sexta-feira, 2 de novembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. - (Jo 11,17-27)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 02 DE NOVEMBRO DE 2018 (sexta-feira) 306º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ MELHOR FRAGATA QUE UM LIVRO PARA NOS LEVAR A TERRAS DISTANTES.
(Emily Dicknson)

 Datas Comemorativas 
DIA DE TODOS OS SANTOS
DIA MUNDIAL VEGANO
DIA NACIONAL DA ESPELEOLOGIA
DIA DO EVANGÉLICO
DIA DE FERIADO FORENSE
DIA DA UNIÃO EUROPÉIA
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Salvador (Bahia)Itatiba - Taciba (São Paulo)Piên (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Rosangela Aparecida Rodrigues Machado (Amiga - Marilia/SP) MARCOS BRANDÃO MARQUES (Postos Express - Garça/SP) Renato Alves de Oliveira (Ortometric Marilia/SP) DELMAR ROCHA HENRIQUE (Lions Clube de Marilia /SP) HALUMI SAITO ARASHIRO (Lions Clube de Marilia 3º Milênio/SP) SUELI CARMO DE SOUZA ZONER (Lions Clube de TUPÃ /SP) EID RIBEIRO (Americana /SP)Renato vaz (Garça/SP) Daniele Bomfim Gusson  (Garça/SP) Edelma Alencar Lima Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)

 Santo do Dia 
DIA DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

- Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno e brilhe para eles a vossa luz (4Esd 2,34).
Em comunhão com Deus, que enxuga nossas lágrimas e com toda a Igreja reunimo-nos para fortalecer nosso compromisso com a vida e rezar pelos nossos falecidos. No Senhor confiramos e nele colocamos nossa esperança. Neste dia lembramos que somos herdeiros da vida eterna e que a existência terrena é passageira e finita, mas nem por isso deve ser descuidadda.
Oração
PAI, FAZE QUE EU ENTENDA CADA VEZ MAIS O SENTIDO DA EUCARISTIA, SACRAMENTO DE COMUNHÃO TRANSFORMADORA COM O TEU FILHO JESUS. QUE ELA SEJA, PARA MIM, FONTE DE VIDA ETERNA.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, glória dos fiéis e vida dos justos, que nos remistes pela morte e ressurreição do vosso Filho, concedei aos nossos irmãos e irmãs que, tendo professado o mistério da nossa ressurreição, mereçam alegrar-se na eterna felicidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
02/11/2018 Sexta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum
Nossa existência não se resume aos poucos anos vividos neste mundo, cordeiros de Cristo, fomos criados para a eternidade. A Palavra nos convida ao banquete da salvação no reino de Deus do qual poderemos participar se formos solidários com os necessitados.

1ª Leitura (19,1.23-27a) – Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que, no dia mau, possais resistir e permanecer firmes em tudo. Leitura do Livro de Jó:

1 1Jó tomou a palavra e disse:
23”Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27aEu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial  26 (27)
O Senhor é minha luz e salvação.


2ª Leitura (Fl 3,20-21) – Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que, no dia mau, possais resistir e permanecer firmes em tudo. Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos: 20Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas a coisas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
02/11/2018 Sexta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum
Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. - (Jo 11,17-27)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 - Benditos do Pai, apossai-vos do reino, que foi preparado bem desde o começo! (Mt 25,34)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de:  Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Contato: padrerogercn@gmail.com
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Que a esperança seja o motor a motivar a nossa vida
“Que a esperança da eternidade seja o motor a motivar o nosso coração a ter sempre mais confiança e esperança no Senhor”
“Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia” (João 6,40).

Hoje, celebramos o Dia dos Fiéis Defuntos, de todos aqueles que já partiram para a eternidade. Alguns já triunfam na glória celeste, onde celebraremos o Dia de Todos os Santos, mas muitos padecem no purgatório, esperando a purificação para também fazerem parte do festim celeste. Celebramos a nossa comunhão com essa igreja padecente, celebramos a comunhão com os nossos que já partiram para a outra vida.

A esperança é importante neste dia. Sabemos em quem colocamos a nossa esperança, é no Cristo Jesus, nosso Senhor. O nosso Deus é o Deus da vida e não o Deus da morte, Ele transforma a nossa morte em vida eterna, vida que ninguém mais poderá nos roubar. É essa esperança que deve sempre mover o nosso coração!

O dia de hoje não é um dia de tristeza; pode ser um dia de saudade, porque as pessoas que amamos estão dentro de nós, deixaram uma marca em nossa alma e coração. Podemos e devemos sentir saudade dessas pessoas amadas e queridas, são parentes, familiares, amigos, pessoas que fazem parte da nossa história e da nossa vida, porém, eles já foram para onde nós também iremos.

Em Deus todos nós nos encontramos, Ele reúne toda a família em um só lugar. Eles foram primeiro que nós, já estão participando daquilo que Deus preparou para quem O ama, e também estamos nos preparando para ir.

O dia de hoje precisa ser de reflexão sobre a nossa própria vida. Como estamos conduzindo a nossa vida? Como estamos nos preparando para participar da eternidade? Estamos guardando o nosso lugar no Céu? Estamos cuidando da casa que o Pai nos preparou na eternidade?

É Jesus quem nos disse, quem nos deu essa certeza e esperança: “Na casa do meu Pai há muitas moradas!”. Então, lá tem uma morada para cada um de nós, e precisamos cuidar dela. Como vamos cuidar dessa morada no Céu? Vivendo bem a nossa vida aqui na Terra, sendo honestos, justos e fiéis a Deus, vivendo a nossa fé com intensidade e confiança sem jamais nos deixar desanimar por tudo que enfrentamos de contrariedades e dificuldades nesta vida.

Que a esperança da eternidade seja o motor a motivar o nosso coração a ter sempre mais confiança e esperança no Senhor.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Comemoração de todos os fiéis defuntos
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— para que a vestidura branca recebida no batismo se purifique de toda mancha, a comunidade dos crentes oferece o Sacrifício eucarístico e outras orações de sufrágio por aqueles a quem a morte chamou a passar do tempo à eternidade. Rezar pelos defuntos é uma obra boa, que pressupõe a fé na ressurreição dos mortos, segundo o que nos revela a Sagrada Escritura.

O mês de novembro recebe sua peculiar tonalidade espiritual das duas jornadas com que se abre: ontem, a solenidade de Todos os Santos e, hoje, a comemoração dos fiéis defuntos. O mistério da comunhão dos santos ilumina de modo particular este mês e toda a parte final do ano litúrgico, orientando a meditação sobre o destino terrenal do homem à luz da Páscoa de Cristo.

—A grande família da Igreja encontra nestes dias um tempo de graça, que vivemos unindo-nos ao Senhor e oferecendo seu Sacrifício redentor em sufrágio dos fiéis defuntos.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL

Saudação
Comemoração dos Fiéis Defuntos.
Lembramos hoje nossos falecidos e nosso peregrinar por este mundo a caminho da vida eterna.
Que neste dia a Palavra de Deus nos console e renove em nós a certeza de que fomos criados para a eternidade.
Oração: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?
“‘Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível’ (Prefácio dos Mortos I). Neste Dia de Finados, celebramos a fé na ressurreição e a certeza da vida eterna. Aniquilando a morte, Jesus nos abre a porta dos céus. Ó Deus, glória dos fiéis e vida dos justos, que nos remistes pela morte e ressurreição do vosso Filho, concedei aos nossos irmãos e irmãs que, tendo professado o mistério da nossa ressurreição, mereçam alegrar-se na eterna felicidade! Amém!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) “Hoje é um dia de reverência aos nossos fiéis defuntos. Um misto de tristeza e esperança inunda o coração de muitas pessoas, o que é natural. Mas precisamos reafirmar a fé na ressurreição dos mortos. Jesus Ressuscitado é a razão da nossa fé e da nossa esperança. O nosso Redentor vive! O Cristo glorioso quer consigo todos os que o Pai lhe confiou. Essa é a nossa esperança: estar na glória com Jesus. A morte é a marca da finitude que todo ser criado leva. Mas nossa fé cristã nos revela que não é sua condição definitiva. Peçamos por todos que já morreram, para que contemplem a luz de Cristo. Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno, e brilhe para eles a vossa luz!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém” (São João Paulo II).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.