sexta-feira, 17 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. – (Mt 6,19-23)





ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 17 DE JUNHO de 2022 (sexta-feira) 168º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ NO MUNDO EXAGERO MAIS BELO QUE A GRATIDÃO.

(Jean de la Bruyere)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO E A SECA

 DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO INATIVO OU APOSENTADO

 DIA DO SERVIÇO DE VETERINÁRIA OU "DIA DO VETERINÁRIO MILITAR"

 DIA DO GESTOR AMBIENTAL

 DIA DE COMER VEGETAIS

 DIA DO SÊNIOR DEMOLAY

 DIA DA FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL (GOB) EM BRASÍLIA-DF

 DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO MARANHÃO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP) EM BRASÍLIA-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Manuel (São Paulo) Aloândia (Goiás) Maraú (Bahia) Bom Sucesso - Mataraca (Paraíba) São Francisco (Sergipe) Ervália - Mutum (Minas Gerais) São João da Barra (Rio de Janeiro)

 

🎁🎈Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALESSANDRA CRISTINA PLATERO (m/sobrinha de São Paulo /SP) LARA STORK (m/prima filha Fernanda/Leandro - Garça /SP) ANTONIO CASTILHO (Lions Clube de Macatuba /SP) ROSELI MEIRELES MARQUES (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)DEBORA CRISTINA LESSA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) CLEIDE EGEA CARBALLAL (Garça /SP) RODRIGO FRANCO ZANATTA (São Paulo /SP) ANGELO DONADON (Garça /SP) REJANE LOPES DE CASTRO (Cassilândia /MS) JOSY DANIEL (São José dos Campos /SP) 🎁🎈

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIZABETE MARIA DA SILVA e VICENTE MARIANO DA SILVA 💘1973 💘49ANOS (Eq 07 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP)MARILENE POLICINANI TOFOLI e LUIZ GUILHERME CERTO TOFOLI 💘2016 💘6ANOS (Marilia /SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO RAINÉRIO DE PISA

■ SÃO BLASTO

■ SÃO DIÓGENES

■ SÃO MANUEL

SÃO BASÍLIO DA ALBÂNIA

■ SÃO FÉLIX DA ALBÂNIA

■ SÃO MARCIANO DA BULGÁRIA

■ SÃO NICANDRO DA BULGÁRIA

■ SÃO PEDRO DÁ

■ SÃO PEREGRINO DA ALBÂNIA

■ BEATA TERESA DE PORTUGAL

■ BEATO JOSÉ MARIA CASSANT

■ BEATO FILIPE PAPON

■ BEATO PAULO BURÁLI

■ BEATO PEDRO GAMBACORTA

■ SANTO ANTÍDIO

■ SANTO AVITO

■ SANTO HÉRMIAS DA ALBÂNIA

■ SANTO HERVEU

■ SANTO HIPÁCIO

■ SANTO INOCÊNCIO DA ALBÂNIA

■ SANTO ISAURO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Nossa comunhão com Deus, seu amor, sua bênção, sua palavra essas são as riquezas verdadeiras. Tesouro na terra é um engano: Não ajunteis tesouros aqui na terra – Mt 6,19-23

 

O Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Não raro a luta pelo poder envolve violência e traições e tem, como pano de fundo, a idolatria. O Senhor nos conceda um olhar sadio, para sempre sabermos reconhecer e buscar o verdadeiro bem.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME SABEDORIA SUFICIENTE PARA BUSCAR SEMPRE O TESOURO VERDADEIRO, E ASSIM ESTAR SEGURO DE QUE EM TI COLOQUEI O MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de junho de 2022 sexta-feira da 11ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Jesus nos recomenda libertar-nos do apego aos bens terrenos e investir a vida em valores perenes: “Ajuntai para vós tesouros no céu”.

 

 

1ª Leitura (2Rs 11,1-4.9-18.20) – Ungiram Joás e aclamaram: "Viva o rei!"  Leitura do Segundo Livro dos Reis:

 

Naqueles dias, 1quando Atália, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, 3do meio dos filhos do rei, que iriam ser massacrados, e colocou-o, com sua ama, no quarto de dormir. Assim, escondeu-o de Atália e ele não foi morto. 3E ele ficou seis anos com ela, escondido no templo do Senhor, enquanto Atália reinava no país. 4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos quereteus e da escolta e introduziu-os consigo no templo do Senhor. Fez com eles um contrato, mandou que prestassem juramento no templo do Senhor e mostrou-lhes o filho do rei. 9Os centuriões fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes tinha ordenado. Cada um reuniu seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado como os que saíam. Vieram para junto do sacerdote Joiada, 10e este entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi, que estavam no templo do Senhor. 11Em seguida, os homens da escolta, de armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até o esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12Então Joiada apresentou o filho do rei, cingiu-o com o diadema e entregou-lhe o documento da Aliança. E proclamaram-no rei, deram-lhe a unção e, batendo palmas, aclamaram: “Viva o rei!” 13Ouvindo os gritos do povo, Atália veio em direção da multidão no templo do Senhor. 14Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os trombeteiros do rei junto dele e todo o povo do país exultando de alegria e tocando as trombetas, Atália rasgou suas vestes e bradou: “Traição! Traição!” 15Então o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam a tropa: “Levai-a para fora do recinto do templo e, se alguém a seguir, seja morto à espada”. Pois o sacerdote havia dito: “Não seja morta dentro do templo do Senhor”. 16Agarraram-na e levaram-na aos empurrões pelo caminho da porta dos Cavalos até o palácio, e ali foi morta. 17Em seguida, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18Todo o povo do país dirigiu-se depois ao templo de Baal e demoliu-o. Destruíram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote Joiada pôs guardas na casa do Senhor. 20Todo o povo do país o festejou e a cidade manteve-se calma. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 132(131)

 

O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.

 

 

– 17 de junho de 2022 sexta-feira da 11ª Semana Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.   (Mt 6,19-23)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

11ª SEXTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 6,19-22: Disse Jesus a seus discípulos: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado”.

 

Jesus são muitos os homens que se empenham em juntar tesouros aqui na terra.

Isso os absorve de tal modo, que quase nunca se lembram nem têm tempo de juntar tesouros no céu.

Por isso, o senhor pede que o olho seja a lâmpada do corpo, que ilumine a consciência do ser humano e lhe indique um caminho que vá além de ‘juntar tesouros na terra’.

A imagem de um corpo iluminado lembra a sua ressurreição e indica que o homem é capaz de ir além dos seus limites físicos e terrenos.

Senhor, a razão de querer ‘juntar tesouros na terra’ é a necessidade que as pessoas sentem de segurança material e de sucesso social, que as envolve a ponto de nisso gastarem a maior parte dos anos das suas vidas.

Dificilmente se perguntam qual é o sentido das suas vidas, qual é a significação de tudo o que estão fazendo e qual é a meta final de todos os seus esforços.

 Nós cremos que nossa vida humana não vai terminar com a morte, mas quando o senhor não é o princípio e o fim da nossa caminhada, certamente corremos o risco de uma frustração profunda já aqui na terra e, talvez, de uma frustração eterna após a morte.

 

Senhor, não permita que se apague a lâmpada da nossa fé, e que vivamos na escuridão das ambições meramente terrenas.

Para o senhor, nós não somos apenas objetos de mercado e de consumo, o senhor não nos valoriza por aquilo que adquirimos, mas pelo amor que colocamos em tudo o que fazemos. Onde há amor, há luz, onde há amor, o olhar de fé vai além do horizonte, onde há amor, a vida tem significação, mesmo que não realize todas as suas ambições.

É isso o que suplicamos do seu Espírito, fonte de luz infinita e de amor eterno.

 

Maria santíssima, venha caminhar conosco, e acenda sempre a lâmpada do nosso olhar, para que a busca de sentido da vida prevaleça sobre todas as demais necessidades da nossa existência. Não permita que nos percamos na escuridão das ambições terrenas. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nós vivemos dos bens e das riquezas deste mundo, precisamos deles para uma vida de bem-estar. Quando nos diz para não ajuntar bens e riquezas neste mundo, Jesus não tinha intenção de condenar esses bens, sabia da sua necessidade, mas ele nos alerta sobre o perigo do acúmulo e do apego a esses bens. Esse ensinamento nos lembra a primeira bem-aventurança: felizes os pobres. Quem se preocupa em só acumular se fecha em si mesmo. Metade da humanidade sofre as consequências da concentração das riquezas. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, fruto da ganância de alguns poderosos. A “ditadura de uma economia sem rosto e desumana” é uma das maiores desgraças da atualidade. O olho bom e sadio nos possibilita fazer a escolha correta entre os “valores do Reino de Deus” e os “bens do reino deste mundo”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 6,19-23 – Riquezas no céu, olhos iluminados pela Palavra

 

Oração Inicial

 

Jesus convida-nos a fazer a escolha fundamental, que a traça nem a ferrugem pode estragar ou destruir. Sua palavra é clara “Onde está teu tesouro, aí estará também teu coração”.

 

Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler este Evangelho procure compreender porque Jesus nos pede para não acumularmos riquezas na terra e o que significa juntar tesouros no céu.

 

“Temos um fascínio pelas coisas, pelos bens materiais. Pouco ou muito, apegamo-nos a eles, gastamos nossas energias para tê-los, brigamos por eles. Nem sempre fazemos isso só pela sobrevivência. Às vezes, somos movidos pela ganância, pela tentação de acumular, porque, tendo, parece que estamos seguros. Pôr a confiança no dinheiro, nas riquezas, é uma coisa que cheira à idolatria, porque dispensa nossa confiança em Deus. O conselho de Jesus foi fugir disso. Ajuntar tesouros no céu, isso sim. Nossa comunhão com Deus, seu amor, sua bênção, sua palavra essas são as riquezas verdadeiras. Tesouro na terra é um engano. Na morte, fica a confusão da herança e nada daquilo se leva”.

 

2. Meditação (Caminho)

“A lâmpada do corpo é o olho”. O olho provoca o desejo; ele é mesmo uma fonte de desejos. O olho será luz à medida que o desejo for bom. Se o olho, no entanto, for seduzido pelo mal, ele conduzirá a pessoa às trevas.

Convém ouvir o coração e perceber que tesouro ele guarda dentro dele. Será que o tesouro de nossa vida é Jesus?

Será que estamos juntando um verdadeiro tesouro no céu? O que tenho guardado dentro de mim?

Para onde estou olhando. Meu olhar é puro e límpido?

 

3.Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a compreensão da Palavra que acabamos de meditar e, agora. queremos transformar em oração, torná-la orante.

Faça sua oração a partir de seu santuário interior.

Conclua com a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.