quinta-feira, 9 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 Recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males. Agora ele encontra, aqui, consolo e tu és atormentado. – (Lc 16,19-3)

 

  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 09 de março de 2023 (quinta-feira) 068º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PLANOS SÃO SONHOS COM UMA DATA PARA SE REALIZAREM.

(Michel Levine)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO DJ

DIA DO CORREDOR DE RUA

DIA DO HUMORISTA

DIA DO RIM

DIA DO MMA

DIA DO DEGUSTADOR DE CAFÉ

DIA DO COACH

  DIA DO PESCA DE ARREMESSO

  DIA DA BONECA BARBIE

DIA DO PÂNICO

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS NO BRASIL

 DIA DA FUNDAÇÃO DA RÁDIO NACIONAL FM EM BRASÍLIA-DF

  DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO VIVALDO LIMA (ARENA DA AMAZÔNIA) EM MANAUS-AM

  DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO SERRA DOURADA EM GOIÂNIA-GO

  DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO (ALMEIDÃO) EM JOÃO PESSOA-PB

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Altinópolis - Cachoeira Paulista - São José do Barreiro - Taiaçu (São Paulo) BarbacenaCampanha - Espinosa (Minas Gerais) Jaguaribara (Ceará) Joinville (Santa Catarina) PicuíPilar - Santa Rita (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANDRÉA CARVALHO AGOSTINHO CASTRO (Eq 11 “ENS Imaculada Conceição” Setor de Garça /SP)ENY DE CASSIA VITALLI BENETTI (Lions Clube de Penápolis /SP)EMERSON HAVEROTH (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado Visão e Ação /MS)IVANETTE APARECIDA BITTENCOURT VILLA VERDE (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) LEDA CRISTINA FRASSON MEREJOLLI  (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) ARLINDO  VIZELLI  MONTES (Lions Clube de Tupã /SP)MARIA EDUARDA RODRIGUES MIQUELIM (Lions Clube de Tupã /SP)João Carlos Hermann (Lions Clube de Terra Nova do Norte / MT) FABIO HENRIQUE DAUN DO NASCIMENTO (de Garça -PPA/CITROX-Manaus /AM)ELIANE RENATA GIMENES (Enéas Sport-Garça /SP)Tânia Tassi (Garça /SP)  EVILAINE MAGALHÃES COSTA (Campinas /SP)VALÉRIA MEDEIROS (Garça /SP)LUIZ CARLOS GOMES  (Garça /SP) RODRIGO BRAGA  (Orthometric-Garça /SP) MARCUS VINICIUS MALDONADO (Marília /SP)SADAN MOURAD (São Paulo /SP) JOSIANE MATHEUS MIRANDA  (Itapeva-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA CLAUDIA FERREIRA DE LIMA e VANDERLEI FERREIRA DE LIMA ó1996ó27 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO DOMINGOS SÁVIO

Nascido em Turim, na Itália, no ano de 1842, Domingos conheceu muito cedo Dom Bosco e participou do Oratório – lugar de formação integral – onde seu coração se apaixonou por Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora. Pequeno na estatura, mas gigante na busca de corresponder ao chamado à santidade, foi um ícone da alegria de ser santo. Um jovem comum, que buscava cumprir os seus deveres e amava a vida de oração. Com a saúde fragilizada, faleceu com apenas 15 anos,  viveu o lema “Antes morrer do que pecar”.  

Santa Francisca Romana

SÃO Gregório de Nissa

SÃO Paciano

SÃO BRUNO DE MORÁVIA ORIENTAL

SÃO PEDRO CH'OE HYONG

SÃO Gregório de Nissa

SÃO JOÃO BAPTISTA CHON CHANG-um

SÃO VITAL DE CASTRONUOVO

Santa Catarina (Vegri) da Bolonha

SantA FRANCISCA ROMANA

SantOS 40 SOLDADOS DA CAPADÓCIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A parábola do pobre Lázaro e do rico avarento resgata a proximidade do céu e da terra. O modo como vivemos neste mundo ressoa na eternidade. - Pai Abraão, tem piedade de mim – Lc 16,19-31

 

 

Provai-me, ó Deus, e conhecei meus pensamentos: vede se ando pela vereda do mal e conduzi-me no caminho da eternidade (Sl 138,23s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A confiança e a esperança em Deus são fonte de vida para o ser humano, como a água para a árvore. Só o Senhor conhece o íntimo dos corações e dá “a cada qual conforme o seu proceder”. Celebremos o Cristo, cuja ressurreição é, para nós, um chamado à conversão e à solidariedade com o pobre.

 

– Oração 

 

“PAI, NÃO PERMITAS QUE NADA NESTE MUNDO ME IMPEÇA DE VER O SOFRIMENTO DE MEU PRÓXIMO E FAZER-ME SOLIDÁRIO COM ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e filhas, para que, renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09 de março de 2023 quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma

Deleitando-se no próprio egoísmo, o rico percebe, tarde demais, quanto seu coração se afastou de Deus e desprezou o próximo. Já o pobre, que vivei em total despojamento, passa, como o Cristo, da morte à glória.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Jr 17,5-10) – Maldito o homem que confia no homem. Bendito o homem que põe sua confiança no Senhor. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos. 9Em tudo é enganador o coração, e isso é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 39(40)

 

É feliz quem a Deus se confia!

 

 

 

– 09 de março de 2023 quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

Lc 16,19-3

Recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males. Agora ele encontra, aqui, consolo e tu és atormentado.  (Lc 16,19-3)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que observam / a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, / até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

09/03    2ª Quinta-feira Quaresma - A:

Campanha da Fraternidade 2023. Tema: Fraternidade e Fome. Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16)

 

Lucas 16,19-22: Disse Jesus aos fariseus: “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.”

 

Jesus, sua crítica à desigualdade social da sociedade fica bem declarada nessa parábola do rico saciado e do pobre esfomeado.

Para o senhor, o rico é um anônimo diante de Deus, enquanto o pobre tem um nome que o dignifica: Lázaro.

Após a morte de ambos, o pobre é acolhido junto de Abraão, o rico é enterrado na região dos mortos, cheio de tormentos, numa situação que não terá mais conversão nem mudança.

Senhor, eis uma parábola que se eterniza nas estruturas da sociedade, e se aplica a todas as gerações, não somente a pessoas, mas também a instituições e a nações.

Certamente, o senhor vê com tristeza as injustiças das nossas estruturas econômicas, onde o lucro e o luxo de minorias prevalecem sobre o direito de sobrevivência das maiorias.

Sente compaixão dos milhões de ‘lázaros’ do nosso mundo, sem teto e sem alimento, que sobrevivem com as sobras, que caem das mesas, tanto das pessoas ricas como dos países ricos, e que, por vezes nem isso lhes é dado, porque preferem desperdiçar do que partilhar.

E continua alertando tantas pessoas gananciosas e indiferentes ao próximo, deixando bem claro que aquelas que não praticam nem a justiça nem a caridade, sofrerão consequências dolorosas na sua vida eterna.

Senhor, eu quero participar do banquete do Reino.

Não permita que eu seja excluído, como o rico da parábola. Que eu esteja atento à sua palavra e a todos os que me alertam para ‘ver, ter compaixão e cuidar’ dos meus irmãos e irmãs necessitados.

Que eu não espere por milagres e visões, para converter meu coração para a justiça e a caridade.

 

Virgem Maria, a senhora profetizou que um dia os famintos seriam saciados e os ricos ficariam de mãos vazias. Em suas manifestações, sempre trouxe esperança aos mais simples e mais pobres, como aos três pescadores de Aparecida, a São João Diego e aos indígenas do México e aos três pastorzinhos de Fátima. Ensine-nos a sentir temor diante dessa parábola e a acolher com maior empenho os ensinamentos do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Lucas compõe um drama para mostrar que os ricos cavam para si um abismo que os separa da Vida. O homem rico é debochado: entrega-se aos prazeres da comida e do luxo, além de desprezar o mendigo, deitado à porta de sua casa. O pobre tem identidade, seu nome é Lázaro, e espera saciar a fome com as sobras do ricaço. É da natureza do rico avarento enxergar só a si mesmo: fecha-se no próprio orgulho e ignora a humilhação e sofrimento alheios; falta-lhe a decisão de ser solidário e fraterno com quem passa necessidade. Final do drama: cada pessoa presta conta dos seus atos. O pobre, que viveu em total despojamento à semelhança de Cristo, passa da morte à glória. O rico, que viveu de modo egoísta e desprezou os demais filhos de Deus, vai ao encontro de uma vida de tormentos.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Lc 16,19-31 - Parábola do Rico (sem nome) e do pobre Lázaro (=Deus é ajuda)

 

Oração Inicial

 

O Convite à misericórdia, à partilha e à solidariedade nos é dirigido mais uma vez neste tempo pascal. Escutar a Palavra e torná-la ação em nossa vida – ‘Palavra-ação’- é a forma concreta de responder ao convite de Jesus. Disponho meu coração para que a Palavra e encarne em mim.

 

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para atender aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra e dá-me um coração misericordioso. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho destacando os personagens desta parábola e a identidade de cada um; nome, classe social, aparências, atitudes, palavras…

 

“Jesus, além de preparar os apóstolos nos pequenos detalhes do cotidiano, aborda claramente como conduzir a vida para alcançar a eternidade. A parábola do pobre Lázaro e do rico avarento resgata a proximidade do céu e da terra. O modo como vivemos neste mundo ressoa na eternidade. Sabemos que Deus é misericordioso, mas isso não dispensa nosso compromisso na construção de um mundo novo e, consequentemente, da eternidade, nossa casa definitiva. Lázaro padeceu muito, enquanto o rico viveu a abundância, sem o mínimo de solidariedade. O problema não está nas coisas, mas no apego, que gera o orgulho e a autossuficiência. Sejamos construtores do céu, enquanto trilhamos os caminhos deste mundo!”.

 

2. Meditação (Caminho)

Nem toda a riqueza é benção de Deus e nem toda a felicidade está na riqueza material. A parábola que o Evangelho nos propõe deixa-nos algumas perguntas:

A riqueza é, por si, sinal de bondade recompensada por Deus?

Quais são para você os alicerces da verdadeira felicidade?

Você vive de acordo com os princípios que você professa com sua fé cristã?

Avalie sua caminhada cristã segundo os apelos deste evangelho….

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor sua oração. Peçamos com confiança que Deus nos dê a graça de saber acolher o outro com sua história e cultivar mais misericórdia no coração de toda a humanidade.

Peçamos que cure nossa sociedade do pecado da corrupção, da mentira, da exclusão dos indefesos.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

 

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos nascem em mim após essa oração?

Que compromissos desejo assumir?

Proponho-me pedir ao Senhor que afaste de mim todo o egoísmo e autossuficiência.

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.