domingo, 26 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■– "O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.” - (Jo 9,1-41)


O cego foi, lavou-se e voltou enxergando
ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 26 DE MARÇO DE 2017 (domingo) 85º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!


Pensamento do Dia
A FELICIDADE E A SAÚDE SÃO INCOMPATÍVEIS COM A OCIOSIDADE.
(Aristóteles)


Datas Comemorativas
–■ DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO INDUSTRIAL MADEIREIRO
DIA DO CACAU (CHOCOLATE)  
DIA DO MERCOSUL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barueri - Ipuã - Poá - Riolândia – Santo Antônio do Jardim - Terra Roxa (São Paulo) Santa Rita de Cássia - Itaberaba (Bahia) Santa Luzia (Maranhão) Reserva (Paraná) Itabaiana (Paraíba) Boa Vista do Sul - Porto Alegre (Rio Grande do Sul)Campo Redondo - Francisco Dantas - Galinhos - Jaçanã - Paraná -  Vera Cruz (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARA AMÉLIA ANGELO CAZZARO MENINI (Lions Clube de Pompéia Cidade Coração /SP)VIVIANE MIRANDA (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP) MARIA THERESA RICCI SARTORI (Garça /SP)JULIA SARTORI DO COUTO (Garça /SP) JOSÉ CARLOS ZAGATI (Garça /SP) ■–
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA CATARINA BENETTI e CLOVIS DE CARVALHO (Lions Clube de Bauru Bela vista /SP)

Santo do Dia
são BRAULIO
são LUDGERIO
SANTA LUCIA FELIPPINI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Filhos e filhas da luz, neste domingo vamos adorar o Senhor e celebrar a eucaristia, que ilumina nossa vida e afasta as trevas que querem nos envolver. Somos hoje convidados a viver a alegria de nos deixarmos conduzir por Jesus: ele cura nossa cegueira e nos permite ver e julgar as realidades do mundo com os olhos da fé.
Oração
PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE EU RECONHEÇA JESUS COMO TEU MESSIAS SALVADOR. LIVRA-ME DA CEGUEIRA PROVOCADA POR FALSOS RACIOCÍNIOS, MESMO COM ROUPAGEM RELIGIOSA.
DIREITOS RESERVADOS - ESSA ORAÇÃO FOI RETIRADA DO LINK: HTTP://LITURGIA.CATEQUISAR.COM.BR/

Oração do dia
Ó Deus, que, por vosso Filho, realizais de modo admirável, a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Domingo 26/03/2017 – 4º Domingo da Quaresma
Busquemos a compreensão que nos vem da palavra de Deus, para não sermos enganados pelas aparências. Ela guia nossos caminhos, ilumina nosso olhar e nos torna despertos para tudo o que agrada ao Senhor.


1ª Leitura (1Sm 16,1b.6-7.10-13a) "Davi é ungido rei de Israel. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:
Pistas para a reflexão: Deus não age segundo critérios humanos: ele vê o coração das pessoas, além das aparências.

Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1bEnche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. 6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo “Certamente é este o ungido do Senhor!”
7Mas o Senhor disse-lhe: Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.
10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?”
Jessé respondeu: Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”.
12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!”
13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 22 (23)
O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.


2ª Leitura (Ef 5,8-14) "Levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Pistas para a reflexão: A partir do batismo, somos novas criaturas; por isso, nossos frutos devem ser de bondade, justiça e verdade.

Irmãos: 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo.
13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo 26/03/2017 – 4º Domingo da Quaresma
"O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. - (Jo  9,1-41)
Pistas para a reflexão: O encontro com Jesus, luz da humanidader, transforma nossa, vida de trevas em vida iluminada.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Louvor e honra a vós, Senhor Jesus.
Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor! (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
CRISTO É A LUZ
EU SOU A LUZ DO MUNDO.
Tanto no Advento como na Quaresma temos um domingo chamado domingo da alegria. Nele vemos os primeiros clarões da festa alegre que se aproxima. Temos assim o quarto domingo chamado ‘Laetare’ (alegrai-vos!) que nos indica a proximidade da festa da Páscoa. Somos convidados a “correr ao encontro das festas que se aproximam cheios de fervor e exultando de fé” (oração). Desponta o sol no horizonte e as cores inundam o céu na alegria de um novo dia. Continuamos a temática batismal. No ritual do batismo de adultos estamos na terceira etapa. Jesus faz um milagre que é assumido como símbolo do batismo. É a Iluminação. Aquele que se prepara para o batismo é iluminado por Cristo que é a Luz. Notamos que o cego não pede para ser curado, pois não conhece Jesus. A fé é gratuita. A iluminação leva ao ato de fé. Jesus fez lama com saliva e barro e passou nos olhos dele mandando se lavar na fonte chamada Siloé, que quer dizer enviado. Ele é o Enviado de Deus que lava os olhos para que veja pela fé. Antes de curar o cego, Jesus se declara luz do mundo (Jo 9,8). A cura do cego simboliza que a cegueira que impede acreditar em Jesus pode ser curada acolhendo Jesus como enviado do Pai: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). O fechamento vem da auto-suficiência. Jesus afirma: “Eu vim ao mundo para que os que não enxergam vejam e os que vêem se tornem cegos” (Jo 9,39). Afirmando que vê, sendo cego – não iluminado por Cristo, permanece no pecado que é a cegueira.
AGORA SOIS LUZ NO SENHOR
Ao sermos batizados somos iluminados e nos tornamos “luz no Senhor” (Ef 5,8). Essa iluminação torna-se um modo de vida: “Vivei como filhos da Luz” (8). A luz tem seus frutos: bondade, justiça, verdade (Ef 5,9), e não associar-se às obras das trevas (11). No caminho batismal, recebemos a água viva (vimos domingo passado); Cristo é a vida nova (veremos domingo que vem). Vivei como filhos da luz ensina S. Paulo. A Quaresma, sendo memória de nosso batismo, conduz-nos à renovação de nossa vida de fé. Nossa luz deve resplandecer. O batismo não é um rito que celebramos, mas uma vida que iniciamos. É um novo nascimento. Lavados e purificados pela água, somos iluminados pela graça salvadora que nos faz ver as dimensões da vida nova na novidade de Cristo. Lemos aqui o salmo 22. Ele é o Pastor que nos conduz. Leva às águas, dá alimento e repouso. Ele guia por caminhos seguros, mesmo que se passe pelo vale tenebroso. Essa é a alegria que a fé: “Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida” (Sl 22).
DEUS VÊ O CORAÇÃO.
Jesus é o Ungido de Deus. Davi foi ungido por Samuel para ser rei no lugar de Saul. É escolhido entre os filhos de Isaí. Não foi nem a estatura nem a bela aparência que impressionaram a Deus nessa escolha. “O homem vê as aparências, Deus vê o coração” (1Sm 16,7). Davi era jovem e de belos olhos. Ele se torna o ungido do Senhor. Assim também o Senhor vê nosso coração e nos unge para uma missão de ser luz, para que vivamos como filhos da Luz. São Leão Magno diz aos batizados: “Cristão, reconhece tua dignidade”. Na Eucaristia, pela Palavra e pelo Pão da Vida somos iluminados para ser luz de Cristo no mundo. O cego foi ungido por Jesus com a lama feita de pó e saliva. Ao ser lavado na piscina de Siloé, que significa Enviado, voltou enxergando. Cristo é a água que lava e purifica para que veja com clareza e professe a fé em Jesus: “Eu creio, Senhor” (Jo 9,38).
LAVANDO COM BARRO
            Muitos gostam de banho de lama. É muito bom para a pele. Até os animais apreciam. Mas depois do barro, tem que se lavar bem. Jesus cura o cego com lama feita de saliva e terra. A saliva tem ricos significados. Era considerada como semente da palavra. Tem poderes curativos e de destruição. O beijo está ligado à saliva num sentido de vida que é comunicada.
Jesus, ao curar o cego com a lama da saliva dando-lhe a visão, indica que o dom da fé ilumina os olhos. Éreis trevas, agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz, diz Paulo. Convida: “Não vos associeis às obras das trevas” (Ef 5,8-14).
            Lavado nas águas, o cego tem a luz. No batismo somos iluminados. A fé nos faz ver a Luz. Jesus diz que somos luz do mundo: “Brilhe vossa luz diante dos homens, para que, vendo vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,14.16).
Davi foi ungido com óleo como escolhido de Deus. É uma iluminação.
1 - Domingo da alegria que anuncia a Páscoa. Curando o cego Jesus nos mostra que é luz. Quem acolhe Cristo é iluminado.
2 - Ser iluminado é viver com a luz de Cristo em todas as obras.
3 - Jesus unge o cego com barro feito de saliva e pó. Davi é ungido rei para o povo. A unção ilumina para que se veja e se professe a fé.
Leituras: 1Samuel  16,1b.6-7.10-13ª; Salmo 22/Ef 5,8-14/Jo 9,1-41

REFLEXÃO A luz da fé: “Creio, Senhor”
Direitos reservados e Redação: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus cura um homem cego de nascença. A pergunta que o Senhor Jesus dirige àquele que tinha sido cego constitui o ápice da narração: “Tu crês no Filho do Homem?”. Aquele homem reconhece o sinal realizado por Jesus e passa da luz dos olhos para a luz da fé: “Creio Senhor”.
Deve ser evidenciado como uma pessoa simples e sincera, de modo gradual, realiza um caminho de fé: num primeiro momento encontra Jesus como um “homem” entre os outros, depois o considera um “profeta”, por fim os seus olhos abrem-se e proclama-o “Senhor”. Em oposição à fé do cego curado está o endurecimento do coração dos fariseus que não querem aceitar o milagre, porque rejeitam em acolher Jesus como o Messias.
—E nós, que atitude assumimos diante de Jesus? Também nós, por causa do pecado de Adão nascemos “cegos”, mas na pia baptismal fomos iluminados pela graça de Cristo. O pecado tinha ferido a humanidade, mas em Cristo resplandece a novidade da vida e a meta à qual somos chamados.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você procura notar a presença e manifestação de Deus em tudo?
 - Nosso dia de repouso é o domingo. Como você vive este dia?
 - Aproveite a oportunidade para renovar sua fé em Jesus Cristo.
- Você pode dizer que faz sua parte para aliviar os sofrimentos do próximo?
- Temos muitos sacramentais que a Igreja nos oferece. Cite um que lhe é muito caro.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
4º Domingo da Quaresma.
Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós neste tempo especial da quaresma.
Rezemos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?
“Estar numa multidão e não ser visto é uma das experiências mais solitárias do ser humano. Em nossas grandes cidades é assim mesmo. Ninguém se importa com o outro, com seus dramas, suas necessidades, dores e sofrimentos. Não temos tempo para perceber ninguém que não nos interessa. No texto de hoje, Jesus viu o cego de nascença. Ninguém é multidão para Jesus porque ele nos vê em nossas individualidades. Jesus se importa com cada ser humano. A pior cegueira é aquela em que se deixa de enxergar o sentido real da vida. Quem tem Jesus como a luz dos olhos, sai das trevas do pecado e da escuridão que entorpece a razão. Hoje, temos muita gente cega com olhos saudáveis.”(Frei Mário Sérgio Souza, Viver a Palavra no dia a dia 2017, Paulinas).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje? Qual é o caminho que a Palavra me convida a seguir? Quais realidades me impedem de ter os olhos abertos para enxergar a beleza da vida? De quais cegueiras Jesus quer me curar?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Entregue ao Senhor os apelos que surgiram em seu coração. Peça a graça de ser curado das cegueiras que o afligem. Recorde de pessoas que vivem na escuridão da fé e as entregue ao Senhor.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Procure no dia de hoje, iluminado pela Palavra de Deus, iluminar de alguma maneira a vida de alguém.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.