domingo, 27 de julho de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Pedi e recebereis. – (Lc 11,1-13)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 J U L H O – TURQUESA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER A DOENÇA DO OLHO SECO  –

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – VERDE-ESCURO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 27 de julho de 2025 (domingo) 207º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ATITUDE É UMA PEQUENA COISA QUE FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA.

Clarice Lispector)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS

DIA DO PEDIATRA

 DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

 DIA NACIONAL DOS MOTOCICLISTAS

 DIA DO MOTOBOY

 DIA DO CIPEIRO

 DIA DO DESPACHANTE DOCUMENTALISTA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ÁUSTRIA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ARMISTÍCIO DE PANMUNJON DAS DUAS COREIAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Agudos - Jardinópolis - Pitangueiras - São José dos Campos (São Paulo) Limoeiro - Paudalho (Pernambuco) Quebrangulo (Alagoas) Abelardo Luz - Campo Erê - Maravilha - Ponte Serrada - Rio das Antas - São José do Cedro (Santa Catarina) Abre Campo - Santos Dumont (Minas Gerais) Abelardo Luz - Candiba - Catolândia  - Firmino Alves - Jussara - Macururé - Marcionílio Souza - Nova Viçosa - Retirolândia - Rio do Antônio - Salinas da Margarida - Santa Brígida - Tapiramutá - Ubaitaba (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA FAUSTINO BERTOLUCCI  AGRISSIO (educadora-GARÇA /SP)RICARDO LUIZ DE PAULA MARTINES (Delegado-Diretor da Deinter-4Bauru /SP)LUCIANO ANTONIO BRAGA (Lucélia /SP)FERNANDA FERREIRA (Lions Clube São Cristóvão-Rio de Janeiro /RJ) SUELY ZANCOPÉ ROSÁRIO (Garça /SP)WILDE LUCCA (Teodoro Sampaio /SP)EDUARDO EBIHARA (Garça /SP) DANILO SALABIN (Garça /SP) JOÃO TORRES FILHO (Garça /SP)LUIZ CARLOS GOMES DE SÁ (Garça /SP)KARINA TOBIAS PERES (Macrocontábil Brandão-Garça /SP)PE. RAFAEL OCTÁVIO GARCIA (Pároco da Paróquia Sant'Ana de Herculândia /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA ANTUSA

■ SANTA NATÁLIA

■ SANTO ANGELÁRIO

■ SANTO AURÉLIO DE CÓRDOVA

■ SANTO ECLÉSIO

■ SANTO URSO

■ SANTOS SETE DORMENTES DE ÉFESO

■ SÃO CELESTINO I

■ SÃO CLEMENTE DE OCRIDA

■ SÃO DESIDERATO

■ SÃO FÉLIX DA ESPANHA

■ SÃO GALACTÓRIO

■ SÃO GORAZDO

■ SÃO JORGE DIÁCONO

■ SÃO PANTALEÃO

■ SÃO LILIOSA

■ SÃO NAHUM

■ SÃO SABAS

■ SÃO SABIGOTO

■ SÃO SIMEÃO ESTILISTA

■ BEATO TITUS BRANDSMA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

 A Oração do Pai Nosso e a Persistência em Pedir  Lc 11,1-13 - Jesus ensina a rezar: o PAI NOSSO

 

Para refletir sem pressa: a quem eu costumo rezar? Minhas preces se dirigem a um juiz? A um policial? A um chefe de almoxarifado. Ou são dirigidas a um Pai?

 

– Antífona 

– Deus habita em seu santuário, reúne os fiéis em sua casa; ele mesmo dá vigor e força a seu povo (Sl 67,6s.36).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Na Eucaristia descobrimos o rosto amoroso de Deus, nosso Pai, sempre inclinado a nos acolher e socorrer. Ele nos reúne como filhos e filhas para a oração, a escuta da Palavra e a partilha do Pão. Celebremos o mistério pascal de Jesus, que nos alcançou a ressurreição e é o Mestre que nos ensina a rezar com confiança e perseverança.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO QUE DESPOJA DO EGOÍSMO, SINTONIZA-ME COM A MISERICÓRDIA DO PAI, TIRANDO DE MIM TUDO QUANTO ME FECHA NOS ESTREITOS LIMITES DE MINHAS AMBIÇÕES PESSOAIS.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, amparo dos que em vós esperam, sem vós nada tem valor, nada é santo. Multiplicai em nós a vossa misericórdia para que, conduzidos por vós, usemos agora de tal modo os bens temporais, que possamos aderir desde já os bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 27 de julho de 2025 – domingo da 17ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Pondo-nos na presença de Deus, acolhamos com alegria sua Palavra. Ela nos traz para a vida com Cristo, revelando um Pai misericordioso que sempre nos escuta e nos oferece o dom do seu Espírito.

