quarta-feira, 21 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.” - (Jo 8,31-42)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 21 DE MARÇO DE 2018 (quarta-feira) 80º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
GERALMENTE AQUELES QUE SABEM POUCO FALAM MUITO E AQUELES QUE SABEM MUITO FALAM POUCO.
(Jean-Jacques Rousseau)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DA TERRA
DIA MUNDIAL DA POESIA
DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA
DIA MUNDIAL DA ECONOMIA DOMÉSTICA
DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Dia Internacional de Nowruz
Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia Internacional da Marionete
DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E DA ÁRVORE
Dia Nacional de Conscientização pelo Fim de Mensagens de Texto ao Volante
Dia do Início da semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial
SEMANA DA INCLUSÃO DIGITAL
SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Dia do aniversário DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Américo Brasiliense - Barão de Antonina - Barra do Turvo - Borborema - Campo Limpo Paulista - Coronel Macedo - Dumont - Estrela do Norte - Francisco Morato - Iperó - Ipeúna - Itapura - Itupeva - Lindóia - Louveira - Mira Estrela - Monções - Nova Independência - Orindiúva - PindoramaPotirendaba - Rafard - Ribeirão do Sul - Rio Grande da Serra - Roseira - Santa Clara D'Oeste - Santa Ernestina - Santana da Ponte Pensa - Tarabai - Teodoro Sampaio - União Paulista - Várzea Paulista (São Paulo) Brejinho (Rio Grande do Norte) Indaial (Santa Catarina) Tucano (Bahia) Boquim (Sergipe) Telêmaco Borba (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  EDUARDO APARECIDO DE FREITAS (SAAE – Lions Clube de Garça /SP)PCC VILMA RAID FERNANDES (DLC 4Lions Clube de Pedro Leopoldo /MG)MARIA NORMA VUOLO SAJOVIC MARTIM (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)RUBENS TRAVITZKY (Lions Clube de Marilia /SP)ANTONIO  ROQUE DA  SILVA (Lions Clube de Valparaíso /SP) HADIME OTSUBO (Lions Clube de Tupã /SP)Fernando Ribeiro da Silva (Microeste-Garça/SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Garça /SP)LUCIA HELENA FAZZANE DE CASTRO MARINO (Garça /SP)CELI CHIEMI SASAZAKI (Marilia /SP)PAULO JORGE DE OLIVEIRA ALVES (Garça /SP)AMAURY DA SILVA ROCHA (Garça /SP)MARCIA PRAXEDES (Secretária Municipal da Assistência Social Garça/SP)ROMÃO JARDIM CARRASCOSSI (Juína /MT) JOSÉ RIBAMAR MOTTA TEIXEIRA (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IRAPURU CAÇULAó2009ó09 ANOS ó(Distrito LC 8)


 Santo do Dia 
SÃO NICOLAu de flue
SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
SANTA BENEDITA CAMBIAGIO FRASSINELLO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais! (17,48s)
Permanecer na palavra de Jesus é disposição indispensável aos seus seguidores e seguidoras. O Senhor protege a vida de todo aquele que o ama e nele confia.
Oração
PAI, LIBERTA-ME POR TUA PALAVRA DE VERDADE QUE AFASTA O EGOÍSMO DO CORAÇÃO, E CAPACITA-ME A AMAR MEU SEMELHANTE, COMO AMOR TOTAL, A EXEMPLO DE JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
21 de março de 2018 5ª Semana da Quaresma - Quarta-feira
Viver na verdade que provém de Jesus nos torna parte da família de Deus e livres diante dos poderes opressores, mesmo quando sofremos sua hostilidade.

1ª Leitura - (Dn 3,14-20.91-92.95) -Enviou seu anjo e libertou seus servos.Leitura da Profecia de Daniel:

Naqueles dias, 14o rei Nabuco­donosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15E agora, quando ouvir­des tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?”
16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabuco­donosor: “Não há necessidade de te respondermos sobre isto: 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”.
19A estas palavras, Nabuco­donosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume; 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente.
24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49aMas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros.
91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente, e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”.
95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro Deus que não fosse o seu Deus.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial (Dn 3)
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho do dia
21 de março de 2018 5ª Semana da Quaresma - Quarta-feira
"Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. - (Jo 8,31-42)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor.
Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 
42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)
Quando as provações vêm ao nosso encontro, é a hora de levantarmos e dizermos a quem servimos
Se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, Ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. Mas, se Ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”  (Dn 3,16-18).
Os três jovens a quem Daniel transcreve: Sidrac, Misac e Abdênago, são exemplos de três corações tementes e fiéis a Deus. O rei Nabucodonosor pediu que eles deixassem o Deus que serviam, para servir os deuses, para servir a idolatria dele e queria que todos servissem. O rei os ameaçava, pois, se não o fizessem, arderiam na fornalha ardente que queimava e conduzia à morte.
Esses jovens foram jogados na fornalha porque não obedeceram a ordem do rei, aliás, eles não só não obedeceram, mas testemunharam a fé que tinham no Deus de Israel. É como se eles dissessem: “Não vamos te seguir, porque o rei a quem servimos, tem o poder de nos livrar da fornalha da morte, e mesmo que Ele não nos livre, jamais O deixaremos para seguir a um deus desse mundo”.
Fé não é colocar condição para Deus, “Deus vai me livrar dessa doença, e só assim vou servi-Lo”. Deus pode nos livrar e se Ele não nos livra, O servirei ainda mais, porque o nosso coração é d’Ele, mas não pelas condições que colocamos, o nosso coração é de Deus pelo amor que temos por Ele. Quem ama não impõe condição, quem O ama coloca-se todo para Ele.
No meio da fornalha, do fogo incandescente, no meio do fogo que queimava, aqueles três jovens poderiam reclamar, murmurar, maldizer o Deus a quem serviam, mas, eles andavam no meio das chamas, entoando hinos a Deus, louvando, bendizendo ao Senhor. Por esse motivo o fogo não os atingiu, porque eles transformaram a provação em motivo de louvor, de ação de graças e de bendizer ao Senhor.
Todos nós “andamos” no meio de tantas fornalhas ardentes que queimam o nosso coração, a nossa vida e, muitas vezes, desanimamos, desistimos, afastamo-nos de Deus, mas é o contrário, quando as provações vêm ao nosso encontro é a hora de levantarmos e dizermos a quem servimos, quem é o Deus em que acreditamos. E, ainda que consumam a nossa vida, ainda que dores e enfermidades batam à nossa porta, rendemos ao Senhor Nosso Deus, o louvor, a honra, a glória; rendemos o nosso coração a Ele que é bendito para sempre.
Ainda que, experimentemos os fracassos, somos do Senhor e a nossa vida pertence a Ele. Não é pelas vitórias que servimos a Deus, O servimos porque Ele é o amor da nossa vida.
Deus abençoe você!

ReflexãoA “Redenção” faz que a verdade seja reconhecível
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje a verdade e a opinião erradas estão misturadas no mundo. A verdade, em toda a sua grandeza, não aparece. Contudo, o mundo é “verdadeiro” se reflete a Deus, a Razão eterna da qual tem surgido. E o homem se faz verdadeiro, se chegasse a ser conforme a Deus.
A "irrendenção” do mundo consiste, precisamente, na ilegibilidade da criação, no irreconhecimento da verdade; o que leva necessariamente ao domínio do pragmatismo e, então, o poder dos fortes se converte no “deus” deste mundo. Na grande matemática da criação, que hoje lemos no código genético humano, percebemos a linguagem de Deus, mas não a linguagem inteira. A verdade funcional sobre o homem se fez visível. Mas a verdade sobre si mesmo e com respeito do bem moral não pode se lê-la do mesmo modo.
—A “Redenção” faz com que a verdade seja reconhecível. E chega a ser reconhecível se Deus é reconhecível: Ele dá-se a conhecer em Jesus Cristo crucificado.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Tenho orgulho de ser cristão e procuro sempre falar bem de minha Igreja?
- Tenho consciência de que não basta ser batizado para se dizer filho de Deus?
– Penso agora numa boa obra recente que realizei.
- A meu modo de ver, qual a melhor obra que minha comunidade faz ou já fez?
 - Tenho consciência de que liberdade é estar em condições de fazer o bem e não o mal?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 8,31-42 - "A verdade os libertará"
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos, pela grande rede da internet,
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 8,31-48, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Então Jesus disse para os que creram nele:
- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Eles responderam:
- Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?
Jesus disse a eles:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês.
- O nosso pai é Abraão! - responderam eles.
Então Jesus disse:
- Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez.
Eles responderam:
- Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus!
Jesus disse a eles:
- Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.
REFLETINDO
Este fato, descrito por João, aconteceu depois do perdão à mulher adúltera. Jesus se apresenta como Filho Pai que é Deus: " Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou". Os judeus se dizem filhos de outro pai: Abraão. A adesão a Jesus é difícil para as autoridades religiosas. Jesus tenta dialogar com eles no sentido de que ser filho de Abraão é parecer-se com ele, ou seja, estarem comprometidos com a justiça que promove e sustenta a vida e, não, tentam eliminá-la.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
MEDITANDO
Os bispos, em Aparecida, nos ajudam a refletir sobre o compromisso com Jesus Cristo: “Necessitamos desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo. A Igreja necessita de uma forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atrativo testemunho de unidade “para que o mundo creia” (Jo 17,21). “(DAp 362)
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo com toda Igreja, 
Oração da CF 2018
Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar orienta-me para deixar-me iluminar e marcar meus passos e decisões pela verdade que é Jesus. Assim faço o Oferecimento do Dia
Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração. 
Agradeço-vos porque me criastes, 
me fizestes cristão, 
me conservastes a vida e a saúde. 
Ofereço-vos o meu dia: 
que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade. 
E que eu faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas. 
Livrai - me do pecado, do perigo e de todo o mal. 
Que a vossa graça, bênção, luz e presença 
permaneçam sempre comigo e com todos aqueles que eu amo. 
Amém. 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Amém.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.