terça-feira, 22 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não te digo perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete. – (Mt 18,21-35)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 22 DE MARÇO de 2022 (terça-feira) 081º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NADA É MAIS DIFÍCIL E, PORTANTO, TÃO PRECIOSO, DO QUE SER CAPAZ DE DECIDIR.”

(Napoleão Bonaparte)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos." Esse alerta, contido no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, é um desafio para a humanidade.

DIA NACIONAL DA ÁGUA

DIA DA DEFESA DO RIO PARAÍBA DO SUL-RJ

DIA DO RIO SOROCABA-SP

DIA DE HÉRCULES - DEUS GREGO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO EM PORTUGAL

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

SEMANA DA INCLUSÃO DIGITAL

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aparecida D'Oeste - Arco-Íris - Nova Granada - Onda Verde - Pracinha - Pratânia - Quadra - Santa Adélia - Santa Salete (São Paulo) Balsas (Maranhão) Xapuri (Acre) São Pedro do Sul - Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) Botuporã (Bahia) Campina Grande do Sul (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:PRISCILA BATAGLIOTTI CAPARROZ (Eq 13 ENS de SHOENSTATT-Setor de Garça /SP) VICENTE MARIANO DA SILVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO-Setor de Garça /SP) Alcides Mendonca (Bauru /SP)MILTON FERNANDES LOPES (empresário - Garça / SP) ALESSANDRO SANTOS PINELLI (Garça / SP) LUIZ FERNANDO BOSQUE DE CARVALHO (Garça /SP) BEATRIZ CAMARGO (Bauru  /SP) VALERIA SCARAMUZZA ABIDO (Barretos /SP) AKABI MEGUERDITCHIAN (Boituva /SP) LUUH MAGALHÃES (Garça /SP) JOANE ANDRADE (São Paulo /SP) PAULO RENATO AlVes DE SOUZA (empresário rural-Garça /SP) ROQUE JAVIER MERIDA DELGADO (Orthometric Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARLY  LAMEIRÃO  MACHADO  E  ACHILLES  MACHADO  FILHOó1956ó66 ANOS ó(DLC1-Lions Clube Jacarepaguá - Rio de Janeiro /RJ) 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

BEATO CLEMENS AUGUST VON GALEN

SANTA LIA

SANTo Epafrodito

SÃO ZACARIAS, PAPA

SÃO Paulo de Narbonne

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A A liturgia: O perdão aos irmãos é condicionado pelo perdão de Deus, como no Pai-Nosso: “perdoa, assim como perdoamos”: Senhor, quantas vezes devo perdoar? – Mt 18,21-35

 

 

Eu vos chamo, meu Deus, porque me atendeis; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança.” Essa é a convicção de quem se dispõe a corrigir os próprios erros e seguir o Senhor “com todo o coração”. Com humildade, examinemos o que precisa ser melhorado em nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, É MEU DESEJO IMITAR TEU MODO DE AGIR, NO TOCANTE AO PERDÃO. FAZE-ME SER PRÓDIGO E MISERICORDIOSO EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO QUE PRECISA DO MEU PERDÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que a vossa graça não nos abandone, mas nos faça dedicados ao vosso serviço e aumente sempre em nós os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 22 de março de 2022 - 3ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  A presença de Jesus provoca conflitos com os guardiões de uma religião fechada, incapaz de saciar a sede do ser humano.  Acolhamos com fé a mensagem do Senhor.

 

1ª Leitura (Dn 3,25.34-43) – De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

 Naqueles dias, 25Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34“Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos; por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar. 37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos em tua presença as primícias e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros, 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças que nós te sigamos até o fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 25(24)

 

Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

 

 

– 22 de março de 2022 - 3ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Não te digo perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete.  (Mt 18,21-35)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Voltai ao Senhor, vosso Deus; / ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

3ª TERÇA-FEIRA QUARESMA – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: - Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados... É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

(Mateus 18,21-23.35).

 

Jesus, o senhor exigiu de seus discípulos atitudes novas que contrariavam suas tradições religiosas e seu modo natural de reagir.

Pedro e companheiros faziam força para entender  o que lhes ensinava com sua palavra e seu exemplo, mas, perdoar sempre estava além do que haviam aprendido na Bíblia, de agir, ao menos, na base do “olho por olho e dente por dente”.

 

No entanto, com a parábola do empregado que fora perdoado de uma dívida enorme e agira de modo mesquinho com quem lhe devia tão pouco, o senhor colocou a questão do perdão num outro nível.

O ponto de referência para o perdão ao próximo não deveria mais ser o comportamento alheio, mas o perdão imenso do próprio Deus conosco.

Assim, para além da justiça e a lei, os seus discípulos deveriam fazer prevalecer a misericórdia, que perdoa gratuitamente quantas vezes forem necessárias.

 

 O senhor doou-se totalmente por nós e, antes de morrer, deu-nos o perdão de uma dívida de amor que jamais poderíamos pagar.

Devemos perdoar sempre, porque fomos imensamente perdoados.

Aprendemos do senhor que a perfeição do verbo amar é o verbo perdoar, que significa uma doação de si tão completa, que é capaz de agir com misericórdia, ainda que o erro clame por justiça e até por vingança.

Basta mirarmos o crucifixo para conhecermos qual é o seu caminho.

 

Senhor, que rezemos mais atentos e com mais sinceridade, o que repetimos no Pai-nosso: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Apague do nosso coração todo ressentimento, dê-nos a generosidade do amor e a alegria de termos um coração semelhante ao seu, livre de todo rancor e pronto para perdoar.

 

Maria santíssima, Mãe de misericórdia, rogue por nós, pecadores, e não permita que sejamos mesquinhos e ingratos ao desculpar ou perdoar os erros de nossos irmãos e irmãs. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Somos chamados a perdoar de forma ilimitada; é isso que significa o “setenta vezes sete”. E para que não haja dúvida, Jesus conta uma pequena história que ilustra com muita clareza como devem ser a lógica e a dinâmica do perdão daqueles que seguem o Mestre. De modo geral, perdoar não é fácil. Depende, no mínimo, da índole de cada pessoa e também da ofensa recebida. Contudo, toda e qualquer dificuldade de perdoar somente será superada se estivermos inseridos no Cristo. Perdoar é libertador, é uma decisão, é um exercício. As ofensas recebidas não são esquecidas facilmente (ou nunca são esquecidas); contudo, o perdão concedido nos possibilita seguir adiante com leveza e de cabeça erguida.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,21-35 - Quem perdoa vai além da justiça

 

Oração Inicial


Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: Senhor, eu sou… (diga seu nome). Repito com mais consciência: Senhor, sou eu mesmo (a) que estou aqui na tua presença. Cura-me. Faça-me ver além do visível. Ver tua presença nos acontecimentos do hoje.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho e procure os personagens: Jesus, Pedro, empregados, patrão, companheiros, o Pai que está nos céus. Coloque-os todos em diálogo. Preste atenção as palavras que expressam sentimentos. O que sobressai como tema central?

 

“Na Galileia, onde Jesus cresceu, ele via que, quando as colheitas eram muito fracas, os pequenos agricultores terminavam se endividando com grandes proprietários. Sem poder honrar os empréstimos, terminavam entregando suas terras e passando à condição de escravos. Jesus contou uma história impressionante. Um pobre agricultor não tinha com que pagar sua enorme dívida. O grande senhor teve compaixão dele e o perdoou. Mas ele não foi igualmente compassivo com seu colega que lhe devia pouca coisa. Ao saber do ocorrido, o grande senhor o obrigou a pagar penosamente sua grande dívida. Deus perdoou nossos pecados, nossa dívida impagável. Assim, precisamos também ser compassivos com nossos semelhantes.”

 

2. Meditação (Caminho)

Como você leu este texto? O que ele diz para você? Qual sua atitude perante os que erram ou os que são subalternos? Você é capaz de perdoar quem lhe deve algo? Capaz de compreender os desempregados, os necessitados? Coloque-se no lugar de um patrão e reveja sua conduta à luz desta parábola, fazendo o acerto de contas.

 

 

3.Oração (Vida)

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia, de perdão. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Senhor Jesus, médico divino, tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença. Aumenta a minha fé no infinito Amor que tens por nós. Aumenta minha fé que às vezes se encontra tão enfraquecida. Eu creio e abro meu ser para que tua Palavra opere em mim a transforma necessária. Agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento. Amém, Assim Seja!

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e misericórdia faço minha súplica: Ensina-me a perdoar, não sete mas setenta vezes sete; ensina-me a ser compreensivo(a), a colocar-me no lugar do outro. Que esta suplica se torne atitude em mim.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.