domingo, 11 de fevereiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Saiu para um lugar deserto... Todos estão te procurando” - (Mc 1,40-45)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 F E V E R E I R O CARNAVAL 
 GARÇA/SP, 11 DE FEVEREIRO DE 2018 (DOMINGO) 42º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O coração enfermo é aquele que não consegue doar-se... e amar.
(André del Roso Guirronda)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO ENFERMO
DIA DO DOMINGO DE CARNAVAL
DIA DA CRIAÇÃO DA CASA DA MOEDA
DIA MUNDIAL DO CASAMENTO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Paraíso (Rondônia) Araucária (Paraná) Porto da Folha (Tocantins) Antônio Prado (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIEGO TORCINELLI (Fisioterapeuta-Lions Clube de Agudos Açussena da Serra /SP)AMANDA MORETTI FERREIRA (Estudante- Ponta Porã /MS) Thairiny Castro (Garça /SP)Maciel Roversi Filho (Duartina /SP)THAIRINY CASTRO (Garça /SP)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DE LOURDES
Nossa Senhora de Lourdes seja nossa intercessora junto a Deus. Sua mensagem consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade.
SANTO CASTRENSE

E Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).
Jesus se compadece da humanidade em suas misérias, e nós somos convidados a imitá-lo. Sua salvação opera por meio do agir libertador e da inclusão dos excluídos. Celebremos a páscoa de Cristo, o qual se realiza na compaixão com os sofredores e no empenho para lhes devolver a dignidade, superando preconceitos e discriminações.
Oração
SENHOR, AJUDADO COM A VOSSA GRAÇA, QUERO USAR SEMPRE MINHA SAÚDE, EMPREGANDO MINHAS FORÇAS PARA A GLÓRIA DE DEUS, PARA O MEU PRÓPRIO BEM E PARA O BEM DO PRÓXIMO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 – Oração do dia
Ó Deus, que promestestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
11 de fevereiro de 2018 - domingo6º Domingo do Tempo Comum
A Palavra confirma nossa fé na providência e na ação compassiva do Senhor em meio às situações de doença e preconceito. A glória de Deus é o ser humano vivo e saudável.

 1ª Leitura - (Lv 13,1-2.44-46) -O leproso deve ficar isolado e morar fora do acampamentoLeitura do livro de Jó:
Pistas para a reflexão: Relata a cura do sírio Naamã, chefe do exército arameu, por Eliseu, “homem de Deus”. O relato procura mostrar a universalidade de Deus, o qual não é exclusividade de um povo. A cura de Naamã passa a ser base da sua fé no Deus de Israel.
1
O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2“Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes. 44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. 45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’ 46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 31(32)
Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