 

 

1ª Leitura (Gn 18,20-32) Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 20 O Senhor disse a Abraão: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21 Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”. 22 Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23 Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24 Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25 Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” 26 O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”. 27 Abraão prosseguiu dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28 Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?” O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos”. 29 Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30 Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?”. Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”. 31 Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”. 32 Abraão disse: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO  137(138)

 

 

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos / e ante o vosso templo vou prostrar-me. R.

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

2.   Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, / porque fizestes muito mais que prometestes; / naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma.– R.

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

3. Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres / e de longe reconhece os orgulhosos. / Se no meio da desgraça eu caminhar, / vós me fazeis tornar à vida novamente; / quando os meus perseguidores me atacarem / e com ira investirem contra mim, / estendereis o vosso braço em meu auxílio / e havereis de me salvar com vossa destra.– R.

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

4. Completai em mim a obra começada; / ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu vos peço: não deixeis inacabada / esta obra que fizeram vossas mãos!  – R.

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

 

 

2ª Leitura (Gn 18,20-32) Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos: 12 Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13 Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14 Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 27 de julho de 2025 – domingo da 17ª Semana do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 


 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Recebestes o Espírito de adoção; / é por ele que clamamos: Abá, Pai! (Rm 8,15)  R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

1 Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2 Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação'”. 5 E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

27/07/25

17º DOMINGO – C

 

Lucas 11, 2-4.9-13: “Jesus respondeu: - Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’... Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

 

Jesus, a oração faz parte da cultura de todos os povos, mas geralmente, tanto na oração devocional como na litúrgica, a tradição é repetir fórmulas decoradas ou textos oficiais. Dificilmente há espaço para um diálogo que brote do coração e da realidade da vida, até porque há quem acredite que algumas fórmulas têm valor mágico.

Seus discípulos, no entanto, viram que o senhor tinha um jeito diferente de orar e pediram que os ensinasse.

 Foi quando lhes ensinou o Pai nosso, não como uma nova fórmula a mais, mas como manifestação dos anseios e das atitudes mais essenciais para entrar em contato com o seu Pai e nosso Pai.

O senhor nos pediu para reconhecer a santidade do Pai, e para suplicar que Ele venha reinar sobre nós; que não nos deixe faltar o necessário para cada dia, e nos dê o seu perdão, assim como nós também nos comprometemos a perdoar o próximo; e que não permita que caiamos na tentação de abandonar a nossa fé.

Em seguida, recomendou que sejamos perseverantes em nossos pedidos, batendo à porta de Deus com insistência.

A oração deve tornar-se um diálogo familiar e constante com Deus, assim como falamos com nosso pai ou nossa mãe, com muito afeto e confiança.

O senhor nos garantiu que, muito mais do que os pais atendem às necessidades dos seus filhos, o Pai do céu é atento e generoso em nos conceder aquilo de bom que lhe suplicamos.  Contudo, o pedido mais importante e necessário é que o Pai nos dê o Espírito Santo.

Quem é penetrado pelo Espírito que, une o Pai e o Filho, será santificado pelo amor divino e herdará a vida eterna.

 Basta que balbuciemos constantemente: “Pai, por seu Filho, dê-me o Espírito Santo!”

Senhor, estamos condicionados a confiar na quantidade mais do que na qualidade das nossas orações.

Multiplicamos rosários, novenas, celebrações, mas, em geral, não conseguimos um contato real com o senhor e com seu Pai, porque não estabelecemos uma conexão espontânea e filial com ele, antes de repetir fórmulas.

Facilmente nos esquecemos de ficar em silêncio, para deixar sua palavra penetrar em nós e nos converter ao seu amor. 

Senhor, pedimos como os seus discípulos, que nos ensine a orar, como o senhor orava ao Pai.

 

Maria santíssima, a senhora nos deixou o Magnificat como um modelo perfeito de oração, em que louva e engradece o Senhor por todo o mistério da nossa Redenção. Ensine-nos também a orar como a senhora, e que todos os dias proclamemos o nosso Magnificat a Deus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Vendo Jesus rezar, um discípulo lhe pede que os ensine a rezar, como os rabinos faziam. Diante do pedido, o Mestre lhes oferece um modelo de oração. A oração do pai-nosso contém seis elementos: os três primeiros nos levam à abertura para Deus: chamamos a Deus de Pai, ele é o Pai de todos nós; pedimos que seu nome seja santificado, isto é, que seja reconhecido como aquele que age na história; pedimos a vinda do seu Reino, o que significa acolher o projeto de Jesus. Os três últimos têm a ver conosco e com o próximo: pedimos o que é necessário no dia a dia para uma vida digna, sem pensar em acumular; pedimos o perdão e o compromisso de reconciliação com os nossos irmãos; por fim, pedimos que o Pai nos afaste das tentações que levam a abandonar o projeto de Jesus, que propõe uma sociedade justa, fraterna, igualitária e solidária. A parábola nos ensina a perseverar na oração, feita com confiança ao Pai, o qual nos oferece o Espírito para discernir o que é mais importante para a vida.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

   Lc 11,1-13 - Jesus ensina a rezar: o PAI NOSSO

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

17º Domingo do Tempo Comum. “A misericórdia de Deus é infinita. Ele nos ensina a orar para que possamos sentir a força da oração e agir com a mesma misericórdia que Ele.” (DC). Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O Evangelho deste domingo nos ensina sobre a importância da oração e como devemos nos aproximar de Deus com confiança. Na oração, podemos sentir a bondade e a generosidade de Deus, nosso Pai. Vamos abrir nossos corações à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo o que Jesus nos ensinou. Dá-me sabedoria para compreender, memória para lembrar, vontade dócil para agir e coração generoso para responder aos Teus chamados. Amém.”

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender as riquezas da Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo, para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que Tua Palavra transforme o meu coração pela fé e confiança que deposito em Ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Escutemos o Evangelho e deixemo-nos tocar pelas palavras do Mestre, que nos fala sobre o Pai do céu de forma acessível

Essa passagem revela a bondade e o cuidado de Deus. Jesus usa um exemplo simples de uma solicitação de pão entre vizinhos para ilustrar o cuidado que Deus tem por Seus filhos. Ele afirma que, assim como os pais sabem dar o melhor aos filhos, o Pai celestial, muito mais, dará o que é bom aos Seus filhos, principalmente o maior presente: o Espírito Santo.

 

2. Meditação (Caminho)

Os discípulos pediram: “Senhor, ensina-nos a orar.” E Jesus, como sempre, respondeu a essa necessidade. Ele orava frequentemente, com grande fé, e nos ensina com Seu exemplo a importância da oração. Como tenho vivido minha vida de oração? Tenho me esforçado para crescer nessa prática espiritual? Jesus também nos ensina sobre a importância da confiança e perseverança na oração. Por que orar? Qual é o convite que o Senhor me faz hoje?

 

3.Oração (Vida)

Agradeçamos a Deus pelo que a Palavra nos revelou e nos permitiu vivenciar do mistério de Cristo. Apresentemos ao Senhor nossa oração pessoal: “Senhor, que enviaste Teu Filho ao mundo para curar nossas feridas, levar nossas dores, redimir nossos pecados e nos oferecer a Vida Eterna, tem piedade de nós! Deus Misericordioso, que cuidas de todos os Teus filhos, atendei nossas preces e protegei o Teu povo, especialmente os doentes e oprimidos. Dá-nos paciência, fé renovada e libertação de todo mal, para que desfrutemos de saúde plena e duradoura, por Cristo nosso Senhor. Todo louvor, honra, gratidão, fé, confiança e adoração sejam dadas a Ti, Senhor nosso Deus, agora e para sempre! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Jesus Mestre, agradeço pelas luzes que me deste nesta meditação. Perdoa-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço a resolução que tomei, esperando vivê-la com a Tua graça. Amém.”

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre o Seu rosto e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. 

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP