quarta-feira, 3 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Mulher, grande é a tua fé! – (Mt 15,21-28)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 03 DE AGOSTO de 2022 (quarta-feira) 214º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AO LONGO DA TUA VIDA TEM CUIDADO PARA NÃO JULGARES AS PESSOAS PELAS APARÊNCIAS.

(Jean de La Fontaine)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO SKATE

 DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA

 DIA DO ATIRADOR ESPORTIVO

 DIA DO TINTUREIRO

 DIA DO CAPOEIRISTA

 DIA DO FIM DA CENSURA NO BRASIL

 DIA DO QUADRO DE ENGENHEIROS MILITARES

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO NÍGER

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Araripe (Ceará) Nerópolis (Goiás) Ibirapitanga- Potiraguá  (Bahia) Cassilândia (Mato Grosso do Sul) Guiratinga (Mato Grosso) Serra Negra do Norte (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ LUIZ TINO (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)MARIUVA ABASCAL SHIGUIHARA (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)JOSÉ APARECIDO SARAUZA (Garça /SP)ISABEL MALISSE BRESCHI (Ouro Verde /SP)CARLOS MARTINS (São Paulo /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA LIDIA DA GRÉCIA

■ SANTO ESTEVÃO

■ SANTO EUFRÔNIO

■ SANTO ASPRENATE

■ SÃO NICODEMOS

■ SÃO MARTINHO DA ITÁLIA

■ SÃO PEDRO DA ITÁLIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O evangelho não encontra boa acolhida entre os seus, mas encontra aceitação no estrangeiro. Lá onde Jesus é aceito, a libertação acontece:- Senhor, socorre-me! – Mt 15,21-28

 

Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor anuncia a seu povo um tempo de reconstrução, de paz e alegria. Para quem crê em Deus não há lugar para desespero. Ele está conosco e cuida de nós “qual pastor a seu rebanho”.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, TIRA DE MIM TODO PRECONCEITO QUE ME IMPEDE DE ACEITAR QUE MUITAS PESSOAS MARGINALIZADAS POSSAM TER UMA FÉ VERDADEIRA EM TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Manifestai, Ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de junho de 2022 quarta-feira da 18ª Semana Tempo Comum   

 

– Liturgia da Palavra 

Ouçamos a Palavra que nos revela que os obstáculos da caminhada podem se tornar ocasião para purificar nossa fé no poder de Deus.

 

 

1ª Leitura (Jr 31,1-7) – Amei-te com amor eterno.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1“Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo”. 2Isto diz o Senhor: “Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso”. 3O Senhor apareceu-me de longe: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia. 4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes. 5Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria; os cultivadores hão de plantar e também colher. 6Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: ‘Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus’. 7Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel'”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Jr 31,10-13

 

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

 

 

– 03 de junho de 2022 quarta-feira da 18ª Semana Tempo Comum  

 

 – Evangelho do dia 

 

Mulher, grande é a tua fé!  (Mt 15,21-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então, seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E, desde aquele momento, sua filha ficou curada

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

03/08/22 18ª QUARTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 15,21-22.26-28: “Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananeia, vinda daquela região, pôs-se a gritar: - Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!... Jesus lhe disse: - Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos. A mulher insistiu: - É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! Diante disso, Jesus lhe disse: - Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres! E desde aquele momento sua filha ficou curada”.

 

Jesus, o seu povo, orgulhoso da sua fé em Deus, chamava os pagãos de cães.

Certamente, aquela mulher cananeia ouvira falar que o senhor tinha poder para expulsar as doenças, e mesmo  parecendo inconveniente diante dos seus discípulos, gritou para que socorresse sua filha.

Pouco lhe importava o que pensavam dela, ou que sua gente fosse chamada de cães, porque o que lhe interessava era a cura da sua filha.

 Assim, quando o senhor percebeu que o seu amor pela filha era maior do que tudo, mesmo à custa da humilhação de comer apenas as migalhas das mesas do povo eleito, o senhor proclamou a todos a grandeza da fé daquela cananeia, e atendeu ao seu pedido.

Seus discípulos ficavam admirados e até escandalizados ao verem como o senhor dava atenção às mulheres, e as atendia, ainda que não pertencessem ao seu povo.

O senhor jamais fazia discriminação alguma, bastava que fosse alguém necessitado e que acreditasse de fato no senhor, e seria atendido.

Por isso, o cristianismo atraiu gente de todas as classes, de todas as culturas e de todos os povos, a começar dos mais empobrecidos e fragilizados.

O senhor é o ponto de encontro de todos que fazem do amor o valor maior, como caminho que une o divino ao humano.

A fé no senhor será sempre a fé no amor que acolhe sem preconceito, que se doa e serve, que perdoa e cura, que reconcilia e une.

 

Senhor, como seus discípulos antes de receberem o Espírito Santo, ainda são muitos os cristãos que fazem da fé uma razão para discriminar e rejeitar, assim como fizeram com o senhor. A narrativa da mulher cananeia nos ensina que sua proposta aos discípulos deveria levar a uma mudança radical no relacionamento social.

É o que nos tem pedido o nosso Papa Francisco, para que sejamos uma Igreja acolhedora, como um ‘hospital de campanha’ para todos os que necessitam curar suas feridas, refazer suas vidas e superar seus sofrimentos, ainda que sejam ‘cananeias’. 

 

Mãe Aparecida, diante da sua pequenina imagem passam milhares de pessoas, desde as mais fiéis na participação da Igreja até aquelas que vivem apenas da devoção pela senhora. A senhora as acolhe a todas com um olhar materno, e, por vezes, são as primeiras a receberem suas graças. Ajude-nos a imitar o seu exemplo e a estarmos sempre abertos e acolhedores a todas as pessoas de boa vontade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A fé não tem limites de nacionalidade, etnia, cor e classe social. A fé ultrapassa fronteiras. O testemunho da mulher cananeia é a expressão profunda do coração humano que tem sede da plenitude. Jesus é a plenitude, e ela o reconhece como “Senhor”. A humildade e a persistência da pagã revelam que ninguém deve ser impedido de possuir uma vida digna. O caminho para a fraternidade entre as pessoas é a humildade e a abertura ao diálogo. Agindo assim, não nos limitamos nas portas da prepotência, mas somos saciados pelo banquete da vida em plenitude.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 15,21-28 - Jesus vê o coração

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Mesmo as ‘migalhas’, quando elas proveem da mão de Deus serão graças preciosas para nós. Aproximemo-nos do Senhor com a confiança da mulher que busca apenas as migalhas que caem da mesa do Senhor e é agraciada por sua infinita bondade Jesus.

 

Imploremos a presença amorosa de Jesus com a fé da mulher pagã que grita pelo poder do Filho de Deus.

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho, o clamor da mulher cananeia é uma verdadeira profissão de fé. Ela reconhece Jesus como o Salvador. Entremos com profundidade no texto bíblico para que ele nos revele ao bondade do Senhor e nos leve ao seu encontro.

 

“Para o antigo povo de Deus, a Boa Notícia do Reino de Deus era para o povo judeu. O Messias veio para ele, o povo da promessa, da aliança. Não entendiam que a missão incluía os pagãos e abarcava o mundo todo. Esse foi um dos limites que Jesus e as primeiras comunidades enfrentaram. A salvação veio para todos. A história da mulher cananeia ajudou os discípulos a entender isso. A mulher pagã alcançou a cura de sua filha. Ela mesma implorou a Jesus essa graça, com grande humildade, porque sentiu de perto como aquela mentalidade excluía os pagãos, apelidados de cachorros. Jesus reconheceu a grande fé da mulher e abriu as portas para os pagãos. Todos podem se sentar à mesa de Deus, como filhos.”

 

2. Meditação (Caminho)

‘Mulher, grande é tua fé. Tua filha está curada!’. Para a novidade trazida por Jesus, não importa a nacionalidade; ele veio salvar a todos que professam sua fé nele. Ele é a misericórdia infinita.

Podemos nos chamar de cristãos quando fazemos ainda tantas discriminações? O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus?

 

3.Oração (Vida)

Entregue ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação.

Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor.

Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente o apelo que este Evangelho lhe fez hoje. “Mulher, grande é tua fé! Seja feito como tu queres!”

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.