terça-feira, 4 de junho de 2019

Era uma vez... Padre Valdo

Padre Valdo Bartolomeu
de Santana
Pároco da Paroquia 
Santo Antonio de Junqueirópolis

A IMPORTÂNCIA DAS BORBOLETAS NA VIDA

 “E nós sabemos que Deus coopera em tudo 
para o bem daqueles que o amam...” 
Rm 8,28

Era uma vez...

Durante a segunda guerra mundial, na Checoslováquia, um trem noturno que estava correndo em alta velocidade, bem lotado. O maquinista e seu ajudante, atentos, olhavam a estrada iluminada pelos faróis do trem.

De repente, os dois viram à frente uma sombra, como se fosse uma grande mão fazendo sinal para parar. Bastante assustados, frearam o trem e desceram para ver o que estava acontecendo. Quando descobriram respiraram aliviados.

O que acontecera! Uma borboleta entrara no farol do trem e batia as asas diante da lâmpada, criando uma imagem de mão.

Mais tranqüilos, foram andando para frente pelos trilhos e a mais ou menos 30 metros, pararam aterrorizados: a ponte sobre a qual deveriam passar não existia mais, fora totalmente destruída por uma bomba.

Reflexão
Se observarmos com atenção, nossa vida está repleta de sinais: uns nos indicam passagem livre, outros nos colocam em estado de alerta, outros ainda nos mandam parar.
Hoje vivemos correndo pela vida, no mais das vezes em alta velocidade e não nos damos conta de quanta coisa ao nosso redor nos fala.
Muitas vezes, para nos fazer parar um pouco o Senhor da vida vai semeando “borboletas” em nosso caminho.
                       
Pense nisso.

padrevaldo@outlook.com

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Pai, glorifica o teu Filho. - (Jo 17,1-11a)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 04 DE JUNHO DE 2019 (terça-feira) 154º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
UM SONHO ESCRITO COM UMA DATA SE TORNA UMA META.
 (Greg S. Reid)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS INOCENTES DE AGRESSÃO
 DIA MUNDIAL DO NATURISMO
 DIA INTERNACIONAL DO CACAU
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL 
 SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porangaba (São Paulo) Ererê - Quiterianópolis (Ceará) Paial (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROSÂNGELA MARCHEZINI BEZERRA (Lions Clube de Iacri /SPELIZABETH APARECIDA BELLINI CALDEIRA (Professora Aposentada -Garça/SP) NEUSA SENHORINI FERREIRA DOS SANTOS (Garça/SP) FERNANDO BARBOSA (Bauru /SP) LAYR DE ALMEIDA MARANGÃO (Garça/SP) TIAGO DE LUCCA SARTORI (Garça/SP) AUDREY CANTU (Bauru /SP) KLEBER LUCCA (Garça/SP) ADEMIR DOMINGUES (Garça/SP) VERA GRAVATIM COSTA(Garça /SPWALMIR MELGES (Perito Contábil-Bauru /SP
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FÁTIMA e SERGIO MANOEL ZIMMERMANN DIAS (Vera Cruz /SP) DEYSE MARA e CARLOS ALBERTO DE FREITAS DOS SANTOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO FRANCISCO CARACCIOLO 
■ SÃO CRISPIM 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eu sou o primeiro e o último, aquele que vive. Estive morto e eis que estou vivo para sempre, aleluia! (Ap 1,17s)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ É gratificante reconhecer que se é fiel a Deus e que se cumpriu a missão por ele confiada. Nossa oração se inspire em Jesus, que intercede ao Pai por todos os que lhe dão adesão de fé.
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO A SER DISCÍPULO DE TEU FILHO. ASSIM, PODEREI CAMINHAR PARA TI COM A SEGURANÇA DE QUEM SE DEIXA ILUMINAR PELA VERDADEIRA LUZ.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus de poder e misericórdia, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 3ª-feira da 7ª Semana      da Páscoa04 de junho de 2019
Ser fiel ao evangelho e comprometido com o povo é meta de todo cristão autêntico. A Palavra de Deus nos ajude a levar a termo essa obra, que é a mesma de Jesus.

1ª Leitura (At 20,17-27) – Contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, con­tanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 67(68)
Reinos da terra, cantai ao Senhor.


Evangelho do dia
3ª-feira da 7ª Semana      da Páscoa04 de junho de 2019
Pai, glorifica o teu Filho. - (Jo 17,1-11a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Rogarei ao meu Pai, e ele há de enviar-vos um outro paráclito, / que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti” 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Permaneçamos firmes em Jesus”
 “Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”
(João 17,9-11a).
Jesus foi para junto do Pai. Jesus, humano, estava entre nós, vivendo entre nós. Ele voltou para o Pai, mas permanece conosco quando levamos a vida em Seu nome. Ele rogou por nós, pediu por nós, Ele pediu por aqueles que o Pai Lhe deu.
Eu tenho certeza que o Pai deu a mim e a você para Jesus, para que Ele cuidasse de nós, e foi por isso que Jesus rogou, suplicou por nós, intercedeu ao Pai e intercede por cada um de nós.
Que intimidade maravilhosa! Tudo que é do Pai é de Jesus, tudo que é de Jesus é do Pai, e somos do Pai se permanecermos unidos a Jesus, se levarmos a vida em nome d’Ele. Mas estamos no mundo, e Jesus nos dá essa consciência, mas este mundão não é fácil! Já constatamos como é complicada a sociedade e o mundo em que vivemos, onde precisamos nos situar, pois somos cidadãos dos Céus e de Deus, mas estamos num mundo que, muitas vezes, nega o Pai, que não tem os valores cristãos nem evangélicos.
Só permanecendo firmes em Jesus somos capazes de vencer o mundo e ficarmos no coração do Pai.
Da nossa parte, precisa haver o testemunho, a coerência, o fermento, o sal, a luz que esse mundo precisa para sair das trevas. Precisamos permanecer firmes e unidos a Jesus, para não sermos consumidos, roubados, levados pelos valores que o mundo apresenta, os quais, muitas vezes, são verdadeiros antivalores evangélicos. Hoje, os valores são baseados em valores financeiros e econômicos, e as pessoas são valorizadas pelo que têm, pelo que podem e pela aparência.
É o mundo da ilusão, do engano, da fantasia, da competição, da briga, do erro, da rivalidade, onde as pessoas passam umas às outras para trás. É o mundo onde prevalece a covardia, a traição, a mentira, a falsidade e a hipocrisia. O mundo fake, o mundo da ilusão.
Como precisamos ser cristãos de verdade no mundo em que estamos, porque Jesus sabe que o mundo nos engana, seduz e nos ilude, que os nossos olhos brilham diante das cores, das fantasias e do que o mundo oferece. Por isso, Ele está rogando por nós, para que permaneçamos firmes n’Ele.
Só permanecendo firmes em Jesus somos capazes de vencer o mundo e ficarmos no coração do Pai. Tudo que Jesus quis e pediu é para que não saíssemos do coração do Pai. Voltemo-nos para Deus, voltemo-nos para uma espiritualidade, para uma vida oracional, para que o nosso coração não se desvie pelas seduções do mundo.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Deus Filho, enviado pelo Pai
Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje, podemos nos assomar ao coração de Cristo e, assombrados, contemplamos a imensidade do panorama que descobrimos por causa deste colóquio com seu Pai. Um panorama infinito e eterno, pois sua intima unidade remonta-se até... Até "muito antes" da criação do mundo. E é que o mesmo Cristo é o Filho eterno do Pai.

Do Pai que o engendrou espiritualmente, procede na eternidade como Filho engendrado. E do Pai procede em o tempo, porque foi enviado ao mundo com a missão de "tomar-nos" do mundo. Essa missão é uma continuação no tempo da sua procedência filial do Pai.

—Pai Santo graças a teu amor, a Filiação de teu Filho "prolongou-se" em sua encarnação salvadora. Quero ser teu filho em Teu Filho. Ajuda-me a sê-lo, com a assistência do Espírito Santo, Vosso Divino Amor, que foi derramado em nossos corações.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Na “oração sacerdotal”, Jesus nos entrega seu testamento espiritual.
Ele dá glória ao Pai, cumprindo na terra a tarefa que o Pai lhe confiou. Dar glória é manifestar o poder de Deus e seu infinito amor pela humanidade. Jesus está consciente de ter cumprido integralmente a vontade do Pai. A todos abriu as portas da vida eterna, que consiste em conhecer a ele, Jesus, e ao Pai. Jesus se alegra porque as palavras do Pai foram acolhidas e os apóstolos acreditaram que Jesus é o enviado do Pai. A oração de Jesus pede o olhar benévolo do Pai sobre todos os fiéis presentes e futuros. Eles permanecem no campo de missão, sujeitos a muitas adversidades, mas poderão contar com a perene presença de Jesus que, terminada sua missão terrena, volta para o Pai.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorPAULINAS
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 17,1-11- A oração de Jesus

Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 
Semana de Oração  2019:
TEMA: "Procurarás a Justiça, nada além da justiça (Dt 16,11-20)"

Começando este novo dia, peçamos que o Senhor nos conceda as graças necessárias para vivê-lo bem, sob a orientação de sua Palavra, e entreguemo-nos a Ele. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade, tua Palavra. Amém!

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto bíblico? Faça uma leitura atenta e detenha-se nas palavras que Jesus dirige ao Pai. Quais são os pedidos de Jesus? Como você entende seu pedido: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho”? De que hora Jesus está falando? Qual é a missão dos discípulos no mundo? Qual é a mensagem central do texto?
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que a Palavra lhe comunica hoje? Quais palavras do Evangelho mais lhe chamaram atenção? Como você entende a missão dos discípulos de Jesus no mundo de hoje? Qual palavra Jesus direciona a você? Faça a sua meditação desta Palavra.

. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração tendo em mente as suas necessidades e as necessidades da humanidade. Reze pela paz para nossos irmãos que estão em guerra, para que tudo seja glorificado no Pai, por meio de seu Filho Jesus Cristo.

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver?

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.