domingo, 24 de outubro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> ““Que eu veja”” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Que eu veja”                                                

 

O homem que clama

           A Palavra de Deus apresenta o milagre de um cego que implora a cura e, curado, segue Jesus. Cego e mendigo! Muita miséria em um homem só. Ele é a expressão de um mundo necessitado e perdido em suas desgraças, sem ver, sem ter. Podemos dizer que esre cego representa a escuridão do mundo e a dor da miséria. O mundo padece. E não tem saída. Bartimeu pergunta quem está passando. Quando disseram que era Jesus, ele pede misericórdia. Mandam que se cale e ele grita mais forte. Jesus o chama. Sua misericórdia se estende a todos, mas é atento a cada um. Não trata o povo como massa. Há um diálogo bonito: “Que queres que Eu te faça? – Mestre, que eu veja!” “Vai, tua fé te curou!” (Mc 10,51-52). Recuperou a vista e seguiu Jesus. O milagre nos leva a entender o caminho do seguimento de Jesus: Gritar do fundo da miséria. Ele é o Redentor de todos. Buscar Jesus é já começar a ver. O resultado da fé é segui-Lo. Esse processo é o modelo de salvação do mundo: Sentir a própria situação, ouvir Jesus que passa e gritar por Ele. Só em Jesus temos a salvação. Há duas atitudes nas pessoas: abafar o grito dos sofredores e fazer-se surdo diante de todos os sofrimentos. Por outro lado, ajudar a ir ao encontro de Jesus. E animar: “Coragem! Levanta-te! Jesus te chama”! (Id 49). A comunidade tem uma missão muito grande de animar o povo a encontrá-Lo. A libertação sempre acontece vinda da parte de Deus. Lemos em Jeremias 31,7-9 a beleza da libertação do povo. E o salmo 125 narra a maravilha da libertação. É uma alegria.

Libertações

           A Palavra de Deus é animadora. Mesmo nos piores momentos há um raio de luz que acende a esperança. Nos desalentos do povo, os profetas animaram a buscar o Senhor, pois está sempre pronto a libertar. Lemos no salmo 106 (107). que retrata muito bem que o povo, em seus pecados, vai ao fundo do poço: “Gritaram ao Senhor na aflição e Ele os libertou da, angústia” (Sl 106,6). A primeira leitura narra a libertação do povo escravizado durante 70 anos de exílio. E, maravilhosamente, Deus o libertou. As misericórdias de Deus são sempre sumamente superiores às fragilidades humanas. Basta ver que, para libertar o mundo do mal, não enviou um anjo, o que já seria bom, mas enviou seu Filho. Deus paga com justeza e ainda deixa uma grande gorjeta. Magnífico Deus. “Entre os gentios se dizia: maravilha fez com eles o Senhor” (Sl 125). Gera a alegria. O cego jogou o manto, deu um salto e foi até Jesus. A fé tem uma dimensão profunda de alegria e não de um sentimento de culpa pelos males praticados. Na missa antiga rezávamos o salmo que dizia: “Subirei ao altar de Deus, o Deus da minha alegria” (Sl 43,4). Tudo é festa. Lembramos a parábola do Pai bondoso e o filho perdido. “Convinha que fizéssemos festas, pois este meu filho estava perdido e foi encontrado” (Lc 15,32). A verdade, por mais séria que seja, é razão de alegria.

Cristo intercessor

           A Carta aos Hebreus captou o mistério da encarnação que penetra toda a vida de Cristo. Ela descreve o sacerdócio de Cristo voltado para as pessoas: “O sumo sacerdote é tirado do meio do povo e instituído em favor dos homens” (Hb 5,1). Reconhece que Cristo vive a fragilidade. Não é pecador, mas acolhe o pecador. “Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza” (Hb 5,2). A tentação não foi um momento de sua vida. Esteve sempre presente: “Meu Deus, por que me abandonastes”? (Sl 21,3). A fé que nos salvou (evangelho) nasce de sua força em Deus.

Leituras: Jeremias 31,7-9; Salmo 125; Hebreus 5,1-6; Marcos 10,46-52

 

 

Ficha nº 2116 - Homilia do 30º Domingo Comum (24.10.21)

 

1. A misericórdia de Deus se estende a todos, mas é atenta a cada um.

2. As misericórdias de Deus são sempre sumamente superiores às fragilidades humanas.

3. A tentação não foi um momento de sua vida. Ela esteve presente até o último momento.

 

Escapei

 

           Eu estava num aperto danado e achei que dessa vez não tinha jeito de escapar. Mas, por um nada, como acender uma luz, tudo mudou, tudo ficou claro. Parecia que não tinha saída. Mas essa veio, justamente, do lugar menos esperado. Lembrei: “Quem libertou os judeus”? Um rei pagão que, politicamente, se realizou uma obra programada por Deus.

           Assim também nós recebemos dons de Deus, justamente, de onde não se podia esperar. Para abrir uma porta grande e pesada, basta um giro da chave. Assim Deus faz... que bom... exultamos de alegria. Aí fazemos aquela festa.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Senhor, que eu veja! – (Mc 10,46-52)


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 24 DE outubro de 2021 (domingo) 297 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NÃO ENSINO MEUS ALUNOS. CRIO A CONDIÇÃO PARA QUE APRENDAM.

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA MUNDIAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS “ONU

DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLIOMIELITE

DIA INTERNACIONAL DA INFORMAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELO CLIMA

DIA MUNDIAL DO ORIGAMI

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

DIA DO DESPORTO ADAPTADO

DIA DO EXÉRCITO PORTUGUÊS

DIA DO PLANO COOPERATIVO

DIA DA SOGRA

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

DIA DO INICIO DA SEMANA DO DESARMAMENTO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Manaus (Amazonas) Goiânia - Goiás (Goiás) Itapira - Timburi - Vinhedo (São Paulo) Cruzeta - Felipe Guerra (Rio Grande do Norte) São Carlos (Santa Catarina) Antônio Olinto (Paraná) Patos (Paraíba) Cametá - Santarém (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIMAS DE ALENCAR ALVES JUNIOR (Equipe 12 Nossa Senhora da SABEDORIA Setor de Garça/SP) Kátia Maria de Brito Meneses (DLC2-Lions Clube de São Paulo-Casa Verde /SP) LUCIANO GUIMARÃES PEREIRA (DLC5-Lions Clube de Mariana/MG) HELOISA DONIZETI CASTTELAN SANTIAGO (DLC6-Lions Clube de José Bonifácio/SP) CÁSSIO MARCELO POMPILIO  (DLC8-Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) Karina sanches oliveira (Garça/SP) LARISSA PEREz MaRcondes de MOURA (Garça/SP) CAMILA GARCIA GALHARDO (Lençóis Paulista/SP) SONIA MATHEUS (Garça/SP) DALVA AP PERON FERREIRA DA ROCHA (Escritório Exatidão-Garça/SP) Laine Pamphirio de Souza (Campinas /SP) Michelli Sant'anna Bonadio (Vera Cruz /SP) Luiza Masaco Iamafuko cavalcante (Garça /SP) Carlos Santana (Ilha Solteira /SP) LARISSA Tranquilino Bardela Cola (Marilia /SP) Amanda FaBRoN GARCIA (Advogada-Garça /SP) DOVaIR MaRCOmINI (Dova Imóveis-Garça /SP) lucas koyama (Garça /SP) Dom Osvaldo Giuntini (Bispo Emérito Diocese de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: ENS 12 EQUIPE NOSSA SENHORA DA SABEDORIAó1997ó24 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO ANTONIO MARIA CLARET

Antônio (Espanha, 1807-1870) , fervoroso missionário e arcebispo de Cuba, dedicou-se à defesa dos mais necessitados. É o fundador da Família Claretiana (1849).

SÃO LUÍS GUANELLA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Coragem, levanta-te! – Mc 10,46-52

 

 

- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos chamados a exultar em Deus e dar-lhe graças pelas maravilhas realizadas por ele na pessoa de Jesus, que nos livra da ignorância e do erro e cura nossas cegueiras. Neste dia das missões, o papa Francisco nos alerta sobre a “necessidade de missionários da esperança, capazes de lembrar profeticamente que ninguém se salva sozinho”.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME FORÇAS PARA LUTAR CONTRA A CEGUEIRA QUE ME IMPEDE DE RECONHECER TEU AMOR MISERICORDIOSO MANIFESTADO EM JESUS. FAZE COM QUE EU VEJA!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 24 de outubro de 2021 30º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Um convite à alegria é dirigido pela Palavra de Deus a todos os que recebem a graça de ver e experienciar a ação compassiva e libertadora do Senhor. 

 

1ª Leitura (Jr 31,7-9) – Os cegos e aleijados, suplicantes , eu os receberei.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes de água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 126(125)

 

Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

 

 

2ª Leitura (Hb 5,1-6) – Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedeque”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 24 de outubro de 2021 30º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Senhor, que eu veja!   (Mc 10,46-52)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, salvador, destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10)..

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

 Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Abramos os nossos olhos para enxergarmos a graça de Deus”

 

Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”

(Marcos 10,47).

O cego, filho de Timeu, Bartimeu, além de cego também mendigava e estava sempre ali sentado à beira do caminho, Mesmo cego ele “enxergou” Jesus. Mas como é que o enxergou? Ele enxergou Jesus pelo olhar da graça porque muitos que tinham dois olhos (fisicamente enxergando tudo), não estavam enxergando a presença de Jesus. Do mesmo modo, somos nós quem vivemos no mundo em que estamos e, muitas vezes, não enxergamos o que precisa ser enxergado, não enxergamos uns aos outros, não enxergamos a graça de Deus que está aqui no meio de nós.

 

O grito de Bartimeu precisa ser o nosso grito: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim, porque não enxergo, não vejo o teu Reino, não vejo a tua graça acontecendo aqui em nosso meio”. Aqui é uma atitude, inclusive, de humildade, porque foi isso que esse cego teve: muita humildade. Quando ele clama para que Jesus tenha misericórdia e compaixão dele, ele está reconhecendo as suas misérias, mas, ao mesmo tempo, ele está proclamando que Jesus é o Messias, que Jesus é o Senhor, que Jesus é a luz que os seus olhos precisam acima de tudo.

 

“Não enxergamos, acima de tudo, a direção, a luz, a graça de Deus para agir em nossa vida”

 

Às vezes, achamos que a luz está em nós, que a graça está em nós. Desculpa, mas não nos enxergamos como deveríamos nos enxergar! Graças a Deus, temos qualidades, dons, capacidades; nenhum de nós é incapacitado para o bem, todos nós temos capacidade de fazer e praticar o bem, mas há um problema: não enxergamos o bem que podemos fazer, enxergamos demais os defeitos e os problemas, a vida dos outros; e não nos enxergamos, não enxergamos, acima de tudo, a direção, a luz, a graça de Deus para agir em nossa vida.

 

Bartimeu enxergou Jesus, ele enxergou a sua própria miséria, ele não estava ali como um coitado para dizer: “Eu fiquei cego”, ele não estava ali com o sentimento de culpa e nem de acusação, mas de profunda contrição, suplicando misericórdia, perdão, suplicando a compaixão do coração de Jesus.

 

É preciso sair do vitimismo, é preciso sair daquela atitude de coitados, é preciso sair daquela atitude que nós, muitas vezes, tomamos para que os outros olhem para nós como se fôssemos vítimas do mal do mundo, das pessoas, e nos comportarmos na atitude ativa de reconhecer que somos pecadores, frágeis, necessitados da misericórdia divina e implorar que, assim como Jesus abriu os olhos de Bartimeu, o Senhor abra também os nossos olhos para enxergarmos a Sua graça, a Sua presença no meio de nós e, assim, enxergarmos uns aos outros, como precisamos tantas vezes ver e não vemos..

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O mendigo cego, sentado à beira do caminho, não se sente confortável. Por isso, sem nenhum constrangimento, conhecendo ou intuindo o poder de Jesus de Nazaré, clama por socorro. Nem todos lhe dão apoio; alguns tentam abafar seus gritos. Em nossa sociedade, conhecemos atitudes semelhantes. Muitos fazem ouvidos moucos aos apelos das minorias e, mais grave ainda, procuram eliminá-las. No entanto, sempre sintonizado com a dura realidade humana, Jesus consulta o cego sobre sua real vontade. É fundamental que a pessoa se disponha a sair da situação precária em que se encontra. Ao obter resposta positiva, Jesus realiza uma mudança histórica na vida desse homem. Por sua fé e condição de movimentar-se livremente, o homem se torna discípulo de Jesus e com ele segue para Jerusalém.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Filho de Davi, sentados à beira do caminho, sem rumo nem direção, deixamos de socorrer os necessitados, não construímos uma sociedade justa e fraterna. Tem piedade de nós, Senhor. Livra-nos de uma vida sem sabor. Devolve-nos a alegria de viver e de trabalhar para o teu Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 10,46-52 - Fé que devolve a luz

 

Oração Inicial
Jesus vem nos libertar, nos tirar das trevas e acender a luz divina em nosso coração. É preciso que nosso coração esteja aberto a sua ação libertadora.

 

1. Leitura (Verdade)

Bartimeu, cego e mendigo, se despoja do único bem que tinha, o manto que estendia para receber esmola, e pede a Jesus a visão. Ele é capaz de ver Jesus com maior clareza que os discípulos: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”

Com que olhar você quer se aproximar deste relato bíblico?

 

“A milenar cidade de Jericó está situada na planície, passagem dos peregrinos a caminho de Jerusalém. O cego de Jericó é a imagem do discípulo que precisa superar a cegueira para poder seguir a Jesus e compreender, com os olhos da fé, o que está para lhe acontecer em Jerusalém: sua prisão e morte. Por ser cego, Bartimeu era excluído da comunidade e nem sequer podia ler a Palavra sagrada. Mas ele entende que sua hora chegou. Joga fora o manto onde recolhia as pobres moedas, vai até Jesus e faz uma prece maravilhosa: “Senhor, eu quero ver!”. Sua cura foi dupla. Superada a cegueira, iluminado pela fé, segue a Jesus pelo caminho. O cego representa também a comunidade cristã, que precisa de Deus para ser fiel.”

 

2. Meditação (Caminho)

Permaneça em silêncio por alguns instantes e procure identificar o que o Evangelho diz a você. Jesus falou com os discípulos e com Bartimeu, e agora fala com você, mas é necessário que você o busque, o escute; que você jogue fora o que o impede de correr até Jesus e responder ao seu pedido: O que queres que eu faça por ti?

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia o apelo que o Senhor lhe fez? Que luz nova você pede a Jesus para sua vida?

 

Bênção 

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.