quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.” - (Mc 7,24-30)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 F E V E R E I R O CARNAVAL 
 GARÇA/SP, 08 DE FEVEREIRO DE 2018 (quinta-feira) 39º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Um problema é a chance que você tem de mostrar seu melhor.
(Duke Ellington)

 Datas Comemorativas 
DIA do Quadro do Magistério do Exército
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Não há ocorrências relacionadas com municípios e cidades brasileiras cadastradas para hoje

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TATIANE TRAMONTINa ARAUJO (Farmacêutica - Brasilia /DF) JULIO CESAR GUIMARÃES JUNIOR (Garça /SP) MAURO REBUSTINI (Garça /SP) Dr JOSÉ FRANCISCO CARVALHO LEITE JUNIOR (Médico Pediatra Garça /SP) Dr ANDRÉ LUIS GAVIOLI RODRIGUES (Procomeso - Médico Anestesista Garça /SP) CLOVIS DE CARVALHO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) RAFAEL NAKAMURA (São Paulo /SP) JOVALDO MENDONÇA (Garça /SP) Rogerio Papa (São Paulo /SP) -

 Santo do Dia 
SÃO JERÔNIMO EMILIANI
Jerônimo (Itália, 1486-1537), dedicou-se ao serviço de Cristo na pessoa dos pobres, dos doentes e das crianças abandonadas. Seu trabalho é continuado pela obra dos padres e irmãos somascos.
SANTA JOSEFINA BAKHITA
Josefina (Sudão, 1869-1947), conheceu por muitos anos, as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão. Já na maioridade, decidiu consagrar-se totalmente a Deus – por quem soube desde sempre amada – na Congregação das Filhas da Caridade.

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).
o Senhor firmou uma aliança com seu povo e a ela permanece sempre fiel. Ele nos conceda a graça de também ser fiéis a essa aliança de amor e aumente nossa no projeto salvifíco de seu Filho.

Oração
PAI, COLOCA, NO MEU CORAÇÃO, A FÉ VERDADEIRA QUE ME PERMITE SER FIEL À SUA PALAVRA NÃO DESVIANDO NUNCA DO PROJETO IMPLANTADO POR SEU FILHO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 – Oração do dia
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
08 de fevereiro de 2018 - quinta-feira5ª SEMANA DO TEMPO COMUM
São muitos os ídolos que tentam desviar nosso coração do verdadeiro Deus. Acolhamos sua Palavra, que alimenta nossa fé e nos ajuda a guardar seus mandamentos.

 1ª Leitura Já que não guardaste a minha aliança, tirar-te-ei o reino; mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideraçóo para com meu servo Davi - (1Rs 11,4-13) Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi. 7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 36 (37)
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos,
segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

Evangelho do dia
08 de fevereiro de 2018 - quinta-feira5ª SEMANA DO TEMPO COMUM
" Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. - (Mc 7,24-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Acolhei docilmente a palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: "Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos". 28A mulher respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair". 29Então Jesus disse: "Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha". 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Não desvia o seu coração do Senhor
Precisamos e devemos manter o nosso coração próximo de Deus
Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses, e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai, Davi”  (1 Rs 11, 4-13).
Nós admiramos muito Salomão com sua sabedoria e temor a Deus, admiramos como ele foi conduzido por Deus, porém, é triste observar como no final da sua vida, já velho, de idade avançada, ele deixou-se desviar; em outras palavras, Salomão escorregou. Não é que ele tenha abandonado a Deus e não acreditasse mais Nele, ou não servisse mais ao Senhor, simplesmente, Salomão já não era tão fiel e não servia mais inteiramente a Deus, deixou o seu coração se dividir.
Salomão deixou seu coração se dividir para outros deuses e afastou-se do Senhor. Os atrativos desse mundo, esses podem ser homens, mulheres, bebidas, etc., desviam o nosso coração. As pessoas que nós escutamos, aquelas com as quais falamos ou quando deixamos nosso coração guiar -se por aquilo que os outros dizem, tudo isso pode nos desviar do Senhor.
Precisamos cuidar da nossa vida todos os dias, porque, ninguém se desvia de Deus de uma hora para outra. Hoje estou aqui em Deus, e amanhã não estou mais; isso não existe!
Nós nos desviamos do caminho do Senhor aos poucos, O abandonamos e acabamos seguindo outro caminho, ou seja, relaxamos. Não damos atenção e, quando percebemos, o nosso coração não é mais inteiro de Deus.
Não é só na velhice, acontece também com os jovens, adolescentes, comigo, com você, com o pai, com a mãe. Quantos dizem: “Eu já fui mais de Deus; mais da Igreja; rezei mais; hoje já não gosto e não vou mais”.
Muitas coisas desviam o nosso coração, sejam as tentações e os atrativos do mundo, ou ainda, as feridas do coração, nos machucamos, nos decepcionamos e, então, vamos fracionando o nosso coração. Somos de Deus, mas não como éramos: inteiro de Deus.
Davi  mesmos com todos os pecados voltou-se, inteiramente, para Deus e morreu inteiro d’Ele, assim nós também precisamos ser, não podemos ser de Deus pela metade. Sejamos inteiros do Senhor! Precisamos e devemos manter o nosso coração próximo de Deus.
O que é que tem nos roubado de Deus? O que é que tem nos deixado fracionado para Deus? O que tem roubado, aos poucos, o nosso coração da presença do Senhor?
Nós não podemos morrer e nem viver com o coração dividido em relação aquilo que é inteiramente nosso: um Deus que nos ama por inteiro!
Deus abençoe você!

ReflexãoIsrael, primeiro portador da salvação destinada a todos os povos
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— sentimos o amor de predilecção de Deus pelo povo eleito (“os filhos”), embora o Filho de Deus tenha incarnado para a salvação de todos os povos (simbolicamente representados na mulher siro-fenícia). Jesus dirige-se ao seu povo, a Israel, como "primeiro portador" da promessa. Mas ao entregar-lhe a "nova Lei" amplia o seu povo para que, tanto de Israel como dos outros povos, possa nascer uma nova grande família de Deus.
Um aspecto fundamental do "novo" em Cristo é a universalização do povo de Deus, em virtude da qual Israel pode agora abarcar todos os povos do mundo, e o Deus de Israel foi realmente levado —conforme a promessa— a todos os povos e se manifesta como o único Deus.
—A “carne” —a descendência física de Abraão— já não é decisiva. É o “espírito”, que, participando na herança de fé de Israel mediante a comunhão com Jesus Cristo, "espiritualiza" a Lei convertendo-a, assim, em caminho aberto a todos.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Uso de bondade?
- Peço a Jesus que acima de tudo cure os males de meu coração?
- Sou perseverante em minhas orações?
- Não corro o risco de apenas pedir?
- Peço o que realmente é para meu bem?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Marcos 7,24-30 - Em Cristo todos são um , todos são filhos de Deus
Preparo-me para a Leitura,
 rezando com todos os internautas,
ao Espírito: 
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto. Leio atentamente na minha Bíblia: Marcos 7,24-30 
Naquele tempo:
Jesus saiu dali
e foi para a região de Tiro e Sidônia.
Entrou numa casa
e não queria que ninguém soubesse onde ele estava.
Mas não conseguiu ficar escondido.
Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro,
ouviu falar de Jesus.
Foi até ele e caiu a seus pés.
A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria.
Ela suplicou a Jesus
que expulsasse de sua filha o demônio.
Jesus disse:
'Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados,
porque não está certo tirar o pão dos filhos
e jogá-lo aos cachorrinhos.'
A mulher respondeu: 'É verdade, Senhor;
mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa,
comem as migalhas que as crianças deixam cair.'
Então Jesus disse:
'Por causa do que acabas de dizer,
podes voltar para casa.
O demônio já saiu de tua filha.'
Ela voltou para casa
e encontrou sua filha deitada na cama,
pois o demônio já havia saído dela.
REFLETINDO
Na época de Jesus, no mundo judaico, a sociedade vivia numa hierarquia em que primeiro estavam os filhos de Israel, os herdeiros da promessa, da benção e da atenção de Deus. Deste modo quem não pertencia a este povo deveria esperar que primeiro os filhos de Israel recebessem sua atenção, e muitas vezes nem eram considerados dignos das graças de Deus.
A mulher sírio-fenícia, ouve falar que Jesus estava naquela região. Ela acredita que Jesus é quem tem o poder de libertar sua filha do demônio que a atormentava.Cheia de coragem a mulher  entra na casa onde Jesus estava e em atitude de humildade, reverência e súplica, atira-se aos pés dele. Ela pedia  insistentemente que expelisse o demônio que atormentava sua filha. A resposta de Jesus à mulher, a princípio nos intriga, quando lhe diz: “Deixa primeiro que os filhos se saciem; pois não fica bem tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos” (Mc 7,27).

Sob  inspiração de Deus, responde com firmeza a Jesus: “Senhor, também os cachorrinhos, debaixo da mesa comem as migalhas que os filhos deixam cair” (Mc 7,28). Esta resposta faz com que a vontade de Deus seja entendida, por Jesus e posteriormente pelas comunidades cristãs, que  a ação de Deus já não é mais destinada como primazia para os que se consideram como filhos, mas que todos igualmente são convidados e dignos de partilhar o mesmo pão e das graças de Deus, na mesma hora e juntos na mesma mesa.

A fala e luta da sírio-fenícia é de quem sofre todas as discriminações da época: por ser mulher e estrangeira. No seu argumento ela diz a Jesus que muitas vezes os filhos não sabem dar valor ao pão que lhes é oferecido e que o desperdiçam, e, mesmo sendo em migalhas, em pequeninas porções desperdiçadas, os excluídos, os famintos do pão e da graça de Deus, fazem com elas um banquete. Para eles as migalhas são muito bem aproveitadas e por isso está na hora de serem convidados também a participar da mesa do banquete das graças de Deus.

É o Espírito da Verdade que faz a mulher sírio-fenícia compreender que esta situação de discriminação, não é a vontade de Deus, pois os filhos de Israel também assim foram tratados, quando no Egito estavam sendo excluídos e oprimidos. Ela em sua argumentação pela recuperação de sua filha, quer dizer que todos os seres humanos foram criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1,27) e que segundo Paulo, em Cristo todos são um (Gl 3,28), portanto todos são filhos e dignos de estarem juntos à mesma mesa.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje?
Qual lugar Deus ocupa na minha vida? Meu coração está próximo de Deus? Onde está Deus? Se não estiver no 1º lugar, e presente em todos os outros momentos, alguma coisa está errada e deve ser revista.
MEDITANDO
Os bispos, em Aparecida, recordaram:
"No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22)
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo
com a oração:
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para reconhecer Jesus Cristo como Senhor da minha vida.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.