sábado, 28 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. - (Lc 9,43b-45)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 28 DE SETEMBRO de 2019 (sábado) 271º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SOZINHOS, POUCO PODEMOS FAZER; JUNTOS, PODEMOS FAZER MUITO.
                                                                                                                                                  (Helen Keller)             


 Datas Comemorativas 
DIA DA MÃE PRETA
DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
DIA NACIONAL DA LEI DO VENTRE LIVRE
DIA MUNDIAL DA RAIVA
DIA INTERNACIONAL DA DIREITO A SABER
DIA DO SEXAGENÁRIO
DIA DO HIDRÓGRAFO
DIA DA DOMADORA
DIA MARÍTIMO MUNDIAL
DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA LÍNGUA JESTUAL
SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Acopiara (Ceará) Além Paraíba - Mulungu - Campo Belo - Visconde do Rio Branco (Minas Gerais) Amambaí - Aparecida do Taboado (Mato Grosso do Sul) Atalaia - Novo Itacolomi - Prado Ferreira (Paraná) Camaçari (Bahia) Cruzeiro do Sul (Acre) Jaqueira - Jatobá - Taquaritinga do Norte (Pernambuco) Paes Landim (Piauí) Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DORIVAL  CHICARELLI NETO (m/sobrinho Neto (9 anos)- Garça/SP) JEFFERSON FERNANDO SANT’ANNA GALVÃO (Supermercado Galvão - Garça/SP) MARIA BENEDITA FERREIRA ROSÁRIO (DEUSA Alimentos-Garça/SP) JUVENTINO FIGUEIRA BORGES (PDG-LC5Pip Augustin Soliva-Lions Clube de São Caetano do Sul/SP) WANDERLEY CAGNI MARTIM (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) WILLIAM RODRIGUES  (Garça/SP) MAURO RICARDO ALVES (Ribeirão Preto /SP) SAMUEL GOMES (Garça/SP) Edinho Gimenes  (Garça /SP) ANTONIO CoNessa (Marilia /SP) Pe. CARLOS ROBERTO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã /SP)


 Santo do Dia 
SÃO VENCESLAU
Venceslau (Boêmia, 907-935), amigo dos pobres, conservou íntegra sua vida apesar do ambiente corrupto da corte e, em seu governo, mostrou-se solícito pelo progresso social e religioso do povo. É considerado protetor da Boêmia.
SÃO LOURENÇO RUIZ
Lourenço (Felipinas, séc. XVII), pai de família e mais 15 companheiros derramaram sangue por causa de /cristo em Nagasaki, no Japão. Todos pertenciam à Ordem de São Domingos ou a ela estavam ligados.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Reunimo-nos para celebrar com a certeza de que Deus habita em nosso meio. Ele nos guarda e nos faz compreender o sentido da cruz e do seguimento de Jesus. 
– Oração 
PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE CONSIDERAR A PAIXÃO DE JESUS A PARTIR DE TEU MODO DE PENSAR. SÓ ENTÃO COMPREENDEREI QUE SE TRATOU DA PROVA MÁXIMA DE FIDELIDADE A TI.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 25ª Semana Do Tempo Comum 28 de setembro de 2019
O templo onde o Senhor habita é fonte de ânimo e de paz para o seu povo, que é chamado a proclamar Jesus como Cristo e penetrar o mistérop de sua morte e ressurreição.

1ª Leitura  (Zc 2,5-9.14-15a) - Eis que venho para habitar no meio de ti. – Leitura da Profecia de Zacarias:

5Levantando os olhos, olhei e vi um homem que tinha na mão um cordel de agrimensor. 6Perguntei-lhe: Aonde vais? A Jerusalém, respondeu ele, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento. 7O anjo porta-voz conservava-se imóvel, quando veio ao seu encontro outro anjo que lhe disse: 8Corre! Fala a este jovem. Dize-lhe: Jerusalém vai ficar sem muros, por causa da multidão de homens e de animais que haverá no meio dela. 9Eu mesmo – oráculo do Senhor – serei para ela um muro de fogo que a cercará; serei no meio dela a sua glória. 14Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti – oráculo do Senhor. 15Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos
Palavra do Se(A nhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  Jr 31,10d
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

Evangelho do dia
Sábado da 25ª Semana Do Tempo Comum 28 de setembro de 2019
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. - (Lc 9,43b-45)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 43Todos ficaram pasmados ante a grandeza de Deus. 44Gravai nos vossos corações estas palavras: O Filho do Homem há de ser entregue às mãos dos homens! 45Eles, porém, não entendiam esta palavra e era-lhes obscura, de modo que não alcançaram o seu sentido; e tinham medo de lhe perguntar a este respeito. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Sejamos sempre humildes”
 “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia”
(Lucas 9,44-45).
A verdade é que, muitas vezes, não compreendemos o que Jesus nos fala, porque nós só queremos compreender aquilo que nos agrada e é doce aos nossos ouvidos. É difícil compreender a correção, é difícil compreender quando nos chama à atenção, é difícil compreender quando, sobretudo, coisas negativas estão sendo anunciadas.
É Jesus que está dizendo em alto e bom tom: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Muitos diziam: “O Senhor não é Deus, não é o Cristo, não é o Messias. O Senhor será entregue nas mãos dos homens”.
Tudo o que não queremos é passar por contradições, é passarmos pelas vias negativas deste mundo.
“Ser humilde não é ser bobo, não é aceitar tudo que vem dos outros nem sermos humilhados e maltratados.”
Para compreender bem, precisamos ser purificados e renovados. E é por meio da escola do sofrimento, da rejeição e das coisas negativas que aprendemos a nos tornar pessoas de bem, porque, por outro meio, se crescemos nas vaidades, se crescemos nas coisas deste mundo, tornamo-nos pessoas orgulhosas, soberbas, vaidosas quando o que nos salva é a humildade.
Jesus, o Servo sofredor, é o Senhor da humildade. É claro que ser humilde não é ser bobo, não é aceitar tudo que vem dos outros nem sermos humilhados e maltratados.
Ser humilde é não se colocar acima dos outros. Ser humilde é não humilhar os outros. Ser humilde é, muitas vezes, nos sujeitarmos às humilhações do mundo, mas saber que Deus está conosco em tudo aquilo que vivemos, passamos ou sofremos.
Jesus está anunciando o que se passa com Ele. O mistério da cruz, o mistério pascal não é compreendido nem aceito pelos Seus discípulos no primeiro momento, mas por nós, que somos os discípulos de hoje, quanto precisamos saber viver o momento pascal na nossa vida!
Não é só celebrar o Cristo no passado, porque o Cristo no presente continua sendo rejeitado, desprezado e não sendo amado. Para ser discípulo de Jesus é preciso entender as incompreensões humanas e não mergulharmos nas incompreensões, mas mergulharmos na cruz, no amor e na sujeição de Cristo à vontade do Pai.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A "Nova Aliança" selada no Sangue de Cristo
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, diante da expectativa de um messianismo espetacular, Jesus anuncia seus padecimentos, que serão oferecidos "por" nós. Sua fidelidade consiste em que Ele não só atua como "Deus com respeito aos homens", mas também como "homem com respeito a Deus", fundando assim a Aliança de modo irrevogavelmente estável.

Este enxerto já incomovível da aliança no coração do homem tem lugar no sofrimento vicário do Filho que se transformou em servo. Desde então, a toda maré suja do mal se contrapõe a obediência do Filho, no qual o mesmo Deus sofreu. O sangue dos animais não podia nem "expiar" o pecado nem unir aos homens com Deus; era simplesmente um signo de esperança. Mas nas palavras de Jesus sobre o cálice, tudo isto se resume se converteu em realidade.

—Jesus, tu nos dás a "Nova Aliança" selada com teu Sangue, com o dom total de ti mesmo. Este é o "novo culto" no qual a humanidade é atraída a tua mesma obediência!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus tem momentos de sucesso no meio do povo e desperta a admiração de todos, mas tem o olhar fixo na obra decisiva da salvação. Pela segunda vez, de forma resumida, Jesus avisa seus discípulos sobre seu fim trágico. Essa informação não entra na cabeça deles. Esse tipo de anúncio não se enquadra com o que eles esperam de Jesus. Não conseguem conciliar poder com fraqueza: como pode cair “nas mãos dos homens” aquele que expulsa as forças malignas? Para eles, era incompreensível essa espécie de contradição. Só entenderão após a ressurreição, quando Jesus “abrirá a inteligência deles, para compreenderem as Escrituras. Então lhes dirá: ‘Está escrito que o Messias tinha de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia’” (cf. Lc 24,45).

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Paulinas

 Conteúdo publicado em   http://liturgia.catequisar.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,43-45 – Jesus fala de sua Paixão
No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Leia-o em voz alta e pausadamente e procure repetir as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual tema perpassa o diálogo?
“Trata-se do segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição. É preciso não se deixar levar pelo entusiasmo e menos ainda pela euforia. A admiração das pessoas por tudo o que ouviam e viam Jesus fazer não pode ser para os discípulos uma tentação que os disperse da novidade do messianismo vivido e revelado por Jesus. Por isso, Jesus põe os seus discípulos de sobreaviso. É preciso não se deixar iludir pelas aparências nem seduzir pelo sucesso. Jesus busca prevenir os discípulos contra qualquer tipo de equívoco a respeito de sua missão ou ilusões ligadas à sua pessoa. Os discípulos não compreendem ou não podiam compreender, e, quem sabe, não queriam compreender. A incompreensão dos discípulos mostra que eles, até certo ponto, partilhavam com seus contemporâneos uma ideia de Messias que não se coadunava com a realizada em Jesus de Nazaré. A ideia de um Messias que tivesse que passar pelo sofrimento e pela morte não estava contemplada na esperança messiânica de Israel. A comunidade primitiva terá que fazer um enorme esforço para justificar diante do judaísmo o fato de Jesus, proclamado como Messias e Senhor, ter sofrido a morte dos desgraçados” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do Evangelho encontrou profunda sintonia com a sua vida, com as suas atitudes? Em sua vida, seu trabalho, seu relacionamento com as pessoas, como você procura viver os ensinamentos de Jesus? Quais sentimentos o texto despertou em seu coração?
“Jesus não se deixava deslumbrar pela sua fama e pelo número de admiradores que o procuravam. A todo instante ele tinha em mente os desafios da sua missão e as consequências de ter abraçado com fidelidade o projeto do Pai. Ele faz o anúncio da paixão aos seus discípulos, que não entenderam nada do que Jesus estava falando. O sentido das palavras de Jesus estava oculto ao entendimento dos discípulos, que não poderiam se deixar levar pelo entusiasmo e pela agitação que envolvia a vida do Cristo. Era preciso ter os pés no chão da realidade de perseguição e morte que rondava o grupo. Jesus era um Messias diferente do que Israel esperava. Eis a dificuldade de aceitar seu sofrimento e sua cruz” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me  - Retome as experiências vividas com a Palavra de Deus durante esta semana. Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.