sexta-feira, 21 de julho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ O Filho do Homem é senhor do sábado. – (Mt 12,1-8)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 21 DE JULHO de 2023 (sexta-feira) 202º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O BAMBU QUE SE CURVA É MAIS FORTE QUE O CARVALHO QUE RESISTE.

(Proverbio Japonês)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO COSPLAY

 DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO

 DIA DO DAÇARINO DE SALÃO

 DIA EM MEMÓRIA AOS MORTOS DA MARINHA EM GUERRA   

 DIA DA FUNDAÇÃO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB DO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO TENENTE CORONEL AVIADOR CÉSAR BOMBONATO EM UBERLÂNDIA-MG

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boa Esperança do Sul (São Paulo) Barra do Mendes (Bahia) Campo Limpo de Goiás - Itarumã - Lagoa Santa (Goiás) Itapecuru Mirim (Maranhão) Nova Mamoré (Rondônia) Pombal (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: DIRCE SIQUIERI VERGILIO (mãe da CaL Elis-Adamantina /SP)FLAVIO HENRIQUE ROBERTO (FASS-Garça/SP)PADRE ADRIANO DOS SANTOS ANDRADE (Pároco de Sagrada Família de Lucélia e de Santa Luzia de Pracinha /SP)BRUNO GUANAES (Curitiba /PR)NIVANILDA MIRANDA (Garça /SP)CASSIANA SERAGUCI (Garça /SP)MURILO HIROTA (Garça /SP)MARIA APARECIDA PATRONI TRAVENSOLO (Garça /SP)silmara a. frescareli quevedo (Pederneiras /SP)CRISTIANE VALVERDE (Marilia /SPKARINA DIAS GOMES (Marilia /SP)Dirce Zacharias Minerva (Iacri /SP)MARIA TEREZINHA GUARIDO GOMES (Campo Grande /MS)ALINE  SOUZA SALES (dg-dlc12-Lions Clube de Santo Antônio do Monte /MG)Luiz  ANTONIO  Cimatti (Lions Clube de Andradina Sul /SP)Maria José Bauer (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: APARECIDA DEUSA M ASAOKA e MARIO NOBUO ASAOKA ó1985ó38 ANOS (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO - Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)MARIA ROSILENE M. MEDEIROS e JOÃO MEDEIROS FILHOó1984ó39 ANOS (DMLB-Lions Clube de Cuiabá /MT)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO LOURENÇO DE BRINDISI

Lourenço (Itália, 1559-1619) usou sua proficiência em diversas línguas a favor da boa-nova de Jesus. Homem de profunda doutrina, dedicou-se ao ministério da pregação na Europa.

BARTOLOMEU FERNANDES DOS MÁRTIRES

■ BEATO AGRÍCOLA RODRIGUEZ GARCIA DE LOS HUERTOS

■ BEATO GABIEL PERGAUD

SANTA PRAXEDES

SANTO ALBERICO CRESCITÉLLI

SANTO ARBOGASTO

SANTO EZEQUIEL

SÃO CARLOS DUARTE

SÃO JOÃO EREMITA

SÃO JOSÉ BLANCO SALGADO

SÃO JOSÉ LIMÓN LIMÓN

SÃO JOSÉ WANG YUMEI

SÃO SIMEÃO SALO

SÃO VÍTOR DE MARSELHA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

QUERO MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIO - Mt 12,1-8 - "Eu quero que as pessoas sejam bondosas!"

 

Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

No Antigo Testamento, instituiu-se a Páscoa, “festa memorável” para celebrar a passagem do Deus libertador. Com a Páscoa cristã, caminhamos com Jesus para fora da escravidão do pecado e suas consequências, como a fome, na esfera social, e o legalismo, no âmbito da religião.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME MISERICORDIOSO NO TRATO COM O MEU SEMELHANTE, E LIVRA-ME DE TODA TENDÊNCIA AO LEGALISMO SEM PIEDADE, QUE SE COLOCA A SERVIÇO DA MORTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 21 de julho de 2023 sexta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Ao defender seus discípulos, Jesus mostra que as leis sagradas são para o bem do ser humano; além disso, ao exigir que a misericórdia esteja acima do sacrifício, revela com que espírito devemos prestar nosso culto em honra do Senhor.

 

 

1ª Leitura (Ex 11,10–12,14) – Imolareis o cordeiro ao cair da tarde; e ao ver o sangue, passarei adiante.   Leitura do livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 10Moisés e Aarão realizaram muitos prodígios diante do faraó; mas o Senhor endureceu o coração do faraó, e ele não deixou que os filhos de Israel saíssem da sua terra. 12,1O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2“Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa. 4Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais conforme o tamanho do cordeiro. 5O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso até o dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. 8Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 9Não comereis dele nada cru ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vísceras. 10Não deixareis nada para o dia seguinte: o que sobrar, devereis queimá-lo ao fogo. 11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a passagem do Senhor! 12E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. 13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora quando eu ferir a terra do Egito. 14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 116B(115)

 

Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

 

 

– 21 de julho de 2023 sexta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem é senhor do sábado.   (Mt 12,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

21/07/23    15ª Sexta-feira TC - A

 

Mateus 12,1-2.6-8: “Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: - Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado... Jesus respondeu-lhes: - Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

 

Jesus, a sacralização quase mágica e escrupulosa, que seu povo tinha pela observância do sábado, criava julgamentos e condenações injustas, muito mais graves do que as falhas cometidas no dia santo.

Parece que ninguém acreditava em Deus como um Pai misericordioso, e sim, como um ser poderoso e cioso das suas leis, o que possibilitava ameaçar uns aos outros. Como o sábado era o símbolo maior de tudo o que era considerado sagrado, quando o senhor afirmou que era senhor também do sábado, rompeu com o valor de toda a tradição passada e fez prevalecer o valor divino da misericórdia entre Deus e os homens e entre os homens, entre si, muito mais do que todas as leis e todas as regras religiosas.

Assim, o que agrada a Deus de verdade, não é tanto o cumprimento de ritos, quanto o relacionamento de amor com o senhor e entre nós.

Senhor, até para nós é difícil entender e acolher essa boa notícia, porque vigiamos e julgamos os outros por regras humanas, e não pela qualidade do relacionamento fraterno.

No entanto, a compaixão pelo outro e a atitude contínua de misericórdia é certamente mais desafiadora do que cumprir regras e normas.

Às vezes, preferimos os velhos esquemas das religiões, que através de alguns gestos e objetos sagrados, pretendem nos dar garantia de proteção e de salvação.

Que seu Espírito nos faça meditar o seu Evangelho como uma proposta sempre nova, que nos liberta de condicionamentos de tradições passadas e de imposições atuais. Contudo, é mais comprometedora com o presente e o futuro, porque é o verdadeiro caminho para a Vida.

 

Maria santíssima, imagino o que significou para o crescimento da sua fé a convivência de tantos anos com Jesus na Casa de Nazaré. Ajude-nos a entrar na escola do seu Filho e a aprender o caminho humano e libertador do seu Evangelho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na época de Jesus, o SÁBADO era instituição religiosa válida, que o próprio Jesus sempre respeitou e praticou. A mesma atitude ele adotou em relação a outras instituições da religião judaica. Mas às vezes ele as colocava em questão. O que Jesus questionava não era a instituição religiosa em si, mas a escala de valores daqueles que tornavam absoluto o que era relativo e esqueciam o que era mais importante. Jesus argumenta que certas urgências e necessidades do ser humano têm preferência sobre a Lei. O centro é a pessoa. As leis foram criadas para favorecê-la e ajudá-la a viver dignamente. Se não cumpre tal objetivo, de que vale tal lei? O verdadeiro culto agradável a Deus se expressa mediante obras de misericórdia: “Quero misericórdia, e não sacrifício”. Dar de comer é obra de misericórdia.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 12,1-8 - "Eu quero que as pessoas sejam bondosas!"

 

LEITURA ORANTE

 

Quero misericórdia e não sacrifício. Esta declaração do Filho de Deus nos interpela e conforta.

Oremos: Pai, dá-me um coração manso e humilde, a exemplo de teu Filho Jesus, cujo testemunho de vida deve inspirar toda a minha ação. Amém.

 

Peçamos que o Espírito Santo abra o nosso coração e nos torne sensíveis para reconhecermos o Senhor e acolhermos a sua Palavra. Rezemos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida.

 

O caminho é longo, a missão é árdua, a fome se apresenta. Não havia nada para saciar a fome, somente espigas de trigo. Mas era sábado e, por conseguinte, era proibido qualquer trabalho. Os discípulos de Jesus já haviam assimilado o lugar da Lei, isto é, a serviço da vida. No entanto, os fariseus emitem duras críticas.

 

Com sua peculiar habilidade, Jesus recorda fatos do passado onde Davi também transgride a Lei e alcança pão aos que tinham fome. A insistência de Jesus não está na Lei, mas na vida. Jesus mostra o exato lugar da Lei: a serviço da vida. As leis se justificam quando promovem vida em abundância. Convém não esquecer que o amor é a lei maior, é fonte de onde jorra a dignidade.

 

2. Meditação (Caminho)

Conforta-nos saber que nosso Deus não é nem distante nem indiferente aos nossos sofrimentos, nossa fome e nossos dramas.

É preciso que nos perguntemos: como me coloco diante de Deus, diante do Evangelho e da obediência aos ensinamentos do Senhor?

Jesus defende a vida e não uma lei simplesmente por ser lei, pois a vida está em primeiro lugar. Como eu defendo a vida e a dignidade das pessoas?

Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!

 

 

3.Oração (Vida)

Peçamos ao Pai que nos dê um coração misericordioso.

 

Oração: Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola.

 

Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém (São João Paulo II).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulohttp://www.novaalianca.com.br http://datascomemorativas.org  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/-http: /www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria