segunda-feira, 23 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. - (Lc 8,16-18)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 23 DE SETEMBRO de 2019 (segunda-feira) 266º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ NÃO PODE MUDAR SEU DESTINO, MUDE SUA ATITUDE.
                                                                                                                                                     (Amy Tan)                


 Datas Comemorativas 
DIA DO SOLDADOR
DIA DO SORVETE
DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES, MENINAS E MENINOS
DIA INTERNACIONAL DA ÉTICA NA MÍDIA
DIA NACIONAL DOS AGENTES DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO
DIA NACIONAL  DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL TÉCNICO
DIA DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Serra Negra (São Paulo) Ferros - Mendes Pimentel - Três Corações (Minas Gerais) Siqueira Campos (Paraná) Juara - Várzea Grande (Mato Grosso) Romelândia - São Bento do Sul - Timbé do Sul (Santa Catarina)Óbidos (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARLOSBETOROBERTO DE ARAUJO (meu primo–TELCAR Brasília/DF ) APARECIDA DEUSA M. ASAOKA (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) Fabio Cesar Raniel (Mini Shopping Garça/SP) EUNICE MARANGUELI MARIA ALVES  (Lions Clube de Lucélia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALESSANDRA ZAGATTE M. MAZETTO e RONY C. MAZETTOó2006ó11 ANOS (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) WENICE ALVES MOREIRA MUNHOZ DE LIMA e MARCO ANTONIO MUNHOZ DE LIMAó1988ó29 ANOS (Garça /SP) MAIRA OLIVEIRA DOS SANTOS e VALNEI JOSÉ DOS SANTOSó2005ó13 ANOS (Lions Clube de Valparaíso/SP)SONIA M. CAPPELIN AMARAL e ROBERTO DA SILVA AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)


 Santo do Dia 
São pio de pietrelcina
Francisco Forgione (Itália, 1887-1968), o padre Pio, foi herdeiro espiritual de Francisco de Assis e o primeiro sacerdotes a ter impressos no corpo os estigmas da crucifixão. Emprenhou-se pela evangelização e pelo cuidado dos enfermos do corpo e da alma, a quem trouxe cura espiritual e renovação espiritual.
santa tecla
SÃO lino
emilia tavernier gamelin

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Francisco Forgione nasceu na Itália em 1887 e lá faleceu em 1968. Mais conhecido como padre Pio, foi herdeiro espiritual de são Francisco de Assis e o primeiro presbítero a ter impressos no corpo os estigmas da crucifixão. Empenhou-se pela evangelização e pelo cuidado dos enfermos, a quem trouxe cura corporal e renovação espiritual. Celebrando sua memória, peçamos ao Senhor a cura de nossas enfermidades do corpo e da alma. 
– Oração 
ESPÍRITO DE DETERMINAÇÃO, AFASTA DE MIM TODA TENTAÇÃO DE ACOMODAR-ME, POUCO ME EMPENHANDO EM VIVENCIAR O QUE O REINO EXIGE DE MIM.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que enriquecestes são Pio de Pietrelcina com o espírito de verdade e de amor para apascentar o vosso povo, concedei-nos, celebrando sua festa, seguir sempre mais o seu exemplo, sustentados por sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Segunda-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum 23 de setembro de 2019 SÃO PIO DE PIETRELCINA
Formamos o povo de Deus doando-nos para a edificação da comunidade e sendo como lâmpada no candeeiro, a qual ilumina os caminhos e clareia a escuridão.

1ª Leitura - (Esdras 1,1-6) - Quem, dentre vós todos, pertence ao povo de Deus suba a Jerusalém e construa o templo do Senhor. – Leitura do Início do livro de Esdras:

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  125 (126)
Maravilhas fez conosco o Senhor,!

Evangelho do dia
Segunda-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum 23 de setembro de 2019 SÃO PIO DE PIETRELCINA
Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. - (Lc 8,16-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vós sois a luz do mundo; / brilhe a todos vossa luz. / Vendo eles vossas obras, / deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa será dado ainda mais; e àquele que não tem será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O mundo precisa da luz de Cristo”
 “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”
(Lucas 8,16).
Deus fez de cada um de nós uma lâmpada, porque Ele é a luz, e a luz veio ao mundo. Essa luz é Jesus.
A luz de Jesus em nós, acesa pela graça do batismo, transformou-nos numa lâmpada. E para que serve uma lâmpada? Para iluminar.
Estou anunciando a Palavra de Deus, mas as lâmpadas estão me iluminando para que não fique no escuro.
Quanta escuridão na vida, no mundo, na alma e no coração! Onde estão as lâmpadas de Deus? Onde estão as lamparinas para iluminar a escuridão deste mundo?
O problema é que muitas lâmpadas estão apagadas, ofuscadas, muitas lâmpadas estão se escondendo nos escritórios, debaixo das mesas, debaixo das camas. Muitas lâmpadas estão nas redes sociais, levando mais escuridão e trevas do que a luz de Deus.
Onde estão as lâmpadas do Reino de Deus? Essa lâmpada sou eu, você, e deve ser cada um de nós. Lâmpadas acesas, resplandecentes, levando a graça do Reino de Deus.
“Há muitas pessoas desanimadas, tristes, cansadas, precisando da luz da graça.”
O fato é que uma luz apagada apaga outra lâmpada, e uma lâmpada apagada não acende outra lâmpada.
Precisamos acender a lâmpada com a chama da fé em Cristo Jesus, precisamos estar conectados n’Ele para que essa chama esteja cada vez mais viva, vibrante, e não deixar que esse mundo esteja na escuridão.
Onde quer que nós estejamos, precisamos ser a lâmpada acesa de Cristo pelo testemunho, pela alegria, pela vivacidade, pela dinamicidade, pelo entusiasmo, pelo encorajamento que devemos levar uns aos outros. O nosso sorriso, a nossa face, aquilo que somos deve manifestar que Cristo Jesus está em nós.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Que e la "Doutrina social da Igreja"?
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, recordamos que Jesus Cristo se apresentou como "luz do mundo".É tarefa da "Doutrina social da Igreja" projetar esta luz sobre o mundo, impregnando de um modo efetivo os corações dos homens e as estruturas terrenais. Este ensinamento social da Igreja é "caritas in veritate in re sociali", anúncio da verdade do amor de Cristo na sociedade.

Tal doutrina é serviço da caridade, mas na verdade. O desenvolvimento, o bem-estar social, uma solução adequada dos graves problemas socioeconômicos que afligem à humanidade, necessitam desta verdade. A fé cristã se ocupa do desenvolvimento, não apoiando-se em privilégios ou posições de poder, mas só em Cristo, ao qual deve remeter-se toda vocação autêntica ao desenvolvimento humano integral. O Evangelho é um elemento fundamental do desenvolvimento porque, nele, Jesus Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem.

—Senhor, precisamente porque tu pronuncias o "sim" maior ao homem, eu não posso deixar de abrir-me à vocação divina para realizar-me.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os discípulos receberam a explicação da parábola do semeador e foram iluminados.
Não devem guardar para si o tesouro precioso dos ensinamentos do Mestre; ao contrário, devem ser luz para o mundo.
A Palavra de Deus, de fato, tem cunho universal: não é exclusividade de grupos fechados. Sendo Palavra que liberta, não pode ficar oculta ou abafada: “A Palavra de Deus não está algemada” (2Tm 2,9). Em outra passagem, Jesus disse: “O que vocês disserem no quarto, ao pé do ouvido, será proclamado sobre os telhados”. A nós, que também somos seus discípulos, Jesus recomenda abertura de coração para acolhermos sua mensagem em medida generosa. Quanto mais a pessoa se abre para Deus sem cálculos, tanto mais Deus se lhe manifesta. Se a pessoa é mesquinha e se retrai, mesmo assim Deus não se retira nem deixa de se comunicar.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 8,16-18 - PARA QUE TODOS VEJAM A LUZ, SOMOS COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA
 Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram com a Palavra neste instante e, aqui neste espaço, pessoas do mundo inteiro, do Brasil, do Canadá, da Índia, do Japão, de Portugal, da Rússia, da Noruega, da Itália, dos Estados Unidos, da África, das Filipinas, e de muitos outros lugares.
Fazemos, em torno da Palavra, nossa grande Luz, uma comunidade eclesial missionária, na unidade, como pedia Jesus que fizéssemos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que a Palavra diz?

Invocamos a Santíssima Trindade com breve oração:

Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.

Lemos atentamente, o texto da Palavra do dia: Lc 8,16-18.
Jesus continuou:
- Ninguém acende uma lamparina e depois a coloca debaixo de um cesto ou de uma cama. Pelo contrário, a lamparina é colocada no lugar próprio para que todos os que entram vejam a luz. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido e revelado.
- Portanto, tomem cuidado e vejam como vocês ouvem. Porque quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o que pensa que tem será tirado dele.

Refletindo
Fazemos um instante de silêncio e recordamos o que lemos. Neste texto aparecem os verbos: "acender", "ver", "colocar". São relacionados à lamparina. A Palavra de Deus, é uma lamparina que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que a Palavra diz para nós? Que alimento recebo da Palavra?

Os bispos, em Aparecida, disseram: "Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo". São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja" (DAp 209).

Meditando
Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa  vida. Também nós somos luz. Somos filhos da luz, comunicadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. Somos comunidade eclesial missionária, Não podemos esconder nossa luz "debaixo da cama ou da mesa". O bem-aventurado Alberione entendeu muito bem esta missão, quando em oração diante do Santíssimo Sacramento, ouviu: "Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês". Na Eucaristia e nos sacramentos está a  fonte de luz. Noutro momento, Alberione, ouviu: "Dou-lhes a minha luz. E me servirei de vocês para iluminar". Somos comunidade eclesial missionária.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Em sintonia com o coração de Jesus, rezamos o Salmo 125(126)

Maravilhas fez conosco o Senhor!

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; / encheu-se de sorriso nossa boca, / nossos lábios, de canções. – R.

Entre os gentios se dizia: “Maravilhas / fez com eles o Senhor!” / Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria! – R.

Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. / Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria. – R.

Chorando de tristeza, sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria, voltarão, / carregando os seus feixes! – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - A ação Missionária em estado permanente
Qual o novo olhar que a Palavra despertou em nós?
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e
"Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14). Passemos o dia vendo com a luz de Deus, as pessoas, a família, o trabalho, os estudos, todas situações, o mundo, e sobretudo, as pessoas com as quais nos relacionamos mais de perto. Somos comunidade em missão permanente.
Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.