quinta-feira, 4 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo. - (Mc 12,28b-34)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 04 DE JUNHO de 2020 (quinta-feira) 155º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
AQUILO QUE ESCUTO EU ESQUEÇO, AQUILO QUE VEJO EU LEMBRO, AQUILO QUE FAÇO EU APRENDO.
(Confúcio)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS INOCENTES DE AGRESSÃO 
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DECONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campo Novo – Chapada - São Luiz Gonzaga (Rio Grande do SulPiranhas(AlagoasBrejo dos Santos (ParaíbaCotegipe (Sergipe)Carutapera (Maranhão

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROSÂNGELA MARCHEZINI BEZERRA (Lions Clube de Iacri /SP) PAULO NOBRIGA (LEO Clube de Paranaíba /MS) ELIZABETH APARECIDA BELLINI CALDEIRA (Professora Aposentada -Garça/SPNEUSA SENHORI FERREIRA DOS SANTOS (Garça/SP) FERNANDO BARBOSA(Bauru /SPLAYR DE ALMEIDA MARANGÃO (Garça/SPTIAGO DE LUCCA SARTORI (Garça /SP)    AUDREY CANTU (Bauru /SP) ADEMIR DOMINGUES (Garça /SP) VERA GRAVATIM COSTA (Garça /SPWALMIR MELGES (Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FÁTIMA SERGIOMANOEL ZIMMERMANN DIAS (Vera Cruz /SPDEYSE MARA e CARLOS ALBERTO DE FREITAS DOS SANTOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP

 SANTO DO DIA 
■ SÃO FRANCISCO CARACCIOLO 
■ SÃO CRISPIM 


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados! (Sl 24,16.18)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
A  essência da mensagem evangélica é a pratica do amor a Deus e ao próximo. Deixemo-nos guiar por Jesus e sejamos fiéis propagadores de sua verdade. 
– Oração 
SENHOR JESUS, TORNA-ME UMA PESSOA LIVRE, PARA EU FAZER SEMPRE O BEM AO PRÓXIMO, MESMO CONTRARIANDO A LETRA DA LEI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 04 de junho de 2020  5ª-feira da 9ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
As circunstâncias da vida por vezes nos impedem maior dedicação ao anúncio do evangelho. Entretanto somos estimulados a perseverar na propagação da mensagem divina, certos de que ‘a Palavra de Deus não está algemada’. 

1ª Leitura (2Tm 2,8-15) – A Palavra de Deus não está algemada. Se com ele morremos, com ele viveremos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Caríssimo, 8lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até as algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 14Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discussões vãs, que de nada servem a não ser para a perdição dos ouvintes. 15Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, como operário que não tem de que se envergonhar, mas expõe corretamente a palavra da verdade. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial (25/24)
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!


– 04 de junho de 2020  5ª-feira da 9ª Semana Do Tempo Comum
Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo. - (Mc 12,28b-34)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
  Naquele tempo, 28um mestre da lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da lei disse a Jesus: “Muito bem, mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Estabeleçamos uma relação de amor com Deus”
Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
(Marcos 12,29-30)
Um mestre da Lei estava questionando Jesus a respeito do primeiro mandamento. Ora, se ele pergunta pelo primeiro mandamento é porque é o mais importante, ele assume a primazia sobre qualquer outra coisa. Ele perguntou isso porque viu Jesus cuidando do próximo, amando as pessoas, cuidando dos doentes e enfermos, dos marginalizados e maltratados. Ele viu Jesus exercendo um amor ao próximo e parecia que não O via amando tanto a Deus.

Na visão de alguns, a religião é somente o culto que prestamos a Deus. Por isso, ele chega para perguntar: “Mestre, qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. E Jesus responde conforme o Pai mesmo ensinou a Moisés em Deuteronômio 6,4: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”.

“Coloquemos o amor acima de todas as coisas”

O primeiro mandamento consiste em ouvir a Deus, mas ouvi-Lo direcionando, guiando e conduzindo a nossa vida. Ninguém ama aquele a quem não escuta, você não ama quem está ao seu lado, se você não é capaz de escutá-lo. Não estabelecemos uma relação de amor autêntica com Deus, se não O escutamos de todo o nosso coração. Por isso, o primeiro mandamento é ouvir a Deus, e O amando de todo o coração, alma e entendimento acima de todas as coisas, prestando a Ele todo o culto de amor, é Ele mesmo quem vai nos direcionar para que amemos e cuidemos do nosso próximo.

Do mesmo jeito que nos cuidamos, nos preocupamos e nos amamos, precisamos amar uns aos outros.

Em síntese, o primeiro mandamento é amar, dessa forma, ame a Deus sobre tudo, e o amor a Ele nos ensinará a amarmos a nós mesmos, amarmos uns aos outros de verdade e não somente em palavras. Por isso, coloquemos o amor acima de todas as coisas.  

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Até agora, Jesus vem sendo atacado por representantes das autoridades judaicas, com o objetivo de vê-lo cair em contradição ou posicionar-se radicalmente contra o governo. De todas as tramoias, Jesus tem-se livrado de modo brilhante, enquanto nos deixa ensinamentos perenes. No episódio aqui descrito, um doutor da Lei, de boa índole e respeitoso com Jesus, apresenta-lhe uma questão central na lei judaica: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Com a citação de dois textos bíblicos (Dt 6,4-5; Lv 19,18), Jesus harmoniza o amor a Deus com o amor ao próximo. Não se pode amar a Deus sem amar o próximo. E o amor ao próximo é reflexo ou consequência do amor a Deus. Todas as outras leis e tradições estão submetidas a este núcleo. Ensinamento ao alcance de todos. Mais exigente é praticá-lo.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, respondes, com precisão, ao mestre da Lei sobre “qual é o primeiro de todos os mandamentos”: amar a Deus acima de todas as coisas. E a este vinculas o segundo: amar ao próximo como a si mesmo. Ajuda-nos, Senhor, a viver segundo essas duas dimensões do amor. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 12,28b-34 - Amar com totalidade

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos os que, nesta rede da internet,
se reúnem em torno da Palavra:

Oração para antes de ler a Bíblia
Jesus Mestre, que dissestes:
 “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles”,
ficai conosco, aqui reunidos para melhor meditar e comungar com vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. 
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e de apostolado.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Lemos atentamente o texto: Mc 12,28b-34 e
observamos a síntese que Jesus faz dos mandamentos.
Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou:
- Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
- É este: "Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças." E o segundo mais importante é este: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
Então o mestre da Lei disse a Jesus:
- Muito bem, Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus.
Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse:
- Você não está longe do Reino de Deus.
Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.

Refletindo
O mestre da Lei que por Jesus à prova. No Antigo Testamento há decálogos w leis que regulavam a conduta do israelita. A tradição rabínica possuía até 613 preceitos, 248 mandatos e 365 proibições. O mestre pergunta a Jesus qual é o mandamento mais importante. Jesus resume todos os mandamentos em dois, igualmente importantes e inseparáveis: o amor a Deus e ao próximo. Quem ama a Deus deve amar o filho de Deus, ou seja, o próximo. Tudo o mais é consequência. E diz mais: o amor ao próximo deve ser igual ao amor a si mesmo.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?
Como vivo estes dois mandamentos? Começo ao contrário, pelo segundo mandamento. Amo as outras pessoas como a mim mesmo? O papa emérito Bento XVI, em 2006, a sua primeira encíclica intitulada “Deus caritas est”, Deus é amor. No parágrafo 16, diz que há um “nexo indivisível entre o amor a Deus e o amor ao próximo: um exige tão estreitamente o outro que a afirmação do amor a Deus se torna uma mentira, se o homem se fechar ao próximo ou, inclusive, o odiar.”

Meditando
O papa diz mais: “Só a minha disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe amor é que me torna sensível também diante de Deus. Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama. Os Santos — pensemos, por exemplo, na Beata Teresa de Calcutá — hauriram a sua capacidade de amar o próximo, de modo sempre renovado, do seu encontro com o Senhor eucarístico e, vice-versa, este encontro ganhou o seu realismo e profundidade precisamente no serviço deles aos outros. Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento” (Deus caritas est, 18).
É assim que amamos nosso irmão? É assim que amamos a Deus?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
Salmo (25/24)
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos / e fazei-me conhecer a vossa estrada! / Vossa verdade me oriente e me conduza, / porque sois o Deus da minha salvação. – R.

2. O Senhor é piedade e retidão / e reconduz ao bom caminho os pecadores. / Ele dirige os humildes na justiça / e aos pobres ele ensina o seu caminho. – R.

3. Verdade e amor são os caminhos do Senhor / para quem guarda sua aliança e seus preceitos. / O Senhor se torna íntimo aos que o temem / e lhes dá a conhecer sua aliança. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) 
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de renovada relação de amor com Deus e, em consequência, com o próximo.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

BÊNÇÃO
- Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.