segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ E todos quantos o tocavam ficavam curados. – (Mc 6,53-56)

 

  


  ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 06 DE FEVEREIRO de 2023 (segunda-feira) 037º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL

DIA Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina

DIA DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL

DIA DO HOMEM PRESBITERIANO

DIA DA AFRODITE - DEUSA GREGA DO AMOR, DA BELEZA, DO PRAZER E DA PROCRIAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ARENA CONDÁ EM CHAPECÓ-SC

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO EM RECIFE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araruama (Rio de Janeiro) Brejo GrandePacatubaUmbaúba (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Cleverson ANTÔNIO Moreira (Lions Clube de Agudos /SP) Marta  Pilla Amaral  de Oliveira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Julia Maria  Santos Luiz (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Sheila  Irabi Mahmoud  Garcia (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)LUIZ GUILHERME CERTO TOFOLI (Marilia /SP) DANIELE MANCINI DE OLIVEIRA (Garça /SP)ADEMIR GARCIA (Garça/SP)Maria Elisa Arone de Souza (Dentista - Garça/SP)Bruno Specian (Grupo Escoteiro Santo Antonio- Rotary Club Aliança-Garça /SP)Bruno Pereira Corrêa (Garça/SP)Tereza Rodella (Garça/SP) FREI GILMAR VASQUES CARREIRA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG) PE. ANTÔNIO PADULA (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ELAINE EVARISTO SEMENSSATO e MARCELO SEMENSSATOó1999ó24ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)EDILENE CRISTINA SIQUEIRA DE DIO e MARCOS ANTONIO DE DIOó1988ó35ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)LUCIA BELASALMA RODRIGUES e JESUINO JOSÉ RODRIGUESó1972ó51ANOS (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO Paulo Miki e companheiros Mártires do Japão

PAULO (Japão, 1562-1597), e seus COMPANHEIROS (religiosos e leigos) foram vítimas dos ataques que a igreja sofreu em terras japonesas. Crucificados no alto de uma colina em Nagasaki formam o grupo dos primeiros mártires do Extremo Oriente.  

SANTO AMÂNDIO

SANTO ANTOLIANO

SANTO AFONSO MARIA FUSCO

SANTO GASTÃO

SANTA DOROTÉIA DE CESAREIA

SANTA RÉNULA

SÃO BRINOLFO ALGOTSSON

SÃO GASTÃO

SÃO GUARINO

SÃO MATEUS CORREA

SÃO MELO

SÃO SILVANO DE EMESSA

SÃO TEÓFILO DE CESAREIA

FRANCISCO SPINELLI

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

O cristão é portador da luz da fé e sua missão é clarear os corações e os ambientes onde a escuridão da indiferença e do mal se faz presente.:  - Vós sois a luz do mundo – Mt 5,13-16

 

 

Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor, derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Paulo, religioso jesuíta, nasceu em 1562 e foi martirizado em 1597, juntamente com outros 25 companheiros, entre os quais leigos, jesuítas e franciscanos. Primeiro mártir do Japão nascido no próprio país, correspondeu ao convite do Senhor até a aceitação da cruz, defendendo a fé católica. Que a vivência desses mártires nos encoraje a dar testemunho de nossa fé não somente por palavras, mas principalmente por ações.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE A MISERICÓRDIA SEJA O TRAÇO CARACTERÍSTICO DO MEU MODO DE SER NO TRATO COM OS MEUS SEMELHANTES, DE MANEIRA QUE EU POSSA ATRAIR, COMO JESUS, MUITAS PESSOAS PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força dos santos, que em Nagasaki chamastes à verdadeira vida são Paulo Miki e seus companheiros pelo martírio da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte na fé que professamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de fevereiro de 2023 segunda-feira da 5ª Semana do Tempo Comum São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória

O amor de Deus é criador e cuidador. Os doentes recebem de Jesus não só a cura física, mas a saúde completa, para se reintegrarem ao convívio social e levar vida digna. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 1,1-19) – Deus disse e assim se fez. Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 1No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou “dia” e às trevas, “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras”. 7E Deus fez o firma­mento, e separou as águas que estavam embaixo das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus disse: “Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!” E assim se fez. 10Ao solo enxuto Deus chamou “terra” e ao ajuntamento das águas, “mar”. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: “A terra faça brotar vegetação e plantas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra”. E assim se fez. 12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas, os dias e os anos, 15e que resplandeçam no firma­mento do céu e iluminem a terra”. E assim se fez. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(104)

 

Alegre-se o Senhor em suas obras!

 

 

 

– 06 de fevereiro de 2023 segunda-feira da 5ª Semana do Tempo Comum São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

E todos quantos o tocavam ficavam curados.  (Mc 6,53-56)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

06/02/23 5ª Segunda-feira – A:

Festa de São Paulo Miki e companheiros mártires (Japão, séc. 16)

 

Marcos 6,53-56: “Tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados”.

 

Jesus, o seu jeito de evangelizar era especial. O senhor saía encontro do povo carente, anunciava-lhe a chegada do Reino de Deus e atendia às suas necessídades físicas, curando-lhes as doenças, perdoando-lhes os pecados e dando-lhes de comer.

Assim, a palavra e a caridade sempre atuavam juntas.

Ao enviar os seus discípulos, dois a dois, o senhor recomendou que o imitassem.

A pregação não devia se limitar ao comportamento moral e religioso do povo, mas oferecer principalmente um anúncio alegre da proximidade de Deus, que vinha para unir-se a cada pessoa e para reinar dentro dela.

Era uma Boa Nova que revelava amor, ternura, esperança e alegria para todo o povo, principalmente para o mais carente e ansioso de fé e de vida.

Senhor, a sua Igreja, em grande parte, tem continuado, através dos séculos o seu exemplo, principalmente através dos santos.

Não somente ensinou a doutrina cristã, mas tem promovido o cuidado pela saúde, pela educação de crianças e jovens, peloo cuidado de orfãos e de idosos.

Mesmo vivendo dentro de uma estrutura mundial injusta, cuja economia prioriza o lucro sobre a sobrevivência, que o seu Espírito mantenha em nós uma mentalidade cristã, onde a pessoa e a vida sempre devem prevalecer.

Faça com que nos mantenhamos conscientes de que a pregação do seu Evangelho deve continuar sendo uma Boa Notícia para todos, em que o anúncio da sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição se realize junto com os gestos de caridade fraterna e de compaixão pelo povo empobrecido.

Não permita que nossa Igreja seja uma instituição que gira apenas em favor de si mesma, em seus ritos e associações, indiferente às situações de sofrimento do povo que vive ao seu redor.

Que a convocação do nosso Papa por uma Igreja sinodal, em saída missionária, incomode a todos os cristãos, para que todos nós abracemos nossa missão de sermos ‘luz’ e ‘sal’ dentro da nossa sociedade.

 

Maria santíssima, abençoe e ilumine todos os seus devotos, para que se tornem discípulos-missionários e testemunhem sua fé em seu Filho, onde quer que estejam, com suas palavras e com seus gestos de fraternidade. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As multidões se aglomeram ao redor de Jesus, pois onde impera a doença ele faz brotar a vida. Os doentes não eram benquistos na comunidade judaica; aliás, muitos deles eram forçados a viver afastados do convívio humano, como era o caso dos leprosos. Jesus não divide os doentes em categorias; ao contrário, acode a todos. Ele era a única esperança desses marginalizados. Familiares e amigos dos enfermos se unem para carregá-los em macas e colocá-los aos pés de Jesus. Não exigem muita coisa, apenas pedem licença para tocar no seu manto, certos de que ficarão curados, pois sabem que seu contato comunica vida. Com efeito, todos os que nele tocavam “eram salvos”. Recebiam não só a cura física, mas a saúde completa, pois podiam reintegrar-se à sociedade e levar vida digna.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 6,53-56 - O povo reconhece Jesus e vai ao seu encontro

 

Oração Inicial

 

- A nós todos, reunidos pela comunicação,

a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

 

Sl 103(104)

 

Alegre-se o Senhor em suas obras!

 

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / De majestade e esplendor vos revestis / e de luz vos envolveis como num manto.

 

2. A terra vós firmastes em suas bases, / ficará firme pelos séculos sem fim; / os mares a cobriam como um manto, / e as águas envolviam as montanhas. –

 

3. Fazeis brotar, em meio aos vales, as nascentes / que passam serpeando entre as montanhas; / às suas margens vêm morar os passarinhos, / entre os ramos eles erguem o seu canto.

 

4. Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, / e que sabedoria em todas elas! / Encheu-se a terra com as vossas criaturas! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente,  o texto: Mc 6,53-56, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus. Então, eles saíram correndo por toda aquela região, começaram a trazer os doentes em camas e os levavam para o lugar onde sabiam que Jesus estava. Em todos os lugares aonde ele ia, isto é, nos povoados, nas cidades e nas fazendas, punham os doentes nas praças e pediam a Jesus que os deixasse pelo menos tocar na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados.

 

Refletindo

Jesus  Mestre curava a todos que o tocavam, mas nesta narrativa de Marcos, nada fala. As multidões correm ao encontro de Jesus. Buscam os milagres. Tocam em Jesus. Existem muitas maneiras de demonstrar o quanto somos importantes uns para os outros. Cada pessoa demonstra isso de uma forma – pode ser um toque no ombro, um aperto de mão, um carinho, uma palavra gentil, agradecida, um arrependimento e pedido de perdão, uma mensagem, um cartão, um e-mail, um telefonema, uma xícara de café... Pequenos gestos que aquecem e nos fazem sentir especiais.

 

Jesus sabia que o relacionamento humano tem essa característica: saber dar, receber e sentir que somos amados, e este conhecimento se manifesta através de gestos Não se trata apenas das coisas que fazemos, mas daquilo que transmitimos para o outro. O toque aquece o coração. Por isto, Jesus também usou o toque para curar, para ensinar.

 

Podemos constatá-lo em outros textos: Mt 8,3 (cura um leproso com o toque); Mt 9,29 (cura dois cegos, tocando-lhes os olhos),  Mt 17,7 9 (Jesus toca nos apóstolos, encorajando-os, na Transfiguração);  Mt 20:34 (toca os olhos e cura os dois cegos de Jericó) e tantos outros. Em todos os casos, o  poder de Jesus tem em vista a verdadeira salvação que supõe a conversão do coração. Conversão e fé.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Quais outros textos este nos recorda? Qual palavra mais nos toca o coração?

 

Meditando

Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "As pessoas se sentiram atraídas pela sabedoria das palavras de Jesus, pela bondade de seu trato e pelo poder de seus milagres. E pelo assombro inusitado que a pessoa de Jesus despertava, acolheram o dom da fé e vieram a ser discípulos de Jesus. Ao sair das trevas e das sombras de morte (cf. Lc 1,79), a vida deles adquiriu plenitude extraordinária: a de haver sido enriquecida com o dom do Pai. Viveram a história de seu povo e de seu tempo e passaram pelos caminhos do Império Romano, sem esquecer o encontro mais importante e decisivo de sua vida que os havia preenchido de luz, força e esperança: o encontro com Jesus, sua rocha, sua paz, sua vida. Assim ocorre também a nós olhar a realidade de nossos povos e de nossa Igreja, com seus valores, suas limitações, suas angústias e esperanças. Enquanto sofremos e nos alegramos, permanecemos no amor de Cristo, vendo nosso mundo e procurando discernir seus caminhos com a alegre esperança e a indizível gratidão de crer em Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade. A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida."(DAp 21-22)

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos:

Senhor, Tu és a Verdade!

Desperta nossas mentes

e faze arder nossos corações com a tua Palavra.

Que ela ilumine e aqueça os corações

sedentos de justiça e santidade.

Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!

Fica conosco, Senhor!

( XVI Congresso Eucarístico Nacional)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.

Vamos demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.