2ª Leitura - (1Cor 10,31-11,1) - "Sede meus imitadores, como também eu o sou de CristoLeitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Pistas para a reflexão: Diante das dúvidas a respeito das carnes imoladas aos ídolos, Paulo propõe buscar sempre a glória de Deus e o bem das pessoas, sem escandaliza-las. Apresentando-se como exemplo, o apóstolo procura agradar a todos, para que se deixem atrair por Cristo, nosso único ponto de referência.
Irmãos: 10,31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
11 de fevereiro de 2018 - domingo6º Domingo do Tempo Comum
"Saiu para um lugar deserto...  Todos estão te procurando - (Mc 1,40-45)
Pistas para a reflexão: A missão de Jesus na Galileia está resumida no relato do evangelho de hoje. Diz Marcos que o Senhor teve compaixão do doente. Sem preconceito  e sem medo de se tornar impuro – consequência prevista pela lei do Antigo Testamento -, o Mestre estende a mão ao enfermo, levanta-o e devolve-lhe a dignidade. O preconceito presente na sociedade nas comunidades continua marginalizando pessoas e grupos.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que se povo visita, seu povo, meu Deus visitou (Lc 7,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.
41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.
42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora,
44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Se queres podes curar-me” 
Sede de purificação
                                                                                     Jesus vence todos os males. É por isso que as pessoas se jogavam sobre Ele para obterem a cura (Mc 3,10). Marcos, em seu evangelho, mostra essa dimensão de purificação total que Jesus veio fazer. Essa purificação é o sinal do perdão dos pecados que eram comparados à lepra. A liturgia da Palavra desse domingo reflete a ação redentora de todo homem e do homem todo. Temos o milagre da cura do leproso que dá um exemplo muito rico da oração de súplica: “Um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: ‘Se queres, tens o poder de curar-me’. Jesus, cheio de compaixão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica curado’. No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado” (Mc 1,40-42). Vemos a humildade, o reconhecimento do poder de Jesus e a compaixão de Jesus que cura. Ele, movido pela compaixão socorre os que a Ele se dirigem. O salmo, refletindo sobre a primeira leitura que nos fala da lei sobre a lepra no livro do Levítico (13-14), refere-se ao pecado que faz mal ao homem. Com o reconhecimento e confissão da culpa torna-se perdoado, isto é, purificado. A lepra isolava o doente da comunidade, afastava-o do culto. Era imundo, quase dizendo, estava no pecado, no poder do demônio. Quem tocava um leproso também ficava impuro. Por isso Jesus não podia entrar na cidade, pois tocara o leproso, Compreendemos que no Senhor Jesus temos a remissão e o perdão da lepra do pecado. Por isso, o salmo convida a alegrar-se: “Regozijai-vos, ó justo, e no Senhor exultai de alegria!” (Sl 31). E a alegria do leproso que anuncia a cura que recebera de Jesus.
Comprometer-se
Marcos, quando fala da escolha dos discípulos, diz que Jesus os chamou para estarem com Ele e depois para saírem para anunciar (Mc 3,13-14). Seguir Jesus é um caminho de comunidade, de comprometimento mútuo. Comprometer-se era uma das práticas de Jesus. Ele “sujava” a mão pelos outros, comprometia-se com as pessoas. Vemos os diversos casos, como do leproso do evangelho de hoje, da pecadora que O toca, das crianças que O cercam e abraçam, do povo que quer tocá-Lo. Não vemos Nele um desagrado por estar cercado de gente. Dois aspectos se podem ver no comprometimento de Jesus para conosco: comprometimento com Deus, pois faz sua vontade, e comprometimento com as pessoas, pois ensina a amar como Ele amou. Analisando nossa fé e ação apostólica, podemos ver o quanto nos falta de compromisso com o povo, sobretudo o mais necessitado. O discurso é bonito, mas a realidade está distante. Nós, da “classe” religiosa e clerical vivemos para nós e para as estruturas sem um lastro popular. Depois perguntamos por que nossa fé não atrai.
Tudo para a glória de Deus
Paulo, na primeira carta aos Coríntios dá-nos inclusive o conselho de imitá-lo. Primeiro: viver para a glória de Deus: “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer coisa fazei tudo para a glória de Deus” (1Cor 10,31). Em segundo lugar: “Procuro agradar a todos, em tudo, não procurando o que é vantajoso para mim, mas o que é vantajoso para todos, para que sejam salvos” (id 32). Com isso se diz imitador de Jesus Cristo (Id 11,1). Quando colocamos Jesus e sua missão em primeiro lugar, superamos esses problemas tão humanos que carregamos em nós e na comunidade. É inacreditável que, por mais formados ou mais “santificados” tenhamos sido, não descobrimos essa dimensão necessária para a salvação. Por isso nos batemos pelo desnecessário.
Sujando-se para limpar
Há muitos tratamentos de beleza em que se usam  banhos de lama. É preciso aceitar a lama se quer ficar limpo e bonito. A força de saúde da lama é uma coisa boa.
Refletimos na liturgia de hoje a partir do tema da lepra. Ainda é uma doença que desafia os países para seu controle. Na Bíblia, no livro do Levítico, há muitas orientações severas sobre os leprosos que eram excluídos da comunidade.
O pecado foi comparado à lepra e à sujeira. É pior. No templo havia um serviço de identificação dos leprosos. Quem era declarado leproso era mandado para fora da sociedade e excluído do culto, como se fosse um pecador. Quem tocasse um leproso ficava também excluído. Por isso Jesus, depois de tocar o leproso, ficava fora da cidade. Ele assumiu a condição do leproso. É símbolo de ter assumido também as lepras de nossos pecados.
Para vencer todos esses males é preciso seguir Paulo que diz: “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Cor 10,31).

1 O leproso busca Jesus porque encontra Nele a possibilidade de purificação.
2 Seguir o caminho de Jesus é comprometer-se com os “impuros”.
3 Paulo ensina a viver para a glória de Deus agradando a todos em tudo.

Leituras: Levítico 13,1-2.44-46;Salmo 31;1 Coríntios 10,31-11,1; Marcos ,1.40-45.


ReflexãoO sacramento da Penitência
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o evangelista narra uma cura muito especial. Segundo a antiga Lei judia, a lepra não só era considerada uma enfermidade, e sim a mais grave forma de "impureza" ritual. Correspondia aos sacerdotes diagnosticá-la e declarar impuro ao enfermo, o qual devia ser afastado da comunidade. Por isso, a lepra era como uma morte religiosa e civil, e sua cura uma sorte de ressurreição.
Na lepra podemos vislumbrar um símbolo do pecado, que é a verdadeira impureza do coração, capaz de distanciar-nos de Deus, que, se não se confessa humildemente, confiando na misericórdia divina, chega inclusive a produzir a morte da alma. Jesus em sua paixão chegou a ser como um "leproso", feito impuro por nossos pecados, para obter o perdão e a salvação.
—No sacramento da Penitência, Cristo crucificado e ressuscitado, mediante seus ministros, nos purifica com sua misericórdia infinita, nos restitui a comunhão com o Pão celestial e com os irmãos, e nos dá seu amor, sua alegria e sua paz.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Em termos de apego às coisas, quem sofre mais, os pobres ou os ricos?
- Que diferença há entre ter e ser?
- Encontro pessoas que sofrem fisicamente, mas são felizes. Como explicar isso?
 - Os pobres me ensinam o quê?
- Apesar de minhas cruzes, reflito agora sobre as grandes maravilhas que Deus realiza em minha vida!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 1,40-45 - JESUS CUROU UM LEPROSO
Saudação
A nós, unidos pela rede da internet,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, 
sois o Mestre e a Verdade: 
iluminai-nos, para que melhor compreendamos 
as Sagradas Escrituras. 
Sois o Guia e o Caminho: 
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. 
Sois a Vida: 
transformai nosso coração em terra boa, 
onde a Palavra de Deus produza frutos 
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - - O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto de hoje: Mc 1,40-45.
Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse:
- Sim! Eu quero. Você está curado.
No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
E Jesus ordenou duramente:
- Olhe! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
Então Jesus o mandou embora. Mas o homem começou a falar muito e espalhou a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar abertamente em qualquer cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. E gente de toda parte vinha procurá-lo.
Refletindo
Este texto é a primeira cura narrada no Evangelho de Marcos. A lepra, na Bíblia, é símbolo de exclusão, o que é um pecado. O leproso não podia se apresentar em público, nem conviver com pessoas sadias, pelo perigo de contágio. Assim, o pecado afastava, isolava e tornava a pessoa intocável. Por isso, são Paulo afirma que, com o pecado, entrou no mundo a morte (Cf Rm 5,12).
O homem que possuía a lepra chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e fez seu pedido de forma interessante:
"Eu sei que o senhor pode me curar se quiser." Jesus sentiu compaixão daquele homem e tocou nele. Jesus toca o intocável. Naquela cultura, quem tocasse um leproso era contaminado. Jesus não se preocupa com o que pensarão dele. Vê a pessoa e não, a sua lepra. Tocou nele. E no mesmo instante, o homem ficou curado.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - - O que a Palavra diz para mim?
Meditando
Se quer ser perdoado, purificado de seus pecados, comece reconhecendo quem é Jesus: Deus feito homem. Depois, faça como o leproso, peça para ele purificar você, "se ele quiser". Este dado é importante: "se ele quiser". Deus sabe o que é melhor, o que você nem sempre sabe.
Depois, peça a Jesus que toque em você.
Lembraram os bispos, em Aparecida:
"Bento XVI, no início de seu Pontificado, fazendo eco a seu predecessor, São João Paulo II, proclama para toda a América Latina: Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar não perde nada, nada – absolutamente nada – do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida" (DAp 15)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Reze esta bela oração de Charles de Foucauld, colocando-se nas mãos de Deus.
Oração do Abandono
Meu Pai,
Eu me abandono a ti, faze de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim, eu te agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a tua vontade se faça em mim e em tudo o que tu criastes,
Nada mais quero, meu Deus. Nas tuas mãos entrego a minha vida.
Eu te dou esta vida, meu Deus, Com todo o amor do meu coração,
Porque te amo e é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita porque tu és Meu Pai!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei em cada momento do dia de hoje deixar-me "tocar" pelo Senhor. Quero vencer aquele limite que tenho e que só eu sei.
Quero estar livre de julgar, condenar, não perdoar, discriminar. Afastarei qualquer preconceito em relação às pessoas diferentes. Elas também são amadas por Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.