domingo, 14 de março de 2021

Refletindo a Palavra - “Alegra-te, Jerusalém”! - Padre Luiz Carlos


                                                  

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

   “Alegra-te, Jerusalém”! 

 

Aliança que restaura

           Todos os anos o quarto domingo da Quaresma nos dá uma nota de alegria. São os primeiros raios da Páscoa que iluminam o mundo. No contexto da aliança, resplandece sempre o esplendor da nova aliança realizada em Jesus e por Ele. A nota de alegria é sentida pelo povo quando, depois de um grande exílio, veio a libertação e o retorno à pátria amada. Cantaram com muita dor: “Juntos aos rios da Babilônia nos sentávamos e chorando, com saudades de Sião” (Sl 136). Deus perdoa e esquece. Jesus é a expressão máxima da resposta de Deus à dor humana, fruto do pecado. A infidelidade tem preço. Mas a fidelidade de Deus é maior que o pecado humano.  Jesus assume o sofrimento humano, fruto do pecado e liberta a humanidade da condenação. Por isso, se faz homem, assume a carne do pecado e sendo crucificado oferta a Deus adesão ao desígnio de salvação. Nele temos a reconciliação. Nele fazemos nossa adesão ao desígnio de vida nova. O grande convite de Jesus, do alto da cruz, é fazer o julgamento: oferecer a luz, para que, todo aquele que Nele crer tem a vida eterna. Quem não crer já foi julgado e está condenado: “Quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigênito” (Jo 3,18). O julgamento não se faz na justiça humana, mas nas “obras que Deus preparou para que nós as praticássemos” (Ef 2,10).

Rico em misericórdia

           Todo o relacionamento do Deus da aliança com seu povo, e depois em Cristo, com o universo, se faz na base da misericórdia. Ouve-se dizer que Deus é misericordioso, mas é também justo. Exatamente, sua justiça se funda na misericórdia. Por isso o arrependimento só acontece quando cremos que Deus nos ama com intensidade. Falsos como somos, queremos justiça, mas para os outros. Esquecemos de olhar nossos fardos. Jesus dizia: “Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu?” (Mt 7,3). Por isso, não julgar.  Se julgar, seja com a misericórdia. Paulo, em Efésios, salienta que “Deus é rico em misericórdia”. Não fizemos nada por merecer, pois “quando ainda estávamos mortos por causa de nossas faltas, Ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!” (Ef  2,4-5). Deus não nos condena, pois Cristo, em sua Paixão e Ressurreição abriu para nós as portas do Paraíso. Paulo afirma: “Deus não enviou seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,17). À medida que nos aproximamos da verdade desse amor, manifestamos que nossas obras são feitas em Deus (Jo 3,21). Uma pastoral que se preze deve ser feita na base da misericórdia, senão, não é cristã. Jesus salvou o mundo manifestando a riqueza da graça (id 7)

Agir na verdade

           O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiam as trevas à luz porque suas obras são más” (Jo 3,18-19).  As obras boas são fruto da opção por Jesus Salvador. João insiste: “Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus” (Jo 3,21). Não basta a fé, é preciso que a fé se manifeste através das obras, como diz Tiago (2,18). A caridade para com Deus só acontece quando ela se concretiza na caridade para com o próximo. Paulo também afirma que o que “vale é a fé agindo pela caridade” (Gl 5,6). João em sua carta diz: “Esse é o seu mandamento: crer no nome de Jesus e amar-nos uns aos outros” (1Jo 3,23). A fé cristã não é um conjunto de doutrinas, mas uma vida de amor que se realiza no múltiplo cuidado dos outros.

Leituras: 1 Crônicas 36,14-16; Salmo 136; Efésios 2,4-10; João 3,14-21.

 

 

Ficha nº 2048 - Homilia do 4º Domingo da Quaresma (14.03.21)

 

1. Jesus é a expressão máxima da resposta de Deus à dor humana, fruto do pecado.

2. Deus é misericordioso, mas é também justo e sua justiça se funda na misericórdia.

3. As obras boas são fruto da opção por Jesus Salvador.

 

Namoro antigo

 

           Percorrendo o caminho do povo de Deus, que nem sempre foi de Deus, vemos que foi um namoro difícil. O povo é tido como a esposa nem sempre fiel. O resultado é sempre pesado: o povo curte um grande sofrimento. A gente paga por onde peca. No excesso de sua liberalidade diante da lei, encontra a prisão, o exílio, a deportação.

           Os profetas admoestaram, mas eles zombaram dos profetas, desprezaram a Palavra de Deus. Até que Deus perdeu a calma. Foram para o exílio, a cidade foi destruída e o povo humilhado.

           Mas... o namorado volta ao antigo amor. Deus ama muito e não suporta que sua amada sofra mais. Vê as lágrimas e o arrependimento. Então, comovido, restaura a situação.

           Para encontrar o remédio para todos os males, Jesus morre e ressuscita. Todos os que Nele creem tem a vida eterna. É um amor eterno.

             

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele. – (Jo 3,14-21)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 14 DE MARÇO de 2021 (domingo) 073º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SE VOCÊ TEM CONHECIMENTO, DEIXE OS OUTROS ACENDEREM AS SUAS VELAS NELE.”

(Margaret Fuller)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA POESIA

DIA NACIONAL DOS ANIMAIS  

DIA DO AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS

DIA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA OU ENURESE

DIA DO MARXISMO

DIA DO VENDEDOR DE LIVROS

DIA DOS CARECAS

DIA DAS MISSÕES MUNDIAIS

DIA DO IDIOMA ESTONIANO

DIA BRANCO

DIA DO PI

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO CONTRA AS REPRESAS E EM DEFESA DOS RIOS, DA ÁGUA E DA VIDA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Batatais (São Paulo) Dionísio Cerqueira - Rodeio (Santa Catarina) Arneiroz - Nova Olinda (Ceará)Grandes Rios (Paraná) Governador Mangabeira (Bahia) Santa Inês (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JONATHAN BARBOSA MAURICIO (Garça /SP)LUCIANA CRISTINA FRASSON GONZALES (RCG - Lions Clube de Garça /SP)PAULO RICARDO RIBEIRO JACOB DE SOUZA (ex Leo Clube de Garça-Osasco /SP)ISA RODRIGUES MENDONÇA (Bauru /SP)RENATO CONESSA ARAUJO  (primo Brasília /DF)ELIANE QUINTAO  (prima Brasília /DF)ELAINE CRUZ DE SOUZA (EQ 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)ELIZABETE MARIA DA SILVA (EQ 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)ELAINE CRISTINA SITTA (Garça /SP)GEORGE ANTONIO NOGUEIRA (GV - Fortaleza / CE)MAURO MARCELO DA CUNHA (Garça /SP)THAIS TRAMONTINA TOFFOLI (Garça /SP)JOSÉ “LUIZ SANTOS SILVA (Garça /SP)JURACY LEÃO (Garça /SP)ISABELA MOYSÉS  (Garça /SP) OMAIRA FALCAO  (Garça /SP) Maria Amélia Zancopé Pietro (Garça /SP)TERESA CRISTINA DOS ANJOS  (Rio de Janeiro /RJ)MATHEUS CIRILO BARROS (Garça /SP)VITOR MATHEUS LIMA (Leo Clube de Tupi Paulista-Nova Guataporanga /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SONIA MARIA ROSSIGNOLI TOLEDO RIBEIRO e PAULO TOLEDO RIBEIRO JUNIORó1974ó47 ANOS (Cuiabá /MT)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE VERA CRUZó1969ó52 ANOS ó (Distrito LC 8)  

 

 Santo do Dia 

SANTA MATILDE

SANTA Antônio de Categeró

Beato Plácido Riccardi

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho em Jo 3,14-21:Quem pratica a verdade se aproxima da luz”

Somos salvos pela fé em Jesus Cristo, e não pelas obras que fazemos. Tudo é dom de Deus.

 

- Confio em vós, ó Deus! Alegro-me e exulto em vosso amor, pois olhastes, Senhor, minha miséria (Sl 30,7).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Alegremo-nos todos nós, que pertencemos ao povo do Senhor, pois ele nos convida à vida com Cristo mediante a celebração da Eucaristia. Por amor à humanidade, Deus nos enviou seu Filho, para que tenhamos vida plena. A caminho da Páscoa, aproximemo-nos da luz de Jesus, a fim de estabelecer diálogo com ele e sabermos dialogar com os irmãos.

 

– Oração 

 

JESUS MESTRE, QUE OS MEUS PENSAMENTOS SE INSPIREM NO EVANGELHO, E SE TORNEM FONTES DE VOSSA LUZ A ILUMINAR OS HOMENS, NOSSOS IRMÃOS.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que renovais o mundo com admiráveis sacramentos, fazei a vossa Igreja caminhar segundo a vossa vontade, sem que jamais lhe falte, neste mundo, os auxílios de que necessita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 350

 

– 14 de março de 2021 4º Domingo da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

É do reconhecimento desse Amor sem medidas que nasce a fé. “Reconhecemos o amor de Deus por nós e, então, pudemos crer.” (1Jo 4,18) E só quem nos ama merece nossa confiança. Daí a conclusão: “Quem não crê já está condenado”. (Jo 3,18). 

 

1ª Leitura (2Cr 36,14-16.19-23) – A ira e a misericórdia do Senhor se manifestam pelo exílio e a libertação do povo.  Leitura do Segundo Livro das Crônicas:

 

Naqueles dias, 14todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém. 15Ora, o Senhor Deus de seus pais dirigia-lhes frequentemente a palavra por meio de seus mensageiros, admoestando-os com solicitude todos os dias, porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa.

 

16Mas eles zombavam dos enviados de Deus, desprezavam as suas palavras, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo e não houve mais remédio.

 

19Os inimigos incendiaram a casa de Deus e deitaram abaixo os muros de Jerusalém, atearam fogo a todas as construções fortificadas e destruíram tudo o que havia de precioso.

 

20Nabucodonosor levou cativos para a Babilônia, todos os que escaparam à espada, e eles tornaram-se escravos do rei e de seus filhos, até que o império passou para o rei dos persas.  21Assim se cumpriu a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias: “Até que a terra tenha desfrutado de seus sábados, ela repousará durante todos os dias da desolação, até que se completem setenta anos”.

22No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

 

23“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 137(136)

Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

 

2ª Leitura (Ef 2,4-10) – Uma vez mortos para os pecados pela graça fostes salvos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos: 4Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!

 

6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7Assim, pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça.

8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão, para que nós as praticássemos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 14 de março de 2021 4º Domingo da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele.  – (Jo 3,14-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
 - Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (AM 5,14)!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.

 

17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O amor de Deus tira de nós a falta de perdão”

“De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” 

(João 3,17)

Entendemos errado quando achamos que Deus veio para condenar. Não! Deus veio para salvar. O amor d’Ele por nós é imenso, e Ele nos amou tanto, que não nos quer perdidos nem condenados.

 

É preciso dizer que se outros já nos condenaram ou se nós já os condenamos, essa condenação é mundana, porque Deus não condenou ninguém. Até o último instante, Ele está lutando para que sejamos salvos; até a nossa última respiração, Deus quer que nós sejamos salvos.

 

Sei que é muito mais fácil julgar, condenar, atirar pedras, é muito fácil colocar o outro no precipício, é muito mais fácil colocar o fardo em cima dos outros, mas essa missão não é evangélica, essa não foi a missão do Filho de Deus. Ele veio para salvar os Seus, Ele veio para nos salvar, Ele nos olhou do jeito que nós estamos e não nos condenou. Ele nos salva e quer nos libertar a cada dia.

 

“Precisamos voltar-nos para a luz que é Jesus, e deixar que o amor d’Ele nos levante”

 

Existe um julgamento sim, e o julgamento é da luz; e quando a luz vem até nós, mas a rejeitamos, não é Deus quem está nos julgando, é cada um de nós que, em vez de aceitar a luz de Deus, prefere continuar nas obras escuras da alma e do coração, prefere continuar caminhando na obscuridade do seu ser, confuso com todas as confusões que o mundo lança sobre nós.

 

Precisamos voltar-nos para a luz que é Jesus, e deixar que o amor d’Ele nos levante, deixar que o amor de Deus esteja em nós, colocando-nos de pé. Que caia por terra todo sentimento de condenação todas as vezes que nos sentimos condenados pelos homens, por Deus e pelas sentenças humanas.

 

Que o amor de Deus, que salva, esteja em nós. Que anunciemos Sua libertação e restauração. Precisamos anunciar que o nosso Deus é um Deus que salva. E Ele está nos salvando hoje, Ele está nos tirando de todo aquele sentimento de condenação que, muitas vezes, carregamos em nós, até o nosso passado mal resolvido.

 

Temos de deixar que o amor de Deus tire de nós essa falta de perdão que temos para conosco, sobretudo a falta de perdão que exercemos para com os outros quando não perdoamos e não amamos. O perdão de Deus nos salva, a condenação dos homens nos coloca para baixo, mas Deus veio para nos levantar e nos reerguer.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único… para que o mundo seja salvo por meio dele.” Para salvar a humanidade, Jesus investiu toda a sua vida: sabedoria, incansável dedicação, forças físicas… e morte na cruz. Fez a entrega de si mesmo. Entrega gratuita, incondicional. Amor total, com o risco de não ser correspondido. De fato, o ser humano, criado por Deus e dotado de razão e liberdade, continua livre para amar a Deus ou ignorá-lo, aproximar-se da luz ou embrenhar-se na escuridão, praticar a verdade ou afundar nas trevas do erro. A passagem do quarto Evangelho afirma que o “Filho único” de Deus não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Jesus oferece a salvação. Cabe a cada criatura humana dar a Deus uma resposta de amor. Ou não.

O R A Ç Ã O

Jesus Cristo, Senhor nosso, saíste do Pai e vieste até nós para nos salvar. Em contrapartida, exiges que creiamos em ti como o Filho único do Pai. Concede-nos agir de acordo com a verdade, para que nos aproximemos cada vez mais de ti, que és a luz do mundo. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 3,16-21 - O novo significa "converter-se"

 

Oração Inicial

A oração faz do tempo um templo. Sinta este tempo como tempo favorável. Deus vem ao nosso encontro para salvar e não para condenar. Jesus não é um Deus distante, mas sim o rosto misericordioso do Pai voltado para nós. A fé é descobrir sua presença em nós e ao nosso redor.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o Evangelho percebendo as consequências do pecado e a misericórdia de Deus que – no sacrifício de seu Filho no alto da cruz -, num gesto sublime de amor nos provoca a optar pelo seu projeto.

 

“Este texto segue o diálogo entre Jesus e Nicodemos e nos apresenta o objeto da fé cristã que dá vida: a paixão de Cristo simbolizada pela serpente de bronze. As feridas mortais causadas pelas serpentes eram neutralizadas pela serpente do deserto, levantada por Moisés. A comparação garante que o Filho do Homem nos proporciona a vida eterna. O Pai não enviou seu Filho para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Essa salvação não é compulsória. Ela passa pelas nossas escolhas. Muitas vezes nossas escolhas são infelizes, e preferimos as trevas à luz. O Filho do Homem é aquele que veio do céu, enviado pelo Pai. Não veio para condenar, mas para salvar. É o médico que vem para os doentes. É o pastor que busca a ovelha perdida.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Contemplar o Filho de Deus no extremo de seu amor, no extremo de sua vida, é aprender a olhar do jeito dele, amar do jeito dele, ter seus mesmos sentimentos e atitudes.

Minhas palavras, sentimentos e ações me deixam a alegria de estar caminhando na estrada de Jesus? Iluminado(a) por sua Luz?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão por Ele ter doado sua vida por nossa salvação.

 

Agora expresse em forma de preces seu amor ao próximo. Olhe para os mais necessitados (pobres e ricos). Olhe para os rostos sofridos no meio da multidão. Há ricos tão triste quanto outros pobres. Perceba quem, o Espírito Santo que murmura em seu coração, lhe apresenta para que você se aproxime com gestos de compaixão.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Ajuda-nos, Senhor, a superar o egoísmo e dá-nos força para seguir o projeto do Pai: “Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar, mas para salvar”. Como quero ser colaborador(a) no projeto de salvação?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.