quinta-feira, 4 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. – (Mt 16,13-23)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 04 DE AGOSTO de 2022 (quinta-feira) 216º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODA FORÇA SERÁ FRACA, SE NÃO ESTIVER UNIDA.

(JEAN DE LA FONTAINE)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO PADRE

 DIA DO PÁROCO

 DIA LATINO-AMERICANO DAS FRUTAS

 DIA ESTADUAL DO VOLUNTÁRIO DA APAE

 DIA DA CAMPANHA EDUCATIVA DE COMBATE AO CÂNCER

 DIA  DO CHAMPANHE

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Amarante (Piauí) São Domingos do Prata (Piauí) Lucas do Rio Verde - Matupá - Santo Antônio do Leverger  - São José do Povo - Tapurah (Mato Grosso) Crisópolis (Bahia) Brusque (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Tia IZABEL CONESSA (Brasília /DF)JOSÉ MARCIO RAMIREZ (GME Garen-Lions Clube de Garça /SP)ELIZABETH CABREIRA DE SOUZA (Garça /SP)MARCIO JOSÉ DOS SANTOS (Garça /SP)HUGO FERREIRA CALDERÁRO (Tupã /SP)FABIANA ROBERTA DE ACHILES (Dentista- Garça /SP)MARCELO UMADA ZAPATER (Cabrália Paulista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DA: Pe. LUCIANO RUIZ TALARICO ó2007ó14 ANOSó(Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Queiroz/SP)Pe. JULIO PEREIRA DE SOUZA NETOó2012ó10 ANOSó(Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo de Marília/SP)Pe. LUIZ HENRIQUE DE ARAÚJO ó2012ó10 ANOSó( Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ouro Verde/SP)

MÊS VOCACIONAL

HOJE CELEBRAMOS => O DIA DA POSSE DE: Dom LUIZ ANTONIO CIPOLINI ó2013ó09 ANOSó(Diocese de Marilia/SP)

HOJE CELEBRAMOS => O DIA DA VOCAÇÃO DO: DIA DO PADRE ó DIA DO PÁROCO

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

João (França, 1786-1859), Foi por  40 anos foi pároco da pequena cidade de Ars. Durante o ministério, atraiu multidões, que acorriam a ele para se confessar ou se aconselhar . É o padroeiro dos párocos.

■ SÃO CRESCENCIANO

■ SÃO JUSTINO MÁRTIR  

■ SÃO RAINÉRIO

■ SANTA IA

■ SANTO ARISTARCO DE TESSALÔNICA

■ SANTO ELEUTÉRIO

■ SANTO EUFRÔNIO

■ SANTO ONOFRE

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Conhecer Jesus é uma revelação feita pelo Pai. É nessa fé professada por Pedro que Jesus edificou sua Igreja:- Eu te darei as chaves do Reino dos Céus – Mt 16,13-23

 

MEu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

João Maria nasceu na França em 1786 e lá faleceu em 1859. Ordenado sacerdote, foi enviado à aldeia de Ars, onde dava testemunho de vida austera e de profunda comunhão com Deus. Não só atraía para a Igreja e para Deus seus conterrâneos, mas também acolhia pessoas de todas as condições sociais, que chegavam de longe para ouvir suas orientações e dele receber o perdão sacramental. É o patrono dos párocos e, por extensão, de todos os padres. A seu exemplo, percorramos o caminho da humildade e do ardoroso zelo pastoral.

 

– Oração 

 

“PAI, CONSOLIDA MINHA FÉ, A EXEMPLO DO APÓSTOLO PEDRO QUE, EM MEIO ÀS PROVAÇÕES, SOUBE DAR, COM O SEU MARTÍRIO, TESTEMUNHO CONSUMADO DE ADESÃO A JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus de poder e misericórdia, que tornastes São João Maria Vianney um pároco admirável por sua solicitude pastoral, dai-nos, por sua intercessão e exemplo, conquistar no amor de Cristo os irmãos e irmãs para vós e alcançar com eles a glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 04 de junho de 2022 quinta-feira da 18ª Semana Tempo Comum São João Maria Vianney, presbítero, Memória   

 

– Liturgia da Palavra 

O que o Senhor quer imprimir em nosso coração é a lei do amor. Ouçamos a |Palavra que nos revela o sentido da nossa fé em Jesus, o Filho do Deus vivo, convidando-nos a pensar e realizar o que Deus quer.

 

 

1ª Leitura (Jr 31,31-34) – Concluirei uma nova aliança e não mais lembrarei o seu pecado.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

31“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor. 33Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

 

 

– 04 de junho de 2022 quinta-feira da 18ª Semana Tempo Comum São João Maria Vianney, presbítero, Memória  

 

 – Evangelho do dia 

 

Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.  (Mt 16,13-23)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tu és Pedro, e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja. / E as portas do inferno não irão derrotá-la! (Mt 16,18)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

04/08/22 18ª QUINTA-FEIRA TC – C:

 São João Maria Vianney (França, séc. 18-19)

 

Mateus 16,21-23: “Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: - Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça! Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: - Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”.

 

Senhor, como foi difícil aos seus discípulos compreenderem que o seu Evangelho não era um caminho de sucesso social, político e religioso.

Seguiam o senhor com entusiasmo, encantavam-se com suas pregações e seus milagres, de tal modo que o sofrimento estava longe das suas expectativas.

Quando Pedro confessou, em nome de todos, que o senhor era o Messias esperado e também o Filho do Deus vivo, tudo o que os discípulos poderiam entrever era a conquista do trono e do templo.

Por isso, o anúncio imediato que fez dos seus sofrimentos em Jerusalém, e da sua condenação à morte soou como absurdo aos seus ouvidos.

Quase não prestaram atenção ao falar que ressuscitaria no terceiro dia, e Pedro o repreendeu seriamente, como se tivesse dito algo “politicamente” incorreto.

Certamente, não esperava a sua resposta, chamando-o de Satanás, de pedra de escândalo e de pensamento mundano, que não pensa as coisas de Deus.

Senhor, em nossos dias há muitos cristãos que afirmam seguir o seu caminho, mas sem os sofrimentos da cruz.

Negam o valor do sinal maior do seu amor redentor por nós. Criaram uma tal ‘teologia da prosperidade’, que o invoca aos gritos para obter curas de todo tipo e sucesso social, político e econômico, testemunhando por todos os meios as graças e milagres obtidos.

Assim, têm arrebanhado sempre mais seguidores para seus movimentos e seitas.

Será que não está na hora do senhor repetir a eles o que disse a Pedro?

Senhor, faça-nos acreditar e compreender que, quem não o segue até a cruz, como sacrifício de amor, de compaixão e de justiça, não será digno de participar da sua Páscoa. 

 

Maria santíssima, que seguiu com fidelidade o seu Filho, desde a concepção até ficar de pé junto a ele pregado na cruz, e que hoje participa da sua glória na comunhão da Trindade santa, rogue por nós e não nos deixe cair na tentação de uma fé cristã fácil e acomodada aos critérios do mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Ao fazer essa afirmação, Pedro representa a comunidade de fé. Essa comunidade é autorizada a “ligar ou desligar”. Isto é, seu papel é gerar a comunhão na comunidade. Jamais a divisão. A ação de ligar e desligar tem que ver com a abertura e aceitação radical ao projeto de Jesus. Pedro responde bem ao Mestre, com palavras acertadas. No entanto, quando se fala das consequências de assumir na própria carne os desafios da missão, hesita. Sua hesitação é fruto de uma mentalidade triunfalista quanto ao Messias. Não basta apenas falar de Cristo com os lábios, mas em toda a concretude da vida.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 16,13-23 - Uma comunidade nova!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Os simples sempre se aproximam do Senhor com humildade e são atendidos.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo! Para crer no Filho de Deus vivo é preciso que ele fale ao nosso coração. Abramos os ouvidos de nosso coração para que este Evangelho nos revele quem é Jesus.

 

“Quem é Jesus? O que ele significa para nós, a ponto de dar nova direção a nossa história pessoal, familiar e social? A resposta a esta pergunta não é só uma verdade bem formulada. É uma atitude de vida, um caminho que se escolhe percorrer. Pedro respondeu corretamente e foi elogiado: “Jesus é o Messias (o Cristo), o Filho do Deus vivo”. Conhecer Jesus é uma revelação feita pelo Pai. É nessa fé professada por Pedro que Jesus edificou sua Igreja. A Pedro, a pedra do alicerce, Jesus deu as chaves, o encargo de cuidar de sua casa, de sua comunidade. O reconhecimento do Messias seria completo quando integrasse sua paixão, seu sofrimento. Sem a cruz, não conhecemos Jesus, o Ressuscitado dos mortos.”

 

2. Meditação (Caminho)

“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

“E vós, quem dizeis que eu sou?”

Qual é minha resposta a estas grandes perguntas?

O que Deus esta falando ao meu coração?

“Feliz és tu, … porque foi o Pai do céu que te revelou isto…

 

3.Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé

“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, Tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A fé é um dom gratuito e uma semente que se cultiva. Como você quer alimentar sua fé em Jesus Cristo hoje? Verbalize seu propósito.

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova