terça-feira, 23 de abril de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!■–Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse. - (Jo 20,11-18)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL  PÁSCOA DO SENHOR  
 GARÇA/SP, 23 DE ABRIL DE 2019 (terça-feira) 113º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 Pensamento do Dia 
METADE DAS PESSOAS SÃO CONTRA TUDO O TEMPO TODO.
(Robert Kennedy)

 Datas Comemorativas 
■ Dia Mundial do Escoteiro
DIA MUNDIAL DO LIVRO e do DIREITO AUTORIAL
DIA NACIONAL DO CHORO (CHORINHOó ritmo musical)
DIA NACIONAL DO SERRALHEIRO
Dia Internacional de Combate à infecção
Dia do Médico Escritor
Dia do Clero Indígena
DIA DO INÍCIO DA SEMANA Mundial de ação pela Educação
DIA DO INÍCIO DA SEMANA Mundial da Imunização
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Candeal – Biritinga – Caravelas - Floresta Azul – Itagimirim - Teofilândia (Bahia) Matos Costa (Santa Catarina) Craíbas (Alagoas) Piraí do Sul (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ FELIPE BENTO DE SOUZA ( ano neto Marcia e Nilson-Garça/SP) JORGE ROSAS (Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ  Pe. JORGE RICARDO CINTRA DA SILVA (Mariópolis/SP) Pedro Luiz Tonon (Garça/SP)Francisco Carlos Miguel De Souza (Garça/SP) ZELITO SILVA (Garça/SP) ROBSON DE OLIVEIRA (Ilha Solteira /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: Irmã MARILDE INÊS GUARNIERI ó2005ó14 ANOS (CE da EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO-Setor Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO JORGE
SANTO ADALBERTO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Eclo 15,3s)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
“FELIZ PÁSCOA!”
■ Jesus ressuscitado nos dá o dom de seu Espírito e nos concede o perdão dos pecados. A graça de Deus venha sobre nós nesta liturgia e nos faça anunciadores da ressurreição de Cristo.
– Oração 
PAI, ENSINA-ME A TER UM RELACIONAMENTO CONVENIENTE COM O RESSUSCITADO, RECONHECENDO QUE ELE QUER FAZER DE MIM UMA TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhais o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 3ª-feira na Oitava da Páscoa – 23 de abril de 2019
Jesus crucificado foi constituído Senhor e Cristo pelo Pai. Quem encontra o Ressuscitado é chamado a não retê-lo para si, mas anuncia-lo aos irmãos e irmãs. 

1ª Leitura (At 2,36-41) – Convertei-vos; e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 32(33)
Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.


Evangelho do dia
– 3ª-feira na Oitava da Páscoa – 23 de abril de 2019
Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse. - (Jo 20,11-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Experimentemos a presença do Ressuscitado no meio de nós”
 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito
(João 20,18).
Maria chorava muito, porque Jesus era o Senhor da sua vida, Ele transformou a sua vida, Ele deu sentido para sua existência. Quando O mataram na cruz, levaram também a vida de Maria, porque a vida dela era o Senhor, por isso ela ia ao túmulo para cuidar do corpo d’Ele, pois no corpo d’Ele estava a razão de ela viver.
Quando ela chega ao túmulo e não O encontra, leva um susto! Os anjos perguntam: “Mulher, por que choras?”. Maria estava tão atônita, que imaginou que fosse o jardineiro: “Foste tu que levastes o meu Senhor? Diga-me onde O colocaste, para que eu possa buscá-Lo”. É o amor, a delicadeza e a ternura de um coração que foi transformado pela presença do Senhor.
Quando ela, de fato, viu que não era o jardineiro, mas era Jesus, imagine a alegria do coração dela! Imagine quanto o coração dela se envolveu de amor, o quanto o coração dela explodiu de emoção! Quando Jesus disse: “Não me retenhas, porque a hora de subir ainda não chegou, Maria, mas é preciso anunciar, dizer aos outros que eu estou vivo, é preciso anunciar aos corações que se dirijam à Galileia, para que eles também experimentem o Ressuscitado”.
Aquela que viu o Senhor é a mesma que vai anunciá-Lo para os outros. Precisamos ver o Senhor vivo e ressuscitado em tantos sinais da nossa vida. Ele está vivo na Eucaristia e na Palavra, Ele está vivo quando nos amamos, Ele está vivo no nosso processo de conversão e transformação. O Senhor está vivo em todas as famílias que são renovadas pelo Seu amor, pelos jovens que deixam os vícios e os males deste mundo para segui-Lo.
Precisamos ver o Senhor vivo e ressuscitado em tantos sinais da nossa vida.
Em cada situação, experimentamos a presença do Ressuscitado no meio de nós. Então, não basta O contemplarmos, não basta O vermos agindo, é preciso anunciar, é preciso proclamar aquilo que estamos vendo e testemunhando.
O mundo precisa saber que Jesus está vivo com todas as provas e evidências confirmadas de experiências que fazemos com Ele. Precisamos proclamar em alto e bom tom que Ele está vivo, porque as pessoas estão morrendo, porque o mundo está matando muitas pessoas e elas estão perdendo a esperança e o sentido de viver. Não podemos deixar isso acontecer, precisamos levar Aquele que dá a vida e dá sentido a ela.
Aquele que transformou Madalena, aquele que se transformou no Mestre dela, Ele é o nosso Mestre, é a razão da nossa vida. Se, por algum motivo, nossa vida está sem razão de viver, encontremo-nos com o Ressuscitado, Ele há de nos dar todas as razões para vivermos e levarmos a vida aos outros.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A oração
Direitos reservados: P. Ramón LOYOLA Paternina LC
(Barcelona, Espanha)
Hoje, também Deus quer que nos aconteça o mesmo que a Maria Madalena. Ela anela a Cristo. É o seu único interesse. O demais não interessa. Aparições, anjos... nada. Procura Cristo e se dá conta de que é Ele quem a procura, quem se esconde na pele de qualquer pessoa (um jardineiro) e se faz o encontradiço.

Também nós O procuramos na oração, nas lágrimas de nossas penas, nos vazios que não podem encher as criaturas. Porém, Ele é o protagonista: Por cada passo que damos para chegar a Ele, Ele dá mil até nós. Invoca desde teu coração e com insistência seu Santo Nome... E logo escutarás com grande alívio o teu saído da sua boca.

—Mestre, Tu sempre estais comigo ainda que eu não esteja contigo: sê Tu meu único tesouro, minha grande alegria, minha verdadeira paixão, meu todo, minha ressurreição, minha nova vida, minha vitória. Espero-te ainda que te escondas o demores.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Maria Madalena ocupa o centro deste episódio.
Por não ver o cadáver de Jesus, ela chora. Um choro sentido e expressivo.
Os anjos lhe perguntam: “Por que chora tanto?”.
O próprio Jesus, que ela imaginava ser um jardineiro, lhe dirige a mesma pergunta: “Por que você chora?”.
Quando ela reconhece a presença do Mestre, cessa o choro e a alegria inunda seu ser.
Jesus controla o ímpeto de Maria que quer segurá-lo, talvez demonstrar-lhe imenso carinho.
Os discípulos, doravante, deverão reconhecer Jesus, não mais pelo contato físico, mas pelo caminho da fé.
Maria então recebe a importante missão de levar aos outros discípulos, que Jesus aqui chama “meus irmãos”, a Boa Notícia do Ressuscitado.
E se torna testemunha ocular e fidedigna: “Eu vi o Senhor”.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 20,11-18 - Maria! Mestre!
Jesus Ressuscitou!
Preparo-me para rezar a Palavra,
 em comunhão com todos os que se encontram na rede da internet,
 com a oração:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 20,11-18, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. Os anjos perguntaram:
- Mulher, por que você está chorando?
Ela respondeu:
- Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!
Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou:
- Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?
Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu:
- Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
- Maria! - disse Jesus.
Ela virou e respondeu em hebraico:
- "Rabôni!" (Esta palavra quer dizer "Mestre".)
Jesus disse:
- Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus:
- Eu vi o Senhor!
E contou o que Jesus lhe tinha dito.

Refletindo
A pessoa de uma mulher se destaca nesta cena do Evangelho: Maria Madalena. Chora a ausência do seu Senhor. Chora e o busca, inclina-se para olhar dentro do túmulo. Na sua atitude de busca, começa o caminho para o encontro com o Mestre. E quando ela se volta para trás, isto é, faz uma conversão, deixa de procurar Jesus entre os mortos, ela o encontra. E ao encontrá-lo, recebe a missão: “Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles Se torna verdadeiramente discípula e missionária.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Também eu busco o Senhor Ressuscitado. Posso me perguntar: como? Sou capaz de me converter? E, ao encontrar o Mestre, sinto-me discípulo/a e missionário/a? Qual é a minha missão?

Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram nosso compromisso missionário: “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp29).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia! 
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia! 
- Ressuscitou como disse, aleluia! 
- Rogai a Deus por nós, aleluia! 
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia! 
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia! 
Ave, Maria... 
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. 
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 
Oremos 
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu olhar, a partir de hoje, tem duas direções: para o Mestre e para os irmãos. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
 Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.