Deus de quem procede toda graça e salvação.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje?
O nosso batismo deriva do  batismo de Cristo. Ser batizado é ser enxertado em Cristo, é receber o Espírito Santo, é aceitar os desafios provenientes do anúncio do Evangelho. Ser testemunha de Cristo como João Batista é reconhecer que ele é o Filho de Deus. Ser imerso na água do batismo é aceitar morrer ao pecado. Aquele que recebe a água do batismo nasce para a ressurreição e para a vida eterna (Rm 6, 4-5).
Meditando
Em Aparecida, disseram os bispos: 
"Jesus é o Filho de Deus, a Palavra feito carne (cf. Jo 1,14), verdadeiro Deus e verdadeiro homem, prova do amor de Deus aos homens. Sua vida é uma entrega radical de si mesmo a favor de todas as pessoas, consumada definitivamente em sua morte e ressurreição. Por ser o Cordeiro de Deus, Ele é o Salvador. Sua paixão, morte e ressurreição possibilita a superação do pecado e a vida nova para toda a humanidade. N’Ele, o Pai se faz presente, porque quem conhece o Filho conhece o Pai (cf. Jo 14,7).
Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 102 e 103).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus? Vamos renovar a nossa fé com a oração
Credo
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor;
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu na Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos céus, está sentado à direita
de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;
creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna. Amém! .
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou viver a minha vida cristã coerente com meus compromissos de contínua conversão e de testemunho de minha fé.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.