segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Convertei-vos e crede no Evangelho! - (Mc 1,14-20)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 11 DE JANEIRO de 2021 (segunda-feira) 011º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO É A LEI QUE PRECISA SER FORTE, É A CARNE QUE NÃO PODE SER FRACA.

(Roberto Campos)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS 

DIA DO OBRIGADO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) EM BAGÉ-RS 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barrolândia (TocantinsMaraial (PernambucoVárzea (Paraíba

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Dr. RAUL ROSSI (Clinica Alameda – São Paulo/SP) LUIS ALBERTOZEINE (Lions Clube de Vera Cruz /SP) CARMEMLIGIA DIAS VALIM (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) SANDRA REGINA  MOURA MAIA LOURENÇO (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) EDILENE DE OLIVEIRA CAMARGO (Lions Clube de Herculândia /SP) ANDREA GEOVANA P. HOFFMANN (DLD5-Lions Clube de Canoinhas /SC) FERNANDO PEREIRA RAMOS (Garça /SP) ROSANA M G BERTOLIN (Birigui /SP) PAULA RENATA BONACIO MANFRIM (Garça/SP) PAULO RENATO BONACIO (Pitangueiras /SPSILVIA CRISTINA O. VASCONCELLOS CARDOSO (Lins /SP) MURILO GOUVEIA SERRA (filho Cassia/Fabricio-Garça/SP /SP

 

 Santo do Dia 

SÃO VITAL DE GAZA 

■ SÃO TEODÓSIO 

■ SÃO HIGINO 

■ SÃO TOMÁS DE CORI 

■ SÃO PAULINO II DE AQUILEIA

■ SÃO PEDRO DE CESAREIA 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

É necessário que ele cresça, e eu diminua – Jo 3,22-30

Na liturgia diária de hoje lemos no testemunho de João Batista, encontraremos a alegria com a Boa Nova trazida e vivenciada em Jesus, o Cristo.

 

- Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Jesus Cristo é o centro para o qual convergem todo o universo e também nossa caminhada, neste início do Tempo Comum. Peçamos ao Senhor a graça de segui-lo com uma vida que lhe seja agradável.

– Oração 

 

PAI, TORNA-ME SOLÍCITO EM ATENDER O CONVITE À CONVERSÃO, PROCLAMADO POR JESUS. QUE EU NÃO PERCA A CHANCE QUE ME É DADA DE ADERIR, COM SINCERIDADE, AO TEU REINO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de janeiro de 2021 2ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus, o esplendor da glória do Pai, inaugura o Reinno dos céus e convida colaboradores para comunicar ao mundo o Evangelho de Deus. 

 

1ª Leitura (Hb 1,1-6) – Deus falou-nos por meio do Filho.  Início da Carta aos Hebreus:

 

1Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus outrora aos nossos pais pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho”? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”-

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 96(97)

Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

 

– 11 de janeiro de 2021 2ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Convertei-vos e crede no Evangelho! - (Mc 1,14-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Convertei-vos e crede no Evangelho, / pois o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai, Zebedeu, na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A graça de Deus faz a diferença em nossa vida”

“Jesus lhes disse: ‘Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens’” 

 (Marcos 1,17)

O Mestre Jesus está anunciando a nós o Reino dos Céus, pregando o Evangelho da Salvação e nos dizendo que o Reino de Deus está próximo. É preciso se converter a ele, é preciso acreditar no Evangelho.

 

Sabe, o Mestre também vai passando à beira mar e vai chamando os Seus seguidores; chamou Simão e André, chamou depois os filhos de Zebedeu, Tiago e João. Que memorável o Evangelho nos relembrar o dia do chamado desses homens tão importantes na missão do Evangelho, mas que importante foi para eles serem chamados pelo Senhor!

 

Tenho certeza que um dia também Jesus chamou você. Um dia ele me chamou para ser seu discípulo e seguidor. É claro, eu venho de uma família cristã e católica, mas há um momento na vida onde paramos e a graça de Deus faz uma diferença na nossa vida.

 

Tenho certeza que você teve o momento da graça, o momento em que você foi olhado por Jesus e olhou para Ele e disse: “Eu sou, vou ser e quero ser seguidor do Senhor”, se esse momento não aconteceu, deixe ele acontecer porque já faz tempo que o Senhor está andando no meio de nós e nos chamando para segui-Lo, para darmos a nossa vida pelo Reino.

 

“Não se esqueça que essa graça precisa ser revitalizada, revigorada a cada dia na nossa vida”

 

Uma vez que você decidiu, uma vez que já segue Jesus, faça memória do Seu seguimento, faça memória do dia que o Senhor te chamou, dos dias que Deus se manifestou na sua vida. Você conversava com Jesus e Ele com você e o amor d’Ele ardia no seu coração.

 

O homem que você se tornou, a mulher que você se tornou, foi pela graça de Deus, mas não se esqueça do primeiro amor, do primeiro chamado. Não se esqueça de que essa graça precisa ser revitalizada, revigorada a cada dia na nossa vida para que você não se perca no discipulado, no seguimento, para que não viva na vida sem se lembrar e se recordar a cada dia que o Senhor te chamou para ser pescador de homens.

 

Sei que temos os nossos trabalhos, você tem a sua missão na sua casa, na sua família, mas nos esquecemos que precisamos resgatar homens para levar até Jesus, como Ele um dia nos resgatou.

 

Como estamos vivendo a nossa missão, o nosso chamado, a nossa responsabilidade? Como estamos anunciando e jogando as redes para que homens e mulheres conheçam a graça de Deus?

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Consciente de sua missão e livre para movimentar-se, João Batista preparou, com total dedicação, a chegada do Messias. Lançado na prisão, sai de cena: “É preciso que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Jesus irrompe na vida pública, pronto para fazer a vontade do Pai: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” (Jo 4,34). Afirma que o Reino de Deus já se encontra presente, ao alcance de todos, e propõe mudança radical: converter-se e acreditar no Evangelho. Ciente de que a tarefa é árdua, Jesus lança mão de colaboradores e os busca onde vivem e trabalham. E os convida a deixar o serviço e a família. Há, doravante, uma nova família a formar, a família de Deus. Para isso se requer a entrega total da própria vida.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, pregador do “Evangelho de Deus”, percorres a Galileia anunciando a chegada do teu Reino. Ao buscares colaboradores, desinstalas duas famílias e chamas os irmãos Pedro e André e os fi lhos de Zebedeu, Tiago e João. Eles deixam a segurança do trabalho e da casa e partem contigo. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,14-20 - Jesus começa a formar sua equipe de evangelizadores



Oração Inicial

- A nós, na Casa Comum, centrados no pilar da Palavra, 

a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Jesus Mestre,

sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida:

transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto Mc 1,14-20

 

Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galileia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia:

- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.

Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:

- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.

Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.

Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos. Eram Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco deles, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e eles deixaram Zebedeu, o seu pai, e os empregados no barco e foram com ele.

 

Refletindo

Jesus inicia seu ministério na Galileia. Anuncia o Reino. E resume seu Projeto em conversão - "arrependam-se" -, e na fé no Evangelho. Começa a formar sua equipe de evangelização. Chama os primeiros apóstolos: Pedro, André, Tiago e João. Como eram pescadores de profissão, ele os chama a serem pescadores de gente.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?

Refletimos: o que o texto nos diz no momento? O nosso Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?

 

Meditando

Mais uma vez nos falam os bispos que estiveram reunidos na Conferência de Aparecida: "O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser d'Ele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas. (DAp 131).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos pelas vocações, com o papa Bento:

Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos,

numerosas e santas vocações ao sacerdócio,

que mantenham viva a fé e

conservem a grata memória do vosso Filho Jesus

pela pregação da sua palavra e

pela administração dos sacramentos

com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.

Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos,

as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo

para que cumpram fielmente a

sua missão no serviço do Evangelho.

Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

(Papa Bento XVI)

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, como discípulo/a e missionário/a de Jesus Cristo.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.