domingo, 7 de fevereiro de 2021

Refletindo a Palavra -“Ele conforta os corações” - Padre Luiz Carlos

 

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Ele conforta os corações”

 

Jesus curou muitos

           O salmo traz a resposta a todas as angústias que nos cercam em nossos sofrimentos: “Ele conforta os corações despedaçados; Ele enfaixa nossas feridas e as cura” (Sl 146). A Palavra de hoje está carregada de dores, de sofrimentos e de sofredores. Desde o sofredor Jó, a sogra de Pedro, os doentes que acorrem e os necessitados do Evangelho. Percorremos o grande rosário de misérias da humanidade. Deus fez o homem do barro, cheio de fragilidades. A vida se arrasta em dores e males. Então o Pai do Céu manda seu Filho para libertar-nos de todos os males e de desgraças espirituais e corporais. Deus quer o homem vivo. O projeto de Deus não é a dor e o mal, mas a alegria e a graça. Jesus mesmo, passando por tudo o que passou, não deixou de se apoiar totalmente no Pai. Por isso ressuscitou. Ele venceu o mal e a morte. S. Paulo clama: “Morte, onde está tua vitória? Morte onde “está o teu aguilhão. O aguilhão da morte é o pecado. Mas, Deus dá a vitória por meio de Jesus Cristo” (1Cor 15,55-57). A dor de toda pessoa reflete o quanto o mal faz mal. Vemos o mundo que se arrasta em sofrimento, sobretudo no meio dos mais empobrecidos. Mas o mal maior é o pecado que destrói o homem e o leva a ser uma fonte de mal. Jó descreve com a própria vida e pessoa a experiência do mal. A resistência da fé espera os tempos de Deus. O mal não é o fim do homem. Jesus dá o remédio para os males: a fé.

Sopro da vida

           Jesus fazia as curas, mas ao mesmo tempo dava o sopro de vida. Percorria a Galiléia, pregando em suas sinagogas. A pregação de Jesus é o anúncio do sopro de Vida que vem sobre o mundo, sobretudo, dos mais sofredores. Tirava sua energia espiritual do encontro com o Pai em suas orações: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto” (Mc 1,35). Ali retirava a energia transformadora. Sua oração como que o recarregava para dar o remédio forte que é a evangelização. Ele pregava por todos os lugares. É o mesmo caminho que Paulo faz: “Pregar para mim, não é um motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9,16). A evangelização é o respiro para quem evangeliza e por quem é evangelizado. Infelizmente nossa evangelização perdeu seu vigor e só vemos o corpo da Igreja debilitar-se. Perdemos o sentido? Não estamos evangelizados? Só evangeliza quem tem em Jesus Cristo sua verdade. Se não, as palavras se perdem no vazio.

Pregar é um encargo que recebi

           No meio da dor e da dificuldade da vida, o Evangelho liberta das muitas dores que atingem o coração e a vida de todas as pessoas. Jesus curava para que o Evangelho penetrasse os corações e todos passassem a servir, como a sogra de Pedro: “Jesus a segurou pela mão, ela levantou-se e começou a servi-los”. O maior serviço que podemos prestar é anunciar o evangelho que renova todas as coisas. Isso é uma glória. Esse é o salário. O pagamento é a alegria de anunciar. Quando se diz “somos servos inúteis. Fizemos o que devia ser feito” (Lc 17,7), não se trata de uma inutilidade de trabalho ou pessoa, mas da união do servo e o serviço. O pagamento é o prazer de evangelizar. Paulo diz: “a missão não é uma iniciativa própria, mas um encargo que lhe foi confiado (1Cor 9,17)”. Trata-se de um identificar-se com a missão evangelizadora. Esse é o serviço fundamental que Jesus nos confia: “Ide por todo mundo anunciai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15).

Leituras Jo 7,1-4.6-7; Salmo 146; 1 Coríntios 9,16-19.22-23. Marcos 1,16-19.22-23

 

 

Ficha nº 2038 - Homilia do 5º Domingo Comum (07.02.21)

 

1. O projeto de Deus não é a dor e o mal, mas a alegria e a graça.

2. A evangelização é o respiro para quem evangeliza e para quem é evangelizado.

3. O maior serviço que prestamos é anunciar o evangelho que renova todas as coisas.

 

Mundo podre

 

              Temos nojo da sujeira e das feridas. Temos horror dos males. Mas é o que vemos todo dia. O mundo está apodrecendo. Por maiores que sejam os recursos, vemos males por todos os lados. A informação é rápida. Não somente os males físicos, mas, sobretudo os males morais emporcalham o mundo. Esse mundo que foi feito como jardim do paraíso para o homem, tornou-se uma esterqueira. O homem é um animal porco... sem querer ofender o mal citado.

           É notório que o Evangelho veio para curar todos os males, retirar todos os demônios e dar toda a saúde. Somente ele pode dar uma solução geral para o mundo sair dessa porcaria em que se meteu. Nosso pagamento será sempre o mesmo de Paulo: a alegria de ver o homem renascer.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Curou muitas pessoas de diversas doenças. – (Mc 1,29-39)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO de 2021 (domingo) 038º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO HÁ NADA QUE DOMINEMOS INTEIRAMENTE A NÃO SER OS NOSSOS PENSAMENTOS.

(René Descartes)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS

DIA NACIONAL DO GRÁFICO

■ DIA DO INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Fortal - Garça /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista – Rotariano-Santos/SP) MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Lions Clube de Bauru Falcão /SP)CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí/SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueiropolis /SP)Zuraide Figueiredo Guedes (PDG LC11-Lions Clube de Porciúncula /RJVanderlei Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)Elaine Carvalho Castelo branco (NOVAS VOZES DE MARKETING DLA-6 Lions Clube de Belém Batista Campos /PA)Laura Felippe de Mello (Garça /SP) CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Advogado-Garça /SP) MARIANA DA SILVA FONTES (Garça/SP)Patricia Ribeiro (Mogi das Cruzes /SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Agudos /SP) -

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó(PDG DLC8-lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ÂNGELO JOSÉ BIFFI ó1998ó23ANOS (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Dracena/SP) Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES ó2004ó17ANOS (Pároco da Paroquia São José de Osvaldo Cruz/SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS ó2009ó12ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO RICARDO

Pio IX

Eugênia Smet

SÃO ROMUALDO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje Jesus curou muitos que sofriam de diversas enfermidades – Mc 1,29-39

Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura.

 

- Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Diante do sofrimento e da desesperança, somos impelidos a levar a todos a boa-nova do Evangelho. Jesus nos chama a participar de sua missão libertadora, confortando os corações atribulados e sendo solidários aos doentes e sofredores. Celebremos a páscoa do Senhor, a qual se manifesta sempre que nos empenhamos para resguardar e defender a vida.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, EU TE PROCURO COM SINCERIDADE, NA CERTEZA DE ENCONTRAR, EM TI, PALAVRAS QUE FAÇAM REVIVER A ESPERANÇA NO MEU CORAÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de fevereiro de 2021 5º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Solidário ao ser humano em suas limitações e aflições, Deus oferece sua Palavra, que traz conforto em meio às tribulações e impulsiona o agir libertador em favor dos enfraquecidos e sofredores. 

 

1ª Leitura (7,1-4.6-7) – Encho-me de sofrimentos até ao anoitecer  Leitura do Livro de Jó:

 

Jó disse: 1“Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra? Seus dias não são como os dias de um mercenário? 2Como um escravo suspira pela sombra, como um assalariado aguarda sua paga, 3assim tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento.

 

4Se me deito, penso: Quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até ao anoitecer.

 

6Meus dias correm mais rápido do que a lançadeira do tear e se consomem sem esperança. 7Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 147(146)

Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.

 

2ª Leitura (1Cor 9,16-19 22-23) – Ai de mim, se eu não pregar o Evangelho  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 16Pregar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho! 17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá.

19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 07 de fevereiro de 2021 5º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Curou muitas pessoas de diversas doenças.   (Mc 1,29-39)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Cristo tomou sobre si nossas dores, carrego em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.

 

32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas

pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

 

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Abasteçamos o nosso coração da graça de Deus”

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto” 

 (Marcos 1,35)

Talvez o que chame mais a nossa atenção no Evangelho que escutamos são as curas de Jesus. Hoje, vemos que Ele foi curar a sogra de Simão que estava de cama, e Ele realmente foi lá cuidar dela. Depois do pôr do sol, levaram a Jesus tantos doentes e enfermos possuídos pelo demônio. A cidade inteira ia atrás de Jesus e Ele cuidava deles e curava-os.

 

Nós nos esquecemos de olhar o segredo de Jesus, a graça d’Ele. Talvez você olhe: “Porque Ele é o filho de Deus”. É verdade, Ele é o Filho de Deus feito homem que nos ensina como devemos viver a nossa humanidade.

 

Se nós precisamos cuidar uns dos outros, se precisamos ser dom de graça, de cura e amor para o outro, precisamos cuidar de nós em primeiro lugar. É isso que Jesus faz, Ele não se descuida. Quando Ele se levanta de madrugada para rezar, para se retirar no deserto, Ele vai se abastecer, revigorar-se, alimentar-se espiritualmente na solidão do alimento sólido para levar esse alimento do Espírito às multidões, aos corações.

 

A nossa humanidade tão sofrida e combalida, muitas vezes vencida pelo mal, precisa verdadeiramente de um alimento sólido e espiritual. E se não nos retirarmos para o deserto, o mundo vai retirar de nós, como tem retirado com tanta força, a graça de Deus.

 

Mesmo trabalhando para Deus, mesmo cuidando da casa, da família, dos filhos e das obrigações do trabalho, veja o quanto ficamos cansados e, muitas vezes, estragados, porque somos puxados para lá e para cá pelas obrigações e responsabilidades.

 

“Se não nos retirarmos para o deserto, o mundo vai retirar de nós, como tem retirado com tanta força, a graça de Deus”

 

Retire-se! Retirar não quer dizer deixar de lado, retirar quer dizer: Eu preciso me abastecer, cuidar de mim para cuidar melhor daquilo que preciso cuidar.

 

Perdoe-me, mas tem muita mãe estressada, muito pai estressado, e que descontam tudo em casa, alteram a voz, brigam, fazem chilique, criam pânico, pavor, e começam a achar que o problema são os filhos. Os filhos não são o problema, eles são graça. Mas cuidado, para que a graça que os filhos são não se torne desgraça.

 

Estou vendo tantas pessoas se orgulharem de trabalhar, trabalhar… Mas abaixo a cabeça e me preocupo com as pessoas que só falam de trabalho, com pessoas que não se revigoram, com pais e mães que não se voltam para se retirarem da escuridão do deserto da vida, e se abastecerem da oração, da direção e da luz de Deus.

 

Não é rezando uma Ave-Maria que você vai resolver a sua vida, mas é tomando a atitude de homem e de mulher orante para se abastecer de Deus que você vai trazer a graça da cura e da libertação para a sua casa e para a sua família.

 

Não descuidemos, a oração é mais do que necessária, ela é fundamental para qualquer edifício espiritual. A nossa casa e a nossa família são nosso maior patrimônio espiritual. Cuidemos dela no poder da oração!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus deixa a sinagoga e, com Tiago e João, vai até a casa de Pedro e André. Certamente, não para descansar. De fato, informado que a sogra de Pedro estava com febre, Jesus imediatamente “tomou-a pela mão e a fez levantar-se”. Recuperada a saúde, a sogra de Pedro “começou a servi-los”. Erguer os caídos e devolver-lhes a condição de servir o próximo foi o que Jesus fez, com frequência, ao longo de sua missão. De fato, no entardecer daquele dia, Jesus “curou muitos doentes de várias doenças e expulsou muitos demônios”. E não permitia que os demônios falassem quem ele era. Poderiam dar informações falsas, já que eram adversários. Ou, então, passariam dados incompletos sobre o Messias, o qual só será melhor conhecido quando entregar sua vida na cruz.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Mestre, sem trégua é tua atividade missionária. Começas discretamente curando a sogra de Pedro; depois, curas grande número de enfermos. Vais a um lugar deserto para rezar. E, no dia seguinte, partes para outras aldeias. Benditos os corações que, em toda parte, te procuram e encontram. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,29-39 - Jesus cura a sogra de Pedro

 

Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho. O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?

 

“Marcos não perde a oportunidade de mostrar a ternura de Jesus. A sogra de Pedro estava acamada e Jesus aproximou-se dela e tomou sua mão. Agradecida, a sogra de Pedro assumiu os serviços da casa, na condição de discípula do Mestre. Os doentes acorrem a ele para receber cura corporal. Mas Jesus faz mais ainda: ele expulsa os demônios. Isto significa libertar as pessoas de todos os sinais de pecado. Jesus veio para libertar todo o homem e o homem todo. Os apóstolos teriam gostado de prolongar esse momento e fazer da casa de Pedro um lugar de romarias. Jesus retira-se para um lugar deserto para estar face a face com o Pai. E explica aos apóstolos sua missão universal: é preciso ir a outros lugares. Não se pode aprisionar a Boa-Nova.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Neste momento de meditação, você é convidado(a) a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.

O que o texto diz para mim? O que o Senhor me pede neste dia? Quais são as minhas disposições para o seguimento de Jesus? Não podemos deixar para amanhã; o tempo de Deus é hoje.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Deus Pai de infinita bondade e amor, venho a ti clamar por mim e por minha família. Em nome de Jesus Cristo Pai e pelo teu poder peço humildemente que visita cada um dos membros de minha família, seja pelos laços sanguíneos, carnal, espiritual, e liberte-nos de toda obra do mal.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém