domingo, 16 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Assim foi dito aos antigos; eu, porém, vos digo. - (Mt 5,17-37)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 16 DE FEVEREIRO de 2020 (domingo) 047º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ NADA DE ERRADO EM - DE VEZ EM QUANDO - CHORAR E PEDIR A DEUS QUE NOS COLOQUE NO COLO.
(Paulo Coelho)


 Datas Comemorativas 
DIA DO REPÓRTER
DIA DA ENTRADA EM (2005) VIGOR DO “PROTOCOLO DE QUIOTO-ONU”
SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Agudo – Arvorezinha - Erval Grande (Rio Grande do Sul) Areia Branca (Rio Grande do Norte)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: RENATO CALEGARI (Radio Universitária- EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) ALTAIR MORAES MONTEIRO (Bauru /SP) IVONETE APARECIDA FABIANO BARBOSA (Garça /SP) ELAINE CRISTINA BARBOSA DA SILVA (Garça /SP) ADRIANA BANNWART  (Garça/SP)ANDERSON PINELLI (Garça /SP) VANESSA FERNANDES FERREIRA (Mirandopolis /SP)RUTE A FARIA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Frei GILMAR VASQUES CARREIRAó16/02/2007ó13 ANOSó (www.ofmscj.com.br)

 Santo do Dia 
SANTO ONÉSIMO
José Allamano
Felipa Mareri

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Somos convidados pelo Senhor a seguir o caminho dos seus mandamentos, pois ao nosso alcance estão o bem e o mal, a felicidade e a infelicidade. Guiados pela sabedoria divina, queremos celebrar o mistério pascal de Jesus, aprendendo dele a viver a justiça do reino de Deus e a colaborar para seu pleno cumprimento entre nós.
– Oração 
PAI, GUIADO PELOS ENSINAMENTOS DE JESUS, REVELA-ME TEU QUERER DIVINO, LIVRANDO-ME DE DAR-ME POR SATISFEITO COM A OBSERVÂNCIA SUPERFICIAL DOS TEUS MANDAMENTOS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
16 de Fevereiro de 2020 Domingo da 6ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura (Eclo 15,16-21) – A ninguém mandou agir como ímpio.   Leitura do Livro do Eclesiástico:

16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás.
17Diante de ti ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão.
18Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir.
19A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente.
20Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem.
21Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 119(118)
Feliz o homem sem pecado em seu caminho,/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

2ª Leitura (1Cor 2,6-10) – Deus destinou, desde a eternidade, uma sabedoria para nossa glória.   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 6Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição.
7Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que desde a eternidade Deus destinou para nossa glória.
8Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
9Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu”.
10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
16 de Fevereiro de 2020 Domingo da 6ª Semana Do Tempo Comum
Assim foi dito aos antigos; eu, porém, vos digo. - (Mt 5,17-37)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra: / os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas (Mt 11,25).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 17 “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus. 20 Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. 21 Ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal’. 22 Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: ‘Raca’, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: ‘Louco’, será condenado ao fogo da geena. 23 Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. 26 Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo. 27 Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás adultério’. 28 Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração. 29 Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. 30 E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena. 31 Foi também dito: ‘Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio’. 32 Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério. 33 Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos’. 34 Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. 37 Dizei somente: ‘Sim’, se é sim; ‘não’, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
A nossa justiça tem de ser a justiça de Deus”
 Se a vossa justiça não for maior do que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
(Mt 5,20).
Não basta acharmos que somos justos porque todo mundo se acha justo segundo a sua própria justiça. A nossa justiça não pode ser como a do mestre da lei, dos fariseus, dos hipócritas. A nossa justiça tem de ser a justiça de Deus.

Jesus nos ensina, hoje, três coisas importantes: não adianta dizer “Eu não mato, nunca matei ninguém”; meu irmão, se você se encoleriza com o seu irmão, você já é digno do réu ou do tribunal de Deus, de ser réu no tribunal divino. Você sabe que a cólera toma conta de nós, que somos movidos pela raiva, pelo ressentimento, pelo rancor. Facilmente nos irritamos, e o coração irritado (que parte para a ira) se torna um coração destemperado e diz intempéries das mais tempestivas possíveis, saem palavras pesadas, agressivas, duras. Então, se queremos viver a justiça controlemos, em primeiro lugar, a nossa cólera.

A lei divina diz: “Não cometerás adultério”. “Graças a Deus nunca adulterei”: o outro pode estar se vangloriando disso. Meu irmão, se você já olha para o outro, se você já olha para a outra desejando-a, o adultério já entrou no seu coração. Por isso, é preciso purificar a intenção interior, purificar e vigiar o nosso próprio olhar porque estamos olhando para aquilo que é pecaminoso e que traz a impureza para dentro de nós. Então, não pode vangloriar-se de ter cometido ou não o adultério, o que precisamos é purificar o nosso olhar porque o olhar puro é o que nos mantém na pureza e na integridade de vida.

É a justiça que nós queremos exigir dos outros, mas nós não somos justos nem nas nossas conversas.”

Depois, nós não precisamos jurar, nós não precisamos, de forma alguma, colocar peso na nossa palavra. O que nós precisamos é de autenticidade, é viver a verdade e parar de mentir. “Ah, são apenas pequenas mentirinhas”; “ah, foi apenas para enganar”: não existe pequena “mentirinha”, o que existe é mentira, pois, ou você é uma pessoa verdadeira, uma pessoa autêntica em todas as situações ou é autêntico segundo o seu critério de autenticidade somente quando lhe convém e as coisas lhe são favoráveis. Autêntico é autêntico, verdadeiro é verdadeiro. Aquele que comunga de qualquer mentira não é digno a ser um discípulo de Jesus. “Que o vosso sim seja sim, que o vosso não seja não”, e o que passar disso é do maligno e diabólico.

Porque há pessoas que, na sua frente, diz “sim”, nas costas diz “não”; há aquele que, quando está com você quer te agradar e falar um monte de coisas, mas quando está na sua ausência diz outras coisas. Isto é a hipocrisia do mundo: a nossa falta de autenticidade; é a justiça que nós queremos exigir dos outros, mas não somos justos nem nas nossas conversas; conversas dúbias, palavras dúbias. Um homem e uma mulher sem palavra é um homem e uma mulher sem autenticidade. E ser sem palavra é: ora dizer uma coisa aqui e outra acolá.

Que a nossa palavra aqui seja essa e, na ausência da pessoa, seja a mesma palavra, isto é, ser autêntico, pois, o que passa disso é do maligno e diabólico.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Homem e mulher: idêntica dignidade na complementaridade
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— consideramos que a Bíblia revela a “igualdade existencial” entre homem e mulher, ambos são “uma” criatura e tem “uma” dignidade humana. Simultaneamente, outro aspecto é a “referência mútua” a pessoa foi criada para necessitar um do outro, para superar-se a si mesma, necessita o complemento. Não foi criada para estar só, o bom para ela não é a solidão, e sim a comunidade. Tem que buscar e encontrar-se no outro.

Mulher e homem: trata-se de um mesmo ser humano. E como o corpo não é só uma vestimenta externa da pessoa, a diferença física é uma diferença que interpenetra em toda a pessoa e determina duas formas de ser pessoa. Neste sentido, convém ajustar os exageros tanto das teorias igualitárias como das teorias diferenciadas.

Homem e mulher se pertencem, Possui dons que devem implantar, para que desse modo, fazer aflorar e amadurecer o ser humano em toda a sua amplitude. Tudo isso, implica em um desafio, O amor é uma exigência que não me deixa intacto.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O longo texto deste domingo faz parte do Sermão da Montanha, relatado por Mateus. Jesus começa se justificando, ao dizer que não veio abolir a “Lei e os Profetas”, mas mostrar o valor deles além da interpretação superficial ou ao pé da letra. O Mestre defende a Escritura, pois foi dada a Israel para ensinar o caminho da justiça, vista como cumprimento da vontade de Deus. Nos quatro exemplos apresentados, Jesus mostra o jeito correto de interpretar o “espírito da lei”. “Não matar” não significa apenas não derramar o sangue; esse mandamento propõe o compromisso com a defesa da vida de toda pessoa. “Não cometer adultério”: Jesus o condena e convida a extirpar o mal pela raiz. A justiça do Reino propõe fidelidade mútua e direitos e deveres iguais entre marido e mulher. A respeito do divórcio, só os homens podiam decretá-lo, e a mulher era um joguete nas mãos do marido. A proposta de Jesus é que haja total transparência e honestidade entre marido e mulher. Os juramentos não garantem relações baseadas na verdade e na confiança. Pessoa sincera dispensa juramentos.

Oração
Ó Jesus, fiel cumpridor da vontade do Pai, tu nos pedes um salto de qualidade na observância da Lei de Deus. Na verdade, queres que nosso relacionamento humano passe pelo filtro da justiça e da misericórdia. Concede-nos, Senhor, viver segundo teus ensinamentos e modo de vida. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,17-37 - Ser parecido com Jesus é dar centralidade ao amor

Oração Inicial
As leituras bíblicas deste domingo falam da fidelidade de Deus, seu poder e sua sabedoria. Sua Lei é a fidelidade à VIDA. Tudo o que Ele criou com sua Palavra segue fielmente seu destino. Não obstante, elas falam também da livre opção concedida ao ser humano. Então peço ao Espírito Santo que me assista nesta meditação orante para que ela me aproxime mais da Lei da Vida.
Vinde Santo Espírito, enchei os nossos corações.
Em nós acendei o teu fogo abrasador!
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
E renovareis, Senhor, a face da terra!
Vinde Santo Espírito, enchei os nossos corações.
Em nós acendei o teu fogo abrasador!
Ó, Senhor que instruís os corações de vossos fiéis,
fazei que apreciemos corretamente todas as coisas.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) O que as leituras deste domingo falam sobre a Lei? Reflito por alguns instantes sobre estas palavras do Evangelho: ‘Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. ’
“Os planos de Deus não falham, mas ele nunca tem pressa. Ele tomou um povo bárbaro e com ele fez uma Aliança. Durante séculos, o Povo de Deus foi caminhando, nem sempre de acordo com o projeto divino. Com Jesus acontece a Plenitude dos Tempos. Ele não vem para abolir, mas dar plenitude à Lei e aos profetas. Ele vem fazer novas todas as coisas. A plenitude da Lei se revela no amor. Em Deus, Amor e Justiça se fundem. Os Mandamentos de Deus não são contra o homem, mas a favor dele. Deus quer que seus filhos e filhas sejam felizes e indica-lhes o caminho. Embora sejamos frágeis, Deus nos pede a firmeza do sim e do não. Trata-se de uma veste sem rasgos, de um só pano, que se chama coerência.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Agora medite sobre estas palavras da primeira leitura (Eclo 15, 21). Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem; Ele conhece todas as obras do ser humano. Não mandou ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença para pecar.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.” (Deuteronômio 7:9). “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” (Números 23:19).
Entre em oração e deixe seu ser se expressar na presença de Deus.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Como a Palavra de hoje ilumina sua conduta? Que o “sim” marque nosso pensar e nosso agir.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